Ministração: Quando Deus fala...feche a porta! (Gênesis 4.1-16)
Olhe em volta de onde estamos. Para entrarmos e sairmos de algum lugar, até mesmo do carro, precisamos de algo chamado porta. Uma porta é uma abertura feita numa parede para que algo entre ou saia de uma casa, escola, igreja ou qualquer outro lugar. A porta é um acesso. Se ela estiver aberta, qualquer coisa ou pessoa entra. E se estiver fechada, ninguém pode entrar.
Além dessa porta que você tem em sua casa, de madeira ou de metal, há uma portinha pela qual entram muitas coisas na sua mente. E essa portinha na maioria das vezes, as pessoas não se preocupam muito em manter fechada. Sabem que portinha é essa? Essa portinha que se chama celular. Isso mesmo. Basta um clique e você entra num mundo maravilhoso de diversão, de entretenimento e de...pecado também. Basta um clique e entram na sua mente informações de todos os tipos, inclusive informações que são totalmente contrárias à Palavra de Deus.
Se não tomar cuidado, todo o tipo de informação mentirosa entra em sua cabecinha por essa portinha. Claro que o diabo não quer que você saiba que está sendo enganado! Por isso, ele se disfarça de programas coloridos, desenhos, jogos, youtubers e influencers, filmes legais. Assim, você coloca para dentro da sua mente muitas informações contrárias ao que Deus diz em sua Palavra.
Depois que Adão e Eva foram expulsos do jardim, eles não puderam mais ver a Deus. Mas o Senhor não desistiu de falar com eles. Mesmo fora do jardim, Deus continuou conversando com Adão e Eva e também agora com seus dois filhos, Caim e Abel.
Caim trabalhava plantando legumes, frutas e cereais para que sua família tivesse o que comer. E Abel trabalhava pastoreando ovelhas, para que também sua família tivesse comida. Certo dia, Caim resolveu dar de presente ao Senhor uma oferta especial. Por isso, pegou várias frutas, legumes e cereais que a terra produzia, colocou numa cesta e ofereceu a Deus. Da mesma maneira Abel também quis fazer uma oferta especial para Deus. Ele foi lá onde estava o seu rebanho e escolheu a melhor ovelhinha que tinha. E deu de oferta ao Senhor.
Só que aconteceu uma coisa nesse dia! Deus aceitou com muita alegria a oferta de Abel. Mas Ele nem quis olhar para a oferta de Caim. Ah, quando isso aconteceu, Caim ficou muito bravo. "Como assim Deus não quis receber a minha oferta? O que eu fiz de errado? Abel deve ser o bonzão da história, ele deve ser o santinho, o filho preferido, por isso Deus recebeu a sua oferta e eu sou o malvado, por isso Ele não me aceitou".
Desde aquele dia da oferta Caim ficou muito bravo, agora, ele nem disfarçava mais a raiva que sentia de Abel. Ele na verdade, estava é planejando fazer uma maldade bem feia com Abel. Caim se esqueceu de que antes de ver a oferta entregue, Deus vê o coração de quem a entrega. Foi por isso que Ele chamou Caim e disse assim:
"Caim, porque você está tão furioso? E porque o seu rosto está mostrando que você está com muita raiva? Você ainda não aprendeu? Se o seu comportamento for correto, então eu aceitarei com prazer a sua oferta. Mas se não agir direito, saiba que o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominar você e destruir a sua vida, mas você precisa vencê-lo". Gênesis 4.7
Ah, mas Caim não quis saber de escutar a Deus não. Ele preferiu abrir a porta para o pecado entrar. E de fato, o pecado entrou e destruiu a sua vida. Sabem o que ele fez? Caim colocou em ação o seu plano. Ele chamou seu irmão Abel para dar "uma voltinha" no campo. E lá, bem longe de casa, ele matou o seu irmão. A Bíblia não fala como foi que Caim matou Abel. Mas pelo jeito foi de um modo bem violento, porque saiu muito, muito sangue.
Deus então disse para Caim: "Onde está o seu irmão, Caim?" E Abel deu uma resposta bem mal educada ao Senhor: "Eu não sei! Por acaso agora eu virei um guarda do meu irmão?". Mas o Senhor sabia muito bem o que havia acontecido.
Crianças, temos um Deus que fala, mas o nosso pecado também fala e fala alto. Mesmo quando você está escondido, mesmo quando você acha que ninguém está vendo, mesmo que você faça coisas erradas bem quietinho, sem ninguém ver....saiba o seu pecado está gritando diante de Deus. Exatamente como o pecado de Caim gritou.
Deus disse: "O que você fez? Ouça! Da terra, o sangue do seu irmão está clamando, pedindo vingança. Por isso você será amaldiçoado, não poderá mais cultivar a terra. Pois quando você matou o seu irmão, o sangue dele escorreu pela terra. E por isso, mesmo que você trabalhe e trabalhe para cultivar a terra, a terra não produzirá mais nada para você. E você vai andar pelo mundo, sempre fugindo". Gn 4.10-12
Ah, agora Caim ouviu a voz de Deus. Mas era tarde demais. Caim não poderia mais cultivar a terra. Ele também não poderia mais com a sua família. Ele viveria fugindo de todos e de Deus. E ele agora também havia atraído a morte sobre a sua vida. Por ter matado, agora qualquer pessoa que soubesse do que ele fez também iria matá-lo. O castigo era grande demais e Caim disse ao Senhor que não conseguiria suportá-lo! Mas o Senhor colocou um sinal em Caim, que até hoje ninguém sabe de fato qual sinal era, para que ninguém tocasse nele.
E assim, dessa forma, o pecado destruiu a vida de Caim. Ele teria uma vida longa e feliz pela frente, mas porque abriu a porta ao pecado, teve que viver até o fim com as consequências de sua escolha.
Encerramento:
Crianças, hoje você aprenderá uma lição muito importante: O pecado sempre estará à porta do seu coração. Não importa quantos anos você tiver, o pecado sempre estará por perto, tentando encontrar uma maneira de entrar em sua vida e destruir você, como destruiu a vida de Caim. Você quer que isso aconteça? Quer viver errante como Caim? Quer ser um amaldiçoado? Claro que não!
Então você agirá diferente de Caim. Pense agora: quais são os pecados que você já deixou entrar em sua vida? Desobediência? Preguiça? Desejos de ver coisas imorais (mulher ou homem pelado)? Palavrão? Rebeldia? Raiva? Roubo e desonestidade? Achar normal que as pessoas não queiram mais ser menino ou menina? Mentir e mentir? Agora é hora de você colocar esses pecados para fora do seu coração. Deus mesmo disse que é sua obrigação colocar o pecado para fora, para bem longe da sua vida. Isso mesmo! O pecado quer destruir a sua vida, mas você precisa vencê-lo agora mesmo!
Você não pode esconder nada, nada de Deus. O Senhor vê tudo, mas ele também ouve tudo. Inclusive os seus pecados. Até aqueles que você esconde lá no fundo do seu coração. Você pode até tentar enganar seus pais, seus professores, seus amigos e até seus pastores com uma carinha de santinho. Mas a Deus você nunca, nunca enganará. E como fez com Caim, Deus nunca aceitará a oferta de alguém que mantém o pecado escondido em seu coração.
Se tem algo que você deve esconder dentro do seu coração, é a Palavra de Deus. É o versículo que encontramos em Salmo 119.11: "Escondi a Tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti".
E como fazemos para esconder a Palavra de Deus em nosso coração? Lendo a Bíblia todos os dias, como estamos fazendo. E praticando, no dia a dia, exatamente o que Deus mandou fazer. Dizendo não ao pecado e não aceitando os ensinos da escola, dos amigos, da internet e da televisão que são contrários ao que Deus disse em Sua Palavra.
É por isso que aqui, ensinamos o que você não aprende na escola, ensinamos a Palavra de Deus. Ensinamos os filhos de Deus a se comportarem como filhos de Deus. E assim, vocês serão crianças santas como o Pai de vocês é. Se guardarem todos os mandamentos do Senhor, então vocês não serão enganadas pela serpente, que é o Diabo. Amém?
Para conversar com as crianças: Antes de matar seu irmão Abel, Caim tinha um coração bom ou mal? Que tipo de pecado podemos deixar entrar em nosso coração? Que tipo de destruição eles causam? Você já assistiu algum desenho ou filme, ou até mesmo ouviu um youtuber dizendo algo diferente do que Deus ensina?