quinta-feira, 22 de abril de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: A fuga num cesto!

QUEBRA GELO: (Bruno e Jéssica Bosso)

A LIBERTAÇÃO DE UM AMIGO

Materiais necessários: 
2 correntes 
2 cadeados 
1 chave para cada criança, já contando com as chaves corretas.
Obs: os materiais serão disponibilizados pelo Bruno no dia.

Preparação: 

Escolher um participante e acorrentar os braços junto ao corpo de uma maneira que os cadeados fique na frente e visível. 

Execução: 

- Os demais participantes serão desafiados a libertar o acorrentado.
 - Cada um irá escolher uma chave da caixa (a chave correta também está inclusa). 
- um a um tentará abrir com a sua chave. 
- colocar um som durante a execução.
- assim que as crianças com as chaves corretas abrir os cadeados, encerra a atividade.

Conclusão:

Hoje vamos conhecer sobre Paulo, quando ele precisou de seus amigos para ajudá-lo a passar por um problema. Ele foi corajoso para enfrentar e seguir em frente, cumprindo a missão que Deus lhe deu: pregar o Evangelho. Nessa brincadeira, nossa missão era libertar um dos nossos amigos e devemos agir da mesma forma em nossa vida, libertando as pessoas e contando para elas sobre as maravilhas que Deus é capaz de fazer quando nos entregamos a Ele.


MINISTRAÇÃO: Atos 9.10-32

Depois do encontro que teve com Jesus Cristo, Saulo já não era mais o mesmo. Como aquele encontro mudou a sua vida: Saulo agora passou a usar o nome Paulo! Agora ele não perseguia mais os cristãos. Paulo agora era um discípulo de Jesus e estava cheio do Espírito Santo de Deus. Não tinha mais o coração cheio de ódio e raiva. Agora seu coração estava cheio de amor por Jesus. E também estava cheio de coragem e ousadia para pregar sobre Jesus onde quer que fosse.

E lá em Damasco, cidade para onde estava indo matar os cristãos, Paulo começou a pregar nas Sinagogas (templo dos judeus) que Jesus Cristo é o filho de Deus! Isso mesmo!  Os judeus achavam que Paulo ainda era o Saulo, o homem que odiava e queria matar os cristãos, por isso deixavam-no entrar nas sinagogas. Mas quando Paulo abria a boca para pregar, ah, eles tomavam um grande susto. Paulo, ao invés de falar mal de Jesus e dos cristãos, agora estava é pregando que Jesus era o filho de Deus. Ele estava convidando os judeus a se tornarem cristãos, seguidores de Jesus.

O que vocês acham que os judeus fizeram? Porque agora Paulo não era mais amigo deles. Já que Paulo tinha mudado de lado, eles começaram a planejar uma maneira de fazê-lo parar de pregar sobre Jesus. O que vocês acham que os judeus estavam planejando? (deixe que as crianças participem).

Sim! Os judeus queriam é prendê-lo. Vocês pensam que Paulo não sabia disso? Claro que sim! Ele era um antigo religioso! Mas mesmo assim Paulo continuou a fazer discípulos para Jesus ali em Damasco. Ele continuou a pregar para os moradores de Damasco que Jesus Cristo, o Filho de Deus, morreu na cruz para salvar a todos os que crerem Nele.

Então os judeus resolveram acabar com a vida de Paulo. "Vamos matar esse traidor" - disseram eles. "Ele era um homem que estava do nosso lado, que buscava destruir aqueles que invocavam o nome de Jesus, e não sabemos o que aconteceu com esse doido! Agora ele é um cristão igual a eles"!

Logo prepararam uma cilada para matar Paulo. Os judeus ficaram escondidos dia e noite na entrada da cidade, para pegá-lo e acabar com a sua vida! Sim, porque Paulo logo precisaria sair de Damasco. E quando ele saísse, pronto! Estaria acabado!

Mas Deus deu um jeito de Paulo saber o que ia acontecer. Porque Deus sempre abençoa e protege aqueles que fazem a Sua obra. Então, sabem o que aconteceu? Os discípulos viram que a situação de Paulo estava muito perigosa. E que ele podia ser morto a qualquer momento. Então montaram um plano!

A cidade de Damasco era rodeada por uma muralha. O jeito seria Paulo sair da cidade por cima do muro! E foi o que fizeram! De madrugada, colocaram Paulo dentro de um cesto bem grande. E por uma rachadura que havia na muralha, desceram o cesto com cordas, com Paulo dentro. Uau, que aventura! Imaginem como deve ter sido! Mas Deus protegeu Paulo e então, o mais rápido possível ele viajou para Jerusalém!

Ele precisava muito se encontrar com os discípulos de Jesus que estavam em Jerusalém: Pedro, Tiago e João. Mas quando chegou lá...ninguém queria acreditar que Paulo era um novo homem. Ninguém acreditava que ele era um verdadeiro discípulo de Jesus. Porque vocês sabem, a fama de Saulo era horrível e os discípulos achavam que ele estava se fazendo passar por cristão para prender os cristãos de Jerusalém.

E foi Barnabé, um homem muito especial, que contou o que havia acontecido com Paulo, desde o encontro dele com Jesus até a sua fuga pelo cesto nas muralhas de Damasco. Ufa! Agora os discípulos acreditaram que Paulo havia sido convertido por Jesus. E lá em Jerusalém, sabem o que Paulo fez?

Ele foi se esconder com medo dos judeus? Foi dormir, pois estava muito cansado? Foi comer e se divertir? Não! Paulo foi fazer aquilo que Jesus havia mandado ele fazer. Foi pregar que Jesus era o filho de Deus para todos quanto podia. Ele pregava com coragem e com muita valentia, sem medo das pessoas que queriam matá-lo. E essa coragem foi dada pelo Espírito Santo de Deus, porque Paulo estava fazendo a vontade de Deus. Agora que era cristão, ninguém conseguiria impedi-lo de pregar sobre Jesus!

Encerramento: Uau! Que aventura Paulo passou logo após a sua conversão, não é mesmo? Mas desde que Jesus o chamou, Paulo sabia que deveria pregar que Jesus é o filho de Deus para quantos pudesse. Ele sabia que quanto mais falasse, mas gente sairia da escuridão, da mesma que escuridão que ele estava, e mais gente veria a luz de Jesus Cristo. Por isso Paulo pregava com coragem e com muita valentia, que Jesus é o filho de Deus. Paulo é um dos homens mais importantes da Bíblia. E o que ele fez? Ele construiu um barco, um navio? Inventou um brinquedo ou celular diferente? Não. Paulo foi um grande pregador do Evangelho. Foi um missionário. Você aprenderá o que é missionário nas próximas lições. 

Mas desde já, precisa seguir o exemplo de Paulo. Existem muitas crianças que ainda não conhecem Jesus Cristo como o Filho de Deus, como o Salvador e Senhor. Elas até podem ter ouvido falar sobre um homem legal, que fez o bem, que morreu na cruz. Mas seus amigos precisam ouvir a mesma coisa que Paulo pregava: Jesus é o filho de Deus e ele quer se encontrar com cada criança para ser o seu Salvador e Senhor. Quem vai falar para os seus amigos e amigas sobre Jesus?  Sim, é você. Você mesmo. Se quiser, pode começar agora mesmo a falar de Jesus para seus amigos. Que Jesus os ama e que eles precisam de um Salvador. Que tal? Vamos ser como o Paulo? Pregar Jesus com coragem e valentia?

Ministrador: Faça o apelo para que as crianças sejam pregadoras do Evangelho. E peça ao Espírito Santo que as encha, nessa mesma hora, para falarem de Jesus para outras crianças com coragem e ousadia. Se quiser, pode ungi-las. E que Deus use essas crianças com poder!


FIGURAS:








VERSÍCULO e TAREFA DA SEMANA:




Folheto Evangelístico da Tarefa da Semana:



ATIVIDADES 6 e 7:




ATIVIDADES 8 a 10: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...