quarta-feira, 3 de setembro de 2025

23 - Meu Tesouro Precioso: Eu tenho valor!

 ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor 
Oração
(palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias

O de Obediência:  Preço x Valor.   Qual a diferença entre o preço e o valor de uma oferta? Certo dia, uma viúva pobre entrou na igreja e deu duas moedinhas, elas não davam para comprar nada para o Templo. Outras pessoas vinham e davam grandes sacos de dinheiro. E Jesus observou esses dois tipos de pessoas. "Qual foi a pessoa que deu a oferta maior?" Ele perguntou aos discípulos. Eles disseram que eram os homens ricos. Mas Jesus disse que não. "Deus considerou a oferta de maior valor, as moedinhas da viúva. Porque ela tirou o melhor que ela tinha. E os ricos deram daquilo que estava sobrando para eles". Com aquela história, Jesus ensinou aos seus discípulos, que a oferta que tem maior valor para Deus não é aquela de maior preço. Mas sim aquela que é dada com todo o coração, daquilo que às vezes nem vai sobrar para nós, para honrar a Deus e alegrar o coração do Senhor.( Lucas 21.2-4).

Ore com as crianças, e faça o ofertório.

Intervalo para Lanche. 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

MINISTRAÇÃO - Eu tenho valor (Mateus 13.44, 45 e 46)

Introdução: 

Valor x Preço.  Vamos iniciar o estudo com essas duas palavras. Quando falamos de valor ou preço, sempre nos referimos a coisas que o dinheiro pode comprar. Qual o valor desse passeio? Qual o preço desse passeio? Não parecem a mesma coisa? Qual o valor desse celular? Qual o preço desse celular?  Porém, a verdade é que as palavras Preço e Valor tem dois significados diferentes.  Leve um patins ou a foto de um patins. Vou explicar para vocês usando esse patins.

Preço - tem a ver com a quantia em dinheiro pela qual pagamos por um produto. Então o preço de um patins é R$ 200,00. Foi o quanto seus pais pagaram por ele. 
Valor - É a utilidade e a importância que o patins vai ter para você. Mesmo que o preço do patins seja R$ 200,00, o valor dele é muito maior. Porque? Porque você ganhou dos seus pais. Porque você ganhou de presente pelo seu aniversário, ou por ter sido obediente. O patins tem valor porque ele te dá horas legais de diversão com a sua família. Ele te faz aprender a ser equilibrado e te faz sentir o ventinho no rosto, quando você aprendeu a andar nele. Isso o dinheiro não pode comprar.

Porém, existem coisas que não tem preço, que nenhum dinheiro do mundo pode comprar. Mas essas coisas tem muito valor. São muito valiosas. Por exemplo, os momentos com a sua família. O tempo que você passa aqui na Igreja. O passeio com seu cachorrinho. O abraço da mamãe e do papai. Dormir quentinho numa cama e comer o que gosta. Tomar banho de mar!!! Todas essas coisas tem muito valor. Mas existe algo que é a mais precioso mais valoroso que qualquer coisa desse mundo. E esse algo é você. Isso mesmo. Diga comigo: Eu não tenho preço, eu tenho muito valor!

Desenvolvimento:

Jesus sempre contava histórias muito legais, quando queria ensinar algo importante. Essas histórias são chamadas de Parábolas. E os livros da Bíblia que contém essas parábolas são os livros escritos pelos discípulos de Jesus Mateus, Marcos e Lucas. Um dia ele contou para a multidão que o seguia,  duas breves histórias, mas com lições preciosas.

A primeira delas foi assim: Um homem estava caminhando por um terreno quando tropeçou em algo. Ao olhar para o chão, viu que aquilo não era uma simples pedra. Bastou cavar um pouquinho, para perceber que ele havia tropeçado num grande baú que alguém havia escondido. Ah, ele ficou tão empolgado, pois sabia que baús costumam guardar tesouros. Então ele escondeu o tesouro novamente. E ao invés de sair por aí contando para todo mundo que havia encontrado um tesouro ele ficou bem calado. Então ele vendeu tudo o que tinha, e com o dinheiro comprou o terreno. Agora ele tinha o terreno e o baú do tesouro. Quando ele abriu o baú, quase caiu para trás de tanta alegria. Era um tesouro muito muito valioso. Então, ele viu o quanto valeu a pena ele ter vendido tudo por causa daquele tesouro.

A segunda história é muito parecida. Mas agora, é sobre um caçador de pérolas preciosas. Ele andava por todo o país procurando pérolas raras para a sua coleção. Foi então que encontrou uma pérola muito rara e muito preciosa.  Mais do que depressa, ele vendeu tudo o que tinha, para comprar aquela pérola tão preciosa.

Jesus contou essas parábolas para que as pessoas entendessem três lições.

1) Jesus é o homem das duas histórias. Como o caçador de pérolas preciosas, Jesus também procura pessoas de grande valor. Ele sempre estará procurando tesouros escondidos,  para pegar esses tesouros e tratar cada um deles com muito amor e cuidado. Crianças, entendam uma coisa. Para as pessoas do mundo, nós somos como uma mercadoria, temos um preço pelo que podemos oferecer. Por exemplo, para você ter muitos amigos na escola, precisará fazer parte de grupinhos que aceitam ver coisas proibidas na internet, que falam de namoro sem ter a idade certa para isso, que mentem, colam na prova, comete bullying com outros e pecam contra Deus. Ou precisa participar de grupos que vestem roupas que mostram partes do corpo que não podem, maquiagem exagerada, e ver TikTok que desagrada a Deus. Então você será aceito por esses "amigos".  Mas Jesus vê o nosso valor.  Vê o quão preciosos nós somos. Mesmo que as pessoas não nos valorizem, devemos permanecer firmes na fé, obedecendo a Deus e aos seus mandamentos. Sabem por quê? Porque mesmo que as pessoas nos  desprezem, Jesus não nos despreza! Ele já nos encontrou e cuidará de nós e nos fará brilhar muito, como seu tesouro precioso. Ele sabe o valor que temos! 

2) Jesus deu a sua própria vida para nos comprar.  Na duas parábolas, os homens venderam tudo o que tinham para adquirir aqueles tesouros preciosos. Assim, da mesma forma, Jesus deu a própria vida dele para comprar a nossa vida. Sim! Vocês já aprenderam que não foi nada fácil para Jesus ser obediente e se entregar para morrer na cruz. Lá no Jardim do Getsêmani, ele suou gotas de sangue de tanto nervoso e ansiedade. Porém, o profeta Isaías escreveu muito antes de Jesus nascer uma coisa muito importante sobre Jesus: "Ele sofrerá muito, mas verá que que o seu sofrimento terá valido a pena. Por ter escolhido morrer na Cruz, o Servo (Jesus) vai tornar muitas pessoas justas e livre de seus pecados. Por esse motivo Deus dará para Ele uma grande recompensa". (Isaías 53.11-12).  Jesus abriu mão de seu poder, de sua realeza, ele abriu mão de tudo o que tinha lá no céu e veio para a terra para morrer por nós. Ele deu o que tinha de mais precioso, o seu sangue, e com sua vida nos comprou para Ele mesmo. Isso sim é uma pérola de grande valor.

3) Devemos abrir mão dos tesouros da terra para ter os tesouros do céu. Aqui na terra o preço das pessoas é medido pelo que elas fazem e como elas se comportam. Porém, no Reino de Deus o dinheiro não é importante, não tem valor nenhum! Ele é uma coisa da terra, que quando Jesus voltar, não existirá mais. Por isso devemos escolher viver e ser como um participante do Reino de Deus, obedecendo à Bíblia e agindo conforme ela nos ensina. E ela nos ensina que devemos buscar as coisas lá do alto, onde Cristo está (Colossenses 3.1-4). Devemos valorizar tudo o que se refere a Deus. Mesmo que os outros nos achem ridículos e estranhos, devemos escolher dar importância para o que realmente tem valor no Reino de Deus. E o que tem valor no Reino de Deus? As pessoas. Não o que elas tem nem o que elas são ou podem fazer por nós. Nós devemos amar as pessoas e nos importar com o sofrimento delas. Devemos ajudar quem precisa, inclusive falando de Jesus para elas. Isso é o que verdadeiramente em valor para Deus.

Conclusão: Aquele homem que tropeçou no tesouro, não comprou só o tesouro. Ele comprou o terreno onde estava o tesouro. Na história, o terreno é o Reino de Deus. E é onde o tesouro estava. Então, pequenos tesouros, vocês fazem parte do Reino de Deus. Vocês foram comprados pelo precioso sangue de Jesus. Vocês não tem preço, vocês tem muito valor para Jesus. É por esse motivo, que vocês jamais devem se preocupar com aquilo que os outros dizem a respeito de vocês, e que faz muito mal e faz chorar. Nunca procurem fazer qualquer coisa para que as pessoas valorizem vocês e os aceitem. Precisam sim se esforçar para dar muito valor ao Senhor, à Sua Palavra e Sua Igreja, amém?

Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?

Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações .  Êxodo 19.5

Ministrador: Faça a seguinte oração. Pode ler, se quiser, e acrescentar coisas que o Espírito Santo te orientar.

"Senhor Jesus, eu te agradeço porque o Senhor vê o nosso valor. Muitas crianças aqui estão passando por momentos muito tristes, de perseguição na escola e até mesmo em casa. Muitas crianças aqui já ouviram dos pais, amigos e professores, que não valem nada, nunca serão nada na vida. Ouviram que são burros, desgraçados e imprestáveis. Eu quero agora anular cada uma dessas palavras lançadas por qualquer pessoa que seja, na vida delas. Eu cancelo em nome de Jesus toda a ação dessas palavras na mente, no corpo e na alma dessas crianças. Cancelo cada palavra de desvalorização no seu passado, presente e todo o futuro que resta para elas. Eu quero agora declarar sobre a vida de cada uma delas: "Criança, você é muito amada por Jesus. Ele pagou com a sua própria vida para te salvar e te comprar. Agora você pertence a Ele. Você é a pérola de grande valor. Todas vocês aqui fazem parte do tesouro pessoal Dele. Vocês, crianças, são amadas por Ele. São protegidas e bem cuidadas. Vocês tem muito valor para Jesus e ninguém pode mudar isso.  Eu quero abençoar vocês dizendo que são lindas, inteligentes, são cheias do Espírito Santo, são preciosos e muito, muito amados. Por Jesus, por seus pais, por sua família e por todas as pessoas da Igreja. Eu abençoo vocês em nome de Jesus, amém".

Agora peça para as crianças repetirem as seguintes palavras. Jesus me ama! Eu tenho muito valor para Ele! Ele se preocupa comigo, eu sou o seu tesouro pessoal! Não precioso provar o meu valor para os outros, porque Ele me ama como eu Sou! Eu tenho tanto valor que Jesus deu a sua própria vida por mim! Obrigada Jesus, te servirei para sempre!

Termine a palavra pedindo para cada criança abraçar uma outra criança, e dizer palavras carinhosas. Isso é muita cura sobre a vida delas!

Figuras:















Os Tesouros da Bíblia:



Preciosas Promessas:



Meu Tesouro Precioso é:

Caça ao Tesouro em Família:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...