Quebra Gelo (Bruno e Jéssica Bosso):
ME DIGA O QUE EU NÃO CONSIGO VER
Materiais necessários:
OBS: Essas tiras serão coladas na testa das crianças, uma em cada, sendo assim, providencie a quantidade de tiras necessárias para seu período de maneira a mesclar as palavras entre as crianças.
- Fita adesiva para colar as tiras na testa delas.
- Dois brindes ou mais.
Preparação:
2 – Agora cole as tiras em cada uma delas de maneira aleatória.
IMPORTANTE! Tome cuidado para que elas não vejam!
Execução:
2 – Explique que existe apenas duas palavras na brincadeira.
2 – Antes de iniciar, o executor oferecerá uma ou duas dicas para cada palavra, somente. A ideia é que seja difícil acertar e elas fiquem confusas e cause um certo tumulto.
3 – Elas tentarão descobrir a palavra todas ao mesmo tempo, de forma bagunçada.
4 – O executor deve se envolver na brincadeira criando uma competição, de maneira que elas fiquem alvoroçadas.
5 – A duas primeiras crianças que acertarem a palavra ganham o prêmio.
REGRA: O prêmio deve ser entregue a primeira criança que acertar a palavra IGREJA e para a primeira que acertar a palavra FAMÍLIA, ou vice-versa. Afinal, quando uma palavra for descoberta as demais tentarão dizer a mesma palavra como um chute.
Por isso, após uma das palavras ser descoberta, o executor deve lembrar a dica da outra palavra e dizer que resta apenas mais uma, não pode chutar a palavra que já foi desvendada.
Conclusão: Na história de hoje, Paulo se encontra numa cidade idólatra e uma grande confusão se instala por conta disso. A idolatria cega as pessoas, elas se sentem perdidas e por isso seguem aquilo que acham mais seguro. Sem entender o motivo, suas vidas viram uma bagunça, pois não conhecem a Deus verdadeiramente. Mesmo que alguém as direcione, ou seja, pregue a palavra de Deus, se elas não ouvirem e não aceitarem o que está sendo revelado sobre a salvação, continuarão perdidas e desesperadas, afinal confiam em algo falso que não pode as ajudar de verdade. Que você seja aquele que dá a dica (prega a Palavra de Deus), a fim de que elas consigam enxergar o que a idolatria não permite, e se livrem de toda confusão desse mundo.
Ministração: Últimos dias em Éfeso - Idolatria - uma confusão total! (Atos 19.23-41)
Paulo ficou durante dois anos e três meses em Éfeso, preparando e ensinando os novos discípulos de Jesus a serem fortes, corajosos, mas também a conhecerem muito bem a Palavra de Deus, de forma que eles soubessem separar o certo do errado, o bom do mal.
Éfeso era uma cidade de 300 mil habitantes. Mas era uma cidade idólatra ou seja, os moradores dessa cidade adoravam um ídolo que não pode ver, ouvir, nem falar. Um ídolo no qual demônios se aproveitavam e ainda se aproveitam para prender a mente das pessoas. Mas lá estava, em Éfeso um grande templo feito para a deusa Diana. E as pessoas prestavam cultos e davam ofertas a esse falso deus. Até que Paulo chegar lá e começar a ganhar vidas para Jesus.
Lembram-se do que aconteceu quando um homem endemoniado bateu em Ceva e os sete filhos, quando eles tentaram usar o nome de Jesus e de Paulo para expulsar demônios? E como aquilo foi importante para que muita gente aceitasse Jesus como Senhor e deixasse de adorar a Diana? E isso aconteceu porque, quando chega um discípulo de Jesus num lugar, Satanás fica muito incomodado, pois o poder de Jesus é muito grande. E quando um líder cheio do Espírito Santo está num lugar, as coisas tem que mudar!
Alguns dias depois disso, aconteceu uma outra grande confusão em Éfeso. Na cidade havia um homem chamado Demétrio, ele ganhava muito dinheiro fabricando miniaturas de prata e ouro do famoso Templo de Diana. Acontece que muita gente estava aceitando Jesus como Senhor e Salvador por causa da mensagem de Paulo! E muita gente estava deixando de adorar à deusa Diana. Com isso, Demétrio e todos os vendedores que ganhavam dinheiro com a idolatria estavam tendo prejuízo. Então Demétrio juntou todos os comerciantes e fez uma reunião dizendo que se, eles não tomassem uma atitude, logo ficariam pobres e logo a cidade nem teria mais templo a Diana e sim um grande altar para Jesus. Eles deveriam impedir que isso acontecesse!
Naquele mesmo momento, uma grande confusão começou! Todos foram para fora e começaram a gritar "Grande é Diana dos Efésios"! Logo, toda a cidade estava envolvida nessa confusão e o povo correu todo para o teatro gritando que a cidade pertencia à deusa! Imaginem a bagunça! Porque o povo não estava calmo não! Eles estavam irados e queriam acabar com Paulo!
Paulo estava doidinho para ir até o lugar da bagunça! Ele queria aproveitar a oportunidade, mas os discípulos o seguraram porque a situação estava muito perigosa. Até mesmo alguns governantes da cidade, amigos de Paulo mandaram um recado muito claro para ele não ir até o tumulto! Paulo, com certeza queria aproveitar mais uma oportunidade para falar sobre o poder de Jesus Cristo e também para falar que os deuses não tinham poder nenhum! Que homem corajoso não é mesmo?
E a confusão continuava! E o povo gritou mais de duas horas sem parar, a adoração ao ídolo! Eles diziam: "Grande é Diana dos efésios!" Grande é Diana dos efésios!" Grande é Diana dos efésios!". Gritaram e gritaram até o secretário geral da cidade acalmar a população dizendo:
"Caros moradores de Éfeso: Gente do mundo inteiro sabe que essa cidade é a guardiã do templo de Diana e de sua imagem. Agora peço que vocês se acalmem. Pois esses homens que vocês querem matar, Paulo e seus companheiros de ministério, não são ladrões, nem mesmo atacaram o templo nem a deusa Diana. Então, se Demétrio e todos os comerciantes tem alguma reclamação contra alguém, que eles vão até os tribunais e façam suas denúncias ali! Porque aqui não é lugar para essa confusão! E se continuarmos com essa confusão, seremos acusados de perturbar a ordem e paz da cidade e seremos punidos por provocar uma confusão tão grande por um assunto tão pequeno. Agora vão todos para casa".
E assim, do mesmo jeito que a confusão começou, ela acabou. Cada um foi para a sua casa e a confusão se encerrou. Porque Diana não era grande coisa nenhuma. Mas sim o poder de Jesus, que estava ali em Éfeso fazendo grandes coisas. E ninguém podia impedir Jesus de continuar fazendo muitos discípulos ali, através de Paulo.
Encerramento: Você sabia que a idolatria existe há muito tempo? E o que é idolatria? É o ato de prestar cultos e adorar a ídolos. De dar ofertas, acender velas, se curvar diante desses ídolos. Você já viu alguém fazendo isso? Isso acontece nas casas, mas também nos templos e em muitos outros lugares da cidade. Assim como em Éfeso, Campinas está cheia de pessoas que adoram ídolos em forma de pessoas, de animais, de demônios, do sol, da lua e das estrelas. Há muito tempo Satanás usa a idolatria para prender as pessoas num engano, mantendo-as assim, afastadas do verdadeiro Deus e seu filho Jesus Cristo. Por isso, aprenda duas lições:
1) A idolatria representa um problema muito sério numa cidade. Porque quando uma pessoa adora a ídolos, ela está completamente afastada de Deus, pois o próprio Deus disse que não há como uma pessoa ter aliança com ele e servir a outros deuses. Infelizmente as pessoas que adoram a ídolos estão cegas, ou seja, elas não conseguem ver o erro e a armadilha em que estão presas. São os demônios que usam a idolatria para prender as pessoas, assim como foi na cidade de Efésios. E o objetivo de satanás e seus demônios é manter as pessoas com o coração longe de Deus, fazendo com que elas se apeguem e adorem a ídolos de prata, ouro, barro, que não podem ver nem falar. Uma cidade que gira em torno da idolatria, de seus deuses falsos, abre a porta para que demônios entrem trazendo pobreza, vícios de drogas, de bebida e imoralidade sexual (quando pessoas fazem sexo fora da aliança do casamento). Temos que orar para que Campinas seja uma cidade ligada à Jesus e não à Padroeira, que se chama N. Sra da Conceição*.
2) Eu e você, como Igreja Apostólica, que tem apóstolos e que é enviada para ganhar vidas para Jesus, precisamos entender que temos poder e autoridade para mudar essa situação. Como? Fazendo exatamente como Paulo: Pregando o Evangelho a todas as pessoas, convidando mais e mais crianças para virem à Igreja, orando pela cidade e trabalhando para que as coisas mudem. Pois assim como Paulo entrou em Éfeso e as coisas mudaram, quando um cristão decide orar e trabalhar, as cidade deve melhorar cada vez mais.
** Estude sobre a sua cidade e a qual ídolo ela está ligada. Campinas está tão ligada a esse ídolo, que seu aniversário, 14 de Julho, é um dia normal. O feriado é comemorado no dia 8 de Dezembro, por ser o dia da padroeira, do ídolo da cidade, feriado que nós, cristãos, não devemos guardar.
Ministrador: Ore com as crianças declarando que a cidade de Campinas não está ligada a nenhum ídolo, mas que Campinas é o lugar onde Jesus Cristo é o Senhor !Vamos levantar uma adoração a Jesus, fazendo o contrário que os cidadãos de Éfeso fizeram? Vamos declarar por um minuto inteiro: Grande é Jesus Cristo, Senhor de Campinas!
Figuras:
Versículo / Tarefa:
Atividades 6 e 7:
Atividades 8 a 10:










Nenhum comentário:
Postar um comentário