quarta-feira, 3 de novembro de 2021

As Fantásticas Aventuras de Paulo: Carta aos discípulos da Galácia!

Quebra gelo: Bruno e Jéssica Bosso

https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2021/11/siga-me-apenas-se-eu-estiver-correto.html

Ministrador: Carta aos Discípulos da Galácia (baseado na carta de Paulo aos Gálatas)

Vamos viajar para o passado? Imagine que você está no ano 50 depois de Cristo. E precisa muito escrever uma carta para alguém.  Onde é que as pessoas escreviam suas cartas? Como era o papel de antigamente? Bem, na época de Paulo, não existiam papéis branquinhos como o nosso. Na verdade, tudo o que as pessoas tinham que escrever não se escrevia em papéis pois eles não existiam. Onde é então que Paulo escreveu as suas cartas?   Paulo escreveu suas cartas em algo chamado Pergaminho.  O pergaminho era um tipo de papel feito com pele de ovelha. Depois de se tirar a pele da ovelha, eles deixavam ela de molho em um produto até que saísse todo o cheio e a cor. Então, esticavam bem e deixavam ela secar. Assim, a pele de ovelha se tornava o pergaminho e era o material que as pessoas usavam para escrever na época de Paulo. Depois que a carta era escrita, então eles enrolavam a pele e ela podia ser levada pelos mensageiros para onde a pessoa queria. Muito interessante não é mesmo? 

Paulo, quando era Saulo, era um judeu muito religioso.  O judaísmo ensinava que, para as pessoas serem aceitas por Deus e serem salvas, elas precisavam praticar vários rituais. Dar esmolas para os pobres, rezar as orações dos livros religiosos, estudar e estudar as leis dos judeus, e nunca, nunca trabalhar no sábado! Outro ritual se chamava circuncisão. Era uma coisa assim: aos oito dias de idade, o menino era levado para líder judeu e ele, com uma lâmina muito fina cortava a pele que fica na pontinha  do órgão sexual dos bebês meninos. Se os judeus não fizessem isso, Deus não os aceitaria. Pior, os castigaria e eles seriam infelizes para sempre. Já imaginaram como era a vida de Paulo? Ele vivia com medo de ir para o inferno. Por isso, enquanto era Saulo, vivia uma vida muito disciplinada. Praticava os rituais direitinho, para que Deus gostasse dele.

Mas o dia que Jesus apareceu para ele, lá na estrada de Damasco, Paulo entendeu que não precisava de ritual nenhum e nem ficar estudando os livros judeus, para ser salvo. Ele entendeu que não precisava mais guardar o sábado. Nem tentar, por esforço próprio, agradar a Deus. Ele entendeu que para agradar a Deus, precisava somente crer que Jesus Cristo é o Filho de Deus e receber Ele como Senhor e Salvador da sua vida. E foi exatamente isso que fez.  Depois que aceitou Jesus, Paulo não vivia mais preso nos rituais, agora ele era um homem livre. E como ele queria contar isso para todos os judeus! Ele queria que todos eles fossem libertos dessa religiosidade!

Por isso, quando Paulo chegava numa cidade, a primeira coisa que ele fazia era ir para uma Sinagoga. E foi exatamente isso que fez em sua primeira viagem missionária! Paulo visitou  as cidades de Antioquia da Psídia, Icônio, Listra e Derbe. Naquela época, esse conjunto de cidades era conhecido como Galácia. E lá, nas Sinagogas, pregou a todos os judeus que Jesus Cristo era o Filho de Deus. E que Jesus Cristo não exigia nenhum ritual para levar as pessoas para o céu. Somente que as pessoas cressem Nele. O que vocês acham que aconteceu? Muitos acreditaram em Jesus Cristo e se tornaram cristãos. Mas a maioria dos judeus não queriam entender não. E foi por esse motivo, que Paulo foi expulso de todas as cidades da Galácia. E numa delas, em Listra, os judeus quiseram matar Paulo apedrejado. De fato, ele quase morreu. E precisou ir embora.

Ah, quando Paulo foi embora, algumas pessoas começaram a fazer a cabeça dos discípulos que ficaram na Galácia. Eles disseram que Paulo não era um verdadeiro Apóstolo de Jesus. Era um mentiroso! E disseram que os discípulos deveriam voltar a praticar os antigos rituais para serem aceitos por Deus. Eles tentaram estragar todo o trabalho do Apóstolo, vocês sabiam? Ah, que raiva! Pior que os discípulos estavam acreditando e estavam se desviando da fé em Jesus. Foi por isso que Paulo precisou, mais do que depressa escrever a carta aos discípulos da Galácia. 

Então ele escreveu a carta aos Gálatas, que está bem na sua Bíblia. Vamos encontrar?

Sabem o que ele escreveu?

Paulo escreveu que estava chocado com os discípulos. Porque eles estavam se desviando tão depressa do verdadeiro Evangelho de Jesus e estavam voltando a acreditar que os rituais é que salvavam. Paulo ficou tão bravo, que chamou os Gálatas de insensatos! O que é uma pessoa insensata? Que não consegue entender a verdade. Isso mesmo!

Então Paulo ensinou aos discípulos da Galácia algumas coisas muito importantes.

- Vocês não são mais escravos! Paulo ensinou os discípulos da Galácia que agora eles não precisavam ficar mais presos aos rituais diários para agradar a Deus. E que Jesus Cristo, ao morrer na cruz, havia libertado todos eles dessa escravidão às regras e às leis.? E que agora eles não tinham mais necessidade de viver presos aos rituais para agradar a Deus. Bastava crer em Jesus!  Isso não é maravilhoso? (Gálatas 4.1; 5.1)

- Vocês são filhos! (Gálatas 4.6, 7). Paulo também ensinou uma verdade maravilhosa aos cristãos da Galácia. Quando eles creram em Jesus, agora eles não eram mais escravos e sim filhos de Deus! Isso mesmo!  Na época de Paulo ainda havia escravos. E os escravos não podiam ir para onde queriam, tinham que viver presos dentro de uma casa, trabalhando para o seu senhor até morrer. E nem ganhavam dinheiro. Paulo disse aos Gálatas que se eles ficassem presos aos rituais seriam para sempre escravos. Mas que em Cristo Jesus, agora eles receberam a liberdade e podiam, em qualquer momento falar com Deus, sem usar os rituais. Agora, pela fé em Jesus, eles não eram mais escravos, mas sim filhos! E podiam chamar Deus de ABBA. E sabem o que significa ABBA? Papai!

Que maravilhoso isso foi para os discípulos da Galácia! Os judeus mentirosos ensinaram a eles que Deus não tinha filhos. Que Deus era bravo. E que eles eram escravos de Deus. Mas Paulo ensinou que pela fé em Jesus eles eram filhos de Deus. E que Deus, para provar isso, tinha enviado o Espírito Santo, como um selo, marcando que eles eram filhos de Deus. 

E para encerrar, Paulo disse o seguinte. Agora vocês já aprenderam que não precisam fazer rituais para agradar a Deus. Precisam somente crer em Jesus. Mas isso não significa que vocês devem fazer o que bem querem. Agora vocês precisam aprender a ter as atitudes dos filhos de Deus. E isso é o Espírito Santo quem vai produzir dentro de vocês, se vocês deixarem. Então Paulo escreveu aos discípulos o versículo que vocês conhecem muito, muito bem:

"Mas o fruto do Espírito é Amor, Alegria, Paz, Paciência, Amabilidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão e Domínio próprio". Os que pertencem a Cristo Jesus, crucificaram a carne, com suas paixões e desejos". Gálatas 5.22,24

Crianças, como vocês imaginam que os discípulos receberam essa carta? Com certeza ficaram muito envergonhados e arrependidos por terem se desviado tão rapidamente da verdade que Paulo ensinou.  E com certeza leram e leram aquela carta muitas e muitas vezes nos cultos, para nunca se esquecerem. E entenderam que, como filhos, agora deviam viver para agradar o seu pai tão querido, que enviou Jesus Cristo para nos salvar.

Encerramento: Ainda hoje a carta de Gálatas é lida em muitos dos nossos cultos. E isso porque tudo o que os cristãos da Galácia aprenderam, muitos cristãos de hoje precisam aprender. Vocês sabem o que acontece nos dias de hoje?

Muitos cristãos se desviaram do verdadeiro Evangelho. E agora acreditam que precisam praticar rituais para se aproximarem de Deus. Eles não mais acreditam que crer em Jesus é suficiente para ir ao céu. Muita gente foi ensinada que precisa acender velas, rezar terços, orar a imagens, fazer o sinal da cruz para agradar a Deus.  Ao invés de se tornarem livres em Cristo, são escravas da religião. É muito triste isso, não é mesmo? Precisamos orar para que eles, como aconteceu com Paulo, sejam libertos de toda a escravidão e se tornem filhos de Deus.

Muitos cristãos são escravos do pecado. Isso mesmo! Existe muita gente que, mesmo dizendo que é cristã, ainda não se libertou. Dos rituais? Não! Do pecado. Isso mesmo! Paulo disse aos Gálatas que quem é filho, deve ser conduzido pelo Espírito e não deve ceder aos desejos do nosso coração, que ele chama de obras da carne.Abra a Bíblia e leia com eles Gálatas 5.19-21. Muita gente mesmo sendo cristão e vindo à igreja, ainda faz coisas erradas, muito feias e entristecem o Espírito de Deus. Em Jesus, como Paulo ensinou, temos o direito de sermos livres. Amém? Você precisa abandonar o pecado e viver livre, como um filho de Deus, cheio do fruto do Espírito! Amém?

Ministrador: Tenha um tempo de oração com as crianças, por todas as pessoas que são escravas dos rituais e dos ídolos. Deixem que elas digam o nome de parentes que ainda estão presos a essas coisas, e orem juntos, para que eles recebam a revelação de Jesus, como Paulo recebeu. Agora ore para que as crianças sejam livres de toda a prisão do pecado. Deixe o Espírito Santo te conduzir e mostrar para você que tipo de pecado tem prendido nossas crianças. Declare que elas são livres de toda a religiosidade e de todo o tipo de pecado. Que em Cristo, elas são filhas de Deus, nunca mais escravas!  Aleluia!

Figuras:











Versículo:




Atividades 6 e 7:



Atividades 8 a 10:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...