sexta-feira, 24 de abril de 2020

CRER OU NÃO CRER: PASSANDO UM APERTO!


Jonas 1 a 4

HISTÓRIA:  

Esta é a história encontrada na Bíblia sobre um homem que não queria fazer o que Deus disse para ele fazer. Deus disse para Jonas ir à cidade de Nínive e falar para todos que parassem de fazer coisas ruins, coisas erradas. Jonas não queria ir para Nínive. Então, ele tentou fugir de Deus.
Jonas entrou num barco que ia para o outro lado do mar, onde ele pensou que Deus não o encontraria. Mas Deus está em todos os lugares! De repente, uma grande tempestade começou a agitar o barco de um lado para o outro. Os marinheiros estavam com muito medo. Jonas sabia que Deus tinham mandado a forte chuva. Então ele disse aos marinheiros: "joguem-me no mar, a culpa é toda minha!" Jonas afundou e afundou no mar. Ele pensou que ia morrer, mas Deus o protegeu. Deus mandou um grande peixe chegar perto de Jonas. Ele abriu a sua enorme boca e...engoliu Jonas! Não foi nada legal ser engolido por um peixe! Jonas ficou muito apertado no estômago do peixe, ele não conseguia se mexer! E lá dentro do estômago do peixe, Jonas orou. Ele estava arrependido de ter fugido de Deus. Ele prometeu fazer o que Deus havia dito para ele fazer: ir pregar em Nínive!
"Obrigado Deus por me salvar! Eu nunca mais tentarei me esconder do Senhor novamente". O grande peixe levou Jonas para a terra seca. Jonas então foi para Nínive. Ele falou para as pessoas o quanto Deus as amava. As pessoas estavam maravilhadas por ouvirem sobre Deus. Elas disseram que parariam de fazer coisas más!

Encerramento:  Fé e obediência sempre caminham juntas. Isso você precisa aprender e aprender. Não tem como você dizer que ama e acredita em Deus se você não está disposto a obedecê-lo, não é mesmo? Para Deus não haverá valor algum nas suas palavras se você diz que o ama, mas não obedece. Jonas aprendeu a lição e você? Que você, a partir de hoje, procure saber e aprender tudo o que Deus gosta que façamos, qual a Sua vontade, para então obedecer a tudo o que Ele mandar. Mesmo que o que ele te mandar fazer não seja o que você gosta...melhor coisa é obedecer a Deus. Fé e obediência sempre caminham juntas!

Vamos orar? Deus querido, eu peço que o Senhor mude o meu coração. Muitas vezes ele tem sido desobediente aos seus mandamentos, como Jonas foi. Veja se dentro do meu coração tem alguma coisa errada e me mostre, para que eu possa sempre te agradar. Perdoe-me por minha desobediência e limpa o meu coração, em nome de Jesus, amém!

Vamos decorar o versículo da semana? Repita todos os dias, quantas vezes puder:




Atividade da Lição:






Dia a Dia com Jesus: meditação diária para fazer com a família.






Figuras: freebibleimages.org
















terça-feira, 14 de abril de 2020

CRER OU NÃO CRER? UM FILHO NA VELHICE

Gênesis 15.1-20

HISTÓRIA:  

Há muito tempo atrás, Deus fez uma promessa especial para Abraão: "Olhe para as estrelas! São tantas, que nem dá para contar.
"Você terá uma grande família, com muitos filhos. E são tantos que você nem conseguirá contar".
Como isso poderia acontecer - disse Abraão - se eu nem tenho um filho meu?  Mesmo assim Abraão creu que Deus faria exatamente como Ele prometeu.
Deus disse a Abraão que os seus familiares precisariam trabalhar como escravos por quatrocentos longos anos. Mas depois Deus disse que enviaria os seus familiares para viverem em seu próprio país, livres e felizes.
Abraão precisou esperar e esperar. Esperar e esperar. Sara, sua esposa, estava muito velha quando ela teve um menino! Deus não havia se esquecido da Sua promessa!
E eles também se lembraram do que Deus havia prometido. A Bíblia conta que Deus fez tudo o que Ele disse que faria. Ele fez.



Encerramento: Essa é uma das histórias mais especiais da Bíblia. A terra estava cheia de pessoas, em várias partes do planeta. E essas pessoas adoravam a muitas imagens. Mas Deus queria um povo que fosse só Dele e adorasse somente a Ele. E quem seria a primeira pessoa desse povo? Teria que ser um homem forte, cheio de fé e muito obediente. Porque quem crê em Deus, sempre irá obedecê-lo. Deus encontrou em Abraão esse homem. Sim, Deus viu o quanto o coração de Abraão era especial. E mandou avisar Abraão que, apesar dele e de sua esposa Sara serem velhos e já terem passado da idade de terem filhos, Deus mesmo daria a eles um filho. Sim! Deus faria isso. Porque já tinha planejado fazer de Abraão o pai de um grande povo, tão grande como as estrelas do céu. Abraão podia ter duvidado do que Deus lhe disse. Mas não, ele escolheu acreditar. Sara, sua esposa duvidou e até riu, mas o Senhor deu uma bronca nela, para que ela nunca mais duvidasse dos planos Dele. Abraão creu e Deus ficou muito feliz porque Ele escolheu confiar. Assim como Deus planejou um futuro maravilhoso para Abraão, ele também fez um plano para você. Sim, e logo Ele mesmo contará que plano fez ao seu respeito. Às vezes será um plano tão grande e impossível como o que fez para Abraão. E o que você fará, quando souber desse plano? Com certeza, você vai acreditar, amém? Mesmo que demore e demore e passe o tempo e você fique cansado e entediado. Você precisa saber que o que Deus promete, Ele sempre vai cumprir, não importa o tempo. Que você confie em Deus como Abraão confiou e que você saiba esperar com paciência o tempo certo de Deus cumprir sua promessa. Deus não se atrasará e fará tudo o que disse! 

Vamos orar? Senhor, hoje eu faço como Abraão. Eu prefiro confiar no Senhor de todo o meu coração. Eu acredito que o Senhor tem planos muito legais para mim, e que mesmo que pareçam muito difíceis de acontecer, eles com certeza acontecerão no tempo certo. Eu hoje escolho confiar no Senhor e entregar a minha vida nas suas mãos. Em nome de Jesus, amém!

Vamos decorar o versículo da semana? Repita todos os dias, quantas vezes puder:



Atividade da Lição:




Dia a dia com Jesus - Meditação diária em família:




Tarefa da Semana:

Vamos fazer uma árvore das promessas? Para isso você precisará de: cartolina verde, cartolina marrom, fita crepe, canetinha preta e tirinhas de papel com algumas promessas da Bíblia que seus pais podem ajudar você a encontrar na Bíblia e escrever. Na cartolina verde faça dez vezes o contorno da sua mão. Recorte. Na cartolina marrom desenhe o tronco de uma árvore, no formato que quiser. Escreva nas tirinhas brancas as Promessas da Palavra de Deus; você pode escrever o versículo todo ou somente a referência (livro, capítulo e versículo). Cole as tirinhas no centro da mão. Agora, numa parede ou atrás da porta do seu quarto, usando a fita crepe (para não estragar a pintura), monte a árvore das promessas de acordo com a sua imaginação. Escolha dentre as promessas uma para você decorar, uma promessa que será a promessa de Deus para a sua vida.




Figuras: freebibleimages.org













segunda-feira, 6 de abril de 2020

CRER OU NÃO CRER? UMA NOITE COM OS LEÕES


Daniel 6.1-28

HISTÓRIA:  

Você gostaria de passar a noite numa cova cheia de leões famintos? Esta história é sobre um homem da Bíblia que precisou fazer uma escolha. Parar de orar para Deus ou continuar orando e virar comida de leão.
Daniel amava a Deus com todo o seu coração. E ele orava a Deus muitas vezes por dia, todos os dias. Além disso, Daniel era um bom homem; ele fazia tudo o que era bom e certo. Ele trabalhava para o rei da Babilônia, no palácio real.
O rei da Babilônia viu que Daniel trabalhava bastante e sempre fazia o que era bom e o que era certo. Então o rei deu para Daniel o cargo de chefe de todos os funcionários do palácio. Mas, os outros ajudantes do rei ficaram com muita inveja de Daniel. Eles é que queriam ser os chefes no lugar de Daniel!
Os outros ajudantes do rei fizeram uma maldade com Daniel. Eles fizeram o rei criar uma regra que era assim: quem orasse a Deus seria jogado sem dó na cova dos leões.
Daniel ouviu falar sobre a nova regra do rei. "Eu amo muito a Deus e vou continuar orando a Ele", Daniel disse. Os ajudantes do rei foram olhar na janela e viram Daniel orando! Então foram correndo contar para o rei. Daniel quebrou a regra, Daniel quebrou a regra! Ele deve ser jogado na cova dos leões!
Quando ficou sabendo, o rei ficou muito triste, porque sabia que Daniel era muito bom e fazia o que era certo. Ele entendeu que foi enganado por seus invejosos ajudantes. "Mas o Deus de Daniel vai protegê-lo com certeza" - disse o rei.
Então, Daniel foi jogado na cova dos leões. Mas ele não teve medo. Sabem o que ele fez quando estava na cova? Ele ficou com medo, gritando, desesperado? Não! Ele orou a Deus e continuou confiando Nele. Naquela noite toda o rei da Babilônia não conseguiu dormir. Ele estava muito triste e preocupado, pensando no que teria acontecido com o bom Daniel. Então, de manhã bem cedinho, o rei correu até a cova dos leões.
E o que será que o rei encontrou? Que surpresa maravilhosa! Daniel estava bem vivo e bem seguro! Um anjo de Deus fechou a boca dos leões e nada aconteceu com Daniel! Depois disso o rei fez uma nova regra. De agora em diante, todo mundo deveria amar ao Deus de Daniel e orar somente a Ele.

Encerramento: Que história de arrepiar! Pense comigo: o que você faria se fosse jogado na cova dos leões? Você ficaria calminho ou ficaria apavorado? Daniel com certeza ficou bem calmo. Mesmo se ele morresse, jamais deixaria de crer em Deus. Isso porque Daniel era muito amigo de Deus. Como vocês já viram, ele conversava com Deus três vezes por dia, mas Deus também conversava com Daniel. E numa das conversas, o Senhor deve ter falado para Daniel ficar bem calmo. O Senhor era muito amigo de Daniel e tranquilizou o coração dele, disse a ele que nada de mal aconteceria. E Daniel escolheu confiar em Deus, mesmo se fosse jogado na cova dos leões. E ele foi! Mas, claro, essa história teve um final bem feliz! Daniel creu e Deus o protegeu! Até rimou! Você deve ser como Daniel, muito amigo de Deus. Deve conversar muito com Deus como Daniel fazia. Todos os dias e todas as horas se puder. Deus deve ser o seu melhor amigo. Quando temos Deus como nosso melhor amigo não precisamos ter medo de nada. De nada mesmo! Deus sempre nos protegerá e guardará de todo o mal. Mesmo que você sinta medo, pavor e até tome um susto! Faça como Daniel fez. Fique firme, sempre confiando em Deus. 

Vamos orar? Senhor, eu quero ser seu melhor amigo. E quero que o Senhor seja meu melhor amigo também. Cuida de mim, da minha casa e nos proteja sempre assim como o Senhor protegeu Daniel. E como Daniel fez, eu escolho acreditar no Senhor e continuar sempre conversando contigo. Em nome de Jesus, amém.


Vamos decorar o versículo da semana? Repita todos os dias, quantas vezes puder:






Atividade da Lição:





Dia a dia com Jesus - Meditação diária em família:




Tarefa da Semana:

Daniel orava três vezes por dia no seu quarto que ficava no andar de cima da sua casa (6.10). Esse foi o lugar escolhido por Daniel para orar. Sabem por quê? Porque as janelas do quarto de Daniel ficavam na direção de Jerusalém. Daniel não podia ver Jerusalém da sua janela, porque era muito, muito longe. Mas sempre que ele olhava pela janela se lembrava que em Jerusalém ficava o templo do seu Deus. Daniel não morava na Babilônia, ele foi levado como escravo para lá. E os moradores da Babilônia não adoravam ao Deus de Israel. Mas, mesmo estando num país estranho, Daniel nunca deixou de orar e nem se esqueceu do seu Deus. Todos os dias ele subia para o seu lugar secreto para ficar a sós com Deus, contar tudo para Ele e também ouvir Deus responder.  Por isso Daniel era muito, muito amado.

Jesus nos ensinou a termos o nosso Lugar Secreto. E que lugar é esse? É o lugar que você escolherá para ter seus encontros secretos diários com Deus. Ali Deus também encontrará com você e vocês serão grandes amigos, pode ter certeza.

Por isso, você deve fazer duas coisas nessa semana: 

a) Escolher qual será o seu Lugar Secreto, o lugar de encontro diário com Deus. Pode ser sua cama, um cantinho do seu quarto, seu quintal, uma cabana que você vai construir...o importante é que você separe esse lugar para ser o seu lugar de encontro com Deus. Você pode colocar um tapete no chão ou uma almofada para se ajoelhar, pode decorar com um quadro, uma caixinha de som para adorar a Deus. 

b) A segunda tarefa será montar uma caixa de oração. Pegue uma caixa de sapato e pinte com tinta guache da sua cor preferida. Ou, se quiser, pode embrulhar com papel de presente. Escreva na tampa da caixa: Pedidos de Oração ou Minha caixinha de oração. Dentro dessa caixa você colocará objetos que vão te ajudar a se lembrar dos seus pedidos de oração: uma foto da família, da Igreja, um brinquedinho, um chocolate para se lembrar de agradecer pela comida, etc. Use a sua criatividade!

Figuras: freebibleimages.org












20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...