quarta-feira, 24 de setembro de 2025

26 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou vencedor!

Atenção: esse material é protegido por diretos autorais. Não utilizar sem autorização dos autores. 

ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor 
Oração
(palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias

O de Obediência:  Vocês sabem como se diz bênção em hebraico? Beraká. E essa palavra tem um significado tão forte. Ela quer dizer: prosperidade, vida longa e sucesso. Então, ser abençoado é ter: prosperidade, vida longa e sucesso. Deus ama abençoar os seus queridos filhos. Claro que ele quer nos dar prosperidade, que é ter condições de ter uma vida maravilhosa, com tudo de bom que existe no mundo. Ele quer fazer o nosso nome muito famoso, já pensou? Com alguma coisa que você vai fazer muito bem, ou alguma descoberta que você terá. Ele também quer te dar uma vida bem longa, para você aproveitar todas as coisas boas que o Senhor te dará. Quem aqui quer essa vida? Quem aqui quer ser abençoado? Todo mundo quer! Mas, Deus só dará a bênção dele para quem é obediente. Obediente aos seus pais, obediente na escola, e acima de tudo obediente a Deus e aos seus mandamentos. Ele deixou claro isso em Deuteronômio 28.1,2: "Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje dou a vocês, o Senhor, o seu Deus, o colocará acima das nações da terra. Todas essas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão se vocês obedecerem ao Senhor, seu Deus.  Quem traz o dízimo e a oferta para a Igreja, está obedecendo a um mandamento do Senhor, por isso merece ser abençoado, muito abençoado. Mas quem ganha dinheiro e gasta tudo? Esse está claramente desobedecendo a Deus. Esse nunca terá a Beraká, a bênção que Deus dá para os obedientes.

Ore com as crianças, e faça o ofertório.

Intervalo para Lanche. 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

MINISTRAÇÃO - Eu sou vencedor! (Josué 6.13-19, 6.8-21, 7. 1-26, 8.1)

Introdução: 

Vencedores ou Perdedores? Quem aqui já participou de alguma competição? De futebol, de volei, gincana na Igreja, olimpíada de matemática. Todos nós, quando participamos de uma competição entramos para perder ou vencer? Com certeza para vencer. Qual é o sentimento que temos quando vencemos uma competição? (deixe que as crianças falem). Vencer é muito bom. Todos nós queremos vencer na vida, vencer as competições. Ganhar as moedinhas do álbum...ah que delícia. E perder? Quem aqui já perdeu uma competição? O que sentiu? Perder uma competição é arrasador. A gente chora, e joga no chão e fica muito triste. Mas, você precisa aprender que na vida, algumas vezes vamos vencer e outras vamos perder. Quando vencermos, precisamos comemorar muito. E quando perdermos? Na verdade, precisamos pensar nos motivos que nos fizeram perder. E começar tudo de novo, do jeito certo. O segredo é nunca desistirmos.

Desenvolvimento:

Hoje vamos aprender com Josué, duas histórias de guerra. Numa delas, o povo de Israel venceu. E na outra, o povo de Israel perdeu feio. O que aconteceu para eles vencerem uma guerra? E o que fizeram para perder a outra guerra? E depois da derrota, o que eles fizeram?

Depois de quarenta anos no deserto, agora o povo de Israel chegava perto da terra de Canaã, a terra que Deus prometeu que seria deles. Mas claro, para poder tomar posse da terra, eles teriam que lutar. Moisés já havia morrido e agora quem comandava o povo era o novo líder, Josué. E a primeira cidade a ser conquistada era Jericó.

Josué não sabia exatamente como fazer para conquistar Jericó. Ele queria obedecer a Deus, por isso estava em oração. Então, num dia, um soldado bem forte, com uma grande espada, apareceu no caminho de Josué. Josué perguntou assim: "Você é um dos nossos ou é do exército inimigo?". O homem respondeu: "Nem um dos seus, nem do exército inimigo. Eu sou o Comandante do Exército do Senhor!".

Ele se prostrou em respeito, e perguntou qual era a mensagem quem aquele Comandante tinha para lhe dar. Então o chefe do Exército de Yahweh disse: "Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que você está pisando é terra santa". Naquele momento, Josué entendeu quem aquele homem era! Ele era uma manifestação humana de Deus e estava confirmando que aquela terra verdadeiramente era do povo de Israel.

Mas Jericó era uma cidade muito protegida! Ela era rodeada de uma muralha tão grossa, que dava para construir casas em cima dela. Porém, Deus havia dado o plano para Josué. Ele disse: "Veja, eu entrego nas suas mãos Jericó e tudo o que tem dentro dessa cidade". Uau! Deus disse que eles venceriam a batalha contra Jericó! Agora o que eles precisavam fazer era somente obedecer!

Josué e seu exército cercaram a cidade uma vez por dia, durante seis dias. Eles marcharam em silêncio, conforme a ordem de Deus. Mas no sétimo dia, eles deram sete voltas. E na última volta, os sacerdotes tocaram um longo e forte toque de trombeta, um toque que anunciava a todos que eles seriam vencedores!  Assim que o longo toque ecoou, Josué disse: Gritem! Deus nos entregou a cidade! Aquela grande multidão, que era o povo de Israel, deu um forte grito de guerra. E então aconteceu um grande milagre: o grande muro de Jericó, desmoronou inteirinho! Mais do que depressa, o povo e os soldados entraram em Jericó e conquistaram a cidade, exatamente como Deus disse. 

Ah, que grande vitória foi aquela! Josué, os seus soldados e o povo, ficaram muito animados e fizeram uma grande festa. Se a forte cidade de Jericó foi conquistada daquela forma, eles conquistariam com muita facilidade as outras cidades! E logo foram conquistar a pequena cidade de Ai. Eles nem foram com o exército todo, somente com três mil homens, porque a vitória era certa!

Mas o que aconteceu em Ai, foi bem diferente da vitória que tiveram em Jericó. Na verdade, foi uma grande derrota.  O exército de Ai venceu o exército de Israel. E ainda por cima mataram 36 soldados!  Josué rasgou as sua roupa em sinal de tristeza e se deitou diante da presença de Deus. Ele queria saber o que havia acontecido. Em Jericó, venceram com facilidade, mas em Ai, perderam vergonhosamente.

Então o Senhor explicou o que havia acontecido. "Quando vocês conquistaram Jericó, eu dei uma ordem. Tudo o que havia dentro da cidade deveria ser queimado, porque essa cidade era amaldiçoada. Menos a prata e o outro, que devem ser levados para a minha Casa. Mas uma pessoa desobedeceu a minha ordem. Ele roubou algumas coisas e escondeu no meio da sua bagagem. Esse desobediente precisa ser punido e o que ele roubou precisa ser queimado. Enquanto isso não acontecer, vocês não terão mais vitória".

Mais do que depressa, Josué mandou que todos se apresentassem diante dele. E o Senhor mostrou a Josué quem era o ladrão. O seu nome era Acã, ele mesmo disse para Josué que havia roubado de Jericó uma capa, uma barra de ouro e dois quilos e quatrocentos gramas de prata e havia escondido tudo isso no chão da sua tenda.

Sabem o que aconteceu com Acã? Ele foi apedrejado até morrer. Depois, tudo que era seu, inclusive as coisas roubadas, foi queimado no fogo. Depois disso, Deus disse para Josué reunir seus soldados para conquistar a cidade de Ai e mais uma vez disse que tudo o que havia lá dentro deveria ser queimado. Agora, todo o povo obedeceu. E eles venceram!

Essas duas histórias de guerra nos ensinam 3 lições: 

1) Somos mais que vencedores em Cristo!  Crianças, o maior desejo de Deus é que a gente vença na vida. Ele não fez a gente nascer para ter uma vida de derrotas e tristezas. O problema é que Adão e Eva, no começo da criação, decidiram seguir o plano da Serpente, o diabo. Naquele momento em diante, o pecado entrou no mundo e começou a derrotar os seres humanos, com doenças no corpo, com sentimentos ruins.  O pecado trouxe a morte, que é a derrota total dos seres humanos. Por esse motivo, Deus enviou seu Filho Jesus Cristo. Quando ele foi pendurado na cruz, ele carregou todos os nossos pecados em suas costas. (Gálatas 3.13).  Isso é tão maravilhoso! Ele tirou toda a derrota das pessoas e deu a elas a oportunidade de serem mais que vencedoras em todas as coisas. E quem são as pessoas que serão mais que vencedoras? Aquelas que receberem Jesus como Senhor e Salvador das suas vidas. Mas, a maior vitória de Jesus, foi sobre a morte. Depois de três dias, morto dentro do sepulcro, Deus mesmo fez Jesus ressuscitar, para nunca mais morrer. Aleluia!! Jesus venceu a morte. Para sempre. E nós, os que cremos em Jesus, seremos mais do que vencedores, sobre o pecado e também sobre a morte! "Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão? Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo".  I Coríntios 15.55,57

2) Devemos ser fortes e corajosos. Quando Moisés morreu, Deus chamou Josué e disse para ele: "Josué, seja forte e corajoso. Porque o que eu prometi, eu cumprirei. Ninguém vai poder resistir a você por todos os dias da sua vida. Você vai ter que lutar, mas eu estarei com você!" (Josué 1.2-6). Quando Josué já foi lutar contra a cidade de Jericó, ele já estava  com uma faixa no peito - a faixa de vencedor!  Assim acontece com a gente. Sim, nós teremos muitas guerras para lutar durante toda a nossa vida. Não uma guerra como a de Josué, com armas, mas uma guerra contra nosso inimigo Satanás, que fará de tudo derrotar os filhos de Deus. Ele colocará em nosso coração medo, tristeza, rejeição, ansiedade, tudo isso para que a gente fique paralisado e não cumpra o plano de Deus para nós. E o que devemos fazer para vencer o diabo? Precisamos confiar em Deus. Isso mesmo, tudo o que Deus disse em Sua palavra é verdadeiro. Devemos confiar nas promessas de Deus assim como Josué confiou. E Deus sempre cumprirá o que prometeu. Amém. Outra coisa que devemos fazer para derrotar o diabo é Ser Forte e Corajoso. Nenhum soldado chorão ou medroso vence uma batalha. Então, quando o inimigo se levantar contra nós, ao invés de desistir ou chorar, devemos nos levantar e adorar a Deus e declarar a Sua Palavra. E seguir lutando, porque se resistirmos ao diabo, ele fugirá de nós (Tiago 4.7,8). Aleluia!!!

3) Deus quer que nós O obedeçamos . Essa foi uma das ordens de Deus para Josué. Ele deveria ter o cuidado de agir segundo os mandamentos de Deus, sem se desviar para a direita e para esquerda, para que ele tivesse vitória em tudo. Sim, essa é a ordem e o segredo para que a gente seja vencedor - obedecer aos mandamentos de Deus, escritos em Sua Palavra.  Obedecer sem errar, sem se desviar. Se fizermos isso, nós teremos vitória em todas as coisas. E até no que parece muito difícil, como as muralhas de Jericó, Deus fará um grande milagre para nós vencermos. Não adianta desobedecer a Deus, aos pais, aos professores, aos líderes da Igreja, e querer ser vencedor na vida. De jeito nenhum. Mas se você obedecer, pode ter certeza de que até mesmo nos jogos da escola, nas gincanas da Igreja e na sua vida toda, até ficar bem velhinho, você vai ser um vencedor, como Josué foi!

Conclusão: 

Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?  "Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou"Romanos 8.37

Ministrador:  (Prepare uma faixa de premiação com os dizeres, Eu sou mais que vencedor! Se quiser, pode ser uma pequena bandeirinha para cada criança)

Deus não poderá nos fazer vencer, se formos desobedientes. Agora você ficará quietinho e pensará em todas as atitudes de desobediência que tem. Você é um ladrão como Acã? Pega aquilo que não te pertence? Então você é um derrotado. Você é um mentiroso? Você é bagunceiro? Não gosta de cumprir ordens? É uma criança birrenta? Briguenta? Não aceita ser disciplinado? É preguiçoso? Enquanto você não pedir perdão a Deus e abandonar esses comportamentos de pecado, você nunca vencerá na vida. Precisa não só pedir perdão, mas deixar imediatamente de fazer!
    
Agora peça para elas repetirem:  "Senhor Deus, eu estou na sua presença para contar para o Senhor as coisas erradas que eu faço, que são pecado. (dê espaço para que as crianças contem para Deus seus atos de desobediência). Eu quero te pedir perdão por tudo isso, porque eu sei que quem vive cometendo pecado é um derrotado. Lave meus pecados e meu coração com o sangue que escorreu do seu Filho Jesus lá na cruz, ele é poderoso para me limpar do mal. Eu te peço, Espírito Santo de Deus, que o Senhor  me ajude todos os dias, a agir conforme as ordens de Deus. Eu quero ser mais que vitorioso na minha vida toda, porque eu pertenço a Jesus. Me ajude a obedecer a Deus, aos meus pais, professores e líderes na Igreja. Me ajude a ser forte e corajoso e resistir ao diabo, meu inimigo. Em nome de Jesus. Amém.

Ore por cada criança, declarando que elas tem direito a ser que vencedoras em Cristo Jesus! E termine declarando que elas são vencedoras em todas as coisas. Coloque a faixa em cada criança e peça para ela declarar, eu sou vencedora, em Cristo Jesus!

Figuras:


















Os Tesouros da Bíblia:


Preciosas Promessas:




Meu Tesouro Precioso é:


Caça ao Tesouro em Família:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...