QUEBRA GELO (por Bruno Bosso):
Caminhar com Deus: Enoque andou com Deus, foi arrebatado e levado ao CÉU.
Brincadeira: Corrida Coordenada ou Tapete de mãos e pés
Itens necessários:
- Fita adesiva
- Figuras de mãos e pés impressas.
Link do vídeo da brincadeira: https://youtu.be/_QzYTUPJGWA
Orientações: Montar as figuras em forma de caminho de uma maneira que as crianças consigam percorrer e chegar ao outro lado (identificar o outro lado de CÉU.
Enoque teve uma vida normal. A Bíblia registra que ele teve filhos e filhas e isso nos leva a entender que se tratava de uma vida comum, com problemas comuns como os nossos (construiu uma casa, se casou, precisou caçar e trabalhar) e fez tudo com Deus! Ele andou com Deus todos os dias da sua vida!
O objetivo da nossa atividade é mostrar que o caminho com Deus, vai ter as suas dificuldades, porém vamos nos levantar e continuar a caminhada. Se as crianças errarem o passo ou caírem não tem problema, incentive-as a continuar a caminhada até o término e chegar ao "CÉU". Essa é a nossa recompensa por andar todos os dias com Deus, mesmo diante dos problemas que surgirão, um dia vamos morar com o Papai do céu.
Reflexão para o executor: Lembre das brincadeiras antigas de amarelinha? Tínhamos um caminho para percorrer e no final um círculo grande escrito CÉU. Desde pequenos fomos ensinados a percorrer um caminho para chegar ao CÉU e nunca entendemos. As crianças de hoje estão acostumadas com a tecnologia e pode ser que nunca brincaram de amarelinha!
MINISTRAÇÃO (Gênesis 5.1-24)
Adão e Eva tiveram dois filhos. Um deles se chamava Caim, o outro Abel. Caim matou Abel por causa da inveja que teve dele, e por causa disso não pode mais viver junto de seus pais. Ele foi um errante, andou pelo mundo até o fim da vida. Agora, Adão e Eva não tinham nem Caim, nem Abel. Que difícil não é mesmo?
Então, depois de um tempo, Adão e Eva tiveram mais um filho e colocaram o nome dele de Sete. Sete cresceu, se casou e gerou filhos. E então ele morreu com 912 anos. Naquela época as pessoas viviam muito, muito mais do que hoje.
O filho de Sete, Enos, também casou e gerou filhos. E morreu com 905 anos.
O filho de Enos, Cainã, casou e teve filhos. E morreu com 910 anos.
E Maalaleel, filho de Cainã também teve filhos e também morreu. Com 895 anos.
E Jarede, filho de Maalaleel, casou e teve muitos filhos. Um deles se chamava Enoque.
Enoque, filho de Jarede casou e teve muitos filhos. Mas sabem de uma coisa? É aqui que entra um fato maravilhoso na história de Enoque. Enoque, durante todos os dias da sua vida andou perto de Deus. Ele viveu 365 anos. E cada ano da sua vida ele passou em amizade, em intimidade com Deus.
Ele fazia todas as mesmas coisas que a gente faz. Ele teve que trabalhar, teve que estudar. Ele se casou. Precisou resolver vários problemas e passou por tristezas e até por alegrias. Enoque era uma pessoa assim, igual a gente. Mas Enoque, ao mesmo tempo era diferente. Mesmo fazendo tudo o que tinha para fazer Enoque nunca se afastava, nenhum momento de Deus. Ele tinha amigos? Sim. Mas Deus, de longe era o melhor amigo dele. E quando ele tinha oportunidade de desobedecer e fazer coisas erradas, Enoque não fazia não. Ele fugia do pecado. Porque ele não queria entristecer seu melhor amigo. Enoque não só falava com Deus quando ia dormir, ou ia para a Igreja. Enoque andava perto de Deus todos os dias, sempre, em todos os momentos. Ele andava com Deus.
Até que um dia, aconteceu uma coisa muito interessante. Deus viu o amor que Enoque tinha por Ele. Então Deus deu um presente para Enoque. Foi dinheiro? Não. Uma viagem? Não! Foi algo muito especial. Enquanto todos os seus antepassados, seus pais, avós, bisavós e tataravós um dia precisaram passar pela morte, Enoque não morreu! Isso mesmo. Enoque não conheceu a morte. Deus não deixou ele passar pela morte. E sabem como foi? Ele foi arrebatado. Deus puxou Enoque diretamente da terra para morar com Ele no céu. Porque Enoque amava Deus e Deus amava Enoque. Então, Deus puxou
E é exatamente isso que a Bíblia diz: "Enoque andou sempre em comunhão com Deus e um dia desapareceu, porque o Senhor Deus o arrebatou". Gênesis 5.24
Vocês podem imaginar qual foi a reação de Enoque quando de repente, ele subiu ao Céu e viu o Senhor, o seu melhor amigo? E como ele ficou quando viu o céu? Ele deve ter ficado muito, muito feliz. Deve ter ficado radiante.
E aqui na terra alguém registrou que Enoque foi visto subindo para o céu e depois não foi visto mais! Não é impressionante?
Deus sabe muito bem quem é amigo Dele. Ele sabe muito bem quem são as pessoas andam perto dele durante toda a sua vida. Sabe quem são as pessoas que preferem estar com Ele mais do que tudo. E sabe muito bem quem são as pessoas que decidem obedecê-lo porque O amam. Para essas pessoas Ele dá recompensas muito especiais, como deu para Enoque. Deus faz com que essas pessoas ouçam a sua voz, o conheçam de perto e algumas, vão direto para o Céu como Enoque.
Encerramento: Enoque andou com Deus todos os dias da sua vida. E ele deixou essa lição maravilhosa, amém? Essa lição especial para mim e para você. Que devemos andar sempre em comunhão com Deus. Independente de quantas coisas tenhamos que fazer, mesmo que a gente tenha tristezas e problemas, jamais podemos nos afastar de Deus. E mesmo se Deus não te arrebatar, como fez com Enoque, que a sua escolha seja andar sempre perto de Deus. Não todos os dias, mas todos os segundos e minutos. Amém?
Ministrador: Deixe que as crianças façam essa oração. Deixe que elas, com suas palavras, digam para Deus o quanto o amam e o quanto querem andar perto dele, em todos os momentos. Deixe elas ouvirem a voz de Deus!
FIGURAS: Sugiro que você faça esse recurso visual super criativo para contar a história de Enoque: https://www.youtube.com/watch?v=bVFYv6Za1oM
VERSÍCULO:
MEDITAÇÃO
ATIVIDADE
6 e 7 anos











Nenhum comentário:
Postar um comentário