Check in - Identificação de Visitantes
*Lanche
*Start Desafio:
*Oração de Abertura/Cobertura
*Música: Estamos de Pé - Marcus Salles
*Ofertório
*Tempo de Oração: Vamos orar para que parem os bullyings nas escolas? Que o inimigo Satanás não encontre mais nas crianças espaço para atacar outras crianças. Amém?
* Start Games
Material necessário: Uma mesa com furo ao meio ou se não tiver furo precisa fazer um quadrado ao centro. Tampinhas de garrafa ou bolinhas pequenas de papel.
Organização: Organizar em equipes de 10 crianças, colocar as tampinhas na mesa e cada criança terá uma chance de soprar a tampinha para o alvo e deverá ser intercalado entre as equipes, o ponto somente será contabilizado se a bolinha acerta o alvo.
Ministração - Blindados (Efésios 6.10-17)
Quem aqui já viu um tanque de Guerra? Os tanque de guerra é veículo de guerra usado desde a Primeira Guerra Mundial (que infelizmente aconteceu em 1914). O tanque de guerra pode atravessar territórios acidentados, como buracos, lama, rios e até passar por cima de uma pedra. Além disso, pode atirar em tropas inimigas sem ser atingido e carregar vários soldados ao mesmo tempo. É um instrumento de guerra muito potente! Ele avança e ataca e quando atacado, pode continuar seu caminho porque ele tem uma outra característica muito especial. A Blindagem. E o que é uma blindagem?
Blindagem é quando um carro, ou no caso, o tanque de guerra, é revestido por fora com várias placas de metal, de aço e outros materiais resistentes. Uma blindagem é feita para proteger um carro, navio, carros fortes e tanques de guerra, de um ataque com armas ou bombas. Quando um carro é blindado, ele fica super resistente! Por isso todos os tanques de guerra são super blindados, para que consigam entrar numa guerra sem serem atingidos pelo inimigo.
E nas Batalhas da Bíblia? Lá não havia tanques de guerra, nem mesmo materiais tão resistentes como hoje. Como é que eles faziam para se proteger? Eles protegiam os seus corpos com uma blindagem chamada ARMADURA. Seria impossível sobreviver numa batalha sem usar uma ARMADURA, uma proteção especial contra os ataques do inimigo. E como era essa blindagem chamada Armadura?
Antes de ir para a guerra, um Soldado Romano se vestia com as seguintes partes:
1 - TÚNICA - A túnica era uma peça de tecido bege, parecida com uma camisa longa, feita de algodão ou de linho. Elas eram usadas por baixo dos aparatos e serviam para ser práticas e confortáveis, para não atrapalhar a batalha.
2 - CINTO - Os soldados usavam um cinto que vinha do ombro até a cintura do outro lado. E para que ele servia? Para pendurar a espada, facas e outros equipamentos militares. Ele era feito de couro e decorado com metal dourado.
3 - ESCALA DE ARMADURA - Esse era tipo um colete feito com pequenas escamas de metal, presas a um tecido por baixo e colocada na parte da frente do corpo, amarrada atrás com ganchos e tecidos. Ela servia como uma blindagem.
4 - SANDÁLIAS MILITARES - Eram como se fossem botas feitas com várias tiras, por onde circulava o ar. Isso impedia que bolhas fossem formadas nos pés, enquanto os soldados marchavam. Elas tinham um solado pesado, e algumas tinham pregos de ferro nas solas, para ajudar o soldado a caminhar melhor em lugares com buraco, areia e pedra. Elas eram amarradas no tornozelo com tiras macias de couro, mas os dedos dos pés ficavam sempre à mostra.
5 - CAPACETE - Era uma parte muito importante, porque servia para proteger a cabeça dos ataques inimigos no campo de batalha. Ele era feito de bronze e alguns deles cobriam até o rosto.
6 - ESCUDO - Ele era retangular e feito de madeira, blindado com chapas de metais. E para que servia o escudo? Ele tinha três funções: cobrir o corpo do soldado contra um ataque inimigo, mas também permitir que os soldados se organizassem numa formação chamada de tartaruga, onde um colocava o escudo do lado do outro, formando um casco, para maior proteção.
7 - ESPADA - Havia vários tipos de espadas, as curtas, para se lutar de perto e as mais longas para se lutar de longe.
Essa era a armadura, a blindagem que um soldado romano usava para lutar as batalhas e se defender do inimigo. E acreditem, era uma armadura pesada, ela tinha o peso de um de vocês! Mas se eles sabiam que eram soldados, sabiam que conseguiam, com treino, usar a armadura e lutar com ela!
Encerramento:
Foi exatamente um soldado Romano que inspirou o Apóstolo Paulo a escrever sobre a blindagem que o Soldado de Deus tem que usar. Mas prestem atenção, por que o tipo de armadura a se usar depende do tipo de inimigo com o qual estamos lutando.
Vamos ver que inimigos são esses?
Eles não são humanos, não tem carne nem ossos. (Efésios 6.12). Uau, estamos lutando contra inimigos invisíveis. Sim, Satanás e seus demônios não podem ser vistos por olhos humanos. Mas o estrago que eles causam sim. Vocês sabiam que o Império das Trevas é muito bem organizado? Sim, eles estão organizados como numa escola: tem o diretor, que é Satanas, e tem os outros funcionários do inferno, conhecidos como Principados, Potestades, Dominadores, Forças espirituais da maldade. Cada um deles tem uma função nos países, cidades, bairros, ruas e famílias. E onde eles trabalham? Nas regiões celestiais. (Efésios 6.12).
Eles trabalham para manter as pessoas pecando e desobedecendo a Deus. Sim, todo o tipo de pecado, de maldade que vemos no mundo, sempre tem um demônio atentando por trás.
Eles trabalham para impedir que a Igreja faça o seu trabalho, que é falar de Jesus para todas as pessoas, em todos os lugares. A Igreja é o Exército de Deus, vocês sabiam? Ela é o maior inimigo do diabo aqui na terra. E Satanás e seus funcionários estão trabalhando o tempo todo para impedir que nós, Soldados de Deus, entremos nas casas e nas cidades trazendo a Luz de Jesus. Quando um soldado começa a lutar contra ele, logo Satanás envia seus funcionários para abater esse soldado, ou seja, tirá-lo do jogo.
Crianças Satanás joga sujo, muito sujo. É por isso que o Senhor, nosso Deus, providenciou uma blindagem para todos nós, seus soldados. Como nosso inimigo é invisível, então nossa armadura não é como a do Soldado Romano. Mas ela é invisível também. É uma armadura espiritual. Uma proteção que o Senhor já providenciou para batalhemos até o final, sem cair ou sem fugir.
Essa é a ARMADURA DE DEUS:
Tem cinto na Armadura de Deus? Sim tem sim! E ele é chamado de Cinto da Verdade. A verdade é uma arma poderosa que o Soldado de Deus tem que ter presa no cinto, para derrubar Satanás, que é o pai da mentira. Entendem? Se você é mentiroso, você não terá arma presa no cinto para atacar o inimigo Satanás. Ef. 6.14
Mas na Armadura de Deus também tem a Escala de Armadura. Que é chamado de Couraça da Justiça. O pecado nos fez injustos diante de Deus. Não havia nada que podia nos limpar desse pecado. Somente o sangue de Jesus. O sangue de Jesus, que caiu lá na cruz é o que purifica o seu corpo de toda a injustiça. Essa parte da armadura, você ganhou assim que entregou sua vida para Jesus. O próprio Jesus colocou a Escala de Armadura. E isso o diabo vê de longe, ele sabe que suas espadas não podem atingir nosso coração por causa dessa Escala.
O capacete da armadura de Deus é chamado de Capacete da Salvação. Esse capacete serve para proteger a nossa mente. Sim o diabo não ataca a nossa cabeça, ele ataca a nossa mente, pois é com o cérebro que pensamos. Olha crianças, ele tenta jogar o tempo todo em nossa mente que a gente não é amado, que Deus nunca vai se importar conosco. Ele também coloca na mente das pessoas ideias ruins como de que nada está bom, e até mesmo ideias de suicídio. Tudo começa na maneira como pensamos. Por isso, você precisa ter a mente bem protegida com o seguinte pensamento: Eu Sou Filho de Deus. Ele me ama. Com Ele, sempre estarei Salvo.
Tem sandália militar na armadura de Deus? Sim, tem sim! E ela é chamada de Sandália do Evangelho da Paz. Assim como as sandálias serviam para proteger os pés de bolhas e manter o soldado em pé, você deve saber que Jesus é o príncipe da Paz, ou seja, fazer guerra contra Satanás e ter paz com as pessoas. Porque quando não temos paz com as pessoas, então isso pode nos atrapalhar e muito! Se você está em paz com Deus e com os homens, você caminha bem melhor!
E na armadura de Deus também tem o Escudo, que é chamado de Escudo da Fé. Sim, confiar em Deus é uma segurança tão grande. Sabiam? Quando a gente sabe que Deus nos ama e está cuidando de nós e nada acontecerá sem Ele permitir, então lutamos com muita segurança. A fé não nos deixa fugir da Batalha. A fé nos faz pressionar o inimigo. É ele que tem que fugir.
E por fim, a Espada! Que tipo de Espada tem na Armadura de Deus. É a Espada de Dois Gumes, ou seja uma espada que corta dos dois lados. Todo soldado de Deus precisa afiar essa espada, lendo a Palavra de Deus todos os dias. Não é somente ler, crianças, é meditar, pensar no que está escrito a respeito dela e lembrar disso sempre. Jesus um dia foi atacado pelo diabo. Ele queria fazer Jesus duvidar de que era Filho de Deus e de que o Senhor o amava. E sabem com o que Jesus atacou Satanás, fazendo-o picadinho? Usando as verdades escritas na Bíblia (Mateus 4). Sem essa arma, um soldado de Deus está prestes a ser derrotado.
Nosso Deus é maravilhoso! Ele jamais nos enviaria para a guerra sem antes nos blindar. Amém, soldados? Vistam a armadura de Deus completinha. Não percam nenhuma parte e sigam o plano. Vamos resistir firmemente na batalha contra Satanás, lutando até o fim.
Ministrador: Orando, declare que todas as nossas crianças estão sendo revestidas com essa blindagem espiritual, que é a armadura de Deus. Declare que elas serão soldados imbatíveis, na luta contra Satanás. Que elas não vão desistir ou recuar. E agora, coloquem peça por peça da armadura espiritual. Você diz e as crianças repetem. Terminem declarando que estão prontos para lutar até o fim, vestidos com a Armadura de Deus. Aleluia!
Salmo da Semana:
Figuras:
Manual do Bom Soldado:
Você sabia?
Usando a Espada do Espírito
Tarefa da Semana