quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

38 - Quando Deus fala...beba da água da vida!

38 - Quando Deus fala...beba da água da vida! Ap. 21 e 22

Atenção ministros: A apresentação dessa ministração será de forma diferente. Material: 2 folhas grande de flipchat ou até mesmo papel Kraft. Tinta guache ou óleo. Pincel. Enquanto a história é contada, uma pessoa, ou você mesmo poderá pintar, na primeira folha a guerra entre Jesus e a Besta...e depois, na segunda folha, a nova Jerusalém. Caso desejar, peça ajuda às crianças.

Pergunte para as crianças se alguém delas sabe sobre o livro de Apocalipse, o que está escrito nele. O que a palavra Apocalipse desperta nelas (medo do fim do mundo, etc). Relembre o significado da palavra Apocalipse, e como foi que Jesus apareceu para João quando o mandou escrever o livro (Ap. 1).

Jesus apareceu para João quando ele estava preso na ilha de Patmos. Ali, em Patmos, João teve uma experiencia que marcou a sua vida para sempre. Ele viu Jesus como verdadeiramente é. E a experiência que João teve com Jesus, também marcou a nossa vida para sempre. Sabem por quê? Porque foi nela que João escreveu o livro de Apocalipse, que significa revelação. 

O livro de Apocalipse, como o próprio nome diz, traz a revelação de Jesus sobre coisas que ainda vão acontecer nos últimos tempos. João escreveu Apocalipse no ano 100 depois de Cristo e até hoje no ano de 2022, a maioria das coisas ainda não se cumpriram. Mas como você sabe, tudo o que Deus fala é verdade e vai se cumprir.  Mas, Deus tem um tempo certo para todas as coisas. E se ainda não aconteceu, é porque não chegou o tempo certo. Mas a cada dia que passa, se aproxima mais o tempo dessas coisas acontecerem.

João escreveu sobre algumas coisas assustadoras, como de um homem que será completamente contra Jesus Cristo. Ele é chamado de Besta! (por isso tome cuidado quando você chamar alguém por esse nome). Ele vai se levantar para perseguir todos os cristãos e ainda vai exigir que todos do mundo o adorem. E vai tatuar na mão direita dessas pessoas uma marca, a marca da Besta e as pessoas só poderão comprar comida e outras coisas se tiverem essa marca.  Mas não se preocupem,  isso também não aconteceu ainda. Jesus disse para João que, quando a Besta pensar que venceu, então Ele voltará, montado num cavalo branco, e fará uma grande guerra. Então, Jesus derrotará a Besta e também o próprio Satanás, vocês sabiam? Sim, Jesus vai jogar a Besta, Satanás e todos os demônios no lago de fogo que arderá para todo o sempre e enfim, eles nos darão sossego. Isso não é maravilhoso?

A parte mais especial do livro de Apocalipse está no que João escreveu em seus capítulos finais e nas palavras finais que Jesus disse para João.  

João viu um novo céu e uma nova terra. Tudo muito lindo, preparado por Deus para nós. João viu descendo dos céus uma nova cidade de Jerusalém, novinha em folha, descendo do céus aqui na terra. Pois é nessa cidade que todos os discípulos de Jesus irão morar. Uma cidade tão linda, feita completamente de ouro. Nela há um muro feito de diamantes. E doze portas feitas de pérola, com um anjo da guarda em cada porta. Cada porta tinha um nome - o nome das doze tribos de Israel. E, na cidade há doze colunas feitas com pedras preciosas de todas as cores. E em cada coluna está escrito o nome dos doze discípulos de Jesus! Que cidade especial nós vamos morar!

Jesus também mostrou para João como é dentro da Nova Jerusalém! O que João viu na cidade? Ele viu pessoas felizes e sorrido!  Ninguém estava chorando, nem sofrendo, nem sentindo dor,  porque lá não haverá mais nada que nos faça sofrer!  Tudo o que há no céu está vivo, pois lá não há morte! Na nova Jerusalém nem as pessoas, nem os animais, nem as plantas morrerão!

João viu somente pessoas boas e santas. Porque lá na Nova Jerusalém não entrará ninguém que não creia em Jesus, ninguém que seja assassino, que desobedeça às leis de Deus, ninguém que seja idólatra, nem mesmo os mentirosos estarão lá. 

João também viu que a cidade era limpa e segura. Lá ninguém vai matar ninguém, nem roubar ninguém. Nem traficar drogas, ou seja não vai precisar de polícia, porque lá não haverá crime nenhum!

João viu  no meio da cidade uma rua principal, como se fosse uma avenida, feita de ouro puro. E ao lado dessa rua, sabem o que João viu? Um rio de águas diferentes, chamado de rio da água da vida, claro e transparente. E na margem do rio estava uma árvore, chamada Árvore da Vida, que produz a cada mês do ano um fruto diferente e suas folhas e frutos servem para curar pessoas do mundo inteiro. Só mesmo Deus para fazer algo tão maravilhoso, não é mesmo?

Então João olhou de onde vinha o rio. E ele não vinha de nenhuma nascente, nem de nenhuma montanha.  O rio vinha de um grande trono, onde estavam assentados Deus e Jesus! Crianças, João nem conseguiu olhar direito porque o brilho que vinha do trono de Deus era muito intenso!! Por isso João disse que não precisará nem de sol, nem de lua, nem de luz na cidade. Porque Deus e Jesus são a Luz e morarão conosco para sempre! Sim, Deus e Jesus virão morar aqui na Terra! Uau, você pode imaginar como será isso?

E então João ouviu Jesus dizer suas últimas palavras registradas na Bíblia: Eu estou fazendo novas todas as coisas João! E escreva tudo isso, porque essas palavras são verdadeiras, você e todos os que lerem, podem confiar nelas!  Eu sou o Alfa e o Ômega, o começo e o fim de tudo o que existe. A todos quantos tiverem sede, Eu mesmo vou dar de beber de graça da Fonte da Água da Vida. Felizes serão todos aqueles que lavam as suas roupas no sangue do Cordeiro (que acreditam no poder do sangue de Jesus e o aceitam como Senhor e Salvador), pois eles terão seus nomes escritos no livro da vida e poderão entrar livremente na cidade. Eu sou a Raiz de Davi e a Brilhante Estrela da Manhã". (Ap. 21.5,6; 22.12-16)

Encerramento:  

Uma das coisas mais impressionantes que há na nova cidade em que iremos morar é o rio de águas vivas, claro como o cristal, um rio que nasce no trono de Deus. Mas, porque na nova cidade que João viu há um rio de águas vivas? Porque esse rio significa a vida eterna, que só Jesus pode dar. Esse rio nunca, nunca secará, porque Ele vem do trono de Deus.

O profeta Ezequiel também viu esse rio de águas vivas. E sabem o que ele escreveu? A mesma coisa que João, que por onde esse rio passa, tudo ganha vida! (Ez. 47.9). Ele também escreveu sobre a árvore da vida, que nasce perto do rio e produz um fruto diferente a cada mês e vai trazer cura para as nações. 

Ah, crianças, vocês precisam aprender algo. A água é um dos nutrientes mais importantes para que você viva. Uma pessoa só consegue viver até três dias sem água. Mas, mais importante que a água que você bebe todos os dias, é você beber da água viva. Você sabia que essa água já está disponível para você aqui na terra? E quem dá essa água viva para você beber é Jesus?

Um dia, Jesus foi até um poço em Samaria. Era hora do almoço e ninguém ia pegar água nesse horário, pois estava muito quente. E Jesus foi para lá para beber água? Não. Ele foi para oferecer água para uma mulher que vivia uma vida de pecados. Mas não era a água do poço. Era a sua água, a água viva. E ele disse para a mulher: "Aquele que beber da água que eu der, nunca mais terá sede". João 4.14. Jesus estava convidando aquela mulher para acreditar que Ele era o filho de Deus, e para ter um relacionamento com Jesus todos os dias e todas as horas, não somente quando ela ia para a Igreja. Jesus estava dizendo para aquela mulher, que se ela se entregasse a Ele, sua vida seria diferente e mais, ela teria a vida eterna. E o que vocês acham que aquela mulher fez? Claro que ela bebeu da água viva que Jesus deu a ela.E sua vida mudou para sempre.

O mundo em que vivemos ainda não é uma nova terra. Ainda tem crimes, sujeira, insegurança. Ainda precisamos acender a luz e enterrar pessoas que morrem. Ainda tem lágrimas e dor. Mas, há algo da nova terra que já está disponível para você: a água da vida! Jesus providenciou essa água exatamente para que você seja limpo dos seus pecados e viva uma vida de alívio e paz, em meio a tanto sofrimento. E também para que você viva uma vida sem medo de morrer, porque Jesus nos dá a vida eterna.

Só que você precisa abrir bem seus olhos, porque aqui no mundo tem muita água contaminada sendo oferecida por aí. Água que até parece que vai matar a sua sede no momento, mas são águas que trazem a morte, contaminadas. E que águas são essas? Bem, essas águas representam algo que você acha que precisa muito, que não vive sem. Por exemplo, os amigos que te levam para caminhos errados. Por exemplo, os vídeos e sites que você acessa que você sabe que são água contaminada. As idéias que vão contra a Palavra de Deus e são ensinadas nas escolas. Tranqueiras como drogas e bebidas, e até mesmo relacionamentos sexuais antes do casamento. Infelizmente muitas crianças já estão bebendo dessa água suja, ao invés de beber da água viva. E então, podem morrer emocionalmente, espiritualmente e pior, para sempre.

Hoje é dia de você declarar para Jesus que quer beber da água viva, como aquela mulher bebeu. Hoje Jesus está aqui, e está oferecendo algo dos novos céus e da nova terra, água fresca, do rio de águas vivas que corre do Trono de Deus.  Foi por isso que uma de suas últimas palavras foi: "Aquele que tiver sede, venha e beba, de graça da água da vida"Jesus está dando essa água de graça, porque ele deseja que você a beba e viva para sempre. Viva para sempre, sem sentir sede da água contaminada que o mundo dá. 

Ministrador: Quem aqui quer beber dessa água levante a mão! Ore com as crianças declarando que abrem mão da água contaminada do mundo e querem beber da água viva que só Jesus dá. Reafirme com as crianças a sua fé em Jesus Cristo, como Senhor e Salvador das suas vidas. Agora peça ao Senhor Jesus, que dê para cada criança presente, da água viva para elas beberem. E confie que o Espírito Santo vai conduzir de maneira poderosa e de fato as crianças não terão mais sede! Aleluia!

Figuras:



Lição do dia:



Leitura Bíblica:



Tarefa da Semana:



Você sabia?



Versículo para decorar:



quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

37 - Quando Deus fala...Ele dá ânimo!

Quando Deus fala...Ele dá ânimo! (Apocalipse 1.9-18)

Já conversamos aqui muitas vezes sobre palavras que nos fazem mal, que nos deixam para baixo, ou nos fazem ficar doentes e não querer mais nada da vida. Podem me ajudar a lembrar dessas palavras? Mas existem palavras que ouvimos que nos fazem muito bem e nos trazem um ânimo. Por exemplo, imagine que você não foi selecionado para participar do teatro que tanto queria na escola. E então na sua mente você fica triste, pensando em muitas coisas ruins, e nos seus defeitos. E se não tomar cuidado, fica se achando um imprestável para sempre. E então, vem alguém que você ama muito como sua professora, sua mãe ou até mesmo seu tio ou tia aqui do Start e diz assim para você: Você é muito capaz! Agora não deu certo, mas ano que vem vai dar. E não fique triste, tudo vai ficar bem. Como você se sentiria ao ouvir essas palavras? Te fariam bem ou mal? Isso não animaria você?

João, conhecido como discípulo amado, era um dos doze mais amigos de Jesus. Foi ele quem viu, com Pedro e Tiago, o dia em em o rosto de Jesus brilhou, lá no Monte Tabor.  Andando com Jesus, João viu muitas coisas. Ele viu Jesus fazer milagres, ele viu Jesus chorar, ele viu Jesus orar. Ele também ouviu palavras maravilhosas de Jesus. E todos os ensinos que Jesus ensinou, João participou deles.  Ele conhecia Jesus e o amava muito. E Jesus também amava muito João.

Dentre tantas coisas que João viu, ele também viu Jesus ser crucificado. E também recebeu a notícia das mulheres de que Jesus não estava mais no sepulcro, que ele estava vivo! E  junto com os outros discípulos, João também viu Jesus aparecer de repente, vivo, numa sala enquanto eles oravam. E depois, João viu Jesus preparando uma refeição para os discípulos na praia, depois de Jesus ter feito mais uma vez o milagre da pesca maravilhosa (Cf João 19 a 21). E tudo o que João viu sobre Jesus, ele escreveu num Evangelho que leva o seu nome. Mateus, Marcos, Lucas...e..João! Evangelho segundo João.

Depois disso, João se tornou um grande pregador das palavras e da vida de Jesus Cristo, como filho de Deus e Senhor dos senhores. E ele fez isso por muitos anos, até ficar velho. Então, aconteceu algo triste. João foi preso por falar sobre Jesus e foi enviado para a ilha de Patmos, uma ilha que servia de prisão. Lá João precisou fazer trabalhos forçados numa mina de carvão. Lá ele não podia falar sobre Jesus. 

Mas então, num sábado, aconteceu uma coisa maravilhosa lá na ilha de Patmos. Alguém muito especial apareceu novamente para João. João estava orando, quando de repente, ouviu uma voz muito forte como se uma trombeta estivesse tocando bem alto. E essa voz disse bem claramente: "Escreve num livro tudo o que eu vou te mostrar daqui pra frente. E você vai enviar esse livro para sete igrejas que estão no continente asiático". João se virou para ver quem é que estava falando com ele. Então, quando se virou, João viu algumas coisas que não são normais para quem mora na terra.

Ele viu sete candelabros de ouro. E no meio desses sete candelabros havia um homem! Ele estava vestindo uma túnica bem comprida, que ia até os pés. E um cinturão, um cinto mais grosso, feito de puro ouro prendia a sua túnica.  Ele tinha os cabelos muito brancos, como a neve. E seus olhos eram como uma chama de fogo bem brilhante. 

Os pés do homem que João viu, estavam brilhando como a brasa de uma fogueira, ou de um metal quando fica muito quente. E a voz dele era como o som de uma grande e forte cachoeira. Ele estava segurando em sua mão direita sete estrelas e em sua boca havia uma espada muito afiada, dos dois lados. E se não bastasse tudo isso, o rosto dele era brilhante como o sol, quando está brilhando muito forte.

O que você faria quando visse alguém assim? Pois no mínimo, João viu um homem do céu, totalmente diferente dos homens da terra e isso era muito assustador. E por ser assustador, João caiu desmaiado. Aquele homem que João viu, chegou perto dele, colocou sua mão direita sobre ele e abriu a boca para falar. Aquele homem disse:

"Não tenha medo João. Eu sou aquele, que na terra era seu amigo".  E sabem o que mais Jesus disse? Eu sou  Eu sou o Alfa e o Ômega (a primeira e última letra do alfabeto grego) o princípio e o fim, o A e o Z. Eu Sou aquele que vive! Sim, quando eu estava na terra, eu estive morto, mas agora estou vivo por toda a eternidade. E quer saber mais? Estão nas minhas mãos as chaves que abrem todas as portas, inclusive as portas que abrem os portões que prendem as pessoas na morte e também no inferno. Essas chaves agora estão nas minhas mãos". Ap. 1.17

João então percebeu que era Jesus! Mas porque João se assustou? Porque João conheceu o Jesus aqui da terra, com características humanas, como a mim e a você, um homem simples que andou em Jerusalém. Mas agora, Jesus estava cheio de poder a autoridade, a majestade que Ele sempre teve no céu. João foi muito privilegiado, pois viu como Jesus é de uma maneira totalmente maravilhosa. E ouviu coisas que ninguém, ninguém mais ouviu, nem nunca ouvirá. Segredos sobre o final do mundo. Isso não é maravilhoso?

Aquela experiência mudou João para sempre. E seu amor por Jesus aumentou muito mais.E do jeito que Jesus mandou João fez. Ele escreveu o último livro da Bíblia, chamado Apocalipse. Apocalipse é um dos livros mais importantes da Bíblia, sabem por quê? Porque são as palavras de Jesus nos contando como acontecerá quando ele voltar para fazer da terra um novo lugar. E o que Ele deseja que façamos enquanto esperamos a Sua volta. Isso não é maravilhoso? Jesus mandou João escrever cartas para as igrejas daquela época. E são cartas que servem para nós hoje, palavras de Jesus que aprenderemos na semana que vem.

Encerramento:

Crianças, João estava preso numa ilha por falar de Jesus para pessoas  numa época que, quem era cristão era perseguido e até morto, como aconteceu com alguns discípulos de Jesus, inclusive Pedro e Tiago. Com certeza João estava muito cansado de trabalhar naquela mina e pensando mesmo que sua vida havia acabado ali.  Com certeza era um tempo muito desanimador.

Naquela época, João não tinha a Bíblia nas mãos como eu e você temos, pois o Novo Testamento nem existia ainda! Não tinha ninguém que podia animá-lo com palavras. Mas Jesus estava vendo João ali e foi até Patmos para animar João e dar uma grande tarefa para ele. Vocês podem imaginar que efeito as palavras de Jesus tiveram sobre João?

A voz de Jesus não era mais como a voz de um homem da terra. A sua voz era mais parecida com o som de uma forte cachoeira. E as suas palavras eram tão fortes que entravam lá no fundo mais fundo do ouvido e do coração. E as palavras que Jesus disse foram tão maravilhosas e cheias de amor, não é mesmo? Ele disse para João que não era uma só letra, era o alfabeto inteiro, o começo e o final de tudo. Ele é quem dava a primeira palavra da vida de João e a última também! Ele disse para João não ficar com medo, porque Ele tem o controle de tudo. Ele estava no começo de tudo e estaria com João e conosco até que o mundo acabasse. João não deveria ter medo, pois agora Jesus estava bem vivo e tinha autoridade para arrancar qualquer pessoa da morte ou do inferno. Que palavra poderosa é essa, não é mesmo?

Crianças, a Bíblia contém palavras muito fortes e duras para nós. Palavras de ordem e de obediência. Revelação de coisas difíceis que vão acontecer no final do mundo, como acontece no próprio livro de Apocalipse. Mas, por outro lado, a Bíblia está repleta de palavras de Deus que nos animam e nos trazem paz. Pois Deus sabe como somos e todas as dificuldades que estamos passando. Sim, existem vários e vários textos onde Deus e Jesus dizem para não termos medo nem nos preocuparmos com nosso futuro. E essas palavras nos trazem paz, força e esperança, exatamente como as Palavras que Jesus disse para João.

Hoje você é uma criança privilegiada, pois pode ler a Bíblia toda, coisa que João não podia. Por isso é importante você ler a Bíblia todos os dias e meditar nela. Anotar em seu cadernos as coisas que Deus fala com você. Porque quando você estiver triste e precisando de uma Palavra especial, qual é a Palavra que o Espírito Santo vai falar em seu ouvido para te animar? Palavras de uma música do Tik Tok? Não, são os versículos da Bíblia que o Espírito Santo falará em seus ouvidos para te trazer ânimo e força. Então, não tenha medo pois Jesus estará com você para sempre. E ele pode abrir qualquer porta que quiser e fechar qualquer porta que quiser. Aleluia!

Ministrador: Peça às crianças para dizerem umas para as outras: não tenham medo, Jesus é o primeiro e o último. Ele esteve morto mas está vivo para sempre! Agora, se puder, leve as crianças ao centro de Oração. Coloque uma música (instrumental) suave e peça para que Jesus revele a Sua Palavra para cada uma das crianças. Não fale nada. Deixe Jesus falar com cada criança o que elas estão precisando. Será um momento poderoso, para marcar a história dos nossos pequenos. E, se quiser incentivá-los a escrever o que ouviram, será muito bom.

Para conversar com as crianças: Porque o cabelo de Jesus era branco e seus olhos como fogo? Porque o cinto de Jesus era de ouro puro? E porque na boca de Jesus havia uma espada afiada dos dois lados? o que tudo isso quer dizer?

Figuras:












Lição do dia:




Leitura Bíblica:



Tarefa da Semana:



Você sabia?


Versículo:



20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...