quarta-feira, 27 de abril de 2022

8 - Quando Deus fala...sacrifique!


Ministração: Quando Deus fala...sacrifique! (Gênesis 15.1-18; 22.1-19)

Alguém sabe aqui o significado da palavra sacrifício?  Fazer um sacrifício é oferecer alguma coisa como oferta a um deus. Na Bíblia existe um tipo de sacrifício que se chamava holocausto. E não tem nada a ver com o Holocausto, aquele assassinato em massa de judeus (por Hitler) que aconteceu na 2ª Guerra Mundial e que você aprenderá na aula de História da sua Escola.

Na Bíblia,os holocaustos aconteciam assim (vamos explicar usando o exemplo de Noé, depois que saiu da Arca): primeiro Noé escolheu algumas pedras especiais e as empilhou, formando um altar. Depois ele escolheu um animal puro (ovelhinha). E então ele colocou a ovelhinha no altar e a matou, deixando o sangue escorrer.  E depois acendeu fogo e queimou completamente a ovelhinha em oferta a Deus". 

"Ai que triste, você deve estar pensando, que maldade com a ovelhinha!". Mas essa era a maneira das pessoas oferecerem algo para agradar a Deus. Não foi assim que Abel fez? E foi o holocausto de Noé que agradou a Deus e o fez prometer que nunca mais destruiria a terra com o dilúvio. É pecado sacrificar? Naquela época não. Na verdade, as pessoas sacrificavam coisas certas para o deus errado ou coisas erradas para o Deus certo, como fez Caim.

Lá em Canaã, local onde Abraão foi morar, as pessoas também tinham esse costume, de oferecer sacrifícios aos seus deuses.  E elas ofereciam coisas erradas para o deus errado. Sim, elas ofereciam seus próprios filhos como holocausto, para deuses que nem existem. Vocês podem imaginar como o nosso Deus, que é único e verdadeiro se sentiu quando viu isso?

Mas com Abraão não era assim. Ele sempre ofereceu o sacrifício certo para o Deus certo. Logo que entrou em Canaã,  Abraão construiu um altar e sacrificou para Deus (Gn. 13.7). E logo depois, quando entrou um pouco mais para dentro dessa terra, também construiu outro altar para Deus (Gn. 13.8). E depois quando enfim armou a sua tenda numa cidade chamada Hebrom, também construiu outro altar e sacrificou para Deus (Gn. 13.18).  Desde o primeiro dia em que ouviu Deus falar, Abraão se tornou muito amigo de Deus. E sempre ofereceu sacrifícios em agradecimento e adoração a Ele.

Certo dia Abraão perguntou para Deus: "Senhor, eu tenho certeza de que vou ter um filho, porque o Senhor me mandou contar as estrelas. Mas como posso saber se a terra de Canaã será minha?" (Gn. 15.8). Ah, então o Senhor mandou Abraão fazer uma coisa que ele já estava acostumado a fazer. Quem sabe o que é?  Isso mesmo! Um sacrifício!

"Pegue o filhote de um boi, uma cabra e um cordeiro. Pegue também uma rolinha e um pombinho. Corte esses animais no meio e espere". Abraão fez tudo isso. E então esperou e esperou. E quando o sol se pôs, Abraão ficou com muito, muito sono e dormiu. 

Então, num sonho, Deus falou novamente com Abraão: "Abraão eu quero te contar uma coisa. Mais para a frente, os seus futuros filhos serão levados como escravos para uma terra esquisita. E lá ficarão por muitos anos. Mas depois, eu mesmo libertarei os seus descendentes." Depois desse sonho Abraão acordou. E então Deus mesmo enviou o fogo para queimar o sacrifício. Esse fogo foi como uma tocha que ficou passando em volta e pelo meio dos animais que Abraão sacrificou. E novamente Deus disse: "Estou fazendo um acordo, uma aliança com você. Eu já dei essa terra para você e seus descendentes. Então acredite!". Abraão agora tinha certeza de que teria um filho e de que Canaã seria dele e de sua família, para sempre.

Quando Abraão fez cem anos de idade, Deus cumpriu o que prometeu! Sara ficou grávida, aos noventa anos e então nasceu Isaque, o filho da promessa. Ele foi assim chamado, porque quando Deus promete, Ele cumpre. Não importa quanto tempo você precise esperar. Se Ele falou, Ele é fiel em fazer cumprir a Sua palavra! 

Depois que Isaque nasceu, Abraão viveu os melhores dias da sua vida. Ah, sabem de uma coisa, ele nem mais precisava crer, porque agora o filho querido já estava com ele. Abraão amou Isaque. Amou muito. E infelizmente amou Isaque mais do que Deus. Abraão já não andava com Deus como antes fazia. E o Senhor sentiu isso. 

Naquela terra, as pessoas amavam tanto seus deuses, que ofereciam seus próprios filhos como oferta. Será que Abraão amava a Deus ao ponto de oferecer seu próprio filho? 

Então, o Senhor falou novamente com Abraão: "Abraão, você me ama? Faça novamente um sacrifício para mim".  E o Senhor passou todas as orientações: "pegue o seu filho, Isaque, e vai até o monte Moriá. Lá você erguerá um altar de pedras como está acostumado e oferecerá para mim um holocausto. Sim, só que dessa vez você não vai oferecer nenhuma ovelhinha ou boi. Dessa vez o sacrifício queimado será o seu próprio filho, Isaque."

Crianças como vocês acham que Abraão se sentiu? Com certeza seu coração levou um susto. Ele tremeu com o pedido de Deus. Mas simplesmente obedeceu. Se Deus falou para sacrificar Isaque, então, ele sacrificaria Isaque. Bem cedinho Abraão se preparou para a viagem mais longa da sua vida. Três dias depois, ele e seu filho chegaram ao lugar indicado por Deus.

Abraão então ergueu o altar ao Senhor. Mas dessa vez seu coração estava muito, muito triste. Mas Deus falou: sacrifique! Então, mesmo sendo muito difícil, Abraão sacrificaria Isaque.  Depois Abraão colocou a lenha em cima do altar. Isaque, que já era um adolescente, perguntou: "Pai, temos fogo e a lenha para oferecer o holocausto, mas onde está o cordeirinho?". Abraão então disse: "Deus mesmo vai nos dar o cordeirinho, filho".

Abraão amarrou Isaque e o deitou sobre o altar. E pegou a faca para matar o seu amado filho.  Deus viu que Abraão, mesmo com dor, sacrificaria. E, assim que Abraão levantou a mão para matar o seu filho, Deus falou mais uma vez, bem forte: "Abraão! Abraão!". Abraão disse: "Eis-me aqui!". "Não faça nada com o seu filho! Agora bem sei que você me teme, porque não me negou o seu amado filho, o seu único filho!".

Um alívio tomou conta de Abraão! Ufa! As lágrimas escorreram dos seus olhos (como estão escorrendo dos meus agora...).  Abraão viu entre as lágrimas um cordeiro preso num arbusto. Então, imediatamente, pegou o cordeiro e o sacrificou para Deus. Que dia foi esse! Que teste foi esse! Abraão chamou aquele lugar de: Yahweh Jireh, o Senhor proverá.

E depois disso, Deus falou mais uma vez, acho que Ele também tinha lágrimas nos olhos: "Abraão, juro por mim mesmo, Palavra de Yahweh: porque você fez o que eu disse e não me negou o teu filho amado, o teu único filho, tenha certeza absoluta de que eu encherei a sua vida de bênçãos. Porque me obedeceu, você terá muitos, muitos descendentes - eles serão tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia do mar. Todas as nações da terra serão abençoadas pelos seus descendentes".

Encerramento: 

Crianças, que história mais emocionante foi essa! Que homem especial foi Abraão. É por isso que ele é chamado de pai da fé. E é por isso que ele foi chamado de amigo de Deus. Essa história maravilhosa da Palavra de Deus nos ensina que Deus nos quer como sacrifício!  Mas, calma, ninguém aqui precisará morrer num altar. 

O que Deus quer é que a gente ofereça a nossa vida como oferta para Deus. Ele tem planos muito melhores que os nossos, tão grandes. Iguais aos que tinha para Abraão e Isaque. Para isso precisamos abrir mão das coisas que mais queremos e também dos nossos planos. Precisamos abrir mão da nossa própria vontade. Precisamos orar todos os dias entregando a nossa vida para o Senhor, para que Ele cumpra em nossa vida a Sua Palavra, o que Ele deseja. 

Também devemos sacrificar nossa carne. O que significa isso? Que devemos nos cortar como muitos fazem para os seus deuses? Não!!! De jeito nenhum! Sacrificar a carne significa dizer não aos desejos que temos que são contrários ao que o Senhor diz em Sua Palavra. Sim, temos desejo de mentir, de desobedecer, temos maus desejos. Temos desejos até de fugir da vontade de Deus. Mas quem quer ser amigo de Deus precisa dizer não para muitas coisas, até mesmo para a sua própria vida.

É difícil. Mas nunca será mais difícil do que o que Deus fez. Muitos anos depois, a exemplo de Abraão, Ele sacrificou o seu próprio Filho. E dessa vez não havia ninguém para dizer para Ele: "não faça isso"! Porque Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu único e amado filho para morrer em nosso lugar, por nossos pecados, de maneira que quem crê em Jesus Cristo e o recebe em seu coração, tem a vida eterna (cf João 3.16).

Para conversar com as crianças:  

Como Abraão se sentiu quando Deus o mandou sacrificar Isaque? O que Ele pensou de Deus? Se você estivesse no lugar de Abraão, o que você faria? O que teria acontecido com Abraão se Isaque tivesse sido sacrificado? Vocês acham que ele ainda seria amigo de Deus?

Ministro:  Ore com as crianças declarando: Senhor, eu me ofereço como um sacrifício vivo ao Senhor. Como Abraão disse, eu digo: "Eis-me aqui!", faça em mim segundo a Sua vontade, segundo a Sua Palavra. Usa a minha vida! Senhor Jesus, eu creio no sacrifício do Senhor na cruz por mim. E eu me entregou completamente nas tuas mãos. Em teu nome, amém!

Tenho prazer em fazer tua vontade, meu Deus, pois a tua lei está em meu coração”. Salmo 40.8

Figuras:  
















Lição do Dia:


 

Leitura Bíblica: 



Tarefa da semana: 



Você sabia?



Versículo para decorar:




Quebra gelo:

https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2022/04/obedeca-e-sacrifique.html

terça-feira, 19 de abril de 2022

7 - Quando Deus fala....não questione!


Quando Deus fala...não questione! (Gênesis 12.1-9; 15.1-6)

Quem aqui gosta de viajar?  Qual o lugar que você mais gosta o gostaria de ir? Como é que começamos a nos preparar para uma viagem? E se alguém te convidasse para fazer uma viagem sem te dizer para onde você vai, você toparia??

Abraão era considerado um homem bem sucedido aos 75 anos! Ele tinha muitos rebanhos e morava numa linda tenda. Era casado com Sara. Mas havia uma coisa que o entristecia.

Todas as vezes que saía para fora, durante a noite, Abraão olhava para o céu e ficava bem triste. Porque apesar de ser um homem bem sucedido, Abraão não tinha nenhum filho. Nenhunzinho. Nada vezes nada. Quem brincava no quintal dele eram as crianças, filhas de seus empregados. Por muitas vezes ele havia sonhado em ver seus filhos brincando ali, naquele quintal. Mas agora, já velho, ele não mais sonhava com um filho. Nem acreditava que isso ia acontecer. Até que um dia...

Deus falou. Isso mesmo. Deus apareceu para Abraão e disse: "Saia da terra onde você mora hoje. Arrume suas coisas, faça suas malas e comece a andar. Para onde você vai? Bem..vá caminhando que eu te mostrarei....". Gn 12.1

Todas as vezes que eu e você nos preparamos para viajar, a primeira coisa que escolhemos é o destino. Para onde ir e o que fazer. E depois fazemos nossas malas. Mas com Abraão foi diferente. Deus disse para ele fazer as malas...porque o próprio Deus indicaria o destino dele. 

O Senhor falou: "Abraão, eu vou fazer de você um grande povo. Pode acreditar! Eu te abençoarei pra valer! Seu nome vai ser muito conhecido na terra. Você vai abençoar muita gente. Você será meu protegido. Eu abençoarei os que te abençoarem, amaldiçoarei quem te amaldiçoar. Através de você, muita gente será abençoada!" (Gn 12.2,3)

Uau, quem teria coragem de fazer isso, deixar tudo para trás? Abraão teve. Ele pegou todas as suas coisas. Sua esposa, seus rebanhos e sua tenda. E lá se foi. Andou por muitos e muito quilômetros até chegar em Canaã. E lá ele armou a sua tenda. Lá mesmo, naquele lugar, Deus apareceu novamente para ele e falou: "Você parou na terra certa. É essa terra que eu darei para os seus futuros filhos".

Abraão ouviu o que Deus falou e obedeceu. Mas quando Deus falava para ele de futuros filhos, algo doía dentro dele. "Será que o Senhor não sabe que esse assunto me dói muito? Ele já pediu pra eu sair da minha terra. Eu saí. Ele agora fala que vai dar essa terra aos meus filhos. Assim que Deus falar comigo novamente, eu vou tocar nesse assunto com Ele.

Algum tempo depois, Deus falou novamente com Abraão: "Abraão, não tenha medo! Eu mesmo sou o seu escudo, Eu te protegerei. Continue confiando, grande será a sua recompensa" (Gn. 15.1). Agora Abraão teve coragem de falar com Deus. Porque Deus fala, mas Ele também nos deixa conversar com Ele. Abraão disse: “Senhor, Meu Deus!  O que adianta o Senhor dizer que vai me recompensar se eu continuo sem filhos? O filho de meu empregado é quem vai herdar tudo aqui!”. 

Mas o Senhor sabia o que estava falando. E Abraão tinha que acreditar. O Senhor falou: "Amigo Abraão, me entenda. Quando eu digo que você terá muitos descendentes, eu estou falando que você vai gerar um filho! Mesmo que seja velho. Mesmo que sua esposa esteja fora da idade. Mesmo que você não acredite. Você será pai. Eu estou falando."

Então o Senhor mandou Abraão sair da sua tenda. E falou: "Olhe, olhe para o céu. Agora você não vai olhar para o céu decepcionado por não ter filhos. Você vai olhar para o céu e vai contar as estrelas, se é que você consegue, pois o céu está muito estrelado". E Deus prometeu: "Assim serão os filhos que virão de você. Muitos. Milhares de milhares. Você nem conseguirá contar".

Naquele momento tão especial Abraão entendeu tudo e ficou calado. Não se pode questionar a Palavra de Deus.  Porque o que Deus fala é a coisa mais confiável do mundo. E se Deus disse que ele seria pai, então dele e de Sara nasceria um filho. 

Abrão olhou para o céu e creu no que Deus disse. E isso fez com que Deus amasse a Abraão ainda mais e perdoasse os seus pecados. Abraão foi considerado justo, por sua fé.

Encerramento:

Deus procura hoje mesmo pessoas como Abraão. Pessoas que não questionem a Palavra de Deus, mas creiam exatamente no que Ele disse. E caminhem exatamente como Abraão, obedecendo à Sua Palavra. 

Crianças, desde o jardim do Éden o inimigo questiona a Palavra de Deus. Ele tenta porque tenta colocar dúvidas em nosso coração de que a Palavra de Deus é verdadeira. De que o que Deus fala não vai acontecer. E isso ele faz da forma que só uma serpente pode fazer...bem suave e meigo, para que você caia nessa armadilha.

Vamos usar alguns exemplos:  Deus criou macho e fêmea (Gênesis 1.27). Sim, até os animais tem sexo, macho e fêmea. Cada um nasce exatamente com o sexo que Deus determinou. Você pode mudar de sexo? Não!  Você, menina, foi programada por Deus para ser mulher. Querer ser homem ou fazer o papel de homem é desobedecer às leis do Senhor. E assim acontece com vocês meninos. 

Deus, no sexto dia, criou a família.  Ele juntou macho e fêmea, e eles, casados, podem ter filhos. Hoje Satanás quer dizer que mulher casando com mulher é família. E não é. Homem namorando com homem é família. E não é. Deus deu o governo de tudo para Adão, o homem. E depois para Jesus, homem. E o inimigo quer fazer os homens deixarem de ser o chefe das suas famílias. Assim, dentro de casa vira uma bagunça.

Deus disse para não sermos imorais (Efésios 5.3). O que é ser imoral? É sair das regras que ele escreveu. Hoje as pessoas fazem sexo sem serem casadas. Beijam vários parceiros. Isso é imoral diante de Deus, que é santo. O sexo, o beijo na boca, é somente

Deus disse uma coisa importante: Precisamos fazer parte de uma Igreja, pois a Igreja é a família do povo de Deus (Hebreus 10.25). Mas o diabo anda inventando mentiras por aí, dizendo que você sozinho é Igreja. Não, você sozinho não pode nada, não consegue nada. Nós precisamos da Igreja, e quando Jesus voltar, ele virá buscar a Sua Igreja, ou seja, as ovelhas que estão reunidas dentro de um aprisco (lugar onde o rebanho fica).

Eu sei que vocês querem agradar a Deus. Exatamente como Abraão agradou. Então, nunca, nunca duvidem que a Bíblia é a Palavra de Deus. Nem questionem as leis e mandamentos que o Senhor estabeleceu em Sua Palavra. Se vocês tiverem que questionar alguma coisa, que questionem as mentiras que o inimigo tenta plantar nas pessoas através das Redes Sociais. Fiquem de olho, ok? E se o que você ouvir ou assistir, for contrário à Palavra de Deus, não sigam, não aceitem, não se envolvam.

Para conversar com as crianças: Hoje aprendemos que Deus falou duas vezes com Abraão. Como foi que Deus fez isso? Como é a voz de Deus? Com o que ela é parecida?  Quais são as formas que Deus usa para falar com uma pessoa? Quando Deus fala, alguém pode ficar sem ouvir?

Ministro: Ore com as crianças desejando de todo o coração que Deus fale com elas. Ore com muita vontade e incentive as crianças a continuarem orando para que o Senhor fale com elas. Peça ao Senhor para guardar a mente das crianças, a mente e os ouvidos. Para que nenhuma voz estranha à Palavra de Deus passe por eles, tendo acesso ao coração. Declare com elas que Palavra de Deus é a verdade e é ela que as crianças seguirão.

Figuras:







Lição do dia:



Leitura Bíblica:


Tarefa da Semana:


Você sabia?


Versículo para decorar:




Quebra gelo:

https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2022/04/obedeca-e-seja-recompensado.html

terça-feira, 5 de abril de 2022

6 - Quando Deus fala....uma limpeza acontece!


Quando Deus fala...uma limpeza acontece! (Gênesis 6.9 a 22; 7, 8 e 9)

Alguém conhece o significado da palavra Dilúvio? Dilúvio é uma chuva muito forte, com muito volume, que dura muito tempo, que alaga muitas regiões. Ou seja, Dilúvio é igual a muita, muita água.  

Desde que Deus criou o mundo, algumas mudanças já haviam acontecido: Adão e Eva tiveram muitos filhos Além de Caim e Abel. Agora a terra estava cheia, muito cheia de gente. E o coração das pessoas já não era bom. Agora, o pecado encheu o coração das pessoas de maldade, muita maldade. 

Assim estava a terra na época de Noé. As pessoas tinham o coração inclinado para fazer maldade e mais maldade. E a terra se encheu de violência. Ninguém mais se lembrava da existência o Senhor Deus, o criador. Deus, pela primeira vez ficou muito, muito triste por ter criado os seres humanos.  Por isso, tomou uma triste decisão. Ele olhou toda a terra e disse: "Vou fazer o sumir todos os seres humanos que criei.  E até os animais, grandes e pequenos, desaparecerão dessa terra. Porque eles só me trazem desgosto. Eu vou limpar a terra!" 

Mas no meio daquela confusão uma pessoa chamou a atenção de Deus. Noé. E o que Noé tinha de diferente? Ao invés dos outros seres humanos, o coração de Noé era inclinado para o bem. Ele era justo e bom. Mais do que isso, ao invés dos outros seres humanos, Noé andava com Deus. Sim, ele era amigo de Deus - Noé falava com Deus e Deus falava com Noé.

Então Deus contou para Noé o que estava para fazer: "Querido amigo Noé, eu tomei uma decisão. Difícil, mas o que eu decidi está decidido. Vou dar um fim nesses seres humanos que só fazem maldades e vou começar tudo de novo. Vou limpar a terra e começar tudo de novo a partir de você, porque você é o único que é justo e anda comigo. Você me ouve!"

Naquela época ainda não havia chovido na terra. E Noé nem morava próximo às águas. Noé nem sabia o que era um barco. E quando ouviu o plano de Deus, da boca de Deus, fez exatamente como Ele disse. Deus mandou Noé construir uma grande arca, com os materiais e medidas certas. E assim Noé fez.  E o Senhor mandou Noé armazenar todos os tipos de alimentos. E assim Noé fez. 

Depois Deus disse para Noé pegar sete pares de animais que Ele escolheu, e dois pares de outros tipos de animais. E assim os animais chegaram até Noé. E Noé os separou conforme Deus falou. Então Deus mandou Noé e sua família entrarem na Arca. E assim Noé fez. E o próprio Deus fechou a porta da Arca.

Talvez crianças, algo que vocês não saibam, é que além do trabalho de construir a Arca, Noé teve outro trabalho. Ele teve que suportar as pessoas da sua cidade caçoando dele. Sim, as pessoas concentraram toda a sua maldade em Noé. Elas diziam:  "Que será que esse velhinho louco está fazendo? Nunca vimos algo nesse formato. Ele doido diz que ouve a voz de um Deus que nem conhecemos...ele anda falando que vai cair água do céu. E está construindo essa caixa esquisita para salvar ele e sua família. Vamos internar esse Noé! Ele pirou de vez!". As pessoas não quiseram acreditar nem em Deus, nem em Noé.

Noé teve que fazer uma escolha. Ou ouvia a voz de Deus ou ouvia a voz das pessoas. E, mesmo que fosse uma grande loucura, Noé confiou em Deus e fez exatamente como Ele havia falado. Então, exatamente como Deus havia falado, aconteceu.  Depois de sete dias, nuvens muito escuras se formaram sobre os céus. E de repente, uma enorme chuva desabou sobre a terra. A Bíblia diz que todas as comportas (portas gigantes) do céu se abriram e a chuva despencou com toda a força. Como nunca havia chovido, vocês podem imaginar a força e o volume da água? E também veio água do fundo da terra e começou a jorrar, como acontece quando quebra um cano de água da rua de casa! 

Naquele momento, todas as pessoas que zombavam de Noé entenderam que quando Deus fala, o dilúvio acontece! Elas até que tentaram entrar na Arca, mas foi o Senhor quem fechou a porta. E a porta que Ele fecha, ah crianças, ninguém consegue abrir! 

Choveu sem parar 40 dias e  40 noites. Era tanta água que cobriu toda a terra, até os montes mais altos. E todos, todos os seres humanos, inclusive os animais que estavam fora da Arca morreram. E o Senhor cumpriu o seu plano de fazer desaparecer da terra os homens e os animais.

Noé e sua família, juntamente com os pares de animais escolhidos por Deus, foram salvos. E tudo isso aconteceu porque Noé era justo e bom. Ele andava com Deus e obedeceu à Sua Palavra.  Eles ficaram na Arca por 1 ano e dez dias. Bastante tempo, não é mesmo?

Após esse tempo, enfim, eles e os animais puderam sair da Arca. Quando desceram, a terra já não era mais a mesma. A água havia limpado tudo. Limpado a terra dos homens maus e de toda a violência. Agora, cabia a Noé começar um novo mundo. A primeira coisa que Noé fez, foi construir um altar, dedicado ao Senhor. E fez uma oferta como a de Caim.

Ah, essa atitude de Noé agradou muito a Deus. Quando o Senhor sentiu o cheiro da ovelha que Noé havia queimado no altar, falou falar para si mesmo: Nunca mais trarei um Dilúvio sobre a terra e nunca mais destruirei os seres vivos, como fiz dessa vez.  E Deus fez uma aliança, um acordo com Noé, prometendo que nunca mais destruiria o mundo com o Dilúvio. Naquele dia, Deus fez aparecer no Céu uma outra coisa que ninguém da terra havia visto, o Arco Íris. 

Encerramento:

Você sabia que a voz de Deus é comparada ao som de muitas águas? Exatamente como no dilúvio? Isso mesmo! A voz do Senhor é muito, muito poderosa. Assim como ninguém consegue segurar a força das águas, também ninguém consegue impedir Deus de agir como Ele falou. Assim como uma água, por onde passa, arrasta toda a sujeira para longe, assim também acontece com a voz do Senhor. Ela nos limpa.

Noé vivia num mundo onde as pessoas não estavam nem aí para a voz de Deus. Elas seguiam mesmo é a voz do pecado dentro delas. Não conheciam a voz de Deus, por isso o que o diabo falava sempre era mais forte. E por isso, a terra se encheu de maldade e violência. Depois do dilúvio não demorou muito tempo e a terra se encheu de pessoas malvadas e violentas novamente. Sim, porque o coração do homem é sempre inclinado para o mal.

Crianças, vocês precisam entender: o seu coração sempre será inclinado para fazer o mal. E a voz do pecado sempre falará alto em seus ouvidos. Se você deixar, ela fará toda a sua vida se inclinar para o mal e para as maldições do pecado. Quantas vezes você já ouviu uma voz dentro de você dizendo para você mentir...roubar...bater em seu amigo....esconder uma coisa errada que fez...maltratar os seus pais....fazer bullying com crianças da escola?

Nesse mundo malvado, você deve ser como Noé. Ande com Deus ao ponto de conhecer a Sua voz. Nem sempre Deus gritará com você, como o pecado grita. Mas a voz Dele, ao falar, será poderosa como as águas. Assim como o dilúvio veio para limpar o mundo, a Palavra de Deus vem para nos limpar. A voz de Deus nunca levará você a ter práticas contrárias ao que Deus já disse em sua Palavra. Entende? Então seja como Noé. Ande com Deus, obedeça à Sua Palavra e seja correto em tudo.

Para conversar com as crianças: Quem criou o arco íris foi Deus. Ele é um símbolo muito, muito importante para Ele e para nós. Porque quando ele aparece no céu, é o sinal de que um dia, Deus fez conosco uma Aliança. Que aliança foi essa?  Você conhece alguma organização que usa o arco íris como símbolo? Essa organização obedece à Palavra de Deus? Então para você, o símbolo do Arco Íris representa o que a organização diz ou o que a Palavra de Deus diz?

Ministro: Ore com as crianças agradecendo pela Aliança que o Senhor nos fez, de que nunca destruirá a terra através de um dilúvio. Agora leve as crianças a renovarem a aliança com Deus, declarando que serão como Noé. Num mundo cheio de maldade e violência, elas sempre ouvirão a voz de Deus. Andarão com Ele e serão justas. Ore pedindo que nossas crianças sejam cheias do Espírito Santo de Deus, porque é Ele quem guiará as crianças à verdade e as tornará santas. Ore também para que o sangue de Jesus as cubra de todo o mal.

Figuras:



















Figurinhas:

Lição:



Leitura Bíblica:





Tarefa da Semana:




Você sabia?



Versículo para decorar:




Quebra Gelo:


20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...