Atenção: esse material é protegido por diretos autorais. Não utilizar sem autorização dos autores.
ABERTURA
Oração de cobertura
Louvor
Oração
(palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias
O de Obediência: Crianças, alguém já mandou você fazer uma coisa que você não tinha nem um pouco de vontade de fazer e precisou fazer para obedecer? Pois é, Deus quer que a gente obedeça, mesmo que seja difícil, mesmo que a gente não queira. Vocês acham que foi fácil para Jesus obedecer a Deus, entregando sua vida na cruz? Não, não foi. Ele até suou gotas de sangue. Mas obedeceu. E por ser filho obediente, Deus o exaltou (Fp 2.8,9). Exaltar é dar fama, dar sucesso e riquezas. Foi isso que Deus fez com Jesus, por ele ser obediente na hora mais difícil da sua vida. Nem sempre tirar um valor para trazer como oferta para a casa de Deus é fácil. Principalmente quando temos pouco, ou queremos comprar algo. Mas quando obedecemos, como Jesus fez, recebemos de volta, de Deus muitas bênçãos e até mais dinheiro. Por isso, obedeçam. Sempre tragam suas ofertas e dízimos para a casa de Deus. Ele nos abençoará muito por nossa obediência.
Ore com as crianças, e faça o ofertório.
Intervalo para Lanche.
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
MINISTRAÇÃO - Eu sou amado! (João 4.1-30; 39)
Introdução:
Vamos conversar sobre o que é ser amado. Muitas vezes, dizer o que significa ser amado é bem complicado. Mas existem algumas atitudes que fazem com você, que mostram que vocês são muito, muito amados. Que tipo de atitudes são essas? Vamos ver se vocês entendem as atitudes que as pessoas tem com vocês, que mostram que elas te amam. Pode ser que não tenha nada a ver com aquilo que vocês estão pensando.
Vamos tentar adivinhar se essas atitudes são verdadeiras ou falsas quando se fala de ser amado ou não?
Ser amado é ganhar presentes caros, que eu gosto e eu mesmo escolhi. (F)
Ser amado é ter um tempo bem legal e divertido com quem eu amo, não importa onde (V)
Ser amado é me deixarem comer todas as comidas que eu quero na hora que quero (F).
Ser amado é poder dormir e acordar na hora que eu quero. (F).
Ser amado é quando as pessoas se preocupam se estou bem e se eu estou precisando de algo (V)
Ser amado é poder usar o celular para jogar por horas. (F)
Ser amado é alguém fazer as tarefas de casa para mim, sem eu precisar estudar (F).
Ser amado é ser cuidado quando estou doente. (V).
Ser amado, é mesmo morando numa casa simples, ter alegria e paz (V).
Ser amado é apanhar e ser castigado quando faço algo errado (V).
Ser amado é ser ensinado com amor e não me deixar ficar folgado (V).
Ser amado é receber presentinhos mesmo que não sejam caros, mas que tem valor (V).
Ser rejeitado faz muito, muito mal, deixa nosso coração em pedaço e nos faz sentir infelizes. Mas ser amado, faz tão bem! Quando somos amados dentro de casa, na escola, na Igreja, isso traz algumas mudanças para dentro de nós: nos sentimos valorizados, aceitos e seguros. Ficamos felizes e dispostos para fazer o melhor, em casa, na escola, na Igreja. Mas, mais do que ser amado pelas pessoas, precisamos saber que somos amados pela pessoa mais importante do universo, Deus. Ele nos ama mais do que o papai, mais do que a mamãe, mais do que a vovó, seu animalzinho de estimação ou qualquer outra pessoa nessa terra. Ele te ama demais. Ele faz qualquer coisa por você. Saber disso é a melhor coisa do mundo!
Desenvolvimento:
Lá Israel havia uma cidade chamada Samaria. Ninguém gostava dos samaritanos, dos que moravam naquela cidade. Mas eles não tinham feito nada de errado, só eram um povo que não nasceu lá em Israel. Eles foram colocados para morar lá quando um país inimigo invadiu Israel, muito, muito tempo antes. Por isso os seus costumes eram diferentes dos costumes de outras cidades. Por causa dessa confusão, os judeus desprezavam os samaritanos.
Jesus andava de cidade em cidade lá na região do Mar da Galiléia. Com os seus doze discípulos, ele pregava sobre o Reino de Deus, curava as pessoas e expulsava os demônios em cada cidade que ia, lá em Israel. E numa dessas viagens, Jesus disse aos seus discípulos que precisava passar por Samaria. Os discípulos não entenderam o que Jesus ia fazer em Samaria. Mas Jesus sabia que havia uma mulher que precisava ser amada.
Enquanto os discípulos foram buscar comida, Jesus foi sozinho até um poço de água. Era um lugar muitas pessoas iam buscar água. Porém por ser meio dia, o sol estava muito quente e naquela hora ninguém apareceria para pegar água. Mas ela, a mulher que Jesus estava esperando, apareceu. Ela vinha com o rosto coberto e uma grande vasilha de água nos ombros.
Quando chegou ao poço, Jesus disse a ela: "Você pode me dar um pouco de água para beber?". Aquela mulher levou um grande susto. Como assim um homem judeu, estava falando com ela? Qualquer outro homem ia cuspir em seus pés, dizer maldições e se afastar. Mas esse judeu estava falando com ela! Que estranho!
"Como você, sendo um homem judeu, pede água para mim? Vocês não gostam de nós, samaritanos!". Então Jesus disse: "Se você me conhecesse, se você soubesse quem Eu Sou, você é quem pediria água para mim. E eu te daria uma água que você nunca bebeu. Uma água viva!" Mas que coisas esquisitas aquele homem estava falando, pensou a mulher! E ela respondeu: "Senhor, como é que me oferece uma água viva, se esse poço é muito fundo e o senhor não tem nem mesmo uma corda para puxar a água?".
"Mulher, quem beber da água desse poço, precisará voltar aqui muitas vezes para bebê-la novamente, pois sempre terá sede. Mas a água viva que eu ofereço, quem beber dela, nunca mais terá sede. Além disso, a pessoa que beber dessa água viva, vai é ter uma fonte dentro do seu coração para oferecer água viva para muitas outras pessoas". Jesus respondeu para ela. Então ela entendeu que não estava conversando com um homem como todos os outros. Ele era diferente e falava de assuntos diferentes. E ainda aceitou a conversa dela! Por isso, mais do que depressa, a mulher disse: "Senhor, eu aceito, eu quero essa água viva que está me oferecendo!".
"Vá e chame seu marido", disse Jesus. Na mesma hora, aquela mulher pensou assim: "Ele não conhece a minha história. Eu já tive cinco casamentos e nenhum dele deu certo. Esses homens com quem eu me casei me maltrataram e machucaram, nenhum deles me amou ou me deu atenção. E esse sexto homem com quem eu estou agora, nem é meu marido, e eu nem quero me casar com ele, por medo de ser machucada. Mas esse judeu, com certeza ele não quer saber da minha história".
A mulher pensou em tudo isso, mas disse somente uma frase para Jesus. "Eu não tenho marido". Jesus disse para ela: "Você disse a verdade, porque já teve cinco maridos e esse que mora agora com você não é seu marido". Quando Jesus disse isso, o coração daquela mulher gelou. "Como é que ele sabe da minha vida? Como é que ele descobriu isso se eu nem falei nada?"
"Eu estou percebendo que o Senhor é um profeta, um enviado de Deus. Eu estou esperando a chegada do Messias, o ungido de Deus, que vai nos ensinar qual o jeito certo de adorar a Deus. Porque os judeus acham que é de um jeito e os samaritanos dizem que é de outro e nós ficamos perdidos. Mas o Messias, ele vai nos ensinar isso, não é mesmo?
E Jesus disse para ela: "Eu sou o Messias, eu que estou falando com você". Quando ouviu isso aquela mulher saiu correndo!! Ela foi para a sua cidade e chamou todos os que estavam lá! Eles precisariam conhecer o homem que falou coisas da vida dela! Ele era o Cristo! E todos os homens da cidade foram até o poço onde Jesus estava. E muitos samaritanos creram em Jesus por causa do que aquela mulher contou para eles.
Crianças, essa é uma das histórias mais preciosas e especiais da Bíblia. E vocês precisam aprender 3 lições sobre o amor de Deus, mostradas por Seu filho Jesus Cristo.
1) Jesus nos ama como nós somos. Vocês já pararam para pensar porque aquela mulher foi buscar água na hora mais quente do dia, onde as pessoas ficavam em suas casas? Porque ela era mal falada na cidade. Naquela época, mulheres que tinham casado mais do que uma vez eram desprezadas. Então, a mulher samaritana foi ao poço porque tinha vergonha da sua condição. Mas Jesus não tinha vergonha da condição dela. Ele não nenhuma vergonha de conversar com uma mulher samaritana que os outros desprezavam. Nem mesmo vergonha de conversar com ela na frente de seus discípulos. Assim, crianças, Jesus não tem vergonha de nos amar. Ele nos ama muito. Um amor que nem podemos entender. Ele ama o de pele branca, pele escura, magros, gordos. Do Brasil, da China, da Argentina e até da Palestina. Os doentes e os curados. Quem tem defeito e quem não tem. Jesus ama a todos! Isso é tão maravilhoso. Isso nos liberta do medo e da vergonha, assim como libertou aquela mulher samaritana.
2) Jesus conhece a nossa vida muito bem. O que foi que fez aquela mulher achar que Jesus era um profeta? Foi Jesus ter contado sobre a vida dela sem ela ter contado para ninguém. Saber disso é tão importante! Jesus nos ama tanto que Ele está conosco todas as horas da nossa vida. Quando ficamos tristes, quando choramos, quando temos medo. Quando temos vergonha, quando ficamos com muito medo por causa das brigas que acontecem dentro de casa. É muito bom saber que a gente tem um amigo que nos conhece muito bem, Jesus. E por nos conhecer muito bem, Ele sempre vai aparecer no momento que mais precisamos, vai nos abraçar e vai nos dar palavras maravilhosas que mudam a nossa vida para sempre. Saber que Jesus nos conhece nos deve fazer confiar cada vez mais nele, para contar nossos medos, tristezas e aquilo que sonhamos e queremos.
3) Só Jesus pode nos da a água viva! Ah crianças, quando amamos alguém, sempre no lembramos dessa pessoa. E quando vamos viajar, sempre trazemos um presentinho para ele. Sim, dar presente é uma linguagem do amor. Por isso, Jesus manifestou o seu amor àquela mulher e a nós dando coisas que nenhum dinheiro pode comprar, coisas que tem muito valor. Jesus ofereceu para aquela mulher a água viva. Mas o que é a água viva, a água que faz com que as pessoas nunca mais tenham sede? É o Espírito Santo. Deus mesmo envia o Espírito Santo para morar dentro do coração das pessoas que aceitam Jesus como Senhor e Salvador. Se você já recebeu Jesus como Senhor e Salvador da Sua vida, então tem essa água viva aí dentro de você. E essa água, por ser viva tem que sair de dentro de você. Como assim? Você precisa ser diferente! Ser uma criança alegre, cheia de energia, de alegria, cheia de Dons e cheia do Poder de Deus. Nunca mais precisa do amor dos outros para se sentir amada ou fazer algo para se sentir valorizada. Você tem valor, o Espírito Santo mora em você!
Conclusão: Saber que Jesus nos ama, nos deve mudar por completo. Amém? Você precisa passar a amar você mesmo, sua cor, seu cabelo, seu peso e a forma como Deus te fez. Se Ele não te rejeita, porque você vai se rejeitar? Outra coisa que você precisa fazer, é passar a amar as pessoas que estão em sua volta e até mesmo as que você não conhece. Se Jesus te ama, você tem que amar as pessoas. E por fim, por favor, ofereça dessa água viva que Jesus dá para outras pessoas, assim como aquela mulher ofereceu. Ela chamou todos da cidade e contou o que Jesus havia feito com ela. Muitos receberam a Salvação ali em Samaria, por causa do que aquela mulher disse para as pessoas sobre Jesus. Você precisa contar para seus amigos sobre Jesus. O que Ele fez, o que Ele faz. E trazer seus amigos para Jesus Cristo, convidá-los para vir à Igreja. Amém! Quando amamos damos presentes. Se você ama a Jesus, o melhor presente que pode dar a ele, é levar muitos amigos para a Salvação, como fez aquela mulher.
Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós? "Nem a morte, nem a vida, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor". Romanos 8.39
Ministrador: Em primeiro lugar faça o apelo. Pergunte para as crianças se alguma delas que está lá ainda não levantou a mão para receber Jesus como Senhor e Salvador. Chame-as para sair do lugar e ir até o altar. Faça a oração de Salvação. Coloque a mão na cabeça de cada uma delas e declare que elas estão recebendo o Espírito Santo em suas vidas, e que a partir desse momento, um rio de águas vivas fluirá do interior de cada uma delas.
Agora ore com todas as crianças. "Senhor Jesus, eu te agradeço porque o Senhor me ama muito. Ao ponto de entregar sua vida na cruz por mim. Muito obrigada por me amar como eu sou. O Senhor conhece a minha vida. Eu quero que o Senhor seja o meu melhor amigo. Obrigada pela água viva que o Senhor me deu, que é o Espírito Santo. Eu nunca mais preciso ter sede, ou seja, querer ser aceito pelas pessoas ou ficar triste porque elas me desprezam. O Senhor está dentro de mim, eu sou amado. Esse é o meu tesouro precioso. Eu também te amo, e vou levar muitas pessoas para a salvação. Em nome de Jesus, amém.
Figuras:
Os Tesouros da Bíblia:
Preciosas Promessas:
Meu Tesouro Precioso é:
Caça ao Tesouro em Família:
Nenhum comentário:
Postar um comentário