terça-feira, 7 de outubro de 2025

28 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou lembrado!

 Atenção: esse material é protegido por diretos autorais. Não utilizar sem autorização dos autores. 

ABERTURA

Oração de cobertura 
Louvor 
Oração


O de Obediência:   Todos os reis do passado tinham uma sala especial. Uma sala muito protegida. Nessa sala, eles guardavam os seus tesouros pessoais. Ou seja, os presentes de ouro que ganharam, seus anéis, coroas, tudo isso era bem guardado nessa sala. O tesouro que pertencia a um rei era muito protegido, porque era o que mais tinha de valioso no país. Pois Deus também tem o seu tesouro pessoal, vocês sabiam? Tesouros que tem muito valor e ele protege muito bem. E o que são os tesouros pessoais de Deus? São pessoas. Isso mesmo, pessoas. Mas o que essas pessoas fazem para ser um tesouro pessoal de Deus? Elas simplesmente o temem e o obedecem. Em Malaquias 3.13-17, Deus fala de dois grupos de pessoas: um grupo estava falando palavras muito agressivas contra Deus, dizendo que Deus não era justo, nem fazia coisas boas, palavras tão ruins! Esses Deus nem deu atenção. Mas havia outro grupo, que temia a Deus e conversavam entre eles sobre como vale a pena obedecer a Deus e respeitá-lo. Ah, para esses Deus deu sua total atenção. Ele ouviu suas orações e disse: eles são o meu tesouro pessoal. Eu terei compaixão deles como um pai tem compaixão do filho que obedece. Vejam que maravilhoso! As crianças que obedecem, honram e respeitam a Deus, são o Seu tesouro precioso!

Faça o Ofertório.

Intervalo para Lanche. 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

MINISTRAÇÃO - Eu sou lembrado! ( Gênesis 37.1-4; 20-36; 39:1-20; 40: 1-23; 41.1-49) 

Introdução: 

MInistrador: Prepare uma mão de cartolina, grande, do tamanho da cabeça de uma criança. Cole na mão um espelho, onde a criança possa se ver.

Qual a data mais legal do ano para vocês? Pensem...É o nosso aniversário!! Deixe que algumas crianças contem sobre o que acontece no dia do aniversário delas. Mas imagine que tenha chegado o dia do seu aniversário e você acorda pronto para os parabéns esperando ganhar presentes e...nada acontece. Nem bolo, nem presente, nem parabéns. Todos se esqueceram do seu aniversário. Como você se sentiria? Já aconteceu com alguém de vocês? Ser esquecido é muito ruim! Não é igual àquele filme, Esqueceram de Mim, que o menino foi esquecido no natal e achou maravilhoso, fazendo muita arte! Ser esquecido faz tanto mal, que a gente nunca se esquece do dia que nos esqueceram. 
Desenvolvimento:
Vamos ouvir sobre a linda história de José!
José tinha 17 anos e era o filho preferido de Jacó. O pai Jacó dava lindos presentes para ele. Um dia José apareceu com uma capa de doze cores, tão maravilhosa! E os seus irmãos ficaram com muita, muita inveja.  Eles decidiram se livrar de José, porque não aguentavam saber que ele era o filho preferido de Jacó. 

Um dia, José, coitado, foi até onde os irmãos estavam, para saber se eles estavam bem. Eles trabalhavam no deserto,  bem longe de casa, cuidando das ovelhas da família. Quando José vinha chegando, eles disseram: "Lá vem o preferido do Pai, vamos acabar com ele!" Os irmãos fizeram uma coisa terrível. Eles jogaram José dentro de um poço e enganaram o pai Jacó, dizendo que José havia morrido.

E após isso, fizeram uma maldade ainda maior! Venderam José como escravo para um grupo de viajantes do deserto. José chorou muito, pedindo para que eles não fizessem isso, mas seus irmãos nem ligaram. Esses viajantes levaram José até um país chamado Egito, bem longe da casa de seu pai! E eles o venderam para um homem muito, muito rico, chamado Potifar.

Agora a vida de José já não era mais a mesma. Ele teve que se acostumar que não veria mais seu pai. E nem poderia usar sua capa colorida, ou brincar com as ovelhas e conversar com seu pai. Agora ele era um escravo. E ele trabalhou na casa de Potifar por 11 anos inteirinhos, sem poder fazer o que queria.  Para piorar, a esposa do Potifar gostou muito de José. Ela queria ter relações sexuais com ele, quando seu marido não estava em casa. Mas José era muito certo. Ele temia a Deus e respeitava seu patrão, por isso fugiu da mulher.

Então, a esposa de Potifar inventou uma terrível mentira para seu marido. Ela disse que José queria se aproveitar dela e até tinha tentado se deitar com ela à força. Potifar ficou com tanta raiva, que mandou José para a cadeia. Ele queria que José apodrecesse lá na prisão. 

Com tudo isso acontecendo, parecia que José havia sido esquecido lá no Egito. Sem família, sem pai, e agora na cadeia. Lá na prisão, dois homens foram colocados na mesma cela de José. Eles trabalhavam no palácio de Faraó e cometeram um crime contra ele! Um era o copeiro do rei, que fazia os vinhos que Faraó tomava. E o outro padeiro, que fazia os pães que Faraó comia.  Numa noite, os dois tiveram sonhos esquisitos. Um deles sonhou com um lindo pé de uva cheio de cachos, que ele pegou e fez um lindo suco para o Faraó.  O outro sonhou que estava com uma cesta de bolos e doces na cabeça para levar ao Faraó, só que no meio do caminho as aves comeram todos os doces!

José contou para eles o que significava aqueles sonhos. Dentro de três dias, o copeiro do rei seria libertado e voltaria a trabalhar para o Faraó. Mas o padeiro seria morto, como castigo do seu crime. E do jeito que José disse, aconteceu. Depois de três dias, o padeiro recebeu a pena de morte, mas o copeiro, foi liberto. José disse ao copeiro, que quando voltasse ao palácio, que pedisse ao Faraó para libertá-lo daquela prisão. Mas o copeiro, se esqueceu completamente do pedido de Faraó. E José ficou dois anos, esquecido na prisão. Mas Deus não havia se esquecido de José!

Um dia o importante Faraó teve um sonho esquisito. Mas o sonho era em códigos, Faraó não havia entendido nada. Ele sonhou que sete vacas gordas estavam pastando na beira de um rio. De repente, sete vacas magras e feias saíram de dentro do rio e comeram as vacas gordas inteirinhas.  E depois sonhou a mesma coisa, mas com sete espigas de trigo. As sete espigas feiosas comiam as sete espigas lindas! Ele acordou muito preocupado, porque era um sinal que não estava entendendo. 

Faraó chamou todos os mágicos e sábios do Egito, e prometeu que quem dissesse o que o sonho significava, seria o segundo homem mais importante do Egito! Mas ninguém conseguiu explicar o que o sonho significava. Foi aí que o copeiro se lembrou de José e do sonho que ele tinha contado o significado de maneira muito certa, lá na prisão.  Ele contou tudo o que tinha acontecido para o Faraó.

O Faraó mandou chamar José e ele, pelo poder de Deus, contou ao rei o significado exato do sonho. Na mesma hora, Faraó libertou José da prisão. Ele tornou José o segundo homem mais importante do Egito. Ele agora tinha um palácio só dele, com empregados. Ele se casou e teve uma linda família. Da prisão, esquecido, José passou a ser um homem tão importante, que, quando ele passava, as pessoas se ajoelhavam em respeito a ele. José trabalhou ajuntando alimentos no Egito, pois sete anos de fome chegariam, e tornou o Egito o país mais rico do mundo!


A história de José é muito linda. Vale a pena você ler ela novamente, na sua casa. Vamos aprender 3 lições sobre a vida de José? 

1) Deus pode nos ver em qualquer lugar que estivermos.  Quando vamos brincar na praia, porque nos sentimos seguros? Porque sabemos que nossos pais estão de olho na gente. Pois com Deus é assim também. Ele está sempre de olho na gente, para nos proteger e impedir que alguém nos faça mal.  José estava lá no fundo do poço, chorando,  sabia que ele estava lá e viu seu sofrimento. Ele viu que os irmãos de José o estavam maltratando. Deus viu José sendo vendido e indo para a cadeia. Os olhos de Deus acompanharam cada passo de José, indo para o Egito e lá no Egito.  Assim precisamos entender que Deus, mesmo estando lá no céu, sempre estará de olho em nós, acompanhando nossos passos. Isso é bom e traz segurança, nos faz sentir lembrados, mas também é um alerta, para que a gente não faça nada de errado, porque Ele pode ver tudo!

2) Deus sempre estará conosco! Deus não só via José passando por todo aquele sofrimento, mas Ele estava lá o tempo todo. José foi jogado no poço, e lá ele podia ter quebrado a perna. Ou aqueles viajantes poderiam ter matado José e jogado seu corpo no deserto. Ou Pilatos poderia ter acabado com sua vida. Mas Deus estava ali com José. E estará conosco em todos os momentos, sejam eles bons ou ruins. Isso dá uma sensação de segurança, não é mesmo? Podemos até pensar que Deus poderia ter feito alguma coisa para impedir que José passasse por todo aquele sofrimento. Mas ele não fez porque tinha um grande plano para José. E esse plano só aconteceria se José passasse por todo esse caminho difícil, até chegar na prisão. E foi na prisão que as portas do palácio se abriram para José e ele se tornou muito importante. Assim, mesmo que a gente tenha que passar por alguma situação muito triste, ou de muito medo e ansiedade, devemos nos lembrar de que Deus sempre estará conosco, nos protegendo, e nos levando por um caminho onde o final será maravilhoso!

3) Deus se lembra de nós. Ser esquecido nos faz sofrer muito. A gente se sente abandonado, que nem um cachorro de rua. Sozinho, sem ninguém. Mas você precisa entender que, mesmo que as pessoas se esqueçam de convidar você para alguma coisa importante, ou que ninguém se lembre  do seu aniversário, Deus se lembra de você sempre, todos os momentos. E do que ele se lembra? Ele se lembra que somos seus filhos, que precisamos ser protegidos. Ele se lembra de quando choramos e oramos a ele. Ele se lembra do quanto nos amou quando nós nascemos. Ele se lembra das palavras que deixou escritas na Bíblia, nos prometendo várias coisas, como proteção, paz, cura e vida eterna. José sofreu muito, mas Deus não se esqueceu dele, em nenhum momento. Mesmo quando ele estava lá jogado no poço, mesmo quando ele ficou dois anos preso numa cadeira. Então, Deus mesmo fez o copeiro se lembrar do seu sonho, que José tinha interpretado da maneira certa, e essa lembrança fez Faraó chamar José na mesma hora. Sim! Tenha certeza de que Deus nunca se esquece de você, nem mesmo quando as pessoas se esquecem, ou quando você se sente sozinho e esquecido. Na hora certa, Ele mesmo vai fazer milagres maravilhosos acontecer em sua vida, como na de José.


Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?  

"Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você! Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos" . Isaías 49.16, 17


Conclusão:  Quando precisamos nos lembrar de uma coisa, geralmente anotamos com caneta na palma da mão, que é um lugar que está sempre diante dos nossos olhos. Vejam que lindo! Deus disse que anotou o nosso nome na palma das Suas mãos. Isso é para que Ele sempre se lembre de você, de te amar e te abençoar.

Ministrador:
    
Mostre a mão que você vez. Mas não mostre o espelho. Comece a orar agradecendo ao Senhor por Ele sempre se lembrar de nós. Agradeça ao Senhor por estar vendo vocês. Agradeça ao Senhor por estar com vocês sempre. E agradeçam porque Deus nunca nos deixará, não importa onde estivermos. Ele sempre segurará em nossa mão e nos guiará ao Seu plano perfeito, como guiou José.

Ore para que o Senhor cure todas as crianças que possam carregar feridas no coração, por terem sido esquecidas em alguma ocasião (deixe que o Espírito Santo revele a você quais situações as crianças que estão ali passaram. Vá orando com elas, ministrando sobre suas vidas).

Entregue a mão para as crianças e, enquanto elas olham no espelho, vá ministrando sobre a vida delas, de que Deus não se esquece delas, ele olha para as Suas mãos e as vê lá, ministre sobre o amor, a proteção e segurança que Deus dá. Será um tempo precioso de cura sobre a INSEGURANÇA.

Figuras:



















Os tesouros da Bíblia:


Preciosas promessas:



Meu Tesouro Precioso é:





Caça ao Tesouro em Família:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...