Quebra gelo (Bruno e Jéssica Bosso)
ENFERMOS NUNCA MAIS!
Vamos continuar nossa viagem como missionário e agora daremos início a missão de hoje: curar os enfermos!
Não será preciso materiais para a execução. A atividade de hoje será a brincadeira do “vivo ou morto”, porém com adaptações:
- Substituir as palavras: vivo = curado; morto = doente ou enfermo.
Execução
1 - Organizar as crianças de maneira que fiquem espalhadas pelo espaço;
2 - Quando o executor disser a palavra ENFERMO, todos precisam permanecer agachados; ao dizer CURADO, todos ficam em pé.
3 - Como na brincadeira, o executor deve alternar os comandos a fim de que as crianças se confundam.
4 - Conforme a criança erra o comando do executor deve ser eliminada, até restar apenas uma, que será a vencedora.
Conclusão
Hoje aprenderemos sobre um paralítico que foi curado durante uma das missões de Paulo e Barnabé. Assim que recebeu a cura do Senhor ele se levantou, e nunca mais viveu prostrado e humilhado. Nossa missão como servos de Cristo é levar cura aos enfermos também! Paulo, mais uma vez nos ensina sobre isso. E quando alguém recebe o poder de cura de Jesus não se prostra nunca mais diante deste mundo, pois vive a abundante vida de Deus dentro de si.
Ministração (Atos 14.1-10)
Paulo e Barnabé foram separados pelo Espírito Santo para fazer sua primeira viagem missionária. Como você já aprendeu, a viagem missionária não é uma viagem de passeio, de férias, mas sim, uma viagem com uma missão, com um objetivo. E qual era o objetivo de Paulo e Barnabé? Contar para quantas pessoas eles pudessem, que Jesus Cristo, o Filho de Deus é o Senhor e Salvador. E somente Ele pode trazer o perdão dos pecados para todas as pessoas do mundo. Que mensagem maravilhosa!
Paulo e Barnabé foram para Antioquia. Depois para Chipre e depois para Antioquia da Psidia. Lá em Antioquia da Psídia, eles decidiram que iam falar de Jesus para pessoas que não eram judeus. Eles iam falar sobre Jesus para estrangeiros que adoravam outros deuses. Porque os judeus, eles criam no mesmo Deus que a gente, mas não criam e ainda não crêem em Jesus Cristo. Mas os estrangeiros precisavam ouvir sobre o Deus verdadeiro e sobre seu filho, Jesus Cristo.
Após serem expulsos de Antioquia da Psídia, Paulo e Barnabé foram para Icônio. Uma grande cidade que hoje se chama Cônia e também fica no país chamado Turquia. Para onde Paulo e Barnabé foram quando chegaram em Icônio? Claro, para uma sinagoga! E eles falaram para todos que Jesus Cristo é filho de Deus. Muita, muita gente da cidade creram em Jesus e aceitaram Ele em seus corações! Eles estavam cheios do Espírito Santo e por isso tinham muita coragem!
Isso mesmo! Nas reuniões que Paulo e Barnabé faziam, muitos milagres aconteciam: pessoas eram curadas, até os casos mais difíceis! Por causa disso, muita gente creu em Jesus Cristo. Mas, muitos naquela cidade não aceitaram a mensagem! Eles fizeram um plano para matar Paulo e Barnabé com pedradas. Bem, você precisa desde já aprender que o inimigo de Deus e da gente, o Diabo, vai fazer de tudo para que a gente não fale de Jesus para outras pessoas.
Mas Paulo e Barnabé tinham uma missão. Pregar o Evangelho para o maior número de pessoas possível. Então eles fugiram para outra cidade, chamada Listra.E ali também começaram a pregar o Evangelho. Lá em Listra, uma coisa maravilhosa aconteceu!
Naquela cidade havia um homem que não podia andar. Suas pernas e pés estavam paralisados desde que ele havia nascido. Imaginem como era sofrida a vida daquele homem? Ele não conseguia fazer nada sozinho. Não conseguia correr livremente como eu e você. Ele era um paralítico. Um aleijado.
Mesmo sem poder andar, aquele homem foi levado até onde Paulo estava pregando. Ele ouvia com muita atenção ao que era pregado. E ele creu que Jesus Cristo era o filho de Deus. Paulo viu que o coração daquele homem estava cheio de fé, por isso parou à sua frente e ficou olhando fixamente nos olhos dele. Algo maravilhoso estava para acontecer!
Paulo olhou bem firme nos olhos do homem e disse em voz alta: Levante-se e fique de pé! E naquele mesmo momento aconteceu o milagre!! O paralítico deu um grande salto e de repente começou a andar! Um homem que nunca havia experimentado a experiência de andar com seus próprios pés, de ficar firme no chão, de repente,começou a andar.
Imaginem como aquilo foi maravilhoso para todas as pessoas que ali estavam. Sim, porque há poder, sempre há poder no nome de Jesus. E foi no nome de Jesus que aquele paralítico foi curado. Aquele milagre causou uma agitação muito grande na cidade. Pois todos conheciam aquele homem como um aleijado. Agora ele andava e até podia correr, por causa do poder que há no nome de Jesus. E com isso, muito mais gente acreditou que Jesus era o filho de Deus.
Encerramento: Jesus, antes de subir para o céu, disse para os seus discípulos: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados". Marcos 16.15-18.
Era exatamente isso que estava acontecendo com Paulo e Barnabé. Eles obedeceram a ordem de Jesus de pregar o Evangelho para todas as pessoas. E Jesus cumpriu a Palavra dele, fazendo com que sinais maravilhosos acontecessem. É isso exatamente o que vai acontecer com você, se você obedecer a ordem de Jesus, de pregar o Evangelho para todas as crianças. Enquanto você prega, Deus vai te usar para curar muita gente! Amém? Para fazer até mesmo paralíticos andarem, no poder do nome de Jesus. Quem deseja pregar o Evangelho para todas as crianças que encontrar? Quem deseja aqui ter o dom de curar pessoas em nome de Jesus?
Ministrador: Ore com as crianças, pedindo para que o Espírito Santo desça com poder sobre a vida delas, da mesma forma que estava sobre Paulo e Barnabé. Que venha uma unção poderosa de coragem e sabedoria, para que elas preguem sobre Jesus para todas as crianças que encontrarem. E ore para que nesse mesmo momento, o Espírito Santo derrame sem medidas, o dom da cura sobre elas.
Figuras:
Versículo / Tarefa:
Atividades 6 e 7: