Atenção: esse material é protegido por diretos autorais. Não utilizar sem autorização dos autores.
ABERTURA
Oração de cobertura
Louvor
Oração
(palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias
O de Obediência: Jesus disse aos seus discípulos uma palavra muito forte: "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito". Provérbios 16.10. O que isso significa? Que ser fiel é uma coisa que Deus quer encontrar em nosso coração. O que é ser fiel? E obedecer durante toda a vida a um mandamento, uma ordem de Deus. Deus mandou a gente trazer nossas ofertas e dízimos para que a Sua Casa, a Igreja, tenha como pagar as suas contas e as pessoas que aqui trabalham. Deus quer que a gente obedeça à sua ordem. "Mas sou criança, não tenho dinheiro", você pode dizer. Bem, todos nós quando somos crianças ganhamos dinheiro dos nossos pais, avós, como recompensa por algo que fizemos. E desde pequenos, vocês precisam aprender a ser fiéis a Deus com suas ofertas e até com dez por cento de tudo o que ganham, mesmo que isso signifique dar moedinhas para Deus, como a viúva deu. Quando Deus vê em nosso coração a disposição de ser obediente, mesmo se for somente com moedinhas, então ele com certeza nos abençoará com muitas riquezas, pois sabe que continuaremos ofertando quando formos bem ricos. Vamos ser fiéis crianças?
Ore com as crianças, e faça o ofertório.
Intervalo para Lanche.
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
MINISTRAÇÃO - Eu sou Escolhido (I Samuel 16.1-13; Isaías 43.1, Salmo 139.1-7)
Introdução:
Mostre para as crianças um óleo de unção e pergunte a elas para que serve. Esse é um óleo, mas não é um óleo para temperar salada ou fritar batata. Esse é um óleo especial, usado para unção. Mas o que é unção? Quando alguém é escolhido por Deus para realizar alguma tarefa especial, o óleo é derramado em sua cabeça, para confirmar diante de Deus, de que essa pessoa está recebendo uma unção (poder do Espírito Santo) para realizar essa tarefa. Na igreja, usamos chifre de carneiro e óleo puro para ungir pastores. Na Bíblia, recebiam unção os reis, para governar, os sacerdotes, para cuidar das coisas de Deus e os profetas, para darem recados importantes de Deus.
Desenvolvimento:
Davi era um adolescente e ele já trabalhava! Ele era um pastor de ovelhas e tinha que cuidar das ovelhas do seu pai, Jessé. Davi saía com as ovelhas todos os dias, andava por longas horas até chegar num lugar onde havia bastante grama e água para elas se alimentarem.
Enquanto elas ficavam ali, comendo e bebendo água, Davi ficava com Deus. Ele levava para a sua viagem uma harpa, um instrumento parecido com um violão. E levava também coisas para escrever salmos para Deus. Davi, quando cuidava das ovelhas, adorava a Deus com música e com salmos! Davi tinha um coração que amava muito a Deus. E Deus, lá do céu viu isso. Ele fez um plano para Davi, pois Davi tinha um coração igual ao dele.
Naquela época o rei de Israel era Saul. Deus mandou o profeta Samuel ir até Saul e ungi-lo rei. Mas Deus não estava nem um pouco satisfeito com Saul! Ele era terrivelmente desobediente. Não fazia nada do que Deus mandava fazer, através do profeta. Então Deus mesmo decidiu tirar Saul do trono. Quem agora seria o rei de Israel? Deus procurou, procurou e encontrou quem? O Davi. Davi seria o novo Rei de Israel, o rei que o obedeceria em tudo.
Então o Senhor mandou Samuel ir até a casa de Jessé ungir o novo rei. Ele não sabia quem era o escolhido de Deus, só obedeceu e foi até Belém, onde Jessé e seus filhos moravam. Quando ele chegou na cidade, todos ficaram com muito medo, pois o profeta sempre trazia um recado especial da parte de Deus. "Tragam todos os seus filhos até mim, quero oferecer com vocês uma oferta para Deus", disse o profeta para Jessé. Jessé chamou os seus sete filhos que estavam por perto. Assim que eles foram chegando, Samuel olhou um por um. Ele pensou era o ungido seria Eliabe, por ser forte e bonito.
Porém, Deus disse a ele: "Samuel, não se impressione diante da aparência e do tamanho desse homem, não é ele. Eu não vejo como você vê. Você considera a aparência, mas eu vejo o que há dentro do coração". Então, vieram todos os filhos de Jessé, um por um. E Deus disse para Samuel que o escolhido não era nenhum daqueles.
Então Samuel perguntou para Jessé: "Você me trouxe seus filhos, são somente esses que você tem?" Jessé disse: "Eu ainda tenho o meu menino mais novo, mas ele não está aqui, está lá no pasto cuidando das ovelhas". Samuel disse a Jessé: "Mande buscar esse menino imediatamente, pois não nos sentaremos para comer enquanto ele não chegar".
E lá veio o menino Davi, ruivo, saudável e com uma linda aparência. Ele devia estar sujo e suado, com cheiro de ovelhas. Mas, Deus via o coração de Davi. Deus via o amor que Davi tinha por Ele. E como Davi seria amigo de Deus e obediente a Ele. Um rei de confiança! "É Ele, é Ele que eu escolhi. Levante-se e unge-o, agora mesmo". Samuel, mais do que depressa, pegou o chifre de carneiro que estava cheio de um azeite puro e ungiu Davi diante do seu pai e dos seus irmãos. E a partir daquele dia, o Espírito de Yahweh, entrou em Davi, para dar poder para Ele ser o rei que Deus queria.
Jesus contou essas parábolas para que as pessoas entendessem três lições.
1) Deus nos escolheu antes de nascermos. Quem aqui sofreu muito quando não foi escolhido para fazer alguma coisa especial na escola, como participar de um grupo de teatro, de uma apresentação ou até mesmo de um time para jogar alguma coisa? É muito difícil ser rejeitado, nós ficamos pensando que não somos capazes de fazer nada. Mas nós precisamos guardar no coração essa verdade que vai nos curar de toda rejeição: Deus nos escolheu antes da gente nascer. Vocês sabiam disso? Deus mesmo escolheu o nosso nome, e nos amou antes mesmo de nascermos (Isaías 43.1). Ele também fez um plano maravilhoso para a nossa vida, assim como fez para Davi. Nós precisamos confiar nisso. Mesmo que ninguém nos escolha porque acham que não somos capazes, Deus mesmo nos escolheu. E saibam, Ele nos deu muitas capacidades, segundo a tarefa que nos deu. Já aprendemos sobre isso aqui no Start Kids. Não adianta querer fazer tudo e ter muitas capacidades, não adianta querer ser algo que não somos ou fazer algo que não sabemos para agradar as pessoas. Devemos querer ser e fazer aquilo para o qual Deus nos escolheu antes de nascer.
2) Deus não escolhe alguém por sua aparência, mas sim pelo que há dentro do seu coração. Crianças, cuidar da aparência é muito bom! Não podemos andar sujos, fedidos, com o cabelo embaraçado, com as unhas cheias de terra ou com chulé...Temos sim que cuidar da nossa aparência por sermos filhos de Deus. Mas, Deus não olha para essas coisas quando quer escolher alguém para a Sua obra. Nem olha se a pessoa é branca, preta, alta, baixinha, magrela ou gordinha. Ele sonda o coração da pessoa! Mas o que significa isso? Lá no Salmo 139, o próprio Davi escreveu sobre isso: "Senhor, tu me sondas e me conheces.Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor. ⁵ Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim." Sim, é isso que Deus faz. Os seus olhos passam por nossa pele, músculos e vão até o nosso coração. Ele observa se em nosso coração há maldade, se há maus desejos, se há desobediência. Se ele terá dificuldade em obedecer ao Senhor em todas as coisas. Deus observou o coração do rei Saul e viu que ele era mau e desobediente. E viu que Saul não serviria para ser rei do seu povo, por isso o rejeitou. Sim, Deus pode nos rejeitar na grande obra que Ele planejou para nós em Sua casa, se nosso coração for desobediente como o de Saul.
3) Precisamos nos preocupar em ter um coração obediente, que agrada a Deus, como Davi. Quando estava cuidando das ovelhas, Davi desenvolveu uma amizade com Deus. Ele adorava ao Senhor com músicas, com seus Salmos e com a sua vida. Ele tinha um desejo muito grande de obedecer a Deus porque o amava. Isso chamou muito a atenção de Deus. Mesmo que Davi estivesse bem longe de casa, num local quase sem ninguém, Deus estava ali com ele. Deus sondou o coração de Davi para ver o que tinha dentro e viu que Davi era obediente cuidando das ovelhas e seria obediente cuidando do Seu povo, no trono de Israel. Vejam que legal Davi escreveu em seu Salmo 89 (v20): Encontrei o meu servo Davi; ungi‑o com o meu óleo sagrado. A minha mão o susterá, e o meu braço o fará forte. Que o Senhor veja em nosso coração a mesma coisa que viu em Davi. Um coração que o ama e o adora, mesmo se o que tivermos que fazer for chato ou difícil. Um coração que o obedece hoje e o obedecerá para sempre. Assim, Deus mesmo vai nos colocar em uma posição muito importante em Seu Reino. Porque Ele sabe que nosso coração não mudará de uma hora para outra.
Conclusão: Saber que Deus nos escolhe, não por termos dinheiro ou sermos bonitos, mas por nosso coração nos faz muito bem. Isso é tão maravilhoso? Vamos dizer juntos: Eu sou Escolhido de Deus, como Davi, ele nunca me rejeitará!
Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?
"Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome." João 15.16
Ministrador: Vamos agradecer a Deus por ter nos escolhido? Agradeça com as crianças por Deus ter as escolhido antes delas nascerem. Peça para o Senhor olhar dentro do coração de cada uma delas e ver se existe alguma coisa má, errada, peça para ele limpar o coraçãozinho delas. Agora ore para que o Senhor dê a cada uma delas um coração muito obediente. Agora peça para elas repetirem a oração.
"Senhor Deus, assim como o Senhor encontrou Davi quando procurou um rei, eu quero que o Senhor me encontre quando precisar de uma pessoa para fazer uma obra especial para o Senhor. Usa a minha vida! E que eu seja uma criança que ora e te adora sempre, em todos os momentos, bons ou ruins. Que meu coração seja obediente ao Senhor para sempre! Em nome de Jesus, amém".
Figuras:
Os Tesouros da Bíblia:
Preciosas Promessas:
É Cultura do Céu:
Caça ao Tesouro em Família:
Nenhum comentário:
Postar um comentário