quinta-feira, 11 de junho de 2020

JESUS E O PODER DA ALEGRIA

Preparação do Líder:

1) Texto Bíblico:  Lucas 10.1-21
2) Auxílio didático: use a figuras da ministração.
3) Escolha um auxiliar para encenar com você o teatro da Dona Tristeza. Ela deverá estar vestida com cinza e roxo e entrar de guarda chuva, a maquiagem deve ser de lágrimas e ela sempre deve estar cabisbaixa). Se quiser, pode colocar uma peruca, o importante é deixá-la bem atrativa para as crianças.
4) Providencie: um estetoscópio, um vidro grande transparente, uma bexiga murcha cheia de pedras e uma para ser cheia. Também providencie uma bexiga para cada criança.


Teatro: (Dona tristeza entra cabisbaixa, chorando).
Ministro - Boa noite, como vai a senhora, tudo bem?
Dona Tristeza - Boa noite? Que boa nada! Mas, meu nome é Tristeza, aliás melhor me chamar de Dona Tristeza, por respeito, porque afinal de contas estou bem velha. Bem, é..na verdade eu me sinto como uma velha. É tanta coisa ruim que me acontece! Então, não esta nada bem não!
M - Dona Tristeza, para quê tanta tristeza? Olha só seu guarda chuva..porque ele está aberto se nem está chovendo?
DT - Eu já ando preparada...vai que qualquer hora começa a chover.
M - Mas a noite está tão linda lá fora...
DT - Pra mim não tem lua linda nenhuma não. Aliás, meus dias são tão nublados que melhor andar de guarda chuva aberto mesmo, porque qualquer hora pode chover. Eu não vejo graça nenhuma em nenhum dia, e nem de noite. Afinal de contas, a vida é só isso! Estudar e estudar, comer, dormir e estudar. Sabe de uma coisa? Já que você puxou papo comigo, eu quero dizer que tenho andado muito triste.
M - Mas porque a senhora está assim? Dona Tristeza, Jesus quer que a gente sinta alegria em nosso coração.
DT - Alegria? O que é alegria? Eu nem sei o que é alegria e faz tempo! Ah, eu ando triste sempre, porque nada do que eu quero acontece. Eu queria tanto ganhar aquele celular, mas quem disse que eu ganho? Ganho nada e tenho que ficar com um celular velho e quebrado. Eu queria tanto viajar para Israel e todo mundo vai, menos eu! E eu fiquei esperando ganhar um presente bem legal no meu aniversário, mas eu ganhei uma roupa...cinza e roxa! Mais uma! Ah, como isso me deixa triste e frustrada (ela começa a chorar). Nada do que eu quero acontece. Para variar eu quero me casar e nem marido eu arranjo. Viu porque eu me chamo Tristeza? Buáaa, nunca encontro alegria em nada!
M - Vem cá Dona Tristeza, não precisa chorar (oferece um lencinho para ela). Vamos conversar um pouco. Você anda triste por coisas que ouve, vê e pensa. Essas coisas trazem a tristeza de fora para dentro do seu coração. Mas Deus não te criou para ser triste não, sabia? Ele te ama muito mesmo e quando você nasceu ele ficou tão feliz por você ter nascido! Ele fez um plano para a sua vida. E tenho certeza de que nesse plano não tem nada dessa tristeza que você vive sentindo. Deus te criou para ser feliz! Ele deseja que você seja feliz por toda a vida! Você precisa entender que a alegria que está procurando não está num celular, numa viagem ou num casamento! A alegria não é uma coisa. A alegria é uma pessoa! A Alegria é Jesus! 
DT - Jesus? E você acha que Jesus quer me ajudar? Como ele pode ser a alegria se nas fotos que eu vejo ele está sempre triste, chorando, sofrendo preso na cruz?
M - Ah, como você está enganada! Jesus sempre foi um homem muito alegre. E ele era alegre por que era cheio do Espírito Santo.  E quando ele entra em nosso coração, ele traz o Espírito Santo para morar em nós e encher nosso coração com muita alegria! É uma alegria tão, mas tão grande, que ela não fica só dentro de nós! Ela explode para fora e faz a gente sorrir e dar uma gargalhada muito grande!
DT - (muda o semblante e começa a ficar pensativa. Fecha o guarda chuva, anda para lá e para cá e senta para pensar melhor).
M - Sabe, Dona Tristeza, você precisa abrir seu coração para Jesus entrar nele. Assim, ele vai trazer o Espírito Santo, que é o Espírito da Alegria em sua vida! E você terá tanta alegria que nem vai caber no peito! Você vai dançar, vai pular e vai tirar essa roupa escura. Vai fechar esse guarda chuva para sempre e seus dias nunca mais serão escuros! Uau! Olhe para mim! Eu não preciso de celular, nem de viagem, nem ter um presente legal no aniversário, nem de um marido para ser feliz! Eu sou feliz sem tudo isso porque Jesus é o meu Senhor e Salvador e no dia em que eu O aceitei em minha vida, ele trouxe o Espírito Santo, o Espírito Santo da alegria para morar em mim. E veja! Mesmo que eu tenha problemas, mesmo que o dia esteja chuvoso, eu não estou alegre, eu SOU ALEGRE! Essa alegria nem o homem mais rico do mundo pode comprar. Porque é uma alegria que não vem de fora, de coisas que eu vejo, ouço ou tenho, mas vem de dentro!
DT - Mas na verdade eu acho que Jesus não vai conseguir entrar no meu coração. Ele está cheio de trecos (começa a tirar de dentro alguns objetos inúteis, um desentupidor de pia, uma caixa de lenço, remédios..). Ele tem também preocupações, tristeza, problemas e depressão. Onde é que Jesus vai caber aqui?
M - Ah, não se preocupe! Só abra a porta para Ele entrar. Você quer deixar de ser triste? Então só abra a porta e ore comigo. E a poderosa alegria do Espírito Santo vai entrar em você.
DT - Eu quero sim. Eu não quero mais chorar...e começa a soluçar.
M - Então vamos orar! (M e DT se ajoelham, ministrador faz uma oração de entrega a Jesus e a DT repete - ela abre a porta do seu coração para Jesus entrar; depois M pede ao Espírito Santo para entrar no coração da DT e encher ele com muita, muita alegria. (enquanto eles oram, alguém entra e troca o guarda chuva dela por uma capa linda, bem colorida, e leva embora as coisas esquisitas que havia no coração da DT). Os dois dizem amém.
DT se levanta esquisita e diz: Ué, alguma coisa esquisita aconteceu comigo. Eu já não me sinto mais triste, já não tenho vontade de chorar. Que esquisito...parece que tem alguém fazendo cócegas em mim...e começa a rir sem parar...
M - Isso mesmo, aconteceu! Você abriu a porta para Jesus e ele trouxe o Espírito Santo da Alegria. Agora o seu coração só haverá alegria e ânimo. Agora você não ficará mais triste! Humm eu acho que você agora não deveria mais se chamar Dona Tristeza!
DT - Trocar meu nome? Humm, é uma ótima idéia. Eu aceito! Quero me chamar Alegria! E nada de Dona, porque eu sou uma moça muito jovem, sou uma criança! Chega de espalhar tristeza para todos os lados, agora eu quero é espalhar alegria!
M - Uau, que milagre aconteceu em seu coração, Alegria! Agora você será uma mulher muito feliz! Mesmo que não aconteça nada de especial na sua vida, você será muito, muito feliz! Sem precisar de presentes, nem remédios, nem celular novo! Aleluia! Deus te abençoe Alegria e por onde você for, que você leve a alegria do Espírito Santo e faça as pessoas serem muito, muito felizes!
Alegria sai, espalhando flores ou doces para as crianças, e o M canta alguma música que fala sobre alegria.



Ministração:

Coloque o vidro transparente com água em cima da mesa. Deus criou você para ser uma criança equilibrada. O que é ser equilibrado? É estar sempre por cima, nunca por baixo. Nem voando o tempo todo, nem afundado o tempo todo. 

Durante a nossa vida teremos muitos momentos de alegria, mas também teremos muitos momentos de tristeza. Por isso, você não viverá o tempo todo sorrindo, mas também não viverá o tempo todo chorando, com depressão, como a Dona tristeza. Deus quer que você tenha uma vida equilibrada, amém?

Hoje vamos conversar sobre uma emoção que te deixa sempre para baixo (mostre o balão murcho). Essa emoção se chama TRISTEZA. E mora dentro da nossa alma desde que nascemos. É só acontecer alguma coisa ruim, que lá vem ela aparecendo! Tristeza é falta de alegria. Ela nos deixa como esse balão, murchos, sem vida, sem brilho. Você já viu alguém enfeitar uma festa com um balão murcho? Assim também Deus não fez você para viver uma vida murcha, sem brilho, sem vida, sem alegria.

Como age quem está triste? Quem está triste não tem vontade de fazer nada, mesmo que o dia esteja lindo, mesmo que esteja bem na frente de um piscina bem gostosa. Quem está triste não tem vontade de comer, nem de brincar. Anda sempre com a cabeça baixa. Quem está triste nem quer ir na escola, só pensa em dormir e chorar.

Quando é que sentimos tristeza? Bem, em várias situações, entre elas: quando você tira nota ruim na escola, quando fica de castigo, quando alguém da família ou até mesmo seu animalzinho de estimação morre, quando você perde alguma coisa que gostava muito, quando alguém da escola te maltrata.

Não é gostoso sentir tristeza não! Mas sentir tristeza faz parte da vida. Mesmo que a gente não queira, alguns dias passaremos por tristezas. Mas você precisa entender que vai passar por tristezas durante a sua vida, mas que não pode viver triste a vida toda! Sim, existem pessoas que vivem tristes a vida toda! É uma tristeza tão grande, tão forte, que faz com que essas pessoas vivam sempre afundadas em lágrimas e em dores (coloque a pedra com o barbante e afunde a bexiga).  Essa tristeza se chama Depressão e é uma doença. Quando você ficar triste mais do que dois dias e quando você sentir que está afundando na tristeza e não quer mais comer, nem dormir, nem estudar, nem sorrir, então está na hora de você procurar ajuda, ok? Converse com seus pais ou com alguém que você confia e conte para eles o que você sente.

Jesus ficou triste algumas vezes, mas ele não permaneceu afundado na tristeza, como essa bexiga. É muito importante que você aprenda isso! Jesus ficou triste com a morte do seu amigo Lázaro (João 11.32) e ele chorou quando viu a tristeza das suas irmãs Maria e Marta! Jesus também chorou de tristeza quando olhou para a cidade de Jerusalém e viu que lá ninguém queria ouvir as suas Palavras sobre Deus (João 19.41).

Assim, você precisa aprender algo: não é errado sentir tristeza! Existe até uma tristeza que é boa, que é aquela tristeza que sentimos quando desobedecemos a Deus e então depois nos arrependemos. Essa é uma tristeza boa porque ela nos faz deixar de ser desobedientes. Outra coisa, não é pecado você se sentir triste, até porque o choro vem com a tristeza e isso nos deixa aliviados. O que não pode é você viver triste, você não precisa disso. 

Jesus sentia tristeza, mas não vivia triste! Aliás, Jesus era muito, muito feliz! Algumas pessoas fazem desenhos de Jesus com aquele rosto sempre triste, sempre sério. Mas Jesus não era assim de jeito nenhum! Jesus era muito alegre. Houve até um dia que Jesus dançou de alegria! Sim, quando ele mandou 72 discípulos irem para as cidades curar as pessoas e expulsar os demônios delas! Quando os discípulos voltaram com tantas boas notícias para contar, Jesus ficou muito alegre! Ele não só ficou alegre! Ele começou a dançar de alegria. Levantou as mãos para o alto e pulou de alegria, assim como você pula quando recebe uma notícia muito boa. Jesus começou a exultar no Espírito Santo (Lucas 10.21).

E o que significa exultar no Espírito Santo? Significa que Jesus tinha uma alegria que vinha lá do fundo do coração. Não era uma alegria que passa depois que o brinquedo perde a graça. Era uma alegria que vem do Espírito Santo de Deus. Você sabia que Deus enviou o Espírito Santo para morar em seu coração para também te trazer alegria, a mesma alegria que Jesus tinha? Sim, uma alegria que você pode e deve sentir mesmo que não tenha festa, presente, mesmo que as coisas não aconteçam como você quer. É uma alegria que não passa. Aliás, ela sai do nosso coração e pula para fora, em forma de sorriso e disposição. 

Jesus sabia que viriam muitos problemas pela frente. Ele sabia que vários discípulos iam abandoná-lo. Também sabia que seria preso e passaria pela dolorosa tarefa de apanhar e também ser crucificado. Mas nada disso roubava a sua alegria. Aleluia! 

O Espírito Santo se preocupa muito com você. Ele não quer que você viva triste, nem depressivo. E uma das funções dele é nos consolar de todas as nossas tristezas. Jesus mesmo chamou o Espírito Santo de Consolador (João 16.7)!  O Espírito Santo veio para nos consolar e para nos encher de muita alegria! Assim como o Espírito Santo encheu Jesus de alegria, Ele também encherá você ainda hoje. Porque a alegria é um fruto que o Espírito Santo produz na vida de quem acredita em Jesus como Senhor e Salvador (Gálatas 5.22).

Quem aqui deseja ser cheio do Espírito Santo? Ah como eu e você precisamos Dele! Não é tão fácil viver aqui na terra, mas com a presença e companhia Dele tudo fica leve e Quando somos cheios do Espírito Santo, nada pode nos afundar, aleluia! (encha o balão e coloque-o na superfície do vidro). Quando somos cheios do Espírito Santo ficamos fortes e firmes no meio das tristezas, aliás, a tristeza não pode nos afundar de jeito nenhum. Quem é cheio do Espírito, mesmo que passe por momentos de tristeza, não fica desanimado nem murcho. Nem mesmo apagado. Porque o Espírito Santo não deixa. 

Se você está se sentindo murcho, triste, sem esperança, o Espírito Santo vai te encher agora mesmo. E na parte da sua alma onde mora a tristeza, ele vai encher tanto de alegria, que vai expulsar ela para fora do seu coração. Aleluia! Quantos aqui querem receber dessa alegria? 

Ministrador:  Coloque todas as crianças sentadas. Diga a elas que Jesus está lá para curar toda a tristeza de seus corações. Coloque o estetoscópio no coração de cada um delas e pergunte "onde dói?". Ore com fé e expulse toda a tristeza de seus corações. Entregue um balão para cada criança. Enquanto elas enchem o balão, peça ao Espírito Santo que encha a vida de cada uma delas, principalmente de alegria, para que nunca afundem em tristeza. 


Figuras: 
















Atividades: 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...