Preparação do Líder:
1) Texto Bíblico: Lucas 8.22-25
2) Auxílio didático: use a figuras da ministração e figuras de algumas coisas que comumente são fonte de medo para as crianças.
3) Leve uma folha de sulfite para cada criança e lápis preto, lápis de cor ou giz de cera.
4) Balões de coração, um para cada criança com a palavra FÉ escrita neles.
5) Uma corrente (pode ser feita de EVA).
6) E um cartãozinho especial com o versículo: Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti. Salmo 53.6
Quebra gelo: Entregue para as crianças a folha de sulfite e faça a seguinte pergunta: Se você pudesse ver o MEDO, como ele seria? Dê tempo para elas desenharem e converse a respeito do desenho que cada uma fez.
3) Leve uma folha de sulfite para cada criança e lápis preto, lápis de cor ou giz de cera.
4) Balões de coração, um para cada criança com a palavra FÉ escrita neles.
5) Uma corrente (pode ser feita de EVA).
6) E um cartãozinho especial com o versículo: Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti. Salmo 53.6
Quebra gelo: Entregue para as crianças a folha de sulfite e faça a seguinte pergunta: Se você pudesse ver o MEDO, como ele seria? Dê tempo para elas desenharem e converse a respeito do desenho que cada uma fez.
Ministração:
Hoje vamos conversar exatamente sobre esse sentimento que não é nada legal e nada alegre e que, se a gente pudesse, nunca teria. Esse sentimento que chamamos de MEDO.
O que é o medo? É a sensação de que você está em perigo e que alguma coisa bem ruim vai acontecer. Imagine que você está dormindo com a luz apagada e então começa a ouvir passos vindo em direção à sua cama, bem devagar. Então, você começa a sentir uma sensação ruim, de agonia. E logo sua mente começa a trabalhar: você começa a imaginar que é um ladrão, um fantasma, um leão e até, quem diria, um dinossauro, que veio te devorar! Sua mente sempre imagina o pior. E esse pensamento vai deixar você apavorado e agitado! Até que, de repente, a luz acende e então você vê quem é! É sua mãe que veio ver se estava tudo bem. Então você fica tranquilo e a sensação de perigo passa!
O medo faz algumas coisas esquisitas acontecerem: seu corpo fica bem alerta, com todos os sentidos ligados e enquanto a sensação de perigo não passa, o corpo não relaxa. É por isso que, quem está com medo não consegue dormir! Outra coisa que acontece é que você fica arrepiado e logo começa a tremer. Quem sente medo pode ter algumas reações: ou sai correndo e tenta se esconder bem depressa num lugar seguro ou fica paralisado, sem conseguir sair do lugar!
Sentir medo não é nada bom! Se bem que às vezes, o medo faz um bom papel - ele nos impede de fazer coisas erradas, não é mesmo? O medo de apanhar faz de você uma criança obediente; o medo de levar choque não te deixa colocar o dedo na tomada; o medo de ser mordido não deixa você chegar perto do cachorro ou da jaula do leão. Mas, sentir medo o tempo todo não é normal, é uma doença. E existem muitas crianças que, por causa do medo, deixam de fazer coisas muito gostosas, como por exemplo, andar de avião. Quem tem medo de andar de avião não consegue ir para lugares mais distantes tipo Israel ou a Disney!
Depois que Jesus venceu o diabo na tentação do deserto, ele começou a viajar para cidades próximas ao Mar da Galiléia. Assim, Ele começou a fazer muitos milagres, libertar pessoas presas por demônios, dando a todos a Boa Notícia de que Deus as amava e queria perdoar os seus pecados. Ah, muita gente acreditou em Jesus! E essas pessoas viraram discípulas dele, ou seja, começaram a seguir Jesus por onde Ele ia. Dentre essas pessoas, Jesus escolheu Doze discípulos para andar bem pertinho dele e também para ajudá-lo em sua tarefa de cuidar do povo: Pedro, Tiago (que era irmão de Jesus), João, André, Mateus, Tomé, Felipe, Bartolomeu, outro Tiago, Tadeu, Simão e Judas Iscariotes.
Jesus era um homem muito diferente; Ele era assim por causa da presença do Espírito Santo em sua vida. Uma das coisas que Jesus tinha de diferente era a sua FÉ. Jesus confiava muito em Deus, o Seu Pai. Ele sabia que passaria por muitos perigos e até teria que entregar sua vida para morrer na cruz, mas confiava que Deus nunca deixaria que nada de mal acontecesse com Ele. Mesmo nas situações mais assustadoras, Jesus sabia que Deus estaria do seu lado, cuidando Dele e protegendo-o.
Mas os discípulos ainda não haviam aprendido a ser homens cheios de fé em Deus, como Jesus era. Eles eram homens cheios de medo! Certo dia, Jesus precisou ir até uma cidade que ficava do outro lado do Mar da Galiléia. Então ele chamou seus discípulos para entrarem no barco e remarem até o outro lado. Assim que entraram no barco, logo Jesus encontrou um cantinho e dormiu. Mas enquanto eles atravessavam o mar aconteceu uma coisa terrível e assustadora! Do nada, começou uma grande tempestade com raios, relâmpagos, trovões e um vento tão forte que fez as ondas ficarem do tamanho de uma casa! Ah, os discípulos estavam até acostumados com chuvas no mar, mas eles nunca tinham visto uma tempestade como aquela!
Que sentimento eles tiveram? Medo! Muito medo! Ficaram completamente apavorados! E com certeza tiveram todas as sensações que já expliquei para vocês no começo. Então logo eles foram acordar Jesus, que dormia profundamente. Chacoalharam Jesus e o acordaram dizendo: Mestre! Acorde! O Senhor não percebe que vamos morrer?
Mas Jesus não acordou assustado, nem tremendo, nem agitado. Jesus acordou muito calmo. Aquela tempestade horrível não colocou medo em Jesus, não! Nem as ondas, nem os trovões, nem o vento forte. Jesus não tinha medo dessas coisas. Ele confiava no poder do Seu Pai e sabia que Seu Pai cuidava dele com tanto amor e carinho que não deixaria nem ele nem seus discípulos morrerem. Então, Jesus ficou em pé no meio do barco e gritou assim: Vento, pare de soprar forte! Ondas, voltem ao seu tamanho normal! Tempestade, estou mandando, vá embora! Estou repreendendo vocês. Parem com essa bagunça toda!
No mesmo instante a tempestade obedeceu ao que Jesus disse! O vento e as ondas cessaram e tudo ficou em paz, como se nada daquilo tivesse acontecido. Os discípulos ficaram muito admirados com o que aconteceu. Eles ficaram parados, olhando para Jesus. E Jesus olhou para eles e disse: Porque vocês tiveram medo? Onde é que está a fé de vocês? Naquele dia os discípulos viram o quanto Jesus era diferente deles. Enquanto eles estavam com medo de morrer, apavorados com o vento e com as ondas do mar, Jesus estava bem tranquilinho. Tão tranquilo que até dormia! Isso aconteceu porque o Espírito Santo encheu Jesus com uma fé muito grande. Ah, Jesus sabia que a fé tem muito, muito poder. E foi a fé de Jesus que fez a tempestade ir embora.
Você sabia que em alguns momentos, tempestades muito fortes atravessarão o seu caminho? Você vai passar por algumas situações que vão te dar muito medo. Medo de morrer, medo de se afogar, medo de ficar sozinho, medo de se perder do seus pais e não conseguir mais encontrá-los, medo de dormir, medo de ladrão, medo de alguém te fazer muito mal. E então, como você fará para enfrentar o medo? Vai se esconder? Vai fugir? Claro que não! Você vai fazer como Jesus! Você usará a sua FÉ!
Fé é você acreditar que, mesmo em situações assustadoras, quando estiver com muito medo, Deus estará do seu lado cuidando de você e te protegendo. A sua fé deve ser tão forte, que mesmo que, se aquilo que você estiver vendo, ouvindo e pensando for terrível, você não vai ficar desesperado. Mesmo que tudo lá fora esteja assustador, a Sua Fé deve fazer você acreditar lá no fundo do seu coração, que a sua vida é de Deus e Ele nunca, nunca vai te abandonar. E que Deus é maior, muito maior que todos os seus maiores medos. Então, você fechará os olhos e verá a grande mão de Deus expulsando para fora todos os medos do seu coração. E você ficará calmo, sentirá uma paz maravilhosa.
Jesus sabia que seus discípulos estavam com medo. Por isso ensinou os seus discípulos a confiarem sempre em Deus. Ele também sabe de todos os medos que você tem. E hoje vai te ensinar a vencer os seus medos. Como? Confiando em Deus sempre. Confiando que Deus te ama e nunca vai permitir que nada de mal aconteça com você. Confiando que Deus nunca vai te abandonar. Confiando que, se você tiver fé, pode abrir a boca e mandar, em nome de Jesus, o medo ir embora.
Quando você acredita que Jesus é o Filho de Deus e entrega a sua vida para Ele, então Ele imediatamente manda o Espírito Santo ocupar o seu coração. O Espírito Santo vem resolver muitas coisas em sua vida, inclusive o problema do medo. Quando o Espírito Santo mora dentro de você, Ele enche todos os dias o seu coração com uma FÉ muito grande, que te faz vencer todos os medos. Aleluia!
Há muitas crianças aqui que têm tanto medo que nem conseguem dormir. Mas hoje mesmo o Espírito Santo vai encher a sua vida de fé e você se tornará uma criança diferente. Mesmo que venha uma tempestade, mesmo que a sombra da toalha vire um monstro na parede, mesmo que você escute um barulho estranho lá fora, você nunca mais ficará agitado. Você dormirá tranquilo, como Jesus, sabendo que o Pai está cuidando de você, amém? Hoje Jesus quer te libertar de todo o medo e derramar o Espírito Santo sobre você, para que você seja cheio de fé. Mas isso só acontecerá se você deixar Jesus entrar no seu coração para ser seu Salvador e ser o dono da sua vida, para sempre!
Ministrador: Sente as crianças no chão. Pegue a corrente e prenda em você. Conte para as crianças sobre alguma situação em que você ficou escravo do medo e como Deus te libertou. Entregue a corrente para cada criança peça que ela diga qual medo a prende. Faça o apelo e ore com as crianças que desejarem abrir o coração para Jesus ser Senhor e Salvador. Se puder, unja cada uma das crianças repreendendo todo o espírito de medo, principalmente o medo que elas relataram. Peça ao Espírito Santo que desça sobre elas trazendo uma grande fé em seus corações. E quebre as correntes como ato profético de que as crianças estão sendo libertas de todo o medo, em nome de Jesus!
Figuras 1 a 5 extraídas do site: freebibleimages.org
O que é o medo? É a sensação de que você está em perigo e que alguma coisa bem ruim vai acontecer. Imagine que você está dormindo com a luz apagada e então começa a ouvir passos vindo em direção à sua cama, bem devagar. Então, você começa a sentir uma sensação ruim, de agonia. E logo sua mente começa a trabalhar: você começa a imaginar que é um ladrão, um fantasma, um leão e até, quem diria, um dinossauro, que veio te devorar! Sua mente sempre imagina o pior. E esse pensamento vai deixar você apavorado e agitado! Até que, de repente, a luz acende e então você vê quem é! É sua mãe que veio ver se estava tudo bem. Então você fica tranquilo e a sensação de perigo passa!
O medo faz algumas coisas esquisitas acontecerem: seu corpo fica bem alerta, com todos os sentidos ligados e enquanto a sensação de perigo não passa, o corpo não relaxa. É por isso que, quem está com medo não consegue dormir! Outra coisa que acontece é que você fica arrepiado e logo começa a tremer. Quem sente medo pode ter algumas reações: ou sai correndo e tenta se esconder bem depressa num lugar seguro ou fica paralisado, sem conseguir sair do lugar!
Sentir medo não é nada bom! Se bem que às vezes, o medo faz um bom papel - ele nos impede de fazer coisas erradas, não é mesmo? O medo de apanhar faz de você uma criança obediente; o medo de levar choque não te deixa colocar o dedo na tomada; o medo de ser mordido não deixa você chegar perto do cachorro ou da jaula do leão. Mas, sentir medo o tempo todo não é normal, é uma doença. E existem muitas crianças que, por causa do medo, deixam de fazer coisas muito gostosas, como por exemplo, andar de avião. Quem tem medo de andar de avião não consegue ir para lugares mais distantes tipo Israel ou a Disney!
Depois que Jesus venceu o diabo na tentação do deserto, ele começou a viajar para cidades próximas ao Mar da Galiléia. Assim, Ele começou a fazer muitos milagres, libertar pessoas presas por demônios, dando a todos a Boa Notícia de que Deus as amava e queria perdoar os seus pecados. Ah, muita gente acreditou em Jesus! E essas pessoas viraram discípulas dele, ou seja, começaram a seguir Jesus por onde Ele ia. Dentre essas pessoas, Jesus escolheu Doze discípulos para andar bem pertinho dele e também para ajudá-lo em sua tarefa de cuidar do povo: Pedro, Tiago (que era irmão de Jesus), João, André, Mateus, Tomé, Felipe, Bartolomeu, outro Tiago, Tadeu, Simão e Judas Iscariotes.
Jesus era um homem muito diferente; Ele era assim por causa da presença do Espírito Santo em sua vida. Uma das coisas que Jesus tinha de diferente era a sua FÉ. Jesus confiava muito em Deus, o Seu Pai. Ele sabia que passaria por muitos perigos e até teria que entregar sua vida para morrer na cruz, mas confiava que Deus nunca deixaria que nada de mal acontecesse com Ele. Mesmo nas situações mais assustadoras, Jesus sabia que Deus estaria do seu lado, cuidando Dele e protegendo-o.
Mas os discípulos ainda não haviam aprendido a ser homens cheios de fé em Deus, como Jesus era. Eles eram homens cheios de medo! Certo dia, Jesus precisou ir até uma cidade que ficava do outro lado do Mar da Galiléia. Então ele chamou seus discípulos para entrarem no barco e remarem até o outro lado. Assim que entraram no barco, logo Jesus encontrou um cantinho e dormiu. Mas enquanto eles atravessavam o mar aconteceu uma coisa terrível e assustadora! Do nada, começou uma grande tempestade com raios, relâmpagos, trovões e um vento tão forte que fez as ondas ficarem do tamanho de uma casa! Ah, os discípulos estavam até acostumados com chuvas no mar, mas eles nunca tinham visto uma tempestade como aquela!
Que sentimento eles tiveram? Medo! Muito medo! Ficaram completamente apavorados! E com certeza tiveram todas as sensações que já expliquei para vocês no começo. Então logo eles foram acordar Jesus, que dormia profundamente. Chacoalharam Jesus e o acordaram dizendo: Mestre! Acorde! O Senhor não percebe que vamos morrer?
Mas Jesus não acordou assustado, nem tremendo, nem agitado. Jesus acordou muito calmo. Aquela tempestade horrível não colocou medo em Jesus, não! Nem as ondas, nem os trovões, nem o vento forte. Jesus não tinha medo dessas coisas. Ele confiava no poder do Seu Pai e sabia que Seu Pai cuidava dele com tanto amor e carinho que não deixaria nem ele nem seus discípulos morrerem. Então, Jesus ficou em pé no meio do barco e gritou assim: Vento, pare de soprar forte! Ondas, voltem ao seu tamanho normal! Tempestade, estou mandando, vá embora! Estou repreendendo vocês. Parem com essa bagunça toda!
No mesmo instante a tempestade obedeceu ao que Jesus disse! O vento e as ondas cessaram e tudo ficou em paz, como se nada daquilo tivesse acontecido. Os discípulos ficaram muito admirados com o que aconteceu. Eles ficaram parados, olhando para Jesus. E Jesus olhou para eles e disse: Porque vocês tiveram medo? Onde é que está a fé de vocês? Naquele dia os discípulos viram o quanto Jesus era diferente deles. Enquanto eles estavam com medo de morrer, apavorados com o vento e com as ondas do mar, Jesus estava bem tranquilinho. Tão tranquilo que até dormia! Isso aconteceu porque o Espírito Santo encheu Jesus com uma fé muito grande. Ah, Jesus sabia que a fé tem muito, muito poder. E foi a fé de Jesus que fez a tempestade ir embora.
Você sabia que em alguns momentos, tempestades muito fortes atravessarão o seu caminho? Você vai passar por algumas situações que vão te dar muito medo. Medo de morrer, medo de se afogar, medo de ficar sozinho, medo de se perder do seus pais e não conseguir mais encontrá-los, medo de dormir, medo de ladrão, medo de alguém te fazer muito mal. E então, como você fará para enfrentar o medo? Vai se esconder? Vai fugir? Claro que não! Você vai fazer como Jesus! Você usará a sua FÉ!
Fé é você acreditar que, mesmo em situações assustadoras, quando estiver com muito medo, Deus estará do seu lado cuidando de você e te protegendo. A sua fé deve ser tão forte, que mesmo que, se aquilo que você estiver vendo, ouvindo e pensando for terrível, você não vai ficar desesperado. Mesmo que tudo lá fora esteja assustador, a Sua Fé deve fazer você acreditar lá no fundo do seu coração, que a sua vida é de Deus e Ele nunca, nunca vai te abandonar. E que Deus é maior, muito maior que todos os seus maiores medos. Então, você fechará os olhos e verá a grande mão de Deus expulsando para fora todos os medos do seu coração. E você ficará calmo, sentirá uma paz maravilhosa.
Quando você acredita que Jesus é o Filho de Deus e entrega a sua vida para Ele, então Ele imediatamente manda o Espírito Santo ocupar o seu coração. O Espírito Santo vem resolver muitas coisas em sua vida, inclusive o problema do medo. Quando o Espírito Santo mora dentro de você, Ele enche todos os dias o seu coração com uma FÉ muito grande, que te faz vencer todos os medos. Aleluia!
Há muitas crianças aqui que têm tanto medo que nem conseguem dormir. Mas hoje mesmo o Espírito Santo vai encher a sua vida de fé e você se tornará uma criança diferente. Mesmo que venha uma tempestade, mesmo que a sombra da toalha vire um monstro na parede, mesmo que você escute um barulho estranho lá fora, você nunca mais ficará agitado. Você dormirá tranquilo, como Jesus, sabendo que o Pai está cuidando de você, amém? Hoje Jesus quer te libertar de todo o medo e derramar o Espírito Santo sobre você, para que você seja cheio de fé. Mas isso só acontecerá se você deixar Jesus entrar no seu coração para ser seu Salvador e ser o dono da sua vida, para sempre!
Ministrador: Sente as crianças no chão. Pegue a corrente e prenda em você. Conte para as crianças sobre alguma situação em que você ficou escravo do medo e como Deus te libertou. Entregue a corrente para cada criança peça que ela diga qual medo a prende. Faça o apelo e ore com as crianças que desejarem abrir o coração para Jesus ser Senhor e Salvador. Se puder, unja cada uma das crianças repreendendo todo o espírito de medo, principalmente o medo que elas relataram. Peça ao Espírito Santo que desça sobre elas trazendo uma grande fé em seus corações. E quebre as correntes como ato profético de que as crianças estão sendo libertas de todo o medo, em nome de Jesus!
Figuras 1 a 5 extraídas do site: freebibleimages.org
Atividade Encontre os 7 erros extraída do site: ebdonline.com.br