Na semana passada falamos sobre a amizade entre Deus e Moisés. E como é bom termos verdadeiros amigos! Mas existem algumas pessoas que a gente acaba se afastando. Por quê? Porque essas pessoas fizeram mal para a gente. (Conte uma situação em que você se afastou de alguma pessoa). É errado fazer isso? Não é! Porque ninguém é obrigado a andar do lado de alguém que faz mal, que machuca.
Deus nos ama muito. Ele é bom e perdoador. Mas Deus é uma pessoa que não tolera algumas coisas. E quando a pessoa age assim, Ele se afasta dessa pessoa, você sabia? Vamos hoje falar de uma coisa que Deus não tolera. E ele acaba se afastando de alguém que age assim. Hoje vamos conversar sobre incredulidade. O que é ser incrédulo? Uma pessoa incrédula, é uma pessoa que duvida de Deus. Do que Ele falou em Sua Palavra. Do que Ele prometeu. E o pior, é que a pessoa que duvida de Deus, prefere seguir seus próprios caminhos. Isso faz com que ela se afaste de Deus. E Deus se afaste dela.
Já fazia alguns meses que o povo de Israel estava andando pelo deserto. Eles estavam andando, não sem rumo. Eles andavam em direção à Terra Prometida, Canaã. E Canaã não estava muito longe. Agora, eles chegaram muito, muito perto. Faltava muito pouco para enfim, eles tomarem posse da terra.
Deus falou para Moisés: Agora que vocês estão pertinho da terra, envie 12 homens, um líder de cada uma das tribos em que vocês estão organizados. Eles tem uma missão: devem ir até Canaã para conhecerem a terra que estou dando a vocês. Esses doze homens, serão os príncipes dessa terra, líderes que vão ajudar a conquistá-la!
Assim Moisés chamou esses doze homens para espiarem a terra durante quarenta dias. Entre eles estava Josué e Calebe. Eles escalaram as montanhas e chegaram até um lugar chamado de Vale de Escol. Crianças, quando Deus fala algo Ele não mente. Desde o começo o Senhor disse que a terra que daria para o povo era muito, muito boa. Uma terra na qual tudo o que fosse plantado nasceria. Terra de ótimos frutos! E foi exatamente isso que os doze espias viram. Viram muitas árvores cheias de frutos. Viram os rebanhos das pessoas que moravam lá. Eles cortaram um cacho de uva tão comprido, que dois homens precisaram carregar enrolados numa vara. E lá na terra colheram romãs e figos. tudo isso para que Moisés e todos os israelitas vissem o quanto a Terra Prometida era boa.
Josué e Calebe estavam muito empolgados. Não viam a hora de contar as coisas maravilhosas que viram em Canaã. Mas os outros dez não estavam não. Porque de fato, a terra era muito boa, só que havia gente morando lá. E quem morava lá? Gigantes! Isso mesmo!!! Gigantes como Golias. Canaã foi prometida por Deus, mas o povo de israel teria que lutar pela terra, expulsando esses gigantes de lá. E foi isso que assustou e muito os outros dez espias. Eles não acreditavam que conseguiriam vencer os gigantes. Eles estavam desesperados!
Por isso, quando voltaram para o acampamento, os dez disseram: "É verdade que essa é uma terra que há leite, mel e frutos em abundância! Mas há um problema: as cidades que tem lá são muito protegidas. Praticamente todas tem muralhas enormes em volta delas! E os moradores de lá são gigantes muito grandes e poderosos! Não podemos marchar contra esse povo, visto que é mais forte que nós!".
Calebe e Josué, os dois espias que acreditavam em Deus, não concordavam com o que aqueles dez espias estavam falando. Eles encorajaram o povo dizendo: "Vamos escalar essas montanhas e tomar posse da terra. Se Deus falou que ela é nossa, então Ele nos dará capacidade de derrubar essas muralhas e acabar com esses gigantes".
Mas os dez espias começaram a reclamar e reclamar. E pior que isso. Eles começaram a falar mal da promessa de Deus, da terra que Deus havia prometido para Abraão, Isaque e Jacó. Da linda terra para qual o Senhor estava levando o Seu povo. Sabem o que eles disseram? "A terra que fomos espiar é uma terra perigosa. Vamos todos morrer se formos para lá! Os gigantes nos matarão! De verdade, diante deles, parecíamos gafanhotos!"
Crianças, em quem vocês acham que os israelitas acreditaram? Eles acreditaram no relatório dos dez espias. E começaram a gritar....gritar muito de desespero. Eles choraram e gritaram muito aquela noite. E então começaram a fazer outra coisa que Deus detesta. Eles murmuraram: "Ah, era melhor a gente ter ficado no Egito! Pelo menos a gente morreria em paz e não na mão desses gigantes! Deus nos enganou! Moisés também nos enganou! Ele nos trouxe a essa terra para sermos cortados pela espada, nós e as nossas crianças. Vamos escolher um líder melhor do que Moisés para voltarmos para o Egito agora mesmo!"
E o acampamento ficou na maior confusão. Enquanto eles gritavam e choravam, dizendo que iam embora, Moisés, Arão, Josué e Calebe rasgaram as suas roupas como sinal de lamento e colocaram seus rostos no chão em respeito a Deus. Eles disseram ao povo: A terra é muito boa, um lugar excelente! Deus nos abençoará e Ele estará conosco! Ele nos fará entrar nessa terra e pessoalmente dará a terra para nós. Mas por favor, não sejam rebeldes contra Deus. Nem tenham medo do povo daquela terra! Yahweh está conosco! Não tenham medo! Vamos devorar os gigantes como se fossem um pedaço de pão! (Numeros 14.5-9).
Mas o povo não os ouviu. Eles começaram a falar em matar todos os quatro com pedradas. No mesmo instante, um clarão poderoso apareceu na Tenda do Encontro. Era Deus quem estava ali. E Ele disse com muita clareza para Moisés: "Até quando esse povo vai me desprezar? Até quando eles se recusarão a crer em mim, apesar de todos os milagres que eu fiz para eles? Eu vou enviar uma praga que vai deixar todo o povo doente. Até que eles morram. E vou fazer de você, Moisés, um grande povo". (Nm 14.10-19)
Mas Moisés não deixou Deus fazer isso. Ele intercedeu mais uma vez pelo povo. Pediu que o Senhor os perdoasse e não os abandonasse. Porque o Senhor, como Ele mesmo havia dito a Moisés, era perdoador e cheio de amor. E assim como Moisés pediu, Deus fez. Ele perdoou o povo, de acordo com o pedido de Moisés.
Mas como Deus, mesmo sendo amoroso, não deixa o culpado sem castigo, Ele disse: "Eu sou um Deus vivo. Sou Eu quem mando em tudo. Todos esses homens que viram a minha glória e participaram dos meus poderosos milagres, todas essas pessoas que me desobedeceram, deixando de ouvir a minha voz dez vezes, todos eles não entrarão na Terra Prometida. Nenhum dos dez que me ultrajaram entrará na terra da promessa. Somente Calebe e Josué serão príncipes na terra, porque eles me confiam em mim e são justos".
"Esse será o meu castigo: os doze homens espiaram a terra por quarenta dias. Cada dia corresponde a um ano de castigo. Vocês sofrerão as consequências da sua murmuração por quarenta anos. Eu ouvi as reclamações que o povo fez contra mim, por isso, todos vocês que murmuraram morrerão nesse deserto. Somente seus filhos vão conquistar a terra, mas vocês não". Crianças, na mesma hora, os dez espias que falaram contra a promessa do Senhor morreram. Somente ficaram vivos Josué e Calebe.
Quando o povo ouviu o castigo de Deus e viu o que aconteceu com os espias que duvidaram, houve um desespero. Eles fizeram uma coisa muito pior, tentaram consertar o seu erro. Eles se juntaram e resolveram mais uma vez desobedecer à voz de Deus. Subiram a montanha em direção ao Vale de Escol, para tentar conquistar a terra com as suas próprias forças. Moisés até que tentou avisá-los para não subirem, mas eles não obedeceram. E o resultado da desobediência foi que todos morreram nas mãos dos gigantes. Porque Deus não anda com pessoas que duvidam. Ele se afasta delas. Assim, elas ficam desprotegidas. E naquele dia, o povo foi levado a aprender que quando Deus fala...não duvide!
Encerramento:
Ah, crianças, quando Deus fala uma coisa, não é para duvidar. Pois suas Palavras são verdadeiras. Tudo o que está escrito na Palavra de Deus é a verdade. Porque o Senhor jamais deixaria alguém escrever uma mentira em seu livro. Deus jamais mente. Isso você precisa colocar em sua cabeça. A Palavra de Deus é sempre verdadeira.
Por isso, mesmo que um dia em sua vida, as coisas não estiverem indo muito bem, confie na Palavra de Deus. Leia a Palavra de Deus e procure anotar em seu caderno de meditações algumas promessas que Deus fez, que servem para a Sua vida.
Porque se ele falou, mesmo que houver dificuldades e gigantes, Ele cumprirá tudo o que nos disse. E mesmo que haja muitas dificuldades pelo caminho, Yahweh nos dará forças para vencermos e conquistarmos as Suas Promessas. Amém?
Deus tem um problema sério com pessoas que duvidam Dele. E esse acontecimento dos doze espias, Ele nunca mais esqueceu. Muito tempo depois, um livro chamado Hebreus foi escrito, e ele está em sua Bíblia. E lá no capítulo 3.7-19, encontramos um textão sobre o grave perigo da incredulidade. Lá Deus fala assim: "Hoje, quando vocês ouvirem a minha voz, não endureçam o coração, como aconteceu lá no deserto, quando o povo de israel duvidou de mim. Foi por esse motivo que eu fiquei muito bravo contra essa geração e declarei que, porque o coração deles não acreditou em mim, por estarem sempre se desviando dos meus caminhos, eu declarei que eles não entrariam na terra prometida".
Por isso, crianças, tenham muito cuidado para que nenhuma de vocês tenha um coração mal e incrédulo, que afaste vocês do Deus vivo!
Para conversar com as crianças: Porque os israelitas choraram quando receberam o relatório dos dez espias ao invés de se alegrarem com o enorme pé de uva? Porque os israelitas tentaram entrar por conta própria na terra, tendo Deus falado que eles não poderiam mais entrar? Porque somente Josué e Calebe puderam entrar na terra prometida?
Ministrador: Ore com as crianças pedindo perdão pelo pecado de duvidarem de Deus e da Sua Palavra. Peça ao Senhor que esconda a Palavra de Deus no coração das nossas crianças, e que essa palavra crie raízes, de forma que elas nunca duvidem do que Deus fala.
Figuras:
Lição do dia:
Tarefa da Semana:
Você sabia?
Versículo para decorar:
Quebra gelo: https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2022/07/deus-sempre-cumpre-suas-promessas.html