ABERTURA
Oração de cobertura
Louvor
Oração
(palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias
O de Oferta: Se vocês fossem Deus, que tipo de oferta desejariam receber? (deixe que as crianças digam). Provavelmente vocês podem ter dito que querem ofertas em doce, ou em ouro, ou em muito dinheiro, em comida, chocolates ou viagens. Vocês pensaram em todas as coisas que gostam muito, não é mesmo?
Mas vocês não são Deus, ainda bem, né? Porque o tipo de oferta que Deus deseja é bem diferente das nossas. Em primeiro lugar, Deus deseja uma oferta que seja dada de coração alegre. Em 2 Coríntios 9.7 encontramos o versículo: Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. Por isso quando você for ofertar, não fique pensando:"ah, esse dinheiro daria para eu comprar um lanche na cantina, daria para eu gastar com doces..." Pense assim: que legal eu poder ofertar para Deus! Isso mostra o meu amor por Ele".
Em segundo lugar, precisa ser uma oferta espontânea, que você quero dar, sem ser forçado por ninguém. Como já ensinamos, separe durante semana um valor para trazer na Igreja, como oferta a Deus por Ele te abençoar tanto! Em terceiro lugar, você não pode ofertar de qualquer jeito, por exemplo, de todas as notas tiver, dar uma amassada, cheia de riscos, dar moedinhas de cinco centavos, aquelas que ninguém quer. Dê uma nota bem linda, cheirosa, não dê pouca coisa! Coloque num lindo envelope, mande beijo para Deus no envelope. Deus vê todas essas coisas, e fica muito feliz. Ele te amará ainda mais, porque você está ofertando com alegria. Amém?
Faça o ofertório.
Intervalo para Lanche.
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
MINISTRAÇÃO - Deus não me rejeita (Marcos 10.46-52; Lucas 18.35-43)
Introdução: O que é rejeição? É quando você não se sente amado, nem aceito, nem desejado num lugar ou por uma pessoa. Um dos lugares onde podemos nos sentir muito rejeitados é na Escola. Imagine que você tem um amigo ou amiga, tipo "casca de bala". Estão sempre juntos, um dorme na casa do outro. Claro que você ama o seu amigo e acha o que o seu amigo te ama. Mas, quando chega o dia do aniversário dele, você não é convidado. Isso é rejeição. A tristeza e dor que você sente dentro de você chamamos de rejeição.
A rejeição acontece de muitas formas: quando você chama um amigo para brincar e ele não aceita. Quando você é deixado de lado numa viagem da escola, ou numa apresentação especial. Ou quando você é o último a ser escolhido num time. Ou quando papai e mamãe brigam e cada um vai para um lado. A rejeição traz um sentimento muito ruim em nosso coração. A gente se sente triste, com o coração apertado e com vontade de chorar...e da nossa boca sai somente uma pergunta: porquê é que isso aconteceu? Será que eu sou feio, não sei fazer as coisas direito...ou não sou um bom amigo? O que eu fiz de errado?
A rejeição nos faz sofrer, essa é a verdade. Mas saiba que o nosso Deus não aprova de jeito nenhum a rejeição. Ele fica muito bravo quando alguém faz isso com você. Ele se importa quando você sofre e sempre vai dar um jeito para te defender, pode ter certeza!
Desenvolvimento:
Sempre que Jesus entrava numa cidade, uma grande multidão ia atrás dele. Todos queriam de alguma forma, receber algo que estavam precisando. Uns queriam ser curados de suas doenças. Outros queriam receber libertação dos demônios que as perturbavam. Outros só queriam tocar em Jesus e receber uma bênção. Jesus aceitava a todos eles. Ele orava por cada um e tinha um grande amor em seu coração, mesmo que a pessoa estivesse cheia de feridas ou cheirando mal, que ninguém queria ficar perto. Jesus queria. Ele amava as pessoas.
Um dia Jesus foi até a cidade de Jericó. Lá em Jericó, havia um mendigo muito conhecido, de nome Bartimeu. Ele ficava à beira da estrada pedindo esmolas, porque era o único jeito para comer alguma coisa e ser aceito pelas pessoas. Bartimeu não tinha pai nem mãe. Ninguém o ajudava a fazer nada, ele tinha que se virar. As pessoas tinham nojo dele e o desprezavam. Porém, a vida de Bartimeu estava para muder.
Quando Jesus entrou em Jericó, muita gente se reuniu em volta dele. Bartimeu começou a gritar bem alto: "Jesus! Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" Mas a multidão não gostou nenhum pouco desse escândalo. Eles diziam: "cale a boca, cego nojento. Pare de fazer esse escândalo porque você vai espantar Jesus. Vá embora, ninguém te quer aqui!"
Quanto mais eles o mandavam calar a boca, mais Bartimeu gritava: "Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!" "Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!". Jesus ouviu o cego, que gritava insistentemente. Ele parou tudo o que estava fazendo e mandou que o chamassem. "Ei Bartimeu, Jesus está te chamando, levante-se!".
Bartimeu se levantou num pulo! Ele jogou sua capa para o lado e foi ao encontro de Jesus. Ele podia estar pensando: "Será que Jesus vai me expulsar?" "Será que ele não vai querer encostar em mim, já que todos acham que sou nojento?" Era assim que Bartimeu pensava. Mas Jesus chegou bem perto dele e disse: "O que você quer que eu faça com você?" . Bartimeu disse: "Mestre, eu quero voltar a enxergar!"
Jesus ordenou a Bartimeu: "Vai em frente, a sua fé te salvou"! No mesmo momento Bartimeu recuperou totalmente a sua visão! Aquele homem que nunca tinha visto nada, agora podia ver tudo! A natureza, as pessoas que o desprezavam e...ele podia ver Jesus! Bartimeu foi curado por Jesus e agora ele seguiria Jesus por onde ele fosse, por toda a sua vida.
Crianças, a história do cego Bartimeu é tão linda, não é mesmo? Ela nos ensina três lições.
Todos nós seremos rejeitados alguma vez na vida. É triste ter que falar isso, mas nem todo mundo é bonzinho ou legal. Tem gente que sente prazer em rejeitar o outro. Uma pessoa pode ser rejeitada por não se vestir bem. Por ter um cheirinho de sovaco mais forte do que o outro. Por ter algum problema de mobilidade ou uma disfunção. Por ser mais alto ou mais baixo. Mais gordo ou magrelo. Mais cedo ou mais tarde vocês se encontrarão com pessoas que vão te rejeitar. Assim como o cego Bartimeu, que foi rejeitado porque era um cego mendigo. As pessoas achavam que ele iria estragar a presença de Jesus na cidade, por ser um cego e por estar gritando. Rejeitaram Bartimeu. Também rejeitaram Jesus, vocês sabem. E um dia podemos ser rejeitados e precisamos estar preparados para isso.
Mesmo que nos rejeitem, nós devemos seguir em frente na vida. Nós precisamos entender algo muito importante: toda pessoa que rejeita tem algum problema em seu coração. Uma raiva ou até mesmo rejeição escondidas. Aí elas precisam encontrar alguém como "bode espiatório" para descarregar a sua raiva. É assim que começa a rejeição e o bullying. Então, quando formos rejeitados, a melhor coisa que fazemos é ignorar o que a pessoa fez e o que a pessoa falou. Não foi isso que Bartimeu fez? Ele ignorou tudo o que as pessoas estavam dizendo para ele e continuou a gritar por Jesus. E se Bartimeu desse atenção ao que as pessoas estavam falando e tivesse parado de gritar? Ele não chamaria a atenção de Jesus nem seria curado! Quando alguém nos rejeita, devemos nos afastar dessa pessoa e continuar firme nos estudos, nas atividades que fazemos, devemos seguir olhando para a frente e não para os lados. Não precisamos ficar atrás dessas pessoas que nos rejeitam, tentando provar que somos bons. Não precisamos querer agradar a ninguém. Precisamos é nos afastar dessas pessoas, porque elas podem nos ferir ainda mais. Se assim fizermos, vamos encontrar pessoas muito legais, que nos amarão como nós somos!
Deus nunca nos rejeitará. Bartimeu gritou, gritou e Jesus ouviu. Ele o chamou e o curou. Isso é um sinal maravilhoso de que Deus nunca rejeita a gente. Uma maneira da gente aguentar a rejeição é saber quem nós somos e quem Deus é. Quem somos nós? A primeira coisa que precisamos colocar em nossa mente é que somos muito amados, do jeito que somos. Nossos pais nos amam, nossos irmãos nos amam, as líderes do Start Kids nos amam e há amigos que nos amam de verdade. E temos acima de tudo, o amor daquele que tem todo o poder no céu e na terra. Deus nos ama! Vamos dizer bem alto? Deus me ama! Temos muitas qualidades importantes, que Deus nos deu. Ao invés de sofrermos, com a rejeição, precisamos pensar em tudo o que temos de bom, o quanto Deus é bom e nos abençoa. E quem é Deus? Ele é o nosso pai querido, que nunca, nunca vai nos rejeitar. Isso mesmo! Deus sempre irá ao nosso encontro e nos receberá da forma como somos. Ele sempre vai tocar na gente e nos curar de tudo o estivermos sentindo. Ah, quem entende isso sobre Deus, é forte e não deixa ninguém colocá-lo para baixo. Quando pensamos assim, não nos importamos com a maldade nem a rejeição dos outros. Nos sentimos amados por Deus e isso nos faz bem e nos torna fortes
Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?
Serei o pai de vocês, e vocês serão os meus filhos e as minhas filhas, diz o Senhor Todo-poderoso. 2 Coríntios 6.18
Conclusão: Se você já foi rejeitado um dia, hoje o Senhor Jesus quer curar você de toda a rejeição. (Ministro, comece a citar fatos de rejeição que possam ter acontecido com aquelas crianças, dentro de casa, na escola, os meios de convivência principais delas. Isso, quem dará a você a direção, será o Espírito Santo de Deus). Agora comece a contar para Deus o que machucou o seu coração. Fique bem quietinho pois Ele ouve você. Quando colocamos para fora tudo o que sentimos, Ele vem com uma grande pá e joga tudo fora, para que fiquemos mais leves. Quem aqui quer ficar leve?
Dê um tempo para que as crianças contem para Jesus o que estão sentindo. É normal que elas chorem! Deixe o Espírito Santo agir. Agora ore: Senhor Jesus, obrigado porque o Senhor nos ama e não nos rejeita. Obrigado porque desde que a gente estava na barriga da nossa mãe, o Senhor nos amou muito. Nos chamou pelo nome e disse que somos seus. Obrigado por nos proteger, nos guardar e nos sustentar. Obrigado por nos aceitar como somos. Obrigado de todo o coração porque o Senhor está aqui agora. Então, Senhor Jesus, toque em cada criança que está aqui e manifeste o seu grande amor por cada uma delas.
Espírito Santo de Deus, varra para bem longe dessas crianças cada uma das coisas que elas contaram ao Senhor agora. Encha o coração delas com sua paz, perdão e alegria. E que elas se levantem bem leves e cheias da força do Senhor, para seguir em frente, curadas de toda a rejeição. Em nome de Jesus eu peço essas coisas, amém!
Figuras:
Os tesouros da Bíblia
Preciosas Promessas
Meu tesouro precioso é
Caça ao tesouro em família
Nenhum comentário:
Postar um comentário