ABERTURA
Louvor
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
MINISTRAÇÃO - Deus fez um plano para mim (Juízes 13.1-25; 16; Lucas 1.5-22; 57-66; 3.1-20)
Introdução:
Hoje vamos conversar sobre o seu nascimento. Quem aqui sabe o dia, mês e ano que nasceu? E a hora? E em qual hospital? Sua mãe nasceu de cesariana ou de parto normal? Como seu nome foi escolhido? Quando sua mãe soube que estava grávida, ela e seu pai começaram a fazer planos. Primeiro eles planejaram o seu nome...se fosse menino ia ter um nome, se fosse menina ia ter outro. Depois, quando souberam o sexo, também planejaram o quarto, o chá de bebê...alguém já viu fotos do chá de bebê da sua mãe, quando ela estava grávida de você? Além disso, com certeza eles pensaram e ainda pensam sobre o futuro de vocês. Qual será sua profissão, com quem vocês vão se casar, e assim por diante. Com certeza eles já fizeram bons planos para vocês. Nunca, eles planejaram que vocês serão bandidos, assaltantes, usuários de drogas, bêbados e outras coisas ruins.
Desenvolvimento:
Hoje vamos aprender sobre a história de dois papais e duas mamães que souberam de todo o planejamento de Deus para seus filhos, antes mesmo que eles nascessem. E sabem o que mais? Esses casais eram estéreis, ou seja, durante muito tempo eles tentaram ter filhos, mas por problemas de saúde não conseguiram. A primeira história é sobre o pai e a mãe de Sansão.
Manoá e sua esposa eram estéreis. Um dia, um anjo do Senhor apareceu para a esposa de Manoá e disse: "Deus vai dar um filho a você! Será um menino e ele será consagrado a Deus desde o dia do seu nascimento. Por isso, não poderá cortar os cabelos e nem tomar bebida alcoólica. Deus tem uma grande tarefa para ele aqui em Israel. É ele quem vai começar a libertação do povo de Israel das mãos dos inimigos filisteus". E depois de algum tempo, o mesmo anjo apareceu para Manoá e repetiu tudo aquilo que ele havia dito para a sua esposa.
Ah, eles ficaram tão felizes e agradecidos a Deus! Eles deram para Deus como oferta de gratidão, um cabritinho e cereais. E exatamente como o anjo disse aconteceu. Manoá e sua esposa tiveram um menino e colocaram nele o nome Sansão. Eles ensinaram Sansão que ele não podia cortar o cabelo, nem beber nada com álcool e muito menos tocar em pessoas ou animais mortos, pois era consagrado a Deus. Deus deu para Sansão uma força incomum. Ele conseguia carregar coisas tão pesadas, como se fossem de papel! Isso aconteceu porque Deus queria que Sansão usasse sua força para expulsar os inimigos filisteus de Israel.
Mas depois de algum tempo, Sansão começou a fazer aquilo que não podia. Participou de festas com bebida alcoólica, tocou em animais mortos e se envolveu com uma mulher que era do povo inimigo, quebrando a sua consagração a Deus! E foi ela, Dalila, quem cortou os cabelos consagrados de Sansão. No mesmo momento o Espírito Santo saiu de Sansão e ele perdeu a sua força. Então os inimigos filisteus o prenderam com grossas correntes, furaram seus dois olhos. Agora Sansão não valia mais nada. E foi num dia que os filisteus o levaram para o templo do seu deus, para servir como palhaço, que Sansão empurrou as duas colunas que seguravam o teto. E assim morreu Sansão, com todos os filisteus que estavam ali. Esse foi o triste fim dele!
A segunda história é sobre o pai e a mãe de João Batista, primo de Jesus. Zacarias era um Sacerdote que trabalhava no Templo de Deus. Ele e Isabel, sua esposa eram bem velhinhos e não podiam ter filhos, mesmo assim amavam ao Senhor e O obedeciam em tudo. Um certo dia, Zacarias foi sorteado para entrar no lugar mais sagrado do templo, o Santo dos Santos.
E enquanto ele estava lá, oferecendo uma oferta de incenso a Deus, um anjo apareceu! Ele disse: "Zacarias, não fique com medo! Deus ouviu a sua oração, seu pedido para ter um filho! Isabel vai ficar grávida de um menino e você deverá colocar nele o nome de João! João será muito grande aos olhos do Senhor Deus. Ele jamais beberá bebida alcoólica e será cheio do Espírito Santo antes mesmo de nascer. E ele será muito parecido com o profeta Elias! E sua tarefa será fazer com que os desobedientes voltem a obedecer a Deus. Ele fará com que muitos que se desviaram dos caminhos de Deus, voltem para Ele. E mais! João vai preparar as pessoas para a chegada do filho de Deus, o Messias".
Quanta coisa maravilhosa aquele anjo disse para Zacarias! Mas ele não acreditou muito não! Por isso, o anjo deu um castigo para Zacarias e até o menino nascer, Zacarias ficou sem falar uma palavra! Só voltou a falar quando escreveu numa plaquinha que o nome do seu filho seria João.
João Batista cumpriu direitinho a tarefa que Deus havia dado para ele e não abandonou em nenhum momento o que Deus tinha falado sobre ele ser e fazer. Ele cresceu e se tornou um grande pregador da Palavra de Deus. Ele com coragem, mostrava para as pessoas que elas tinham que se arrepender ou iriam para o inferno! E todos aqueles que criam na mensagem de João, iam até ele e eram batizados no rio Jordão. Isso era um sinal de que eles estavam sendo limpas de seus pecados.
João pregou sobre o Reino de Deus até Jesus chegar. Ele mostrou para todos que Jesus era o Cordeiro de Deus que tiraria o pecado do mundo e mostrou a todos que Jesus era maior do que ele. Muitos discípulos de João passaram a seguir Jesus. E o maior presente que ele recebeu, foi o de poder batizar Jesus no rio Jordão e ver os céus abertos sobre Ele! João não morreu velho e sim bem novo, com somente 32 anos. E ele morreu preso também, mas não porque desobedeceu a Deus, como Sansão. Mas sim porque chamou pessoas pecadoras a se converterem e elas ficaram com raiva.
Crianças, que histórias interessantes, não é mesmo? Elas nos ensinam três lições.
Deus nos escolheu antes de nascermos. A Bíblia diz que antes mesmo de nossos pais saberem que iam ter um filho ou filha, Deus já sabia. E mais do que isso, Deus nos chamou pelo nosso nome antes da gente nascer: "Eu te chamei pelo seu nome, você é meu" (Isaías 43.1). Mas para quê Deus nos escolheu? Para sermos o povo Dele. Quando vocês nasceram, após alguns dias, seus pais levaram vocês até o altar da igreja e então o apóstolo ou o seu pastor segurou no colo e te consagrou para Deus. O que é ser consagrado para Deus? É ser separado, do meio de todas as crianças do mundo, para pertencer a Deus. Sansão e João eram consagrados! Eles não podiam se envolver com pessoas que não criam em Deus. Não podiam beber bebida alcoólica, não podiam falar palavrão, nem mesmo ouvir e ver qualquer coisa. Eles dois sabiam disso e vocês precisam saber também! Como crianças que pertencem a Deus, vocês precisam dar muito valor para isso! Precisam tomar todo cuidado para não se envolver com nada que não seja de Deus nem da igreja. Nem mesmo músicas mundanas não servem para vocês, porque vocês são escolhidos por Deus. Agradeçam a Deus por isso e tomem cuidado para não desobedecerem ao Senhor!
Deus nos fez nascer com um propósito. Precisamos descobrir qual propósito é esse! Mas, o que é um propósito? É uma tarefa. Sim, cada um de nós, antes de nascer, também foi chamado para cumprir uma tarefa. Sansão foi consagrado para ser um libertador do povo de Israel do inimigo filisteu. João foi consagrado para preparar o caminho para Jesus chegar. Para eles pessoas, Deus disse sobre a tarefa deles para seus pais. Para outros, Deus falou pessoalmente com eles, como foi com Isaías (49.1) e Jeremias (1.5). Sim, Deus apareceu a eles e os chamou para serem seus profetas, pregadores da Sua palavra num tempo muito perigoso. Assim também Deus fez conosco. Como aconteceu com esses homens tão especiais, Deus nos chamou ainda na barriga da nossa mãe para fazer uma tarefa especial. Mas que tarefa foi essa? Como saber dessa tarefa? Se Deus não falou com seus pais e nem mesmo com você, então a melhor coisa a se fazer é orar todos os dias, no cantinho da oração, perguntando para Deus, qual é a tarefa que ele quer que você faça. Ore todos os dias e espere. Ele vai falar com você e mostrar direitinho o que você precisa fazer...
Deus nos deixa escolher qual caminho vamos seguir. Deus planejou tanta coisa para a gente! Ele planejou com quem vamos nos casar, em que casa linda vamos morar, ele planejou quantos filhos vamos ter e em que profissão vamos trabalhar. Ele fez planos maravilhosos, de paz e não de mal (Jeremias 29.11). Ele nos chamou pelo nome antes de nascermos. Ele nos fez com um propósito, para cumprir uma tarefa. Ele também vai nos mostrar qual é a nossa tarefa. Porém, mesmo tendo planejado tudo em nossa vida, ele não nos prende. Ele nos deixa escolher qual caminho vamos seguir. Isso mesmo! Nós, mesmo sabendo que os planos de Deus são maravilhosos, podemos muito bem nos desviar como Sansão fez. A questão é que se desobedecermos e sairmos da sua vontade, então viveremos tristezas e problemas que não eram da vontade de Deus. Como Sansão enfrentou e até morreu por causa disso. Por outro lado, podemos ser como João Batista. Podemos fazer tudo direitinho, obedecendo ao Senhor e procurando seguir cada passo que Ele nos mostrar, sem fazer a nossa vontade. Então, tudo na nossa vida dará certo, e até nos problemas, Deus estará conosco cuidando de tudo e nos protegendo. Agora que vocês sabem de tudo isso, qual escolha vão fazer? Abandonar os planos de Deus ou confiar que Ele tem os maiores e melhores planos para nós?
Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?
"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano". Jeremias 29.11
Conclusão: Deus tem um plano para cada um de nós. Ele quer que nós sejamos felizes e tenhamos paz. Ele também quer que a gente cumpra o propósito para o qual fomos criados e façamos a tarefa que Ele tem para nós. Nesse momento vamos pedir perdão a Deus, se temos sido como Sansão:
"Senhor, obrigada por ter me escolhido o meu nome antes de eu nascer. Eu te louvo porque o Senhor planejou todo o meu futuro e preparou uma tarefa para mim. Mas eu sei que até agora posso estar agindo como Sansão, desprezando a minha consagração no altar, ao te desobedecer e fazer a minha vontade. Se o meu coração é de Sansão, eu te peço perdão e me arrependo. Muda o meu coração, Senhor. Eu declaro que quero ser como João Batista, que era grande aos seus olhos, pois tinha um coração puro e estava pronto a te obedecer em todas as tarefas que o Senhor deu para ele. Eu quero Senhor, cumprir o meu propósito nessa terra, quero cumprir tudo aquilo que o Senhor planejou para mim. Peço que o Senhor me ajude e guie meus passos. Em nome de Jesus, amém".
Figuras:
Nenhum comentário:
Postar um comentário