terça-feira, 30 de junho de 2020

JESUS E O PODER DO PERDÃO

Preparação do Líder:

1) Texto Bíblico:  Lucas 7.36-48
2) Auxílio didático: use a figuras da ministração.
3) Encha uma mala com tijolos. Amarre ou cole em cada tijolo as seguintes palavras: raiva, vingança, tristeza e decepção.
4) Providencie: perfume suave para ungir os pés das crianças.

Ministração:

Peça para as crianças ajudarem você a carregar a mala para o centro da sala. Chame uma por vez. Mas com certeza elas não poderão carregar, por estar muito pesada. 

Hoje vamos conversar sobre a mágoa. O que é mágoa? Você já ouviu alguém dizer que está magoado? A mágoa é um peso que carregamos dentro de nós por alguém nos ter feito muito mal. É um sentimento tão pesado quanto essa mala.

Quando é que a mágoa nasce em nosso coração? Quando uma pessoa que amamos muito, seja ela da nossa família, da nossa escola ou da nossa igreja, faz alguma coisa ou fala alguma coisa que nos faz mal. Que tipo de coisas?

Bem, existem muitas coisas que podem te magoar. Por exemplo, quando seus pais dão mais atenção para seus irmãos do que para você. Ou dão mais atenção para o celular do que para você. Quando você é alvo de xingamentos na escola. Ou apanha sem ter feito nada. Quando você ouve uma palavra muito ruim do papai ou da mamãe, como: Você não presta! Você é um burro! Criança preguiçosa! Eu vou mandar você morar com seus avós! Quem gosta de ouvir isso? Ninguém!  Essas palavras entram no coração e ficam lá, machucando, como um espinho no pé.

Na escola, você pode se magoar principalmente com seus amigos: quando você ouve aquele que pensava que era seu amigo falando mal de você. Ou quando ele prefere brincar com outra criança e te deixa sozinho no recreio e nem olha mais para a sua cara. Ou quando as crianças brincam com seu peso, com seu tamanho, sua cor, o jeito do seu cabelo, o jeito que você anda...ah, isso tudo entra em seu coração e fica lá te machucando. E todas as vezes que você vai para a Escola, lá vem a mágoa para te deixar para baixo! E muitas vezes você nem quer mais ir à Escola e se sai mal nas provas.

Você precisa tomar muito cuidado com a mágoa! Porque a mágoa é um sentimento que não vem morar sozinho em seu coração. A mágoa vem carregada de outras emoções pesadas. São elas (vá tirando os tijolos com os nomes dos outros sentimentos): 

A Raiva: é uma explosão que acontece dentro de você, um mal estar junto com uma agitação, que vem alguém te agride ou trata com injustiça. Saiba que não é pecado sentir raiva. Pecado é o comportamento que vem depois da raiva: porque depois de alguém te agredir ou maltratar, você pode querer devolver a agressão com xingamentos  ou luta corporal e disso o nosso Deus não se agrada.  (Efésios 4.26).

A Vingança: é um sentimento que te faz querer devolver todo o mal que a pessoa fez. Existem pessoas que não ficam em paz enquanto não se vingam da outra, enquanto não devolvem todo o mal e quando conseguem, se sentem bem, se sentem vingados!  Você já se vingou de alguém? Quando alguém te deu um tapa e você devolveu com outro, você se vingou. Quando sua irmã quebrou o seu brinquedo preferido e você foi lá e quebrou alguma coisa dela, você se vingou. (Provérbios 20.22).

A Tristeza: A mágoa não deixa ninguém ser feliz. Depois da raiva, vem a tristeza, porque ninguém fica feliz em ser machucado e ouvir coisas horríveis. Ninguém fica feliz apanhando ou sendo desprezado. E se você não procurar ajuda, essa tristeza pode te puxar para baixo e atrapalhar a sua vida. (Provérbios 20.22).

A Decepção: Decepção é quando você espera alguma coisa boa de alguém que você ama, mas essa pessoa faz o contrário, ou pior, não faz nada. Por exemplo: você chama a sua melhor amiga para a sua festa de aniversário. Mas no dia do aniversário dela, ela faz uma super festa e não te chama! Você sente uma tristeza misturada de espanto. Isso é decepção. Então você fica pensando porque a sua amiga fez isso e no final você fica com mágoa dela. E nem consegue mais ser amiga dela por causa disso.

Preste atenção: alguns sentimentos vem e vão. Mas a mágoa, se você deixar ficar dentro do coração, ela cria raízes, como aquela árvore na calçada da sua casa, que fica com raízes fortes e fundas, muito difíceis de arrancar. Essas raízes vão te prender e te puxar para baixo. E você andará com a vida pesada como essa mala. Como você pode ser livre desse peso chamado mágoa? Perdoando quem te magoou!

Uma mulher morava numa das cidades por onde Jesus passou. Essa mulher não tinha a vida muito boa não, ela vivia fazendo coisas erradas. Mas ela não era feliz; era triste e vivia com um peso muito grande. Peso por pecar contra Deus. E ainda por cima as pessoas da cidade não gostavam dela. Então um dia, ela ouviu Jesus falar sobre o amor de Deus. E ali, sozinha, no meio da multidão, ela entendeu que precisava deixar a sua vida errada para trás. E se  entregou de todo o coração para o Senhor Deus, entendendo que era pecadora, mas que Deus tinha a maior boa vontade em perdoá-la, bastava ela crer em Jesus. Então, aquela mulher creu em Jesus e  sentiu naquele momento que Deus a perdoava. Depois disso não sentiu mais peso nenhum! Agora ela estava liberta do peso e da sua vida de pecado. E se sentiu muito, muito amada.

Algum tempo depois Jesus foi jantar na casa de uma pessoa importante da cidade. E aquela mulher queria muito ver Jesus! Ela precisava mostrar para Ele o quanto estava agradecida! Então, teve uma idéia! Cheia de coragem, decidiu entrar na casa onde Jesus estava. Essa mulher vestiu sua melhor roupa e pegou um presente muito valioso que tinha.Era um perfume muito caro, que ela estava guardando para vender, caso precisasse de dinheiro. Mas a coisa mais preciosa nessa terra perde o valor quando entendemos o quanto Deus nos ama e nos perdoa! 

Aquela mulher pegou seu frasco de pedra com o perfume e entrou na casa onde Jesus estava. Agora ela podia vê-lo de perto. Lá estava ele! Calmo como sempre e com um grande amor saindo de seus olhos. Um amor tão grande, que ela se ajoelhou aos seus pés e começou a chorar. Ah, ela estava tão agradecida! Ela chorou tanto que os pés de Jesus ficaram molhados. Então a mulher começou a enxugar os pés de Jesus com os seus cabelos. E depois beijou sem parar os seus pés. E derramou o perfume tão precioso nos pés de Jesus. Ah, o perfume era tão cheiroso que encheu a sala onde todos estavam! 

Jesus ficou tão impressionado com aquela surpresa, que disse para a mulher: Mulher, todos os seus pecados estão perdoados. Vá embora em paz! Ah, naquele momento ela não chorava mais. Sentiu uma enorme alegria e seu coração estava cheio de paz. Agora ela tinha certeza de que seus pecados estavam perdoados!

Eu e você precisamos aprender com essa história a perdoar todo o mal que as pessoas nos fizeram. Aquela mulher de vida errada com certeza tinha feito tantas coisas feias, e sabem qual foi o coração mais machucado com todos aqueles pecados? O coração de Deus. Porque o pecado sempre faz mal para Deus. E Jesus ficou magoado com ela? Ficou com raiva ou pensou numa vingança? Ele podia ter expulsado ela da casa onde estava.  Podia ter jogado o perfume fora. Mas não. Ele perdoou todos os seus erros.  Como Deus perdoa todos os nossos erros.

O que é perdoar? Perdoar é passar uma borracha em nosso coração, apagando todo o mal que alguém nos fez. Mesmo que esse alguém nunca volte para nos pedir perdão ou nunca mais queira ser nosso amigo. Quando perdoamos, confiamos que Deus mesmo vai curar nosso coração. Quando perdoamos ficamos muito parecidos com Deus. Você quer ser uma criança cheia do Espírito Santo? Precisa aprender a perdoar TODOS os que te feriram ou vão te ferir. Todos, amém? Para sempre, até Jesus voltar. Porque é assim que Deus faz, é assim que Jesus faz e é assim que eu e você vamos fazer. 

Quando decidimos perdoar quem nos magoou, o Espírito Santo leva embora todo o peso horrível da nossa vida.  Ele mesmo faz o grande milagre de tirar a mágoa e todos os sentimentos que a acompanham. Então vamos perdoar que nos magoou?

Ministrador: Leve as crianças a pedirem perdão ao Senhor por ferirem o Seu coração e agradeçam ao Senhor por todo o perdão que Ele dá quando fazemos coisas erradas. Agora dê um tempo para que as crianças contem para Deus, com detalhes, que tipo de acontecimento as magoou. E o que elas estão sentindo.  Ajude-as a contarem para Deus o que as feriu e quem as feriu. E depois ajude as crianças a falarem em voz alta que estão perdoando quem as feriu. Ore pedindo ao Espírito Santo que remova todo o peso e encha o coração delas de leveza e muita alegria. Por fim, unja os pés das crianças com o perfume, simbolizando que elas estão livres de todo o peso!

Vejam como nossa vida fica leve quando a gente perdoa (deixe as crianças segurarem a mala sem os tijolos)! Nossa vida fica leve, sem peso e com muito espaço para o Espírito Santo encher de sentimentos bons! Amém? Você só será feliz se aprender a perdoar, todos os dias aqueles que te magoam. 


Figuras: freebibleimages.org








Atividades: 




CRER OU NÃO CRER: GOLIAS NO CHÃO!

I Samuel 17

HISTÓRIA:  

Um dia Davi teve que deixar suas ovelhas. Ele foi ver como estavam seus irmãos e levar alimento para eles, pois eram soldados do exército do rei. 

Davi viu que todos os soldados do rei estavam com muito medo de lutar com um gigante chamado Golias. "Não tenham medo", disse Davi. "Deus é maior do que Golias".

Davi foi ver o rei. "Eu vou lutar contra Golias", ele disse. "Deus me ajudou a lutar com um leão com fome e também com um urso que estava com muita fome. Deus me fará vencer".

O rei queria que Davi usasse a sua armadura, mas ela era muito grande! Então Davi disse: "Eu não posso vestir isso! Eu só sei como lançar pedras com o meu estilingue!". 

Golias não queria lutar com um garoto não! Então Davi procurou cinco pedras redondas. Ele orou e pediu para o Senhor ajudá-lo a ser corajoso. 

Então ele pegou o seu estilingue e rodopiou e rodopiou em cima da sua cabeça. Então, ele fez a pedra voar bem alto e a pedra acertou a testa de Golias e o derrubou! Todo mundo aplaudiu quando viu o que aconteceu! Então Davi orou bem alto dizendo: "Obrigado Senhor por me ajudar e me dar coragem!"

Davi cantou uma música para Deus. Ela dizia assim: "Quando estiver com medo, confiarei no Senhor!".  Você sabia que a música que Davi fez está na Bíblia? Sim, no Livro de Salmos, capítulo 56, versículo 10!

Encerramento: Davi era muito jovenzinho, pequeno, não tinha força nem coragem para vencer o gigante Golias. Mas ele confiava em Deus de todo o seu coração. E foi essa fé que encheu ele de coragem para girar o seu estilingue com força. E foi o próprio Deus que empurrou a pedra até a testa do gigante. Deus fez a pedra bater no meio da testa e derrubar o gigante. Davi então, cheio de coragem, pegou a espada do gigante e cortou a cabeça dele.  Davi foi muito, muito corajoso. Porque ele confiava em Deus. E Davi não teve medo nenhum de enfrentar o gigante Golias, porque sabia que Deus daria a vitória a ele. Quando confiamos em Deus, Ele mesmo nos enche de coragem para enfrentarmos qualquer gigante que apareça na nossa vida. Hoje não existem mais homens do tamanho de Golias. Mas existem problemas que aparecem na nossa vida que são do tamanho de Golias. Quando os problemas aparecerem, nunca olhe o tamanho do gigante, amém? Sempre creia e declare que Deus é muito, muito maior do que qualquer gigante que aparecer em sua vida. Amém???

 Vamos orar? Vamos fazer a mesma oração que Davi fez? Diga ao Senhor: obrigado Senhor, por ser muito, muito maior que Golias. Quando eu estiver com medo, confiarei sempre em ti. Em nome de Jesus, amém!

Vamos decorar o versículo da semana? Repita todos os dias, quantas vezes puder:





Atividade da Lição:





Dia a Dia com Jesus: meditação diária para fazer com a família.



Figuras: freebibleimages.org 


















quinta-feira, 18 de junho de 2020

CRER OU NÃO CRER: DEUS CRIOU TUDO

Gênesis 1

HISTÓRIA:  

No começo do mundo, não havia nada na terra, somente um mar escuro. A terra estava vazia, como uma casa sem habitantes. Não havia plantas, nem flores, nem animais. Nada. Nem barulho, nem ventos. Nem o homem ou a mulher. Mas havia alguém lá sim, protegendo a terra. Ele andava para lá e para cá, se movendo sobre o mar escuro. Quem era? O Espírito Santo de Deus. Ele estava ali aguardando ordens do Pai, de como o Pai queria que as coisas fossem feitas.

Então, de repente, Deus disse: Haja luz! E rapidamente a luz apareceu na terra. Um brilho imenso entrou naquela escuridão.  Agora a terra não estava mais escura. Ela teria dois períodos: um de luz, a quem Deus chamou de Dia. E um escuro, a quem Deus chamou de Noite. Então, a partir desse momento, os dias começaram a acontecer como acontecem hoje. Tarde, Noite e Manhã.  E assim foi o primeiro dia. Deus viu que a Luz e o Dia eram muito bons.

No segundo dia, Deus mandou acontecer a separação do céu e da terra. Parece que o mar era muito, muito alto, a terra toda estava coberta de água. Mas Deus mandou e então, o céu aparece, lindo e azul. O mar e o céu agora estavam separados. Para a parte azul que surgiu, Deus deu o nome de Céu. 

Logo depois, no outro dia, Deus mandou que aparecesse também a parte seca, para a qual deu o nome de Terra.  E para as águas deu o nome de Mar. E mandou que toda a parte seca fosse coberta de plantas, coloridas e árvores que tivessem muitos frutos, gostosos e diferentes uns dos outros. Então tudo isso aconteceu, pois a Palavra do Senhor é poderosa. E Deus viu como havia ficado bom! E então acabou-se o terceiro dia!

No quarto dia Deus mandou o céu se encher de lindos detalhes: de dia, o sol e à noite, a lua e as estrelas. Eles foram criados para iluminar a terra de dia e de noite. Que maravilhoso! E Deus viu i quanto era bom!

E no quinto dia? O que será que Deus fez? Ele fez os tipos de bichos que iam morar no mar. E fez os bichos que iriam viver muito mais no ar, as aves.  E Deus então deu uma ordem: que todos os bichos do mar e do céu deveriam se juntar aos pares, macho e fêmea e deveriam encher a terra com filhotinhos, que iriam crescer e se juntar e ter mais filhotes!  E Deus viu que havia ficado muito bom. 

Então chegou o sexto dia, o dia mais especial de toda a criação. O que Deus havia reservado para criar nesse dia? Ah, bem cedinho Deus criou os animais que andariam na terra. Os animais selvagens, aqueles bravos, mas também aqueles mansinhos: o cachorro,  o boi, as galinhas...E ficou tão bom! Mas então foi chegando a hora do Senhor criar a sua obra prima, a coisa mais linda da sua criação. Sabem em quem Deus se inspirou para fazer essa linda obra prima? Nele mesmo. Deus fez o homem muito parecido com Ele. Ah, o homem, ele seria diferente de todos os animais. Ele falaria, pensaria, andaria sobre os dois pés, teria sentimentos e saberia o que está acontecendo. Deus nos fez com tanto capricho. Ele fez o homem e a mulher. E logo depois disse aos animais e aos homens: que vocês se juntem aos pares e tenham filhotes, vários e encham  a terra! E assim aconteceu.

Então Deus contemplou a sua criação e viu que era muito bom. Ele ficou tão feliz! Fez tantos planos para os homens! Ah! Como Deus estava feliz. Ele contemplou toda a sua criação e viu que tudo era muito bom!

E no sétimo dia, Deus já havia terminado todo o seu trabalho. Então Deus mesmo contemplou, muito feliz tudo o que havia criado! Ele estava tão feliz que abençoou o sétimo dia e declarou um dia especial para todo homem descansar.

Ah, como a história da criação é linda. É linda e verdadeira, porque está na Palavra de Deus e a Palavra de Deus é verdadeira. Sempre. Mas existem pessoas que não acreditam que foi Deus quem criou o mundo? E não são poucas. Muitas dizem que o mundo surgiu de uma explosão. Que as coisas não foram criadas pela Palavra de Deus, mas sim, foram evoluindo, em milhões de anos. E ainda cometem o terrível erro de dizer que o homem veio do macaco. Imagina como Deus fica com essas idéias? As pessoas desprezam o Seu poder e Amor ao criar o mundo para nós.

Encerramento: Algum dia na escola você provavelmente aprenderá isso. Mais cedo ou mais tarde as pessoas colocarão em sua cabeça que o mundo apareceu do nada. Então, o que você vai fazer? Crer em Deus ou acreditar nas pessoas? Enquanto cresce, muitas pessoas contarão as coisas para você. Te ensinarão várias coisas. Mas desde já precisa aprender a confiar, antes de tudo e de todos na Palavra de Deus, que é poderosa e verdadeira. Basta Deus dizer e as coisas acontecem de repente, do nada. Porque é Deus quem manda. Sempre será assim. E Ele nos deixou também a sua Palavra escrita, que é a Bíblia. É ela quem deve ser, acima de tudo, a verdade em sua vida, amém. Acredite e acredite. Foi Deus quem criou tudo. Com a sua Palavra. E o Espírito Santo foi quem cumpriu a ordem de Deus na criação.

Vamos orar? Declare com todas as suas forças que você sempre acreditará em Deus e em sua palavra. Que você rejeita todo ensino que não vem da Palavra de Deus. E agradeça ao Senhor por cada dia da criação, por cada coisa que Ele criou. 

Vamos decorar o versículo da semana? Repita todos os dias, quantas vezes puder:




Atividade da Lição:






Dia a Dia com Jesus: meditação diária para fazer com a família.


















quinta-feira, 11 de junho de 2020

JESUS E O PODER DA ALEGRIA

Preparação do Líder:

1) Texto Bíblico:  Lucas 10.1-21
2) Auxílio didático: use a figuras da ministração.
3) Escolha um auxiliar para encenar com você o teatro da Dona Tristeza. Ela deverá estar vestida com cinza e roxo e entrar de guarda chuva, a maquiagem deve ser de lágrimas e ela sempre deve estar cabisbaixa). Se quiser, pode colocar uma peruca, o importante é deixá-la bem atrativa para as crianças.
4) Providencie: um estetoscópio, um vidro grande transparente, uma bexiga murcha cheia de pedras e uma para ser cheia. Também providencie uma bexiga para cada criança.


Teatro: (Dona tristeza entra cabisbaixa, chorando).
Ministro - Boa noite, como vai a senhora, tudo bem?
Dona Tristeza - Boa noite? Que boa nada! Mas, meu nome é Tristeza, aliás melhor me chamar de Dona Tristeza, por respeito, porque afinal de contas estou bem velha. Bem, é..na verdade eu me sinto como uma velha. É tanta coisa ruim que me acontece! Então, não esta nada bem não!
M - Dona Tristeza, para quê tanta tristeza? Olha só seu guarda chuva..porque ele está aberto se nem está chovendo?
DT - Eu já ando preparada...vai que qualquer hora começa a chover.
M - Mas a noite está tão linda lá fora...
DT - Pra mim não tem lua linda nenhuma não. Aliás, meus dias são tão nublados que melhor andar de guarda chuva aberto mesmo, porque qualquer hora pode chover. Eu não vejo graça nenhuma em nenhum dia, e nem de noite. Afinal de contas, a vida é só isso! Estudar e estudar, comer, dormir e estudar. Sabe de uma coisa? Já que você puxou papo comigo, eu quero dizer que tenho andado muito triste.
M - Mas porque a senhora está assim? Dona Tristeza, Jesus quer que a gente sinta alegria em nosso coração.
DT - Alegria? O que é alegria? Eu nem sei o que é alegria e faz tempo! Ah, eu ando triste sempre, porque nada do que eu quero acontece. Eu queria tanto ganhar aquele celular, mas quem disse que eu ganho? Ganho nada e tenho que ficar com um celular velho e quebrado. Eu queria tanto viajar para Israel e todo mundo vai, menos eu! E eu fiquei esperando ganhar um presente bem legal no meu aniversário, mas eu ganhei uma roupa...cinza e roxa! Mais uma! Ah, como isso me deixa triste e frustrada (ela começa a chorar). Nada do que eu quero acontece. Para variar eu quero me casar e nem marido eu arranjo. Viu porque eu me chamo Tristeza? Buáaa, nunca encontro alegria em nada!
M - Vem cá Dona Tristeza, não precisa chorar (oferece um lencinho para ela). Vamos conversar um pouco. Você anda triste por coisas que ouve, vê e pensa. Essas coisas trazem a tristeza de fora para dentro do seu coração. Mas Deus não te criou para ser triste não, sabia? Ele te ama muito mesmo e quando você nasceu ele ficou tão feliz por você ter nascido! Ele fez um plano para a sua vida. E tenho certeza de que nesse plano não tem nada dessa tristeza que você vive sentindo. Deus te criou para ser feliz! Ele deseja que você seja feliz por toda a vida! Você precisa entender que a alegria que está procurando não está num celular, numa viagem ou num casamento! A alegria não é uma coisa. A alegria é uma pessoa! A Alegria é Jesus! 
DT - Jesus? E você acha que Jesus quer me ajudar? Como ele pode ser a alegria se nas fotos que eu vejo ele está sempre triste, chorando, sofrendo preso na cruz?
M - Ah, como você está enganada! Jesus sempre foi um homem muito alegre. E ele era alegre por que era cheio do Espírito Santo.  E quando ele entra em nosso coração, ele traz o Espírito Santo para morar em nós e encher nosso coração com muita alegria! É uma alegria tão, mas tão grande, que ela não fica só dentro de nós! Ela explode para fora e faz a gente sorrir e dar uma gargalhada muito grande!
DT - (muda o semblante e começa a ficar pensativa. Fecha o guarda chuva, anda para lá e para cá e senta para pensar melhor).
M - Sabe, Dona Tristeza, você precisa abrir seu coração para Jesus entrar nele. Assim, ele vai trazer o Espírito Santo, que é o Espírito da Alegria em sua vida! E você terá tanta alegria que nem vai caber no peito! Você vai dançar, vai pular e vai tirar essa roupa escura. Vai fechar esse guarda chuva para sempre e seus dias nunca mais serão escuros! Uau! Olhe para mim! Eu não preciso de celular, nem de viagem, nem ter um presente legal no aniversário, nem de um marido para ser feliz! Eu sou feliz sem tudo isso porque Jesus é o meu Senhor e Salvador e no dia em que eu O aceitei em minha vida, ele trouxe o Espírito Santo, o Espírito Santo da alegria para morar em mim. E veja! Mesmo que eu tenha problemas, mesmo que o dia esteja chuvoso, eu não estou alegre, eu SOU ALEGRE! Essa alegria nem o homem mais rico do mundo pode comprar. Porque é uma alegria que não vem de fora, de coisas que eu vejo, ouço ou tenho, mas vem de dentro!
DT - Mas na verdade eu acho que Jesus não vai conseguir entrar no meu coração. Ele está cheio de trecos (começa a tirar de dentro alguns objetos inúteis, um desentupidor de pia, uma caixa de lenço, remédios..). Ele tem também preocupações, tristeza, problemas e depressão. Onde é que Jesus vai caber aqui?
M - Ah, não se preocupe! Só abra a porta para Ele entrar. Você quer deixar de ser triste? Então só abra a porta e ore comigo. E a poderosa alegria do Espírito Santo vai entrar em você.
DT - Eu quero sim. Eu não quero mais chorar...e começa a soluçar.
M - Então vamos orar! (M e DT se ajoelham, ministrador faz uma oração de entrega a Jesus e a DT repete - ela abre a porta do seu coração para Jesus entrar; depois M pede ao Espírito Santo para entrar no coração da DT e encher ele com muita, muita alegria. (enquanto eles oram, alguém entra e troca o guarda chuva dela por uma capa linda, bem colorida, e leva embora as coisas esquisitas que havia no coração da DT). Os dois dizem amém.
DT se levanta esquisita e diz: Ué, alguma coisa esquisita aconteceu comigo. Eu já não me sinto mais triste, já não tenho vontade de chorar. Que esquisito...parece que tem alguém fazendo cócegas em mim...e começa a rir sem parar...
M - Isso mesmo, aconteceu! Você abriu a porta para Jesus e ele trouxe o Espírito Santo da Alegria. Agora o seu coração só haverá alegria e ânimo. Agora você não ficará mais triste! Humm eu acho que você agora não deveria mais se chamar Dona Tristeza!
DT - Trocar meu nome? Humm, é uma ótima idéia. Eu aceito! Quero me chamar Alegria! E nada de Dona, porque eu sou uma moça muito jovem, sou uma criança! Chega de espalhar tristeza para todos os lados, agora eu quero é espalhar alegria!
M - Uau, que milagre aconteceu em seu coração, Alegria! Agora você será uma mulher muito feliz! Mesmo que não aconteça nada de especial na sua vida, você será muito, muito feliz! Sem precisar de presentes, nem remédios, nem celular novo! Aleluia! Deus te abençoe Alegria e por onde você for, que você leve a alegria do Espírito Santo e faça as pessoas serem muito, muito felizes!
Alegria sai, espalhando flores ou doces para as crianças, e o M canta alguma música que fala sobre alegria.



Ministração:

Coloque o vidro transparente com água em cima da mesa. Deus criou você para ser uma criança equilibrada. O que é ser equilibrado? É estar sempre por cima, nunca por baixo. Nem voando o tempo todo, nem afundado o tempo todo. 

Durante a nossa vida teremos muitos momentos de alegria, mas também teremos muitos momentos de tristeza. Por isso, você não viverá o tempo todo sorrindo, mas também não viverá o tempo todo chorando, com depressão, como a Dona tristeza. Deus quer que você tenha uma vida equilibrada, amém?

Hoje vamos conversar sobre uma emoção que te deixa sempre para baixo (mostre o balão murcho). Essa emoção se chama TRISTEZA. E mora dentro da nossa alma desde que nascemos. É só acontecer alguma coisa ruim, que lá vem ela aparecendo! Tristeza é falta de alegria. Ela nos deixa como esse balão, murchos, sem vida, sem brilho. Você já viu alguém enfeitar uma festa com um balão murcho? Assim também Deus não fez você para viver uma vida murcha, sem brilho, sem vida, sem alegria.

Como age quem está triste? Quem está triste não tem vontade de fazer nada, mesmo que o dia esteja lindo, mesmo que esteja bem na frente de um piscina bem gostosa. Quem está triste não tem vontade de comer, nem de brincar. Anda sempre com a cabeça baixa. Quem está triste nem quer ir na escola, só pensa em dormir e chorar.

Quando é que sentimos tristeza? Bem, em várias situações, entre elas: quando você tira nota ruim na escola, quando fica de castigo, quando alguém da família ou até mesmo seu animalzinho de estimação morre, quando você perde alguma coisa que gostava muito, quando alguém da escola te maltrata.

Não é gostoso sentir tristeza não! Mas sentir tristeza faz parte da vida. Mesmo que a gente não queira, alguns dias passaremos por tristezas. Mas você precisa entender que vai passar por tristezas durante a sua vida, mas que não pode viver triste a vida toda! Sim, existem pessoas que vivem tristes a vida toda! É uma tristeza tão grande, tão forte, que faz com que essas pessoas vivam sempre afundadas em lágrimas e em dores (coloque a pedra com o barbante e afunde a bexiga).  Essa tristeza se chama Depressão e é uma doença. Quando você ficar triste mais do que dois dias e quando você sentir que está afundando na tristeza e não quer mais comer, nem dormir, nem estudar, nem sorrir, então está na hora de você procurar ajuda, ok? Converse com seus pais ou com alguém que você confia e conte para eles o que você sente.

Jesus ficou triste algumas vezes, mas ele não permaneceu afundado na tristeza, como essa bexiga. É muito importante que você aprenda isso! Jesus ficou triste com a morte do seu amigo Lázaro (João 11.32) e ele chorou quando viu a tristeza das suas irmãs Maria e Marta! Jesus também chorou de tristeza quando olhou para a cidade de Jerusalém e viu que lá ninguém queria ouvir as suas Palavras sobre Deus (João 19.41).

Assim, você precisa aprender algo: não é errado sentir tristeza! Existe até uma tristeza que é boa, que é aquela tristeza que sentimos quando desobedecemos a Deus e então depois nos arrependemos. Essa é uma tristeza boa porque ela nos faz deixar de ser desobedientes. Outra coisa, não é pecado você se sentir triste, até porque o choro vem com a tristeza e isso nos deixa aliviados. O que não pode é você viver triste, você não precisa disso. 

Jesus sentia tristeza, mas não vivia triste! Aliás, Jesus era muito, muito feliz! Algumas pessoas fazem desenhos de Jesus com aquele rosto sempre triste, sempre sério. Mas Jesus não era assim de jeito nenhum! Jesus era muito alegre. Houve até um dia que Jesus dançou de alegria! Sim, quando ele mandou 72 discípulos irem para as cidades curar as pessoas e expulsar os demônios delas! Quando os discípulos voltaram com tantas boas notícias para contar, Jesus ficou muito alegre! Ele não só ficou alegre! Ele começou a dançar de alegria. Levantou as mãos para o alto e pulou de alegria, assim como você pula quando recebe uma notícia muito boa. Jesus começou a exultar no Espírito Santo (Lucas 10.21).

E o que significa exultar no Espírito Santo? Significa que Jesus tinha uma alegria que vinha lá do fundo do coração. Não era uma alegria que passa depois que o brinquedo perde a graça. Era uma alegria que vem do Espírito Santo de Deus. Você sabia que Deus enviou o Espírito Santo para morar em seu coração para também te trazer alegria, a mesma alegria que Jesus tinha? Sim, uma alegria que você pode e deve sentir mesmo que não tenha festa, presente, mesmo que as coisas não aconteçam como você quer. É uma alegria que não passa. Aliás, ela sai do nosso coração e pula para fora, em forma de sorriso e disposição. 

Jesus sabia que viriam muitos problemas pela frente. Ele sabia que vários discípulos iam abandoná-lo. Também sabia que seria preso e passaria pela dolorosa tarefa de apanhar e também ser crucificado. Mas nada disso roubava a sua alegria. Aleluia! 

O Espírito Santo se preocupa muito com você. Ele não quer que você viva triste, nem depressivo. E uma das funções dele é nos consolar de todas as nossas tristezas. Jesus mesmo chamou o Espírito Santo de Consolador (João 16.7)!  O Espírito Santo veio para nos consolar e para nos encher de muita alegria! Assim como o Espírito Santo encheu Jesus de alegria, Ele também encherá você ainda hoje. Porque a alegria é um fruto que o Espírito Santo produz na vida de quem acredita em Jesus como Senhor e Salvador (Gálatas 5.22).

Quem aqui deseja ser cheio do Espírito Santo? Ah como eu e você precisamos Dele! Não é tão fácil viver aqui na terra, mas com a presença e companhia Dele tudo fica leve e Quando somos cheios do Espírito Santo, nada pode nos afundar, aleluia! (encha o balão e coloque-o na superfície do vidro). Quando somos cheios do Espírito Santo ficamos fortes e firmes no meio das tristezas, aliás, a tristeza não pode nos afundar de jeito nenhum. Quem é cheio do Espírito, mesmo que passe por momentos de tristeza, não fica desanimado nem murcho. Nem mesmo apagado. Porque o Espírito Santo não deixa. 

Se você está se sentindo murcho, triste, sem esperança, o Espírito Santo vai te encher agora mesmo. E na parte da sua alma onde mora a tristeza, ele vai encher tanto de alegria, que vai expulsar ela para fora do seu coração. Aleluia! Quantos aqui querem receber dessa alegria? 

Ministrador:  Coloque todas as crianças sentadas. Diga a elas que Jesus está lá para curar toda a tristeza de seus corações. Coloque o estetoscópio no coração de cada um delas e pergunte "onde dói?". Ore com fé e expulse toda a tristeza de seus corações. Entregue um balão para cada criança. Enquanto elas enchem o balão, peça ao Espírito Santo que encha a vida de cada uma delas, principalmente de alegria, para que nunca afundem em tristeza. 


Figuras: 
















Atividades: 





20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...