Preparação do Líder:
1) Texto Bíblico: Lucas 7.36-48
2) Auxílio didático: use a figuras da ministração.
3) Encha uma mala com tijolos. Amarre ou cole em cada tijolo as seguintes palavras: raiva, vingança, tristeza e decepção.
4) Providencie: perfume suave para ungir os pés das crianças.
Ministração:
Peça para as crianças ajudarem você a carregar a mala para o centro da sala. Chame uma por vez. Mas com certeza elas não poderão carregar, por estar muito pesada.
Hoje vamos conversar sobre a mágoa. O que é mágoa? Você já ouviu alguém dizer que está magoado? A mágoa é um peso que carregamos dentro de nós por alguém nos ter feito muito mal. É um sentimento tão pesado quanto essa mala.
Quando é que a mágoa nasce em nosso coração? Quando uma pessoa que amamos muito, seja ela da nossa família, da nossa escola ou da nossa igreja, faz alguma coisa ou fala alguma coisa que nos faz mal. Que tipo de coisas?
Bem, existem muitas coisas que podem te magoar. Por exemplo, quando seus pais dão mais atenção para seus irmãos do que para você. Ou dão mais atenção para o celular do que para você. Quando você é alvo de xingamentos na escola. Ou apanha sem ter feito nada. Quando você ouve uma palavra muito ruim do papai ou da mamãe, como: Você não presta! Você é um burro! Criança preguiçosa! Eu vou mandar você morar com seus avós! Quem gosta de ouvir isso? Ninguém! Essas palavras entram no coração e ficam lá, machucando, como um espinho no pé.
Na escola, você pode se magoar principalmente com seus amigos: quando você ouve aquele que pensava que era seu amigo falando mal de você. Ou quando ele prefere brincar com outra criança e te deixa sozinho no recreio e nem olha mais para a sua cara. Ou quando as crianças brincam com seu peso, com seu tamanho, sua cor, o jeito do seu cabelo, o jeito que você anda...ah, isso tudo entra em seu coração e fica lá te machucando. E todas as vezes que você vai para a Escola, lá vem a mágoa para te deixar para baixo! E muitas vezes você nem quer mais ir à Escola e se sai mal nas provas.
Você precisa tomar muito cuidado com a mágoa! Porque a mágoa é um sentimento que não vem morar sozinho em seu coração. A mágoa vem carregada de outras emoções pesadas. São elas (vá tirando os tijolos com os nomes dos outros sentimentos):
A Raiva: é uma explosão que acontece dentro de você, um mal estar junto com uma agitação, que vem alguém te agride ou trata com injustiça. Saiba que não é pecado sentir raiva. Pecado é o comportamento que vem depois da raiva: porque depois de alguém te agredir ou maltratar, você pode querer devolver a agressão com xingamentos ou luta corporal e disso o nosso Deus não se agrada. (Efésios 4.26).
A Vingança: é um sentimento que te faz querer devolver todo o mal que a pessoa fez. Existem pessoas que não ficam em paz enquanto não se vingam da outra, enquanto não devolvem todo o mal e quando conseguem, se sentem bem, se sentem vingados! Você já se vingou de alguém? Quando alguém te deu um tapa e você devolveu com outro, você se vingou. Quando sua irmã quebrou o seu brinquedo preferido e você foi lá e quebrou alguma coisa dela, você se vingou. (Provérbios 20.22).
A Tristeza: A mágoa não deixa ninguém ser feliz. Depois da raiva, vem a tristeza, porque ninguém fica feliz em ser machucado e ouvir coisas horríveis. Ninguém fica feliz apanhando ou sendo desprezado. E se você não procurar ajuda, essa tristeza pode te puxar para baixo e atrapalhar a sua vida. (Provérbios 20.22).
A Decepção: Decepção é quando você espera alguma coisa boa de alguém que você ama, mas essa pessoa faz o contrário, ou pior, não faz nada. Por exemplo: você chama a sua melhor amiga para a sua festa de aniversário. Mas no dia do aniversário dela, ela faz uma super festa e não te chama! Você sente uma tristeza misturada de espanto. Isso é decepção. Então você fica pensando porque a sua amiga fez isso e no final você fica com mágoa dela. E nem consegue mais ser amiga dela por causa disso.
Preste atenção: alguns sentimentos vem e vão. Mas a mágoa, se você deixar ficar dentro do coração, ela cria raízes, como aquela árvore na calçada da sua casa, que fica com raízes fortes e fundas, muito difíceis de arrancar. Essas raízes vão te prender e te puxar para baixo. E você andará com a vida pesada como essa mala. Como você pode ser livre desse peso chamado mágoa? Perdoando quem te magoou!
Uma mulher morava numa das cidades por onde Jesus passou. Essa mulher não tinha a vida muito boa não, ela vivia fazendo coisas erradas. Mas ela não era feliz; era triste e vivia com um peso muito grande. Peso por pecar contra Deus. E ainda por cima as pessoas da cidade não gostavam dela. Então um dia, ela ouviu Jesus falar sobre o amor de Deus. E ali, sozinha, no meio da multidão, ela entendeu que precisava deixar a sua vida errada para trás. E se entregou de todo o coração para o Senhor Deus, entendendo que era pecadora, mas que Deus tinha a maior boa vontade em perdoá-la, bastava ela crer em Jesus. Então, aquela mulher creu em Jesus e sentiu naquele momento que Deus a perdoava. Depois disso não sentiu mais peso nenhum! Agora ela estava liberta do peso e da sua vida de pecado. E se sentiu muito, muito amada.
Algum tempo depois Jesus foi jantar na casa de uma pessoa importante da cidade. E aquela mulher queria muito ver Jesus! Ela precisava mostrar para Ele o quanto estava agradecida! Então, teve uma idéia! Cheia de coragem, decidiu entrar na casa onde Jesus estava. Essa mulher vestiu sua melhor roupa e pegou um presente muito valioso que tinha.Era um perfume muito caro, que ela estava guardando para vender, caso precisasse de dinheiro. Mas a coisa mais preciosa nessa terra perde o valor quando entendemos o quanto Deus nos ama e nos perdoa!
Aquela mulher pegou seu frasco de pedra com o perfume e entrou na casa onde Jesus estava. Agora ela podia vê-lo de perto. Lá estava ele! Calmo como sempre e com um grande amor saindo de seus olhos. Um amor tão grande, que ela se ajoelhou aos seus pés e começou a chorar. Ah, ela estava tão agradecida! Ela chorou tanto que os pés de Jesus ficaram molhados. Então a mulher começou a enxugar os pés de Jesus com os seus cabelos. E depois beijou sem parar os seus pés. E derramou o perfume tão precioso nos pés de Jesus. Ah, o perfume era tão cheiroso que encheu a sala onde todos estavam!
Jesus ficou tão impressionado com aquela surpresa, que disse para a mulher: Mulher, todos os seus pecados estão perdoados. Vá embora em paz! Ah, naquele momento ela não chorava mais. Sentiu uma enorme alegria e seu coração estava cheio de paz. Agora ela tinha certeza de que seus pecados estavam perdoados!
Eu e você precisamos aprender com essa história a perdoar todo o mal que as pessoas nos fizeram. Aquela mulher de vida errada com certeza tinha feito tantas coisas feias, e sabem qual foi o coração mais machucado com todos aqueles pecados? O coração de Deus. Porque o pecado sempre faz mal para Deus. E Jesus ficou magoado com ela? Ficou com raiva ou pensou numa vingança? Ele podia ter expulsado ela da casa onde estava. Podia ter jogado o perfume fora. Mas não. Ele perdoou todos os seus erros. Como Deus perdoa todos os nossos erros.
O que é perdoar? Perdoar é passar uma borracha em nosso coração, apagando todo o mal que alguém nos fez. Mesmo que esse alguém nunca volte para nos pedir perdão ou nunca mais queira ser nosso amigo. Quando perdoamos, confiamos que Deus mesmo vai curar nosso coração. Quando perdoamos ficamos muito parecidos com Deus. Você quer ser uma criança cheia do Espírito Santo? Precisa aprender a perdoar TODOS os que te feriram ou vão te ferir. Todos, amém? Para sempre, até Jesus voltar. Porque é assim que Deus faz, é assim que Jesus faz e é assim que eu e você vamos fazer.
Quando decidimos perdoar quem nos magoou, o Espírito Santo leva embora todo o peso horrível da nossa vida. Ele mesmo faz o grande milagre de tirar a mágoa e todos os sentimentos que a acompanham. Então vamos perdoar que nos magoou?
Ministrador: Leve as crianças a pedirem perdão ao Senhor por ferirem o Seu coração e agradeçam ao Senhor por todo o perdão que Ele dá quando fazemos coisas erradas. Agora dê um tempo para que as crianças contem para Deus, com detalhes, que tipo de acontecimento as magoou. E o que elas estão sentindo. Ajude-as a contarem para Deus o que as feriu e quem as feriu. E depois ajude as crianças a falarem em voz alta que estão perdoando quem as feriu. Ore pedindo ao Espírito Santo que remova todo o peso e encha o coração delas de leveza e muita alegria. Por fim, unja os pés das crianças com o perfume, simbolizando que elas estão livres de todo o peso!
Vejam como nossa vida fica leve quando a gente perdoa (deixe as crianças segurarem a mala sem os tijolos)! Nossa vida fica leve, sem peso e com muito espaço para o Espírito Santo encher de sentimentos bons! Amém? Você só será feliz se aprender a perdoar, todos os dias aqueles que te magoam.
Figuras: freebibleimages.org