ABERTURA
Oração de cobertura
Louvor
Oração
(palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias
O de Oferta: (leve a foto de uma comporta para as crianças verem). Alguém sabe o que é uma comporta? Comporta é como grande porta, usada para represar um grande volume de água em algum lugar. Existem muitas represas no Brasil, elas são usadas para gerar energia elétrica. Então, as comportas ajudam a represar a água em grande volume. Mas a maior importância delas, é que quando o volume de água é muito, então, as comportas são abertas para que a água possa escoar.
Deus prometeu em Malaquias 3.10 que Ele abriria as comportas do céu para algumas pessoas. O que significa isso? Que o céu é um lugar de muitas riquezas, aliás, é lugar de todas as riquezas que existem. E quem controla as riquezas que saem do céu para as pessoas, é Deus. Sim! Todas as bênçãos e riquezas que temos aqui na terra, elas vem diretamente dos céus pra gente. Mas quem determina quem vai receber, é o próprio Deus.
E ele disse que vai abrir as comportas dos céus, o seja, vai liberar muita, mas muita bênção em dinheiro e outras coisas, para um tipo de pessoa. Que tipo de pessoa é essa? A pessoa que dá o Dízimo na Igreja. O que é o dízimo? Dízimo é você pegar o dinheiro que você ganha por semana, ou por mês e dividir por dez. Aí, você pega a primeira parte e traz para a Igreja.
Por exemplo. Eu ganho toda semana 50 reais de mesada. Se eu for Dizimista, vou dividir 50 por 10, que vai dar? 5! Então, eu separo 5 reais para devolver na Igreja, para Deus. Porque devolver? Não foi Ele quem me deu? Bem, acabamos de falar que tudo o que temos vem de Deus, não é mesmo? Então, dar o dízimo é devolver para Deus uma parte do que Ele tem nos dado.
Duas coisas importantes para terminar: 1) Malaquias 3.10 diz assim: Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las. Sim!! Deus promete abrir as comportas dos céus e abençoar muito, muito, muito, aquele que desde pequeno, aprende a dar o Dízimo para Deus. Amém? 2) Aquele que recebe algum dinheiro e não dá o Dízimo, é ladrão. E não é nenhuma pessoa que está dizendo isso, mas o próprio Deus. "Pode um homem roubar de Deus? Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam: ‘Como é que te roubamos? ’ Nos dízimos e nas ofertas. Malaquias 3:8
Aqui no Start Kids não há nenhum ladrão. Amém? Todos vocês estão aprendendo e entendendo sobre as bênçãos que Deus dá para quem dá o dízimo e dá oferta para Deus. E nós queremos que vocês levem isso para a vida toda. Até quando ganharem muito dinheiro, nunca se esqueçam: Dez por cento é de Deus. E o resto de vocês. Assim todas as bênçãos que vocês querem e os seus sonhos serão realizados pelo único que pode abrir as comportas dos Céus para vocês. O nosso maravilhoso Deus!
Ore com as crianças, e faça o ofertório.
Intervalo para Lanche.
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
MINISTRAÇÃO - Deus me recompensa (Mateus 25.14-30)
Introdução:
Hoje vamos conversar sobre recompensa. O que é uma recompensa? É um prêmio que é dado para cumpriu uma tarefa ou venceu um campeonato. Quem aqui já recebeu uma recompensa? O que sentiu quando recebeu? Por exemplo, teve um campeonato de futebol na sua escolinha de futebol. Seu time treinou, jogou com toda a garra e, venceu! Ah, que delícia receber o troféu, não é mesmo? É uma alegria sem fim saber que você recebeu um prêmio por ter jogado bem. Outro exemplo é quando mamãe ou papai pedem para você ajudar em alguma tarefa de casa. Você ajuda com alegria, sem reclamar. E quando termina, mamãe te dá ou um dinheirinho ou te leva para o cinema como recompensa. Receber recompensa por ter cumprido uma missão é muito legal e faz bem.
Jesus contou uma história para ensinar sobre a recompensa que Deus tem para quem cumpre a tarefa direitinho. Um homem muito rico tinha três empregados de confiança, que cuidavam do dinheiro dele. Esse homem ia fazer uma viagem longa e demorada, pois isso chamou esses três empregados e deu a eles uma tarefa. "Eu vou fazer uma viagem muito longa e quero dar uma missão para cada um de vocês. Vocês vão precisar fazer o dinheiro que vou colocar na mão de vocês multiplicar. Usem sua criatividade, mas façam o dinheiro multiplicar. Quando eu voltar, vou recompensar cada um de vocês pelo seu trabalho".
O homem deu para um empregado 5 talentos. O talento era uma medida da época, já que muitos pagamentos eram feitos em ouro ou prata. Um talento valia cerca de 35 quilos de prata e era o salário de um dia de um soldado romano. Então, aquele primeiro empregado recebeu 175 quilos de prata. Para o outro empregado, ele deu 2 talentos, 70 quilos de prata. E para o terceiro, 1 talento, 35 quilos de prata.
O homem que recebeu os 175 quilos de prata, correu para trabalhar. Ele abriu uma loja com produtos que vendiam muito bem. Trabalhou bastante e, conseguiu mais 175 quilos de prata, de lucro, para devolver ao seu patrão. O segundo homem, que recebeu 70 quilos, fez a mesma coisa. Ele pensou e pensou e decidiu usar esse dinheiro para ganhar mais dinheiro.
A Bíblia não diz o que eles fizeram; apenas que eles investiram o dinheiro. Mas eles podem muito bem ter comprado um campo e plantado trigo para vender. Ou podiam comprar um rebanho de ovelhas, para vender para as pessoas. Mas a questão é que o segundo homem também conseguiu dobrar o valor do patrão. Ele ganhou mais 2 talentos, ou seja, mais 35 quilos de prata. Ele estava muito orgulhoso, pois daria essa alegria ao seu patrão.
Mas o homem que recebeu um talento, ficou muito chateado. Porque eu recebi um só? Porque não recebi a mesma quantidade que os outros? É que o patrão já sabia que esse homem era meio preguiçoso sabe. E que ele teria prejuízo, caso desse um valor maior para ele administrar. Esse homem pegou os seus 35 quilos de prata, abriu um buraco no chão e lá escondeu, ele não fez nada com o dinheiro.
Depois de um longo tempo, o patrão voltou e logo foi acertar as contas com os empregados. O empregado dos 5 talentos entregou 10 talentos! O empregado que recebeu 2 talentos, entregou 4 talentos para o patrão. Então o patrão disse a eles: "parabéns! Vocês cumpriram a tarefa que eu dei para vocês. Vocês trabalharam muito e multiplicaram o pouco que eu dei para vocês. Isso mostra que vocês estão aprovados para administrar todos os meus bens! Venham festejar comigo, pois vocês merecem".
Então ele chamou o empregado para quem deu 1 talento. E agora, que desculpa ele daria? "Senhor, eu te conheço, sei que o senhor é um homem muito bravo, que castiga quem não age direito. Eu fiquei com medo de alguém roubar os seus 35 quilos de prata! Por isso, cavei um buraco no chão e o escondi. Agora estou te devolvendo o dinheiro, são e salvo!".
Ah, aquele patrão ficou muito, muito bravo. "Como você pôde ser tão mal e preguiçoso? Se tivesse colocado meu dinheiro em uma poupança, pelo menos eu teria recebido o valor de volta com juros". Sua recompensa será que você vai dar o seu talento para o empregado que teve mais lucro. Como você provou que não vai trabalhar, está demitido!
Jesus contou essa parábola para que as pessoas entendessem três lições.
1) Deus é o homem rico da história e o dinheiro são os Dons, as capacidades que Ele nos deu. Todos nós recebemos de Deus capacidades especiais. Todos nós. Repitam: Eu recebi de Deus talentos especiais! Não importa se você é alto, baixo, muito inteligente ou se precisa estudar muito. Cada um de nós recebeu capacidades de Deus. Alguns aqui serão músicos maravilhosos. Outros terão uma inteligência capaz de construir coisas que nunca ninguém construiu. E descobrir coisas que ninguém nunca descobriu. Alguns aqui receberam de Deus a capacidade de orar por pessoas e elas serem curadas. Outros vão pregar e muita gente vai aceitar Jesus. E outros saberão, como os homens da parábola, multiplicar o dinheiro. Mas que capacidade nós recebemos? Calma. Vocês são pequenos ainda. Com o passar do tempo, se vocês buscarem a Deus, Ele vai mostrar direitinho qual é o Dom de vocês, basta esperar.
2) Devemos usar nossos talentos para cumprir a tarefa que Deus nos deu. Como já aprendemos, Deus fez um plano para cada um de nós. E também Ele nos mostrará uma tarefa que nós devemos fazer, com os dons que nos deu. Deus espera que nós sejamos como o homem dos 5 talentos e o homem dos 2 talentos. Se nós trabalharmos para o Senhor e usarmos tudo o que Ele nos deu, muita gente será abençoada por nós. E na medida em que servimos mais a Deus, Ele vai nos dando missões ainda maiores, porque Ele viu que não somos preguiçosos! Deus espera que a gente use nossos talentos, e não que a gente os enterre, por preguiça de usar!
3) Deus nos recompensará, se cumprirmos nossa tarefa! Assim como o homem recompensou aqueles que cumpriram sua tarefa, Deus também nos recompensará aqui na terra se cumprirmos nossa tarefa. E que tipo de recompensa receberemos? Deus vai nos abençoar com dinheiro, sim, não teremos falta nem vontade de nada. Ele vai nos dar muita saúde e vai nos defender. A verdade é que nada de mal nos acontecerá porque o Senhor vai nos proteger. Ele vai abençoar todos os nossos planos e viagens, nada vai dar errado. E sabem o que mais? O homem da parábola disse uma coisa muito interessante aos empregados que cumpriram sua tarefa. "Bem está servo bom e fiel. Entra na alegria do seu Senhor!" A maior bênção que receberemos é ter uma grande alegria, por servir ao Senhor.
Conclusão: Jesus é como o homem que foi viajar e demorou muito tempo, mas agora, a volta dele já está bem perto. Ele vai voltar, e vai recompensar pessoalmente todos aqueles que cumpriram a sua tarefa com dedicação! Que tipo de recompensa Jesus dará para quem cumpriu com responsabilidade a sua tarefa? Ele vai dar uma coroa de ouro. E será colocado para governar muitas nações, junto com Ele. Uau, isso não é maravilhoso? Agora existe um porém: o servo preguiçoso também recebeu uma recompensa. E ela não foi nada legal. O servo preguiçoso e mau, foi demitido. Mas quando Jesus voltar, os servos que foram irresponsáveis com seus talentos, serão lançados num lugar de trevas, onde haverá choro e ranger de dentes. Foi Jesus quem falou. Então, vamos vigiar e vamos trabalhar para multiplicar os talentos que Ele nos deu?
Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?
"Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez". Apocalipse 22.12
Ministrador: Peça para as crianças estenderem as duas mãos para cima. Ore por elas, pedindo ao Espírito Santo que entregue Dons para elas, para que cada uma possa servir ao Senhor com intensidade. Ministre o recebimento dos dons, da forma como o Espírito Santo for orientando você.
Peça para as crianças estenderem as mãos agora para a frente e repetirem: Senhor, eu sou um servo bom e fiel. Eu entrego tudo o que o Senhor colocar em minhas mãos para te servir e abençoar o Teu Reino. Eu nunca serei um servo mau e irresponsável. Eu vou multiplicar todos os talentos que o Senhor me der. E quando o Senhor voltar, eu vou receber a minha recompensa das suas mãos. Em nome de Jesus, amém!
Figuras:
Os Tesouros da Bíblia:
Preciosas Promessas:
Meu Tesouro Precioso é:
Caça ao Tesouro em Família:
Nenhum comentário:
Postar um comentário