sexta-feira, 28 de maio de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Os deuses desceram até nós!

Quebra gelo: Bruno e Jéssica Bosso

Ministração: (Atos 14.8-19)

*Para essa ministração, vocês precisarão de um homem caracterizado como o Apóstolo Paulo, que deverá entrar no final. Você pode colocar nele uma barba, um turbante, vestes de época, sandálias...etc. Ele deve estar com marcas de pedradas, todo machucado e cheio de poeira....


Quem aqui já andou de Navio? (deixe que a criança conte).  Como vocês acham que eram os navios da época? Bem, os navios da época não eram confortáveis como os que vocês conhecem hoje. Não tinham vários andares, nem quartos legais, nem piscinas, nem restaurantes com comida boa...Os navios daquela época eram usados principalmente para fazer o transporte de cargas pesadas como cereais, madeira e outras coisas importantes. Quem quisesse ir para uma determinada cidade, precisava procurar um navio com mercadorias, e se acomodar no convés. Não era nada confortável!






Paulo e Barnabé usaram muito esse meio de transporte em primeira viagem missionária. Eles não se importavam se era incômodo. Eles estavam é preocupados com a missão que o Espírito Santo havia dado a eles em Atos 13.2: "Separem-me agora mesmo, Barnabé e Saulo para a missão a qual os tenho chamado". Como você já aprendeu aqui, a viagem missionária não era uma viagem de passeio, para curtir férias. Era uma viagem com um único objetivo: espalhar para o maior número de pessoas, no maior número de cidades possível, a mensagem do Evangelho. Qual a mensagem do Evangelho? (deixe que as crianças respondam). 

Foi exatamente o que Paulo e Barnabé fizeram em Listra. Eles entraram na sinagoga da cidade e ali pregavam sobre Jesus. Muita gente acreditou na mensagem e passou a ser discípulo de Jesus Cristo. E por causa do poder da mensagem do Evangelho, muita gente era curada de suas doenças.  Mas vocês pensam que os líderes da antiga religião de Paulo estavam felizes? De jeito nenhum. Eles estavam é planejando uma maneira de matar Paulo e Barnabé. Eles se reuniram com os líderes da cidade e planejaram fazer uma coisa terrível: apedrejar Paulo e Barnabé! 
Mas Paulo e Barnabé estavam cheios de coragem e vontade de pregar o Evangelho. Eles não tinham medo do que esses líderes maldosos estavam fazendo. 

Mas Paulo e Barnabé nem imaginavam que viveriam algumas aventuras muito diferentes nessa cidade.

Na cidade de Listra havia um homem que desde que nasceu era paralítico, aleijado dos pés. Ele não podia andar para nenhum lugar, ele precisava da ajuda das pessoas para fazer tudo e quando não tinha ajuda, a única coisa que podia fazer era se arrastar no chão. Aquele homem estava sentado no lugar onde Paulo estava pregando e no meio da mensagem, Paulo olhou para ele e disse: Fique de pé! No mesmo instante, aquele aleijado desde que nasceu, por sua fé em Jesus Cristo, firmou os seus pés e voltou a andar normalmente! Uau, vocês podem imaginar a alegria daquele homem? Agora ele não parava mais de correr, nem de saltar, nem de dar glórias a Deus por aquele milagre. Ah, como aquele homem adorava a Jesus por aquilo que Ele fez.

Mas o povo da cidade não entendeu que aquilo era um milagre de Jesus não. Na verdade eles nem conheciam Jesus. Eles adoravam outros deuses e a cidade deles era cheia de templos para esses deuses. Então, o povo achou que Paulo e Barnabé tinham um poder milagroso. A cidade inteira ficou agitada e as pessoas começaram a gritar: Os deuses humanos desceram até nós, eles são deuses! Vocês podem imaginar o que aconteceu logo depois? Ajuntou-se uma grande multidão em volta dos dois. Eles deram para Barnabé o nome dos falsos deuses da Grécia. Para Barnabé deram o nome de Zeus. E para Paulo deram o nome de Hermes. O povo começou a trazer as oferendas e presentes que davam para os seus deuses: flores, bois, perfumes.

Mas Paulo e Barnabé sabiam que o poder não era deles. O poder era de Deus e do seu Filho Jesus Cristo.  Naquela mesma hora eles rasgaram as suas roupas, porque isso era um sinal de humildade, e gritaram para o povo: "O que vocês estão fazendo? Nós somos humanos como vocês. Nós estamos aqui, pregando o Evangelho para que vocês se afastem da adoração a deuses, que não levam a nada. Vocês precisam abandonar a idolatria e se voltarem para Deus, o Deus vivo, que fez o céu, a terra e tudo o que nela existe.  É para Ele que vocês devem dar toda a adoração e até a sua vida!" (14.15-16). Mas mesmo assim foi muito difícil impedir o povo de levar ofertas e sacrifícios a eles.

Ah, Paulo e Barnabé eram verdadeiros discípulos, verdadeiros Apóstolos de Jesus! Eles não aceitaram nenhuma adoração das pessoas.  Não caíram na armadilha que o diabo fez para eles, de prendê-los na ideia de que o que tinha acontecido foi por causa do poder deles. Ah, por causa disso o diabo ficou muito furioso. Vocês nem acreditam!

Naquele momento, chegaram aqueles líderes que queriam fazer maldades para os dois. Bem naquele momento! Aproveitando que a multidão estava descontrolada, os líderes convenceram a multidão de que Paulo e Barnabé eram mentirosos e estavam ali para enganar as pessoas. Ah, naquele mesmo momento, a mesma multidão que estava dando presentes para eles se voltou contra eles. Não é estranho?  

A multidão se voltou contra Paulo e começou a jogar pesadas pedras nele. Foram muitas. Que bateram na cabeça, nas pernas, no coração. Paulo não aguentou e caiu como se estivesse morto.  E então ele foi arrastado para fora da cidade, jogado na poeira. E os líderes começaram a celebrar a morte de Paulo. Mas será que Paulo estava morto?

Não! De jeito nenhum! Paulo tinha muita coisa para fazer ainda e Deus não deixaria ninguém matá-lo até que ele terminasse a sua missão. Aleluia! Quando os discípulos se reuniram em volta dele, ele se levantou, sacudiu a poeira e foi para o hospital? Não! Paulo não foi para o hospital. Sabem para onde Paulo foi? Para a cidade. Sim, ele voltou para a cidade. E lá na cidade Paulo continuou a fazer muitos discípulos. E todos queriam saber como foi ser homenageado e depois apedrejado pelas pessoas.  Sabem o que Paulo disse para os discípulos?

(Nesse momento Paulo entra). 

"Minhas queridas crianças, discípulas de Jesus. Saibam que quando vocês entregaram a vida de vocês para Jesus, o seus nomes foram escritos no céu. Agora vocês fazem parte do reino de Deus. Por isso, eu quero ensinar a vocês exatamente o que ensinei aos discípulos de Jesus em listra. Vocês precisam ser corajosos. Precisam ser como eu e Barnabé fomos. Foi o Espírito Santo quem nos escolheu para a missão de pregarmos o Evangelho a todas as pessoas que não eram judeus. E é o Espírito Santo crianças, que está escolhendo vocês hoje, agora mesmo, para serem pregadores corajosos como eu e Barnabé fomos. Vocês precisam, na Escola, na sua Rua, na célula e em casa, vocês precisam anunciar a todos que Jesus Cristo quer ser o Senhor e Salvador deles. Vocês precisam abrir a boca e pregar o Evangelho. Sem medo. É para essa missão que o Espírito Santo está enviando vocês agora. Para falar para todos os que encontrarem da boa notícia de que Deus as ama e quer perdoá-las, por isso enviou o seu Filho Jesus para morrer por cada uma delas. Quem aceita? Quem? Quem quer ser como eu e Barnabé e ir pregar o Evangelho? Alguns aqui viajarão para muito longe com uma missão como a nossa. Outros ficarão aqui. Mas todos vocês farão muitos discípulos, amém?

Ministrador: O próprio "Apóstolo Paulo" pode conduzir as crianças a um tempo de dedicação das crianças e oração. E ele mesmo pode pedir que o Espírito Santo desça sobre as crianças para darem a elas coragem e poder. Será muito especial, pode ter certeza!

Figuras:










Versículo/Tarefa:



Atividades 6 e 7:


Atividades 8 a 10:



quinta-feira, 13 de maio de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: A cura do aleijado em Listra

Quebra gelo (Bruno e Jéssica Bosso)

ENFERMOS NUNCA MAIS! 

Vamos continuar nossa viagem como missionário e agora daremos início a missão de hoje: curar os enfermos!  

Não será preciso materiais para a execução. A atividade de hoje será a brincadeira do “vivo ou morto”, porém com adaptações: 

- Substituir as palavras: vivo = curado; morto = doente ou enfermo. 

Execução

1 - Organizar as crianças de maneira que fiquem espalhadas pelo espaço;
 2 - Quando o executor disser a palavra ENFERMO, todos precisam permanecer agachados; ao dizer CURADO, todos ficam em pé. 
3 - Como na brincadeira, o executor deve alternar os comandos a fim de que as crianças se confundam.
4 - Conforme a criança erra o comando do executor deve ser eliminada, até restar apenas uma, que será a vencedora. 

Conclusão

Hoje aprenderemos sobre um paralítico que foi curado durante uma das missões de Paulo e Barnabé. Assim que recebeu a cura do Senhor ele se levantou, e nunca mais viveu prostrado e humilhado. Nossa missão como servos de Cristo é levar cura aos enfermos também! Paulo, mais uma vez nos ensina sobre isso. E quando alguém recebe o poder de cura de Jesus não se prostra nunca mais diante deste mundo, pois vive a abundante vida de Deus dentro de si.


Ministração (Atos 14.1-10)

Paulo e Barnabé foram separados pelo Espírito Santo para fazer sua primeira viagem missionária. Como você já aprendeu, a viagem missionária não é uma viagem de passeio, de férias, mas sim, uma viagem com uma missão, com um objetivo. E qual era o objetivo de Paulo e Barnabé? Contar para quantas pessoas eles pudessem, que Jesus Cristo, o Filho de Deus é o Senhor e Salvador. E somente Ele pode trazer o perdão dos pecados para todas as pessoas do mundo. Que mensagem maravilhosa!


Paulo e Barnabé foram para Antioquia. Depois para Chipre e depois para Antioquia da Psidia. Lá em Antioquia da Psídia, eles decidiram que iam falar de Jesus para pessoas que não eram judeus. Eles iam falar sobre Jesus para estrangeiros que adoravam outros deuses. Porque os judeus, eles criam no mesmo Deus que a gente, mas não criam e ainda não crêem em Jesus Cristo. Mas os estrangeiros precisavam ouvir sobre o Deus verdadeiro e sobre seu filho, Jesus Cristo.

Após serem expulsos de Antioquia da Psídia, Paulo e Barnabé foram para Icônio. Uma grande cidade que hoje se chama Cônia e também fica no país chamado Turquia. Para onde Paulo e Barnabé foram quando chegaram em Icônio? Claro, para uma sinagoga! E eles falaram para todos que Jesus Cristo é filho de Deus. Muita, muita gente da cidade creram em Jesus e aceitaram Ele em seus corações! Eles estavam cheios do Espírito Santo e por isso tinham muita coragem! 

Isso mesmo! Nas reuniões que Paulo e Barnabé faziam, muitos milagres aconteciam: pessoas eram curadas, até os casos mais difíceis! Por causa disso, muita gente creu em  Jesus Cristo. Mas, muitos naquela cidade não aceitaram a mensagem! Eles fizeram um plano para matar Paulo e Barnabé com pedradas. Bem, você precisa desde já aprender que o inimigo de Deus e da gente, o Diabo, vai fazer de tudo para que a gente não fale de Jesus para outras pessoas.

Mas Paulo e Barnabé tinham uma missão. Pregar o Evangelho para o maior número de pessoas possível. Então eles fugiram para outra cidade, chamada Listra.E ali também começaram a pregar o Evangelho. Lá em Listra, uma coisa maravilhosa aconteceu!

Naquela cidade havia um homem que não podia andar. Suas pernas e pés estavam paralisados desde que ele havia nascido. Imaginem como era sofrida a vida daquele homem? Ele não conseguia fazer nada sozinho. Não conseguia correr livremente como eu e você. Ele era um paralítico. Um aleijado.

Mesmo sem poder andar, aquele homem foi levado até onde Paulo estava pregando. Ele ouvia com muita atenção ao que era pregado. E ele creu que Jesus Cristo era o filho de Deus. Paulo viu que o coração daquele homem estava cheio de fé, por isso parou à sua frente e ficou olhando fixamente nos olhos dele. Algo maravilhoso estava para acontecer!

Paulo olhou bem firme nos olhos do homem e disse em voz alta: Levante-se e fique de pé! E naquele mesmo momento aconteceu o milagre!! O paralítico deu um grande salto e de repente começou a andar! Um homem que nunca havia experimentado a experiência de andar com seus próprios pés, de ficar firme no chão, de repente,começou a andar.

Imaginem como aquilo foi maravilhoso para todas as pessoas que ali estavam. Sim, porque há poder, sempre há poder no nome de Jesus. E foi no nome de Jesus que aquele paralítico foi curado. Aquele milagre causou uma agitação muito grande na cidade. Pois todos conheciam aquele homem como um aleijado. Agora ele andava e até podia correr, por causa do poder que há no nome de Jesus.  E com isso, muito mais gente acreditou que Jesus era o filho de Deus.

Encerramento: Jesus, antes de subir para o céu, disse para os seus discípulos: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados". Marcos 16.15-18. 

Era exatamente isso que estava acontecendo com Paulo e Barnabé. Eles obedeceram a ordem de Jesus de pregar o Evangelho para todas as pessoas. E Jesus cumpriu a Palavra dele, fazendo com que sinais maravilhosos acontecessem. É isso exatamente o que vai acontecer com você, se você obedecer a ordem de Jesus, de pregar o Evangelho para todas as crianças. Enquanto você prega, Deus vai te usar para curar muita gente! Amém? Para fazer até mesmo paralíticos andarem, no poder do nome de Jesus. Quem deseja pregar o Evangelho para todas as crianças que encontrar? Quem deseja aqui ter o dom de curar pessoas em nome de Jesus?

Ministrador: Ore com as crianças, pedindo para que o Espírito Santo desça com poder sobre a vida delas, da mesma forma que estava sobre Paulo e Barnabé. Que venha uma unção poderosa de coragem e sabedoria, para que elas preguem sobre Jesus para todas as crianças que encontrarem. E ore para que nesse mesmo momento, o Espírito Santo derrame sem medidas, o dom da cura sobre elas.


Figuras:







Versículo / Tarefa:



Atividades 6 e 7:





Atividades 8 a 10:




sexta-feira, 7 de maio de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Pregando com Coragem em Antioquia

Quebra Gelo (Bruno e Jéssica): 

ACERTE O ALVO!

Vamos brincar do jogo das argolas?!

Materiais necessários:

- Um jogo com 06 argolas;
- 07 pinos (para encaixar as argolas);
- 07 folhas: 04 descrevendo o que um missionário deve ser e fazer, 03 descrito o que um missionário não deve ser e fazer.

Ex.: pregar o Evangelho, ser cheio do Espírito Santo, obediente, estudar a Palavra de Deus; ser preguiçoso, bagunçar na escola e brigar com os pais. 

OBS: os materiais serão disponibilizados pela equipe da manhã. 

Preparação

1) organizar as folhas com os pinos em cima ou ao lado, de modo que as crianças consigam ler e escolher onde lançar as argolas.
2) coloque as qualidades do missionário mais longe que os defeitos, a fim de dificultar o lançamento das argolas (mas não impossibilitar).

Execução

1) Posicionar as crianças em fila. Uma de cada vez executará a atividade. 
2) Entregar 03 argolas para a primeira criança da fila; as outras 03 são reserva.
3) Explicar que ela deve tentar acertar 03 características de um missionário chamado por Deus. NÃO AS AJUDE A DECIDIR EM QUAL LANÇAR!
4) Conforme acertarem o alvo (no lugar certo) comemore com as crianças. 

Conclusão

Paulo e seus companheiros tinham uma missão: viajar por muitas cidades pregando o evangelho, conforme o Espírito Santo os conduzia. Hoje vamos aprender mais algumas viagens de Paulo e o quanto ele tinha que ser dedicado e obediente a Deus para que tudo desse certo. Mesmo sofrendo perseguições ele não desistia, pois era cheio do Espírito Santo que o fortalecia. Para sermos tão excelentes como Paulo e cumprir nosso chamado, precisamos nos esforçar e alcançar as qualidades exigidas por Deus.


Ministração: Atos 13.13-50

Paulo e Barnabé foram escolhidos pelo Espírito Santo de Deus para fazer grandes viagens! Eram viagens de férias? Não! Viagens a passeio? Não. Eram viagens muito especiais. Viagens para cidades grandes e importantes naquela época, com um único objetivo. Sabem qual era?

Eles queriam ganhar muita gente para Jesus! Sim, porque sem Jesus, não importa o quanto aquelas pessoas tinham de dinheiro.
Não importa se elas eram pessoas muito importantes ou se tinham uma família grande. Sem receber Jesus como Senhor e Salvador, aquelas pessoas iriam para o inferno, um lugar bem longe de Deus. Paulo e Barnabé estavam cheios do Espírito Santo. Com isso eles tinham ânimo, alegria e muita energia física e espiritual para enfrentarem todo o tipo de perigos e desafios que essa missão traria.

Paulo e Barnabé deixaram a Ilha de Chipre e viajaram para uma outra cidade chamada Antioquia da Psídia. Era uma cidade grande e importante que ficava numa região cheia de montanhas! E cheia de pessoas que precisavam ouvir sobre Jesus.

Assim que chegaram, Paulo e Barnabé foram descansar?
Tomar um banho de piscina? Não! Eles tinham uma missão urgente e importante, então foram direto para o lugar de reunião dos judeus chamado Sinagoga. Então, Paulo foi convidado para falar para as pessoas que estavam ali.

Paulo estava cheio do Espírito Santo. Ele estava com muita vontade de falar o que Jesus havia feito em sua vida. Então, ele começou:

Ouçam-me todos vocês que estão aqui. O Deus de Israel escolheu nossos antepassados (avô, bisavô, tataravô,etc) e há muito tempo atrás e fez eles virarem um país, chamado Israel. Depois o Senhor Deus deu um rei chamado Davi. E dos futuros filhos de Davi, Deus levantou um homem muito especial para ser o nosso Salvador: Jesus Cristo. Mas nossos parentes que já morreram não reconheceram Jesus como o filho de Deus. Pelo contrário, eles pregaram ele na cruz, sem ter motivo nenhum. Depois eles colocaram Jesus dentro de um túmulo feito de pedras. Mas Deus fez o seu filho Jesus viver novamente. Jesus ressuscitou. Davi, o rei mais importante de Israel morreu e foi enterrado. Mas Jesus, o filho de Deus morreu e ressuscitou. Deus fez ele viver novamente porque aceitou o fato dele ter morrido na cruz para que as pessoas tivessem o perdão dos seus pecados. Ele está vivo. Sendo assim, amigos, se vocês crerem que Jesus é o filho de Deus, os seus pecados serão perdoados. E vocês poderão ser amigos de Deus e como Jesus, viverão para sempre!

As pessoas que estavam na Sinagoga ficaram tão interessadas na Palavra que convidaram Paulo para pregar novamente na semana seguinte. Na semana seguinte será que apareceu alguma pessoa para ouvir? Quem acha que não apareceu ninguém? 

Mas sabem de uma coisa? No sábado seguinte quase toda a população da cidade se reunião para ouvir a Palavra de Deus. Muita, muita gente ali aceitou a Jesus como Senhor e Salvador. E passou a ser discípulo de Jesus Cristo. Muitos que aceitaram Jesus eram adoradores de deuses estranhos, mas muitos também pertenciam à antiga religião de Paulo, o judaísmo. Imaginem como Deus estava feliz? Jesus também estava muito feliz e alegre com o trabalho de Paulo e Barnabé! E o Espírito Santo, ele estava enchendo Paulo e Barnabé com a força e a inteligência para pregar para tanta gente.

E assim terminou a linda viagem para Antioquia da Psídia? Não, claro que não. Quando abrimos nossa boca para pregar o Evangelho, tem um inimigo que não gosta de jeito nenhum. Ele é Satanás, o inimigo de Deus e dos seres humanos. Ele e seus demônios trabalham para que as pessoas fiquem longe da verdade de que Jesus é o filho de Deus e é somente crendo nele que podemos ter nossos pecados perdoados. Eles também trabalham fazendo com que os cristãos fiquem calados e não falem para ninguém, ninguém mesmo sobre o perdão que Jesus traz. 

Então, enquanto Paulo pregava para quase toda a cidade, os judeus ficaram com muita inveja dele. Eles começaram a xingar Paulo e Barnabé, começaram a maltratá-los e queriam impedir que eles pregassem. Mas Paulo e Barnabé estavam cheios de coragem. Nada faria com que eles parassem. Eles continuaram espalhando a boa notícia de que Jesus era o Salvador e o Filho de Deus. Até que foram expulsos da cidade pelos governadores daquele lugar. Pensa que ficaram tristes? Não mesmo. Eles deixaram um grupo de cristãos ali, e foram para outra cidade. Aleluia!

Encerramento:  Queridas crianças, Deus fez um desenho bem legal sobre a vida de vocês. Ele ama vocês e fez vocês chegarem perto dele para serem amigos Dele. Para crerem no filho de Deus, Jesus Cristo, agora vocês precisam cumprir a missão de vocês como Paulo e Barnabé fizeram. Alguns aqui vão viajar muito como Paulo viajou. Mas alguns não, alguns ficarão bem aqui na cidade. Mas o importante é você aprender hoje duas lições:

1 - Você crê em Jesus? Sim, porque para falar de Jesus para outras crianças você precisa acreditar com toda a força do seu coração que Jesus Cristo é o filho de Deus. Ele entregou sua vida como uma oferta lá na cruz. E  o seu sangue derramado trouxe o perdão dos nossos pecados. Sem o sangue de Jesus, Deus nunca iria querer olhar para nós e nos abençoar. Então creia, acredite que Jesus morreu pelo seu pecado e ressuscitou para nos dar vida! Receba ele agora mesmo como seu Senhor e Salvador.

2 - O Espírito Santo é uma pessoa que mora dentro da gente. Foi Deus quem o mandou habitar em nós para nos encher de coragem, de força e de alegria. Ele é quem será nosso guia em nossa missão de fazer muitos discípulos para Jesus, como Paulo e Barnabé fizeram. E sabem porque Ele faz isso? É porque quer que todas as pessoas da terra acreditem em Jesus Cristo. Ele quer honrar Jesus em todas as cidades! Ah crianças, Jesus fica tão feliz quando a gente faz como Paulo e Barnabé! Ele se alegra tanto quando você e eu abrimos nossa boca e falamos para o máximo de gente que pudermos que Jesus Cristo é o Filho de Deus, Senhor e Salvador. Ele morreu para que nossos pecados fossem perdoados. Amém? Então, que vocês se acostumem a falar sobre Jesus para tantas pessoas que puderem, todos os dias.

Ministrador: Ore com as crianças, primeiramente fazendo o apelo. Depois, peça que o Espírito Santo as encha com poder e coragem para que elas preguem o Evangelho para muitas crianças.

Figuras: 












Versículo/Tarefa:




Atividades 6 e 7 anos:



Atividades 8 a 10 anos:



20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...