Quebra gelo:
https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2021/11/nao-perca-sua-mensagem.html
Ministração: Queridos Romanos (Baseado em Romanos 4 a 8)
Quem aqui já viu um carro, caminhão o agência dos Correios? Para quê servem os Correios? Os Correios são uma empresa brasileira responsável por fazer com que uma carta ou encomenda chegue do Remetente (que é quem manda) até o Destinatário (que é quem recebe). E quem faz a entrega das cartas? O Carteiro!
Você sabia que essa forma de enviar cartas é muito, muito antiga? Ainda mais que, poucas décadas atrás ainda não existia telefone, nem internet, nem zap, instagram. Então, a melhor forma de se comunicar com as pessoas era mandando cartas. Como você já aprendeu, as cartas eram feitas de pele de animal e escritas com pena de ganso!
Na época do Apóstolo Paulo, quem comandava Israel e uma grande parte do mundo era o Império Romano. E uma das coisas boas que os governadores Romanos fizeram foi melhorar e muito os Correios daquela época! Isso mesmo! Um pouquinho antes de Cristo, a melhor forma de você enviar um recado, uma carta para alguém era através dos navios, porque as estradas eram muito ruins, ninguém conseguia passar por elas a cavalo! Mas os romanos fizeram ótimas estradas de pedras. Então, agora as cartas e encomendas eram levadas para as cidades por mensageiros que seguiam a pé ou a cavalo!
Em sua terceira viagem missionária, Paulo viajou para Corinto e lá ficou por três meses ensinando e fazendo milagres! Muita, muita gente creu no Senhor Jesus e foi batizada. Foi lá em Corinto que o Senhor apareceu para Paulo à noite e disse: Não tenha medo, Continue pregando e não fique calado. Pois eu estou com você e nenhuma pessoa vai te fazer mal nem ferir você (Atos 18.9,10). Paulo ainda não tinha ido para Roma, naquela famosa viagem onde aconteceu o naufrágio. Ele queria muito conhecer os discípulos dessa cidade. Mas naquela época ele achava que não conseguiria chegar até lá. Foi por isso que, lá de Corinto Paulo escreveu essa carta, no ano 57 d.C. Crianças, que carta especial é essa!
Vamos encontrar a Carta aos Romanos na sua Bíblia?
Lá em Roma acontecia uma coisa muito interessante. Não havia uma prédio de igreja onde os irmãos podiam ir e participar do culto, como temos hoje. Então os discípulos de Jesus faziam as reuniões nas casas. Cada família convidava os vizinhos e semanalmente se reuniam para cultuar a Deus e aprender mais da Palavra. Então, a Igreja funcionava em várias casas-igreja, que hoje chamamos de...alguém sabe o nome dessas reuniões nas casas? Células!
O que Paulo queria que os discípulos de Roma aprendessem? (Romanos 4.18-25)
1) Que nenhuma religião pode salvar. Mesmo sem ter estado em Roma, Paulo sabia que o Evangelho de Jesus havia chegado até lá. E muitos judeus deixaram o judaísmo para virar cristãos. Além disso, muitos seguidores de outras religiões e adoradores de outros deuses também deixaram seus deuses para seguir a Jesus. As pessoas daquela época achavam que fazer parte de uma religião as aproximaria de Deus. Eles achavam que quanto mais trabalhassem para Deus e fizessem os rituais da religião, mais Deus os aceitaria. Então Paulo contou uma verdade para os discípulos. Ele escreveu:
"Vocês precisam entender que todas as pessoas pecaram e perderam a oportunidade de chegar até Deus" (Romanos 3.23). E nenhuma religião, nenhum ritual, nenhuma oferta, fará com que vocês se aproximem de Deus. Nenhuma dessas coisas poderá salvar ou aproximar vocês de Deus. Só há um meio de vocês serem salvos e esse caminho não é fazer parte de uma igreja ou religião".
2) O único meio de ser salvo e se aproximar de Deus é tendo fé em seu filho, Jesus Cristo.
Não é maravilhoso isso? Naquela época, fazer parte de uma religião era muito importante. As pessoas mais importantes eram aquelas que iam religiosamente para o templo. Que faziam jejum. Que faziam todos os rituais que os livros sagrados mandavam. Que acendiam velas e faziam oferendas para seus ídolos. Isso era muito, muito forte. Mas ao mesmo tempo isso também fazia com que as pessoas ficassem presas numa ideia de que precisavam fazer cada vez mais para agradar a Deus. Isso chamamos de religiosidade. Paulo disse assim:
"Queridos discípulos. Vocês não precisam praticar nada para agradar a Deus. A única coisa que vocês precisam é ter fé Nele. Vocês se lembram de Abraão? Quando Deus chamou Abraão, não havia nenhum livro religioso, ou nenhuma religião. Abraão nem sabia o que devia fazer para agradar a Deus. Na verdade, não havia nenhuma lei! O que Deus queria encontrar no coração de Abraão? Fé. Foi por isso que Deus chamou aquele homem bem velho, que era casado com uma mulher bem velha, que não podia ter filhos. E Ele disse para Abraão que ele seria pai de muitas nações. Deus fez uma promessa para alguém que ser pai seria impossível. Sabem o que Abraão fez quando Deus disse isso para ele? Ao invés de duvidar e colocar um monte de empecilhos, Abraão creu em Deus. Abraão creu no que Deus disse. Ele creu que Deus era poderoso para lhe dar um filho. Mesmo sendo ele muito velho e sua esposa estéril (mulher que não pode ter filhos). Abraão creu. E na mesma hora ele foi aceito por Deus. Não por praticar rituais ou por fazer parte de uma religião. Mas por crer em Deus.Da mesma maneira, queridos discípulos romanos, fazer parte de uma religião não garante que vocês serão aceitos por Deus. A única coisa que pode fazer Deus aceitar vocês e tornar vocês perdoados é se vocês crerem que Jesus Cristo é o filho de Deus e o sangue que ele derramou lá na cruz é a única coisa que pode perdoar os nossos pecados."
Por isso entendam mais uma coisa:
3) Nada poderá separar vocês do Amor de Deus!
Oh, que capítulo maravilhoso Paulo escreveu aos Romanos, o capítulo 8. Paulo ensinou aos discípulos que nada do que eles fizessem ou deixassem de fazer poderia separá-los do amor de Deus.
"Eu estou seguro de que nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem demônios, nem o presente, nem o futuro, nem altura, nem profundidade, nada nem ninguém poderá nos afastar do amor de Deus, que está em Jesus Cristo, nosso Senhor". Romanos 8.38-39
E que a maior manifestação do amor de Deus foi ter enviado seu filho para morrer por nós.
Encerramento: A mensageira que levou a carta aos Romanos foi uma líder da Igreja de Corinto chamada Febe. Com certeza, quando os discípulos receberam aquela carta, começaram a estudá-la dia após dia nas células. Tenho certeza de que aquela carta mudou a vida dos discípulos de Roma. E ainda continua mudando a vida de muitos discípulos, até hoje.
O que a carta de Paulo para os Romanos nos ensina hoje?
Que aqui na cidade existe muita gente religiosa. Sim, tem gente que ainda acredita que o fato de ir à Igreja, ou dar ofertas, será salvo. Não é bem assim que as coisas de Deus funcionam. Você precisa entender que fazer parte de uma religião é garantia de que você irá para o céu. Isso mesmo! A única maneira de você se achegar até Deus é crer em seu Filho Jesus Cristo. E quando você crê em Jesus Cristo, você se torna livre de toda a necessidade de agradar a Deus com boas obras.
Outra coisa importante para você aprender: Não existe nada impossível para Deus. Ele pode fazer qualquer coisa nesse mundo. Mesmo as coisas que os homens não conseguem fazer, Deus pode. E quando Ele promete alguma coisa, Ele vai cumprir. Se existe uma coisa que Deus detesta, é encontrar nessa terra gente que não acredita Nele. Gente que não acredita em Suas promessas. Mas o que Deus ama.
Nesse mundo passaremos por coisas bem difíceis. Algumas coisas até mexerão com nossa fé e vão querer nos fazer duvidar de que Deus nos ama. Mas eu e você precisamos entender que o fato de passarmos por situações difíceis, não muda o amor de Deus por nós. Amém? Ele continua nos amando e fará com que tudo o que acontecer na nossa vida termine em bênção (Romanos 8.28)
Ministrador: Faça o apelo para que todas as crianças tenham a oportunidade de entregar suas vidas para Jesus. Ore para que toda a religiosidade seja quebrada na vida das nossas crianças. E por fim, peça para que o Senhor se manifeste com todo o seu maravilhoso amor para nossas crianças.
Figuras:
Tarefas/Versículo:
Atividades 6 e 7:
Atividades 8 a 10:
Nenhum comentário:
Postar um comentário