quinta-feira, 21 de julho de 2022

19 - Quando Deus fala...não duvide!


Na semana passada falamos sobre a amizade entre Deus e Moisés.  E como é bom termos verdadeiros amigos! Mas existem algumas pessoas que a gente acaba se afastando. Por quê? Porque essas pessoas fizeram mal para a gente. (Conte uma situação em que você se afastou de alguma pessoa). É errado fazer isso? Não é! Porque ninguém é obrigado a andar do lado de alguém que faz mal, que machuca.

Deus nos ama muito. Ele é bom e perdoador. Mas Deus é uma pessoa que não tolera algumas coisas. E quando a pessoa age assim, Ele se afasta dessa pessoa, você sabia? Vamos hoje falar de uma coisa que Deus não tolera. E ele acaba se afastando de alguém que age assim. Hoje vamos conversar sobre incredulidade. O que é ser incrédulo? Uma pessoa incrédula, é uma pessoa que duvida de Deus. Do que Ele falou em Sua Palavra. Do que Ele prometeu. E o pior, é que a pessoa que duvida de Deus, prefere seguir seus próprios caminhos. Isso faz com que ela se afaste de Deus. E Deus se afaste dela.

Já fazia alguns meses que o povo de Israel estava andando pelo deserto. Eles estavam andando, não sem rumo. Eles andavam em direção à Terra Prometida, Canaã. E Canaã não estava muito longe. Agora, eles chegaram muito, muito perto. Faltava muito pouco para enfim, eles tomarem posse da terra.

Deus falou para Moisés: Agora que vocês estão pertinho da terra, envie 12 homens, um líder de cada uma das tribos em que vocês estão organizados. Eles tem uma missão: devem ir até Canaã para conhecerem a terra que estou dando a vocês. Esses doze homens, serão os príncipes dessa terra, líderes que vão ajudar a conquistá-la! 

Assim Moisés chamou esses doze homens para espiarem a terra durante quarenta dias. Entre eles estava Josué e Calebe. Eles escalaram as montanhas e chegaram até um lugar chamado de Vale de Escol. Crianças, quando Deus fala algo Ele não mente. Desde o começo o Senhor disse que a terra que daria para o povo era muito, muito boa. Uma terra na qual tudo o que fosse plantado nasceria. Terra de ótimos frutos! E foi exatamente isso que os doze espias viram.  Viram muitas árvores cheias de frutos. Viram os rebanhos das pessoas que moravam lá. Eles cortaram um cacho de uva tão comprido, que dois homens precisaram carregar enrolados numa vara.  E lá na terra colheram romãs e figos. tudo isso para que Moisés e todos os israelitas vissem o quanto a Terra Prometida era boa.

Josué e Calebe estavam muito empolgados. Não viam a hora de contar as coisas maravilhosas que viram em Canaã. Mas os outros dez não estavam não. Porque de fato, a terra era muito boa, só que havia gente morando lá. E quem morava lá? Gigantes! Isso mesmo!!! Gigantes como Golias. Canaã foi prometida por Deus, mas o povo de israel teria que lutar pela terra, expulsando esses gigantes de lá.  E foi isso que assustou e muito os outros dez espias. Eles não acreditavam que conseguiriam  vencer os gigantes. Eles estavam desesperados!

Por isso,  quando voltaram para o acampamento, os dez disseram: "É verdade que essa é uma terra que há leite, mel e frutos em abundância! Mas há um problema: as cidades que tem lá são muito protegidas. Praticamente todas tem muralhas enormes em volta delas!  E os moradores de lá são gigantes muito grandes e poderosos! Não podemos marchar contra esse povo, visto que é mais forte que nós!".

Calebe e Josué, os dois espias que acreditavam em Deus, não concordavam com o que aqueles dez espias estavam falando. Eles encorajaram o povo dizendo:  "Vamos escalar essas montanhas e tomar posse da terra. Se Deus falou que ela é nossa, então Ele nos dará capacidade de derrubar essas muralhas e acabar com esses gigantes". 

Mas os dez espias começaram a reclamar e reclamar. E pior que isso. Eles começaram a falar mal da promessa de Deus, da terra que Deus havia prometido para Abraão, Isaque e Jacó. Da linda terra para qual o Senhor estava levando o Seu povo.  Sabem o que eles disseram? "A terra que fomos espiar é uma terra perigosa. Vamos todos morrer se formos para lá! Os gigantes nos matarão! De verdade, diante deles, parecíamos gafanhotos!"

Crianças, em quem vocês acham que os israelitas acreditaram? Eles acreditaram no relatório dos dez espias. E começaram a gritar....gritar muito de desespero. Eles choraram e gritaram muito aquela noite. E então começaram a fazer outra coisa que Deus detesta. Eles murmuraram: "Ah, era melhor a gente ter ficado no Egito! Pelo menos a gente morreria em paz e não na mão desses gigantes! Deus nos enganou! Moisés também nos enganou! Ele nos trouxe a essa terra para sermos cortados pela espada, nós e as nossas crianças. Vamos escolher um líder melhor do que Moisés para voltarmos para o Egito agora mesmo!"

E o acampamento ficou na maior confusão.  Enquanto eles gritavam e choravam, dizendo que iam embora, Moisés, Arão, Josué e Calebe rasgaram as suas roupas como sinal de lamento e colocaram seus rostos no chão em respeito a Deus. Eles disseram ao povo: A terra é muito boa, um lugar excelente! Deus nos abençoará e Ele estará conosco! Ele nos fará entrar nessa terra e pessoalmente dará a terra para nós.  Mas por favor, não sejam rebeldes contra Deus. Nem tenham medo do povo daquela terra! Yahweh está conosco! Não tenham medo! Vamos devorar os gigantes como se fossem um pedaço de pão! (Numeros 14.5-9).

Mas o povo não os ouviu. Eles começaram a falar em matar todos os quatro com pedradas. No mesmo instante, um clarão poderoso apareceu na Tenda do Encontro. Era Deus quem estava ali. E Ele disse com muita clareza para Moisés: "Até quando esse povo vai me desprezar? Até quando eles se recusarão a crer em mim, apesar de todos os milagres que eu fiz para eles? Eu vou enviar uma praga que vai deixar todo o povo doente. Até que eles morram. E vou fazer de você, Moisés, um grande povo". (Nm 14.10-19)

Mas Moisés não deixou Deus fazer isso. Ele intercedeu mais uma vez pelo povo. Pediu que  o Senhor os perdoasse e não os abandonasse. Porque o Senhor, como Ele mesmo havia dito a Moisés, era perdoador e cheio de amor.  E assim como Moisés pediu, Deus fez. Ele perdoou o povo, de acordo com o pedido de Moisés.

Mas como Deus, mesmo sendo amoroso, não deixa o culpado sem castigo, Ele disse: "Eu sou um Deus vivo. Sou Eu quem mando em tudo. Todos esses homens que viram a minha glória e participaram dos meus poderosos milagres, todas essas pessoas que me desobedeceram, deixando de ouvir a minha voz dez vezes, todos eles não entrarão na Terra Prometida. Nenhum dos dez que me ultrajaram entrará na terra da promessa. Somente Calebe e Josué serão príncipes na terra, porque eles me confiam em mim e são justos". 

"Esse será o meu castigo: os doze homens espiaram a terra por quarenta dias.  Cada dia corresponde a um ano de castigo. Vocês sofrerão as consequências da sua murmuração por quarenta anos. Eu ouvi as reclamações que o povo fez contra mim, por isso, todos vocês que murmuraram morrerão nesse deserto. Somente seus filhos vão conquistar a terra, mas vocês não". Crianças, na mesma hora, os dez espias que falaram contra a promessa do Senhor morreram. Somente ficaram vivos Josué e Calebe.

Quando o povo ouviu o castigo de Deus e viu o que aconteceu com os espias que duvidaram, houve um desespero. Eles fizeram uma coisa muito pior, tentaram consertar o seu erro. Eles se juntaram e resolveram mais uma vez desobedecer à voz de Deus. Subiram a montanha em direção ao Vale de Escol, para tentar conquistar a terra com as suas próprias forças. Moisés até que tentou avisá-los para não subirem, mas eles não obedeceram. E o resultado da desobediência foi que todos morreram nas mãos dos gigantes. Porque Deus não anda com pessoas que duvidam. Ele se afasta delas. Assim, elas ficam desprotegidas. E naquele dia, o povo foi levado a aprender que quando Deus fala...não duvide!

Encerramento:

Ah, crianças, quando Deus fala uma coisa, não é para duvidar. Pois suas Palavras são verdadeiras.  Tudo o que está escrito na Palavra de Deus é a verdade. Porque o Senhor jamais deixaria alguém escrever uma mentira em seu livro. Deus jamais mente. Isso você precisa colocar em sua cabeça. A Palavra de Deus é sempre verdadeira.

Por isso, mesmo que um dia em sua vida, as coisas não estiverem indo muito bem, confie na Palavra de Deus. Leia a Palavra de Deus e procure anotar em seu caderno de meditações algumas promessas que Deus fez, que servem para a Sua vida. 

Porque se ele falou, mesmo que houver dificuldades e gigantes, Ele cumprirá tudo o que nos disse. E mesmo que haja muitas dificuldades pelo caminho, Yahweh nos dará forças para vencermos e conquistarmos as Suas Promessas. Amém? 

Deus tem um problema sério com pessoas que duvidam Dele. E esse acontecimento dos doze espias, Ele nunca mais esqueceu. Muito tempo depois, um livro chamado Hebreus foi escrito, e ele está em sua Bíblia. E lá no capítulo 3.7-19, encontramos um textão sobre o grave perigo da incredulidade. Lá Deus fala assim: "Hoje, quando vocês ouvirem a minha voz, não endureçam o coração, como aconteceu lá no deserto, quando o povo de israel duvidou de mim. Foi por esse motivo que eu fiquei muito bravo contra essa geração e declarei que, porque o coração deles não acreditou em mim, por estarem sempre se desviando dos meus caminhos, eu declarei que eles não entrariam na terra prometida". 

Por isso, crianças, tenham muito cuidado para que nenhuma de vocês tenha um coração mal e incrédulo, que afaste vocês do Deus vivo!

Para conversar com as crianças: Porque os israelitas choraram quando receberam o relatório dos dez espias ao invés de se alegrarem com o enorme pé de uva?  Porque os israelitas tentaram entrar por conta própria na terra, tendo Deus falado que eles não poderiam mais entrar? Porque somente Josué e Calebe puderam entrar na terra prometida?

Ministrador: Ore com as crianças pedindo perdão pelo pecado de duvidarem de Deus e da Sua Palavra. Peça ao Senhor que esconda a Palavra de Deus no coração das nossas crianças, e que essa palavra crie raízes, de forma que elas nunca duvidem do que Deus fala.


Figuras:


















Lição do dia:


Leitura:



Tarefa da Semana:


Você sabia?



Versículo para decorar:



Quebra gelo: https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2022/07/deus-sempre-cumpre-suas-promessas.html

quinta-feira, 14 de julho de 2022

18 - Quando Deus fala....amigo é!


Quando Deus fala....amigo é! (Êxodo 33.7-23; 34.1-9)

Quem aqui tem amigos? Mas quero saber quem aqui tem amigos de verdade. Deixe que alguma criança conte o que é ter um amigo verdadeiro. E que outra conte como começou a amizade entre ela e seu melhor amigo. Com certeza muitas crianças participarão.

Um amigo de verdade é aquele com quem nós podemos contar sempre. É alguém para quem podemos contar as coisas que estão lá no fundo do coração. Essa pessoa nos conhece como somos e  não vai se afastar de nós por causa de nossos defeitos. E também é alguém que fala a verdade para nós, sem medo. Sabem de uma coisa? Os verdadeiros amigos mostram os nossos erros e nos ajudam a mudar. Quando eles mostram a verdade para nós, pode até ser dolorido, mas eles falam isso porque de fato são nossos amigos. Porque se não fossem, não estariam nem aí para a gente. Mas aprenda uma coisa. Amigos de verdade são poucos. Dá até para contar nos dedos da mão direita.

Moisés recebeu uma grande tarefa de Deus. Ele devia guiar o povo de Israel, do Egito até Canaã, a Terra Prometida. Seriam somente alguns meses de caminhada. Mas, de fato, aquele grande povo não estava ajudando em nada. Uma hora eles reclamavam que não tinha água. Outra, que não tinha comida. Muitas vezes eles disseram que era melhor voltar para o Egito. Como é que Moisés conseguiu liderar o povo nessa tarefa tão difícil sem ficar doido ou desistir? Ah, isso aconteceu porque Moisés tinha um amigo. Na verdade, não era um amigo comum. Era seu melhor amigo. Quem era o melhor amigo de Moisés? Deus. Isso mesmo, Yahweh, o Deus de Israel.

Moisés, depois que subiu o Monte Sinai, ficou muito próximo de Deus. Agora os dois eram muito amigos. Moisés montou uma tenda especial, do lado de fora do acampamento. O nome dessa tenda era Tenda do Encontro. Ali ele entrava para ficar com Deus. Quando Moisés entrava nessa tenda, logo uma coluna grossa de nuvem baixava na frente da tenda e o Senhor falava com Moisés. Bravo? Brigando? Com raios e relâmpagos? Não! Deus falava com Moisés face a face, como quem fala com um amigo. A amizade que Deus tinha com Moisés e Moisés tinha com Deus era tão, tão especial, que um dia, Moisés fez dois pedidos para Deus. Será que Deus os atenderia?

O primeiro pedido especial que Moisés fez para Deus foi a Sua companhia. Deus estava irado com a desobediência do povo, que fez o bezerro de ouro para ficar no lugar do Senhor, enquanto Moisés estava no Monte Sinai recebendo as leis de Deus. E o Senhor disse para Moisés que não acompanharia mais o povo, porque eles eram muito teimosos. Mas Moisés pediu, em nome da amizade que os dois tinham, que o Senhor os acompanhasse até Canaã.  Moisés sabia que a presença de Deus no acampamento era a coisa mais importante de tudo. Porque se Deus não estivesse com eles, o que é que poderia acontecer? O povo, com certeza iria voltar para o Egito com suas próprias pernas. E todos morreriam. Sabem o que Deus respondeu? Sim Moisés, eu vou te atender, estarei com vocês até Canaã.

Então Moisés fez o outro pedido, foi um pedido corajoso. Moisés disse ao Senhor: O Senhor me conhece pelo meu nome, sabe quem eu verdadeiramente sou. Eu conheço o Senhor, vejo o seu brilho e a sua nuvem, mas não vejo o seu rosto, não sei como é a sua forma! O Senhor poderia me mostrar como o Senhor é de verdade? Eu quero te ver!

Crianças, o pedido de Moisés era muito difícil de ser atendido. Porque Deus nunca tinha mostrado o seu rosto a ninguém. Nem mesmo a forma Dele. Ninguém conhecia Deus assim tão de perto. Será que Deus atendeu ao pedido de Moisés? Será que Deus mostrou o rosto Dele ao seu amigo?

O Senhor disse assim: Querido Moisés! Infelizmente não poderei mostrar o meu rosto, até pelo cuidado especial que tenho por você. Porque o ser humano não pode me ver e permanecer vivo! Mas eu vou mostrar para você toda a minha Glória. Todo o brilho poderoso que envolve quem Eu Sou.  Você subirá numa rocha e, quando eu passar, te colocarei numa abertura que há na rocha e te cobrirei com a palma da minha mão. E depois, quando eu tiver passado, tirarei a palma da mão e você me verá pelas costas. Mas meu rosto, você não verá!

E assim foi. Moisés subiu novamente o Monte Sinai. E lá, como prometeu, assim Deus o fez. Porque amigos cumprem o que prometem. O Monte estava cheio de nuvem. E dentro da nuvem havia relâmpagos e trovões, mas Moisés não tinha medo. Quem tem medo do seu melhor amigo? Então, Moisés subiu numa pedra. E veio um vento muito, muito forte, que não derrubava Moisés. Ele ficou ali, firme, aguardando para ver o que ia acontecer. Então, veio um vento suave, leve, manso. E de repente, um brilho forte, muito mais forte que o sol foi se aproximando...Um brilho que não queimava, mas era tão forte que entrava até mesmo em lugares muito protegidos da claridade, como a mente e o coração. Ao mesmo tempo, o lugar se tornou denso, como se algo muito forte e poderoso estivesse enchendo todas as coisas, como as águas cobrem o mar. Como você se sente quando está mergulhando numa piscina muito grande.

Muito brilho, muito poder, muita força. Foi o que Moisés viu e sentiu. E quando o brilho foi chegando, um barulho muito forte, como de cachoeira também ele ouviu. E na medida em que Deus se aproximava, Moisés viu somente algo como se fosse uma mão quente, carinhosa, movendo-o para uma abertura que havia no Monte. E essa mão cobriu Moisés, até que Deus passasse com Sua glória e majestade. 

E quando Deus passou diante de Moisés, Ele falou numa voz poderosa!: "Yahweh, Yahweh, Deus que tem compaixão de quem sofre, que é generoso e misericordioso, cheio de amor, paciente e fiel, que continua amando as pessoas, independente do que elas façam, que perdoa a maldade, a rebeldia e o pecado, mas não deixa de punir o culpado!" Sim crianças, Deus não só mostrou como Ele era para Moisés, mas também falou como Ele era!

Como vocês acham que foi essa experiência para Moisés? Com certeza, ver a glória de Deus marcou Moisés para sempre. Ele nunca mais foi o mesmo homem. Nunca mais duvidou de Deus. E seu relacionamento de amizade com Deus ficou muito, muito mais profundo. Assim que o Senhor passou por Moisés, revelando quem Ele era, Moisés colocou o rosto no chão e adorou a Deus com um profundo respeito.

Como vocês acham que foi essa experiência para Deus? Ah, Deus amou ainda mais Moisés. E sabem do que mais? Ele amou todas as pessoas do mundo, porque dentre tanta gente malvada e desobediente, Ele sabe que encontraria pela história pessoas que o amam e o obedecem. Mais para a frente, Ele disse assim sobre Moisés: "Ouçam pois as minhas palavras. Quando existe um profeta (mensageiro de Deus), eu, o Eterno, me apresento para eles através de sonhos e visões. Mas não é assim que eu faço para com meu servo Moisés, o mais fiel dos servos de minha Casa. Com ele converso face a face, claramente, não falo por sonhos que precisam ser interpretados, eu falo diretamente com ele, como um amigo. A Moisés eu revelei a minha forma". (Números 12.6-8).

Encerramento:

Abraão, em seu tempo, foi amigo de Deus. Moisés, na sua época, foi também amigo íntimo de Deus. E agora, que estamos no ano de 2022, Deus quer ter novos amigos. Não somente pessoas que dizem que são cristãs, mas que na verdade não são amigas de Deus. Pessoas que podem até vir à Igreja, mas seus corações e mentes estão longe, muito longe de conhecer a Deus.  

O Senhor quer ter amigos verdadeiros, como Moisés foi. Que tipo de amigos Deus procura? Deus procura pessoas que conversem com Ele em todos os momentos. Onde estiverem, conversem com Ele como você conversa com seu melhor amigo. Amigos que pensem Nele e se preocupem com o que Ele deseja fazer e como Ele está se sentindo. Amigos que sabem o que Deus gosta e dão para Deus exatamente o que Ele gosta. Amigos que não escondem nada Dele. E que contam para ele seus sonhos. Que planejam as coisas pedindo sempre a orientação Dele. E Dependam Dele para tudo. Amigos com quem Ele possa conversar e contar as coisas que Ele pretende fazer. Amigos em quem Ele possa confiar e contar quando desejar fazer grandes coisas aqui na terra.

Muitas pessoas nessa terra fazem orações para Deus. Mas pouquíssimas desenvolveram o hábito de ouvir a voz de Deus. Os verdadeiros amigos de Deus falam muito, mas também ouvem muito. Os verdadeiros amigos conhecem a voz de Deus. E a obedecem.

Para quem estiver disposto a ser muito amigo de Deus, Ele fará a mesma coisa que fez para Moisés: Ele mostrará a Sua glória e se revelará para essa pessoa, mostrará a Sua forma. E falará de maneira muito clara e audível, pois quando Deus fala, é porque Ele quer ser nosso amigo.

Crianças, nesse mundo, tudo o que Deus não precisa é de mais inimigos. Já são muitos. Pessoas que não conversam com Ele, não abrem o Seu coração, não querem mais a Sua companhia. Pelo contrário, essas pessoas desprezam a Sua voz, não obedecem a Sua Palavra, nem mesmo acreditam que Ele existe!

Por esse motivo Deus está à procura de verdadeiros amigos. Em nenhum lugar do mundo existe um Deus como Yahweh. Tão poderoso, que nenhum ser humano pode ver a sua face e ficar vivo. Mas ao mesmo tempo, tão cheio de amor, que deseja ter uma relação de amizade com os seres humanos. Quem aqui quer ser amigo de Deus como Moisés foi? Quem aqui quer conversar com Deus face a face, como Moisés falava com Ele? Eu quero e vou investir nessa amizade. E você?

Para conversar com as crianças: Porque Moisés pediu a companhia de Deus? Como você se sente quando está na companhia de um amigo? Porque o ser humano não pode ver Deus e continuar vivo? O que eu e você temos de tão especial, que um Deus tão poderoso quis ser nosso amigo?

Ministrador: Hoje a oração com as crianças será feita em forma de canção. Leve as crianças ao Centro de Oração. Coloque a música Podes Falar, Senhor (Diante do Trono). Peça para que as crianças fechem os olhos, e ouçam a música. Depois, tire a música e deixe-as em silêncio. E deixe o Senhor falar com elas. 

Figuras:














Lição do dia:



Leitura Bíblica:



Tarefa da semana:



Você sabia?



Versículo para decorar:




quarta-feira, 6 de julho de 2022

17 - Quando Deus fala...Ele não está brincando!

17 - Quando Deus fala...Ele não está brincando! (Êxodo 24.12-18; 32.1-35; 33.1-6)

Quantas vezes você já ouviu o papai e a mamãe dizerem para você: "Não faça isso ou aquilo"? "Não vá por ali"..."Não tenha amizade com aquelas crianças..." "Não deixe seu quarto bagunçado..." "Não fique muito tempo no celular". Quantos "nãos" você já recebeu de seus pais? Quando você recebeu esses nãos, com certeza ficou muito desapontado. E muitas vezes foi teimoso e desobedeceu. E o que aconteceu quando desobedeceu? Foi castigado, para não fazer novamente.

Porque você acha que seus pais falam "não" para você? É porque eles não te amam? É porque eles não querem que você seja feliz? É por que eles querem te prender porque são seus donos? Bem, quando seu pai ou sua mãe dizem para você não fazer algo e até te castigam quando você faz, é porque eles sabem muito bem que o seu comportamento pode danificar você mesmo. Isso mesmo! Sua maneira de agir pode fazer mal para você mesmo e te fazer sofrer muito. Da mesma forma age o Senhor. Quando Ele, em Sua palavra diz para você não fazer algo, ele não está brincando. Ele está falando bem sério e fala para proteger você de consequências ruins. E você deve levar muito a sério. Não deve brincar com o que seus pais falam. Nem com o que Deus fala. O povo de Israel tentou levar na brincadeira o que Deus disse lá no Sinai. E isso teve um grande castigo!

Quando Deus apareceu para o povo de Israel, lá no Monte Sinai, foi de uma maneira maravilhosa e assustadora. Ele apareceu dessa forma, porque, oras, Ele é assim mesmo. Muito poderoso e o povo deveria obedecê-lo e respeitá-lo. O povo teve muito medo, eles não queriam de forma nenhuma ouvir a voz de Deus. Mas Moisés disse que eles deviam é temer a Deus, ou seja, respeitá-lo profundamente e obedecer às Suas Leis. Assim tudo ficaria bem e daria muito certo, em sua viagem para Canaã.

Depois disso, Deus falou para Moisés: "Suba o monte e vem aqui ficar comigo! Eu te darei as tábuas de pedra com a Lei e os meus mandamentos que eu mesmo escrevi para a instrução do povo". Então Moisés subiu o Monte com o seu ajudante, Josué; assim que subiram, uma nuvem veio e cobriu o Monte. Não era uma nuvem de chuva, mas sim uma nuvem da glória de Deus. Uma nuvem de fogo. Moisés entrou na nuvem e ficou com Deus durante 40 dias inteirinhos! Nesses quarenta dias Deus se tornou um grande amigo de Moisés e Moisés um grande amigo de Deus. Nesses quarenta dias, o Senhor escreveu para Moisés várias leis e ordens que o povo deveria obedecer.  E o Senhor Deus não estava brincando! Ele queria muito abençoar o povo, mas o povo deveria obedecer às suas regras.

Enquanto Moisés estava no Monte, recebendo orientações do Senhor e conversando com Deus, uma coisa estranha estava acontecendo lá embaixo, no Acampamento.  Já havia passado dez, vinte, trinta...quarenta dias que Moisés subiu o Monte e nada dele voltar. Então o povo de Israel foi até Arão, irmão de Moisés, que estava no acampamento e disse para ele: "Já faz bastante tempo que Moisés subiu o Monte! Com certeza ele deve ter morrido lá em cima. E agora não temos nem um líder, nem mesmo um deus para nos guiar. Vamos, Arão, vamos fazer deuses de ouro, que a partir de agora serão os deuses que nos guiarão até a Terra Prometida". (Ex. 32.1,2)!

Arão mandou que as pessoas trouxessem os seus brincos de ouro. E com os brincos de ouro, ele fabricou uma estátua em forma de bezerro (filhote de boi). E então, quando o bezerro de ouro ficou pronto, o povo começou a adorá-lo! Sim, eles construíram um altar de pedras diante do bezerro e trouxeram várias ofertas para adorá-lo. E então fizeram uma grande festa, com muita comida, bebida e diversão, mas não era uma diversão comum - era uma diversão com bebida alcoólica e relações sexuais não permitidas por Deus. Que pecado grave o povo estava cometendo!

Ah, como vocês acham que Deus se sentiu quando viu aquilo? Muito, muito irado! Porque Deus, mesmo estando em cima do Monte com Moisés, também via o que estava acontecendo lá embaixo - Ele vê todas as coisas. Parece que a forma como Deus apareceu no Monte Sinai e os Dez Mandamentos entregues pelo Senhor não haviam valido de nada. E o povo logo foi quebrar o primeiro mandamento que Deus deu, que dizia: "Não tenham outros deuses além de mim! Não façam para vocês nenhuma imagem da coisas que criação, nem de barro, de madeira, de ouro, prata, bronze ou ferro. Não se prostrem nem adorem a esses deuses, porque Eu sou um Deus que castigo e trago punição sobre quem me desobedece!" Ex. 20.3-5

O povo levou como brincadeira o que Deus havia falado. E achou que não aconteceria nada, caso desobedecessem. E se Deus disse que ia punir quem adorasse a outros ídolos, então, com certeza, a punição viria. Não era uma brincadeira, pois Deus é muito sério. E o que Ele fala deve ser levado a sério.

Lá no alto do Monte, Deus avisou Moisés dizendo: "Desce depressa, porque o povo está descontrolado! Com muita facilidade e rapidez eles se desviaram do caminho que eu ordenei a eles. Veja, Moisés, eles fizeram um bezerro de ouro e estão adorando e oferendo louvores e presentes a essa imagem!  E ainda estão dizendo que agora, o bezerro é o deus deles. Ah, Moisés, eu tenho observado esse povo: é um povo muito teimoso e orgulhoso. Eles não estão preparados para me obedecer. Eu vou matar todos eles, com meu fogo consumidor. E de você, Moisés, vou fazer uma grande nação". Mas Moisés intercedeu a Deus pelo povo. Ele orou e pediu que o Senhor não os castigasse. E por causa da oração de Moisés, Deus não matou o povo.

Moisés desceu do monte com duas placas de pedra com os mandamentos escritos pelo próprio dedo de Deus nos dois lados de cada pedra.  Quando foi chegando perto acampamento e viu o bezerro de ouro e a festa que o povo estava fazendo em adoração ao bezerro, ficou tão, tão bravo, que espatifou as tábuas de pedra no chão. Então ele pegou o bezerro de ouro e o jogou no fogo, fazendo com ele se derretesse inteirinho.  E ainda triturou o ouro derretido, misturou na água e fez todos os israelitas beberam aquela água com o bezerro triturado.

No dia seguinte, Moisés disse ao povo: "Vocês cometeram uma falta muito grave contra Deus. Mesmo assim, eu vou subir o  Monte novamente e vou ver o que Deus quer fazer para que que o pecado de vocês seja perdoado". Moisés chegou até Deus e mais uma vez intercedeu pelo povo. Ele disse a Yahweh: "Senhor Deus, esse povo cometeu um pecado horrível ao fazer o contrário do que o Senhor disse, construindo um bezerro de ouro, adorando a uma imagem, dando uma adoração a ela, que só pertence ao Senhor. Agora, eu te suplico que o Senhor tenha misericórdia e perdoe por favor o pecado tão grave que eles cometeram!".

Vocês acham que Deus perdoou o pecado do povo? Sim, Deus perdoou o pecado do povo. Ele não os mataria. Nem faria de Moisés uma nação, pois afinal, a promessa foi para Abraão. Mas, todo pecado tem um castigo. E Deus não deixaria aquele grave pecado sem uma consequência. Senão, as pessoas nunca levariam a sério as suas ordens e achariam que podiam desobedecer as leis do Senhor e nada aconteceria. Por isso, Deus puniu todo o povo, para mostrar que com Ele não se brinca. Deus castigou os israelitas com uma praga que os deixou muito, muito doentes e os fez sofrer muito. A Bíblia não conta qual praga Deus lançou sobre o povo. Mas com certeza foi uma doença que os fez sofrer.

E sabem o que mais Ele fez? A partir daquele momento, não haveria mais nuvem de dia e coluna de fogo à noite. O Senhor mesmo disse que não iria mais acompanhar o povo naquela caminhada, por causa da sua desobediência e teimosia. Quando o povo ouviu isso, chorou muito, de arrependimento. Mas agora era tarde demais. Porque com Deus não se brinca.

Encerramento:

Crianças, hoje vocês precisam aprender uma verdade muito importante. Deus é muito poderoso. Muito amoroso. Porém, Ele é o mesmo Deus desde sempre. O Deus a quem adoramos, louvamos e sobre quem aprendemos, é o mesmo Deus que apareceu para o povo no Sinai. Ele fala e quer ser obedecido. E as leis que Ele nos deu para obedecermos ainda estão na Bíblia. Ninguém nunca conseguiu apagar essas leis, nem destruir a Bíblia, nem nunca conseguirá.

Por isso, é bom que você aprenda que DEUS QUER SER OBEDECIDO. E toda desobediência e teimosia às ordens que Deus diz em Sua Palavra é pecado. Sim, é pecado. E Deus já disse que castiga e vai castigar os nossos pecados.  Assim como você sofre as consequências de desobedecer ao que seus pais dizem, você sempre sofrerá as consequências de desobedecer ao que o Senhor já deixou escrito em Sua Palavra. 

Muitas crianças e adultos desprezam a Palavra de Deus. E todos os dias, quebram as Leis do Senhor. Muita gente nessa cidade tem ídolos em suas casas e se curva em adoração diante deles. Muita gente vive dizendo o nome de Deus em vão. Tem gente que não separa um dia da semana para descansar e adorar a Deus. E tem muitas crianças na cidade e até aqui, agora mesmo, no Start Kids, que desonra, desrespeita e não obedece aos pais. Tem gente matando, roubando, traindo o marido ou a esposa, contando mentiras e fazendo maldades com outras pessoas. E muita gente tem inveja do que os outros possuem. Você acha que eles podem fazer isso e as coisas continuarem como estão? Não, de jeito nenhum. Todo pecado tem consequência. E se você observar com atenção, vai conseguir enxergar em sua vida, e na cidade, os castigos que a desobediência traz.

Só há um jeito de você ser abençoado em tudo o que fizer, até o final da sua vida. E esse jeito é LEVAR A SÉRIO A PALAVRA DE DEUS. Obedecer ao Senhor fielmente em tudo. Em todas as suas leis. Até o final da sua vida. Amém?

Moisés, como líder do povo, fez uma coisa muito linda. Quando Deus estava querendo destruir o povo, ele intercedeu. O que é interceder? É entrar diante de Deus e pedir uma bênção para alguém, para uma família, ou para um local. Moisés foi até Deus e suplicou para que Deus perdoasse aquele pecado horrível do povo. Assim como Moisés foi um intercessor, eu e você precisamos também fazer esse papel de intercessor, suplicando a Deus por nossos amiguinhos desobedientes aos pais, invejosos, mentirosos, que adoram a ídolos. Pedindo perdão por seus pecados. E pedindo ao Senhor que use a sua vida para falar de Jesus para eles.

Para conversar com as Crianças:

Como vocês acham que foram os 40 dias que Moisés passou na presença de Deus? Como Deus apareceu para ele? Porque o povo resolveu fazer um bezerro de ouro para adorar? Se você estivesse no lugar de Deus, perdoaria o que o povo fez? Moisés intercedeu pelo povo e Deus perdoou o pecado grave deles. O que é ser um intercessor?

Ministrador: Fale com as crianças sobre o arrependimento. Que é sentir uma dor muito no grande no coração por ter pecado contra Deus. E é isso que elas devem sentir nesse momento. Arrependimento por terem brincado com Deus e com Sua Palavra. Faça as crianças entenderem que seus pecados ferem o coração de Deus. E trazem graves consequências. Por isso as crianças devem sentir-se mal e tristes por fazerem o contrário do que Deus diz em Sua Palavra. Leve-as a pedirem perdão ao Senhor e tomar cuidado para nunca mais praticarem o mesmo pecado (O Espírito Santo nos ajuda diariamente). Tenha um tempo de intercessão pela cidade em que a Igreja de vocês está.

Figuras:




















Lição do Dia:



Leitura Bíblica:



Tarefa da Semana:


Você sabia?


Versículo:



20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...