Quebra Gelo (Bruno e Jéssica Bosso):
Atividade: Como ver... sem ver?
Materiais necessários:
- Cronômetro;
- Folhas de sulfite e lápis (preparar de acordo com a quantidade de crianças do seu período);
- Itens que mudam o visual. Ex.: chapéu, lenço, gravata, colar, um sapato diferente... Quanto mais diferente melhor.
Preparação:
- Disponha essas crianças de frente para as demais que estarão sentadas de forma que consigam desenhar;
- Entregar as folhas e lápis.
Execução:
- Após uns 02 minutos, o executor deverá mudar o visual das crianças algumas vezes com os itens que tiver. Ex.: coloque um chapéu, depois o cachecol, em seguida o casaco...
IMPORTANTE! Nesse momento, as crianças devem continuar o desenho que estão fazendo e não podem iniciar um novo, mas sim modificar o que tem de acordo com a aparência que foi modificada. Após a rápida mudança e sem parar o tempo as crianças devem terminar o desenho (sem trocar a folha);
- Soltar o cronômetro com o tempo regressivo de 05 minutos!!! A ideia é que haja mudanças repentinas para que a conclusão da atividade seja desafiadora.
Conclusão:
Hoje vamos aprender sobre a mudança que Deus realizou na vida de Paulo, antes chamado Saulo. Deus faz isso conosco sempre que preciso e sempre que permitimos. Ele pode mudar o que for necessário para sermos usados no Reino Dele, e muitas vezes é repentino, sem avisos, talvez porque é urgente o que Ele quer fazer através de nós.
Ministração: (Atos 9. 10-25)
Saulo era um homem muito religioso. Ele achava que Deus ia se agradar dele se ele fizesse tudo direitinho de acordo com o que estava escrito no livro da sua religião, o judaísmo. E ele ficou muito, muito bravo com um novo grupo que estava surgindo em Israel. Era um grupo de pessoas que se diziam seguidoras de Jesus Cristo. Essas pessoas agora diziam que Jesus era o filho de Deus e que Ele era o Rei de toda a terra. Isso era um absurdo para Saulo. Porque no seu livro não dizia nada sobre Jesus. Então, Saulo começou a perseguir esse grupo, pois afinal de contas eles estavam destruindo toda a religião dos judeus. Saulo preparou sua mala para fazer uma viagem até Damasco, onde pretendia entrar no meio dos cultos, torturar e prender os cristãos para que eles fossem mortos lá em Jerusalém.
Porém, o Senhor Jesus já tinha marcado um encontro com Saulo. E foi bem no caminho de Damasco. No caminho de Damasco, Jesus apareceu para Saulo. Naquele momento, Saulo mudou. Porque a luz de Jesus brilhou bem forte dentro dele. No mesmo momento, Saulo ficou cego. Ele não enxergava mais nada. Mas Jesus mandou ele entrar na cidade de Damasco, pois lá, alguém iria procurá-lo. Aquele encontro com Jesus foi tão forte, tão forte, que Saulo ficou três dias sem comer e sem beber nada.
Lá em Damasco havia um discípulo de Jesus chamado Ananias. Com certeza, Ananias seria um dos primeiros a serem presos pelo antigo Saulo. Jesus apareceu para Ananias e disse o que ele deveria fazer: "Ananias, troque de roupa e vai até a Rua Direita e procura na casa de Judas um homem chamado Saulo. Ele está orando agora mesmo, e ele também teve uma visão, de que um homem chamado Ananias vai colocar as mãos sobre os seus olhos, para que volte a enxergar".
Vocês acham que Ananias aceitou de boa? Claro que não! Ananias disse para Jesus que sabia muito bem quem era Saulo e a maldade que ele estava fazendo contra os cristãos! Ananias estava com medo de que Saulo o prendesse e o mandasse matar. Mas era Jesus quem estava dizendo! Então Jesus deu uma ordem para Ananias: "Vá sem medo, Ananias, porque eu escolhi Saulo para ser meu discípulo, ele será um instrumento para pregar o meu Nome para o povo de Israel e também para pessoas de outros países. Ele falará de mim para muitos reis e imperadores. E ele, que fazia outros sofrerem por causa do meu Nome, agora sofrerá por ser meu discípulo!" (Atos 9.15,16).
Uau, que palavra forte Jesus deu para Ananias! Saulo tinha planejado ser um perseguidor dos cristãos, mas Jesus tinha planejado que ele fosse um poderoso discípulo dele, um pregador do Evangelho! Ananias foi então sem medo até a Rua Direita e lá, colocou as mãos sobre Saulo dizendo: "Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho de Damasco me enviou para devolver sua visão e também para que você seja cheio do Espírito Santo". Naquela mesma hora, algo como duas escamas caíram dos olhos de Saulo e ele voltou a enxergar! Agora Saulo, já não queria mais ser chamado de Saulo, porque era seu antigo nome de perseguidor dos cristãos. Agora ele queria é ser chamado de Paulo, pois havia se tornado discípulo de Jesus.
Paulo foi batizado na mesma hora. Ele milagrosamente começou a pregar em todas as sinagogas (igrejas dos judeus) que Jesus é o Filho de Deus. E todos os que o viam pregando sobre Jesus ficaram admirados e falavam: "Oras, esse não é o homem que estava destruindo os seguidores de Jesus? Ele não veio aqui para Damasco para prendê-los? O que aconteceu?". Mas Paulo seguia firme, pois Jesus o havia transformado de verdade e imediatamente. Aleluia!
Ministrador: Feche os seus olhos agora e não abra. Foi assim que Saulo ficou depois que a poderosa luz de Jesus brilhou sobre ele. Ele ficou muito, muito assustado com a luz, com a voz de Jesus e por ter ficado cego. E porque Jesus deixou Saulo cego por três dias? Foi um castigo para ele refletir sobre seu comportamento e para que ele mudasse. Aqueles encontro de Jesus com Saulo o transformou para sempre. Saulo não demorou meses, nem anos para mudar. Ele mudou na mesma hora que Jesus encontrou com ele. Assim, você precisa entender que, quando Jesus encontra com você e torna-se seu Senhor e Salvador, você precisa mudar na mesma hora. Sim, precisa abandonar seu comportamento ruim e sua desobediência. Precisa entender que quando age assim, você está perseguindo Jesus como Saulo perseguia. Hoje Jesus quer se encontrar com você para fazer de você um grande instrumento, alguém que Ele possa usar para falar sobre do amor Dele para muita gente. Para que você transforme pessoas, você precisa mudar primeiro. Quem aqui quer ser como Paulo, mudar de comportamento hoje, agora, para que Deus o use?
Ministrador: Dê um tempo para que as crianças peçam perdão a Deus por seus pecados. Dê um tempo para elas contarem para Deus como tem perseguido a Jesus Cristo com seus comportamentos errados. E ore com elas colocando-se à disposição do Senhor Jesus para serem transformadas por Ele e serem usadas para a glória de Deus. Saulo, logo após a conversão, foi batizado. Converse com as crianças sobre o batismo, para que elas se preparem para descerem às águas o quanto antes.
Figuras:
Versículo:
Atividades 6 e 7:
Atividades 8 a 10