Atenção: esse material é protegido por diretos autorais. Não utilizar sem autorização dos autores.
ABERTURA
Oração de cobertura
Louvor
Louvor
Oração
(palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias
O de Obediência: Em Lucas 6.38, Jesus nos ensinou um tesouro muito preciso. Ele disse: Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. Sobre o que Jesus está falando nesse versículo? Sobre a Generosidade. O que é ser generoso? É ter uma vontade imensa de ajudar o próximo, compartilhando daquilo que você tem, sem esperar nada em troca. Jesus quer que você abra bem os olhos e veja quem precisa de ajuda. Lá na escola, pode ter crianças que precisam de ajuda para entender uma matéria. Ou você precisará repartir seu lanche com alguém que não tem o que comer. Ou alguém da rua precisará de um alimento, ou agasalho, um brinquedo. Jesus disse que se você for generoso, repartindo o que tem com quem precisa, Deus mesmo vai ser generoso com você, do tantas bênçãos e presentes, que não caberão em sua mão. Assim você verá que vale a pena obedecer à ordem de Jesus de ser generoso e ajudar quem precisa. Ore com as crianças, e faça o ofertório.
Intervalo para Lanche.
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
MINISTRAÇÃO - Eu sou acolhido ( Lucas 5:17–26; Atos 10.34-35.)
Introdução:
Prepare fotos de pessoas de vários países. Procure pessoas com cor diferente, roupas diferentes, que comem comidas diferentes. Peça ajuda para as crianças identificarem de qual país aquela pessoa é. Traga informações chocantes da cultura dessas pessoas como por exemplo, chinês gosta de comer carne de cachorro. E comente com as crianças sobre esse artigo: https://super.abril.com.br/comportamento/8-costumes-mal-vistos-no-exterior-que-sao-normais-no-brasil/
Deus é muito criativo. Ele encheu o mundo pessoas diferentes. Mesmo no Brasil e na nossa cidade, há pessoas de todos os tipos. E na sala de aula já percebeu que existem crianças de todos os tipos? Isso é maravilhoso, Deus é muito inteligente. Já pensou que chato seria se todos fôssemos iguais? Pois todos nós temos um péssimo costume, que é formar uma opinião sobre as pessoas só porque elas são diferentes da gente. Isso se chama Preconceito. Preconceito é formar uma opinião antecipada de uma pessoa sem conhecê-la por dentro.
O preconceito envolve várias áreas: muitos tem preconceito com pessoas que não são da mesma religião. Outros tem preconceito com pessoas que não tem a mesma cor de pele. Outros tem preconceito com pessoas que são limitadas fisicamente ou mentalmente. Na segunda guerra mundial, em 1940, Adolf Hitler, um líder alemão, fez os alemães acreditarem que eles eram uma raça perfeita, sem nenhum defeito. Por isso eles perseguiram, torturaram e mataram milhões de pessoas que não eram "perfeitos" como eles. Judeus, homossexuais, negros, pessoas com deficiência física e mental, ciganos e Testemunhas de Jeová (um grupo religioso). Esse foi um dos piores crimes da história do mundo. Por causa de uma ideia errada sobre as pessoas terem valor ou não, de acordo com as suas características e escolhas
Nós precisamos derrubar o preconceito dentro do nosso coração. Não é porque as pessoas não tem a mesma cor de pele que a gente, que elas devem ser desprezadas ou perseguidas. Nem mesmo por serem pobres, gordos, magros ou doentes.Ou por pensarem diferentes. Deus nos manda amar a todos, independente do que são.
Se você quer agradar a Deus, deve acabar com o preconceito. Amém? Devemos amar a todos e ser como Deus - Ele não tem favoritos. Ele não dá tratamento diferente para as pessoas com base na cor, na aparência, na condição social. Ele aceita de todas as nações a pessoa que O teme e faz o que é correto. Atos 10.34.35
Desenvolvimento:
Jesus estava na cidade de Cafarnaum, pregando dentro de uma casa. Como sempre acontecia, quando Jesus ia para um lugar, muita gente ia atrás dele para ouvir seus ensinos, mas também porque queriam ser curados de suas doenças. Eles sabiam que Jesus tinha o poder de Deus para realizar curas!
A casa estava tão cheia, tão lotada! Não cabia mais ninguém lá dentro! Mas então chegaram alguns homens trazendo um homem paralítico, ele tinha algum problema em suas pernas que o impedia de andar. E o que era mais triste: ele nunca tinha andado na vida. Por isso dependia sempre dos seus amigos para o levarem para lá e para cá. Aquele homem queria muito ser curado! Ele queria andar! Ele sabia que Jesus podia curá-lo!
Aqueles amigos tentaram de todas as formas entrar na casa. Mas ninguém dava espaço. Todos queriam ver Jesus e receber seus milagres. Então eles pensaram em algo diferente: "Que tal subirmos com nosso amigo no telhado da casa? Assim nós podemos tirar o forro de palha e descer ele pelo teto, bem na frente de Jesus". Naquela época, o telhado das casas era plano, feito de madeira e palha, coberto com argila. Podia-se subir nele por uma escada que ficava ao lado da casa. Aqueles amigos preciosos, que todo mundo deveria ter, foram eles que carregaram com muita força, o amigo até o telhado da casa. E depois fizeram um furo no telhado para passar o seu amigo.
Jesus estava concentrado, pregando para a multidão que havia dentro da casa. Então, de repente, começou a ouvir um barulho no telhado. As pessoas olharam para cima para ver o que estava acontecendo. Foi então que, diante de Jesus, desceu o homem numa maca - ele foi baixado por seus amigos.
Quando aquele homem desceu, com certeza as pessoas ficaram bravas, pensando que ele estava atrapalhando Jesus e estragado a casa. Mas, Jesus agiu diferente.ficou admirado com a fé daqueles homens, ao descerem seu amigo paralítico pelo telhado, para que ele fosse curado. Jesus então olhou bem para aquele homem e disse: "Homem, os teus pecados estão perdoados. Eu te ordeno: levanta-te!!!"
Naquele mesmo instante o homem se levantou diante de todos os que estavam ali, para espanto deles e dos seus amigos. Ele ficou tão feliz, tão feliz, que pegou a sua maca e correu para a sua casa, louvando e bendizendo a Deus! E todos ficaram admirados e com a boca aberta. Eles começaram a adorar a Deus e cheios de muito respeito, disseram: Hoje vimos um acontecimento fora do normal, sobrenatural!
Ah que linda história, não é mesmo? Linda pela atitude dos amigos e linda pela atitude de Jesus. Essa história nos ensina 3 preciosas lições:
1) Jesus sempre nos acolherá. Na época de Jesus, as pessoas tinham preconceito com leprosos, com mulheres, com pessoas pobres, com cor da pele, com o tipo de roupa, com os cristãos e até mesmo com as crianças! Isso tinha a ver com os costumes da época, que eram ensinados principalmente pelos fariseus, líderes religiosos. Quando Jesus veio, ele agiu completamente diferente das pessoas da sua época. Ele conversou com a mulher samaritana, a que nenhum judeu gostava, e mudo a vida dela lá no poço (João 4). Ele curou o cego de Jericó, que vivia sujo na beira da estrada (Marcos 10.46). Jesus curou muitos, muitos leprosos, dos quais nenhuma pessoa tinha coragem de chegar perto (Marcos 8). Jesus aceitou que uma mulher derramasse perfume em seus pés (João 12). Muitos dos discípulos de Jesus tinham tido um passado meio esquisito (Zaqueu, Pedro, João, Mateus). A verdade é que não importa a nossa cor de pele, nosso peso, se somos ricos ou pobres, ou se temos algum problema de saúde ou de pele ou até mesmo nas pernas e braços. Jesus sempre, sempre nos receberá. Ele nos abraçará, amará, nos dará proteção e fará grandes milagres em nossa vida. E principalmente em vocês, crianças, porque Jesus ama de forma muito especial as crianças, ele sempre abençoou e amou crianças (Mateus 19). E a forma mais maravilhosa de Jesus demonstrar que nos acolhe, foi criar a Igreja. A Igreja é um lugar para acolher e receber todos os tipos de pessoas. É aqui que eles devem se sentir amados, cuidados, protegidos. A Igreja serve para melhorar a vida das pessoas.
2) Precisamos acolher e ajudar crianças com necessidades especiais! Crianças, nosso coração é bem maldoso, por causa do pecado. E toda a vez que a gente olha para uma pessoa ou criança que não é normal fisicamente, duas coisas acontecem. A gente olha de cima a baixo e torce a cara. Muitos dão risada e ficam zoando da pessoa. E a maioria se afasta, vocês já viram crianças com algum problema físico, ou mental, como elas ficam sozinhas no intervalo? Como elas não tem amigos que possam protegê-las? Pois nós, eu e você, se quisermos que Jesus fique feliz conosco (como ficou com os amigos do paralítico), nós devemos acolher essas crianças como pudermos. Aqui na Igreja, vamos melhorar o espaço para fazer as crianças com autismo, alguma deficiência, se sentirem amadas e protegidas. E por favor, na escola, você não rejeite essas crianças. Eu sei que é difícil se relacionar com uma criança que não entende direito, não fala direito, consegue correr com você, andar de bicicleta, mas elas precisam de amigos, assim com o paralítico precisou. Procure fazer amizade com elas, ajudá-las em tudo. Existem brinquedos e brincadeiras que podem ser feitas com esses amigos. Devemos saber que as crianças que são assim, elas sabem que não são normais. E elas sofrem muito por isso. Choram, e muitas delas ficam trancadas em suas casas porque não aguentam ser vítimas de preconceito. Mas nós vamos acolher crianças com necessidades especiais, combinado?
3) Precisamos levar essas crianças até Jesus. Aqueles homens que ajudaram o paralítico, fizeram uma coisa muito mais importante do que simplesmente carregá-lo para lá e para cá. Eles o levaram até Jesus. Crianças, existem muitas crianças vítimas de preconceito por sua pele, cheiro, cor e necessidades especiais, que precisam ter um encontro com Jesus Cristo. Nós precisamos ser como aqueles homens -precisamos levar essas crianças até Jesus Cristo, para que elas entreguem suas vidas a Jesus, recebam Ele como Salvador e Senhor e porque não, sejam curadas? Sim, nós devemos trabalhar o máximo para fazer isso, e como podemos levar essas crianças até Jesus? Trazendo-as à Igreja. Aqui elas poderão receber o Seu amor, o Seu cuidado, sua proteção, poderão ser aceitas. Aqui é o lugar onde elas se sentirão amadas e acolhidas. Elas, através de nós, receberão todo o amor que Jesus tem por elas. Amém?
Conclusão:
Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?
Como é feliz aquele que ajuda o necessitado. O Senhor o salva no dia da dificuldade. O Senhor protegerá e guardará a sua vida. Salmo 41.1
Ministrador:
Vamos agradecer a Jesus por sempre nos acolher? Agradeça ao Senhor Jesus por sua proteção, cuidado e preocupação conosco. Por nos abraçar quando ficamos tristes. Por nos fazer sentir seguros quando temos medo. Agradeça ao Senhor Jesus por nos colocar na Igreja, porque a Igreja é um lugar que nos acolhe e nos dá uma família espiritual
Agora dê oportunidade para que as crianças reconheçam que tem preconceito em seus corações, com alguém que não é igual a elas, que não tem o mesmo tipo de pele, que tem alguma limitação física e peçam perdão ao Senhor Jesus por esse comportamento. Repita com elas uma oração pedindo para que Jesus lhes dê um coração igual ao do Senhor, que não trata com diferença as pessoas. Que o Senhor Jesus abra os olhos delas para que elas vejam as crianças diferentes, que precisam de amigos, e as trate como Jesus tratou. E orem para que eles consigam trazer essas crianças para a Igreja, para apresentá-las a Jesus.












Nenhum comentário:
Postar um comentário