21 - Quando Deus fala, siga a ordem! (Josué 1.1-9; 5.13-15; 6.1-21)
Quem aqui sabe o que é e para que serve o Exército de um país? Um Exército é quando um grande número de soldados está reunido sob a ordem de um Comandante. Todos os países tem um Exército e ele serve para defendê-los de um ataque do inimigo, garantindo assim, a segurança do povo e também do território onde eles estão. Um Exército é forte e vitorioso quando ele possui soldados fortes, que são treinados para defender o país em qualquer situação. Todo soldado de um Exército precisa ser forte, corajoso e acima de tudo, precisa estar preparado para obedecer às ordens de seu Comandante. (Converse com as crianças sobre o serviço militar aqui no Brasil, como funciona).
Já havia se passado quarenta anos, e agora de fato havia chegado a hora do povo entrar em Canaã. Um pouco antes do povo chegar perto da Terra Prometida, Deus mandou Moisés subir novamente num monte, agora no monte Nebo. E de lá do alto, Deus mostrou a ele toda a terra que daria a Abraão e toda a sua descendência. Era muita, muita terra! Nem dava para ver o final dela, mesmo Moisés estando no alto de um monte. Porque, quando Deus fala, Ele faz acontecer, como vocês já aprenderam! E ali mesmo no monte, Moisés morreu. Ele foi um grande líder e profeta que o Senhor levantou para levar o povo do Egito até a terra Prometida. E agora havia cumprido a Sua missão, por isso Deus o levou para o Céu. Deus gostava tanto de Moisés que Ele mesmo sepultou Moisés lá no Monte num lugar que até hoje ninguém sabe onde é! Que linda amizade Deus e Moisés tinham!
Mesmo sem Moisés o povo precisava entrar em Canaã e para isso, o Senhor escolheu um homem muito especial, um daqueles que que não reclamou quando os doze homens foram espiar a terra. Quem era esse homem? Josué, auxiliar de Moisés. Então, o Senhor disse para Josué:
"Moisés, meu servo morreu; agora, levante-se! Atravessa o rio Jordão, você e todo o povo, para entrar na terra que estou pronto para entregar nas mãos dos Israelitas. E todo o lugar que vocês pisarem, Eu dou a vocês, como prometi a Moisés. E ninguém poderá vencer você durante toda a sua vida. Assim como eu estive com Moisés eu estarei com você, jamais te abandonarei! Seja forte e corajoso, porque você é quem vai fazer o povo entrar na terra que eu jurei aos seus pais. Seja forte e corajoso!" (Josué 1.5,6).
E o Senhor disse mais uma coisa: "Mas também tenha muito cuidado em fazer tudo de acordo com os meus Mandamentos, a Lei que dei para Moisés. Não se desvie da Lei do Senhor, nem para a direita, nem para a esquerda. Agindo assim, você terá sucesso em tudo o que você fizer. Que a Palavra de Deus sempre esteja em sua boca. Leia e medite nela dia e noite, para que você aprenda e faça exatamente como está escrito Nela, assim você terá sucesso em tudo o que você fizer". (Josué 1.7-9).
Vocês podem imaginar o frio que deu na barriga de Josué? Pois agora ele teria uma responsabilidade muito grande. Ah, mas aquelas palavras que o Senhor deu a Ele, deram forças e ele se sentiu forte e corajoso.
Ainda assim, depois de tudo isso aconteceu uma coisa muito especial. A primeira cidade que Josué e o povo deviam conquistar chamava-se Jericó. E o problema dessa cidade não eram os moradores de lá, mas sim os muros. Jericó era uma cidade cercada por muralhas muito altas e grossas. Josué não sabia exatamente como é que ele faria para entrar naquela cidade fortificada.
Então, um dia, enquanto estava andando perto de Jericó, Josué viu um homem de pé, segurando uma espada. Ele perguntou ao homem se ele era um israelita ou um inimigo de Israel. Aquele homem deu uma resposta esquisita para Josué: "Nem um, nem outro. Eu sou do Céu. Sou um comandante do Exército do Senhor e vim trazer uma mensagem para você. Tire as sandálias dos seus pés, porque o lugar que você está pisando é um lugar santo. Eu vim dizer a você exatamente o que você precisa fazer para conquistar Jericó". Naquele mesmo momento, Josué se ajoelhou e colocou o rosto no chão em sinal de respeito. Porque ele sabia que quem estava ali, diante dele, era alguém do Céu. Alguém enviado por Deus!
E do jeito que Deus falou para Josué, ele fez. Ele chamou todos os soldados do povo. E também chamou os sacerdotes, homens que cuidavam das coisas do Templo e do culto a Deus. Desses sacerdotes, Josué escolheu sete para tocarem shofares (trombeta feita com chifre de carneiro, usada também para chamar o povo para a guerra). E durante seis dias, esses sete sacerdotes deram uma volta em torno das muralhas de Jericó. Logo atrás deles iam os soldados de israel. E todos iam conversando? Cantando? Lendo a Palavra de Deus? Não! Todos eles deram as seis voltas em silêncio. Sem dar um pio. Essa foi a ordem de Deus para Josué. Ninguém devia falar nada. O que se devia ouvir era somente o som dos passos do povo e o som dos shofares.
Lá dentro da cidade, o povo estava apavorado. Todas as portas de Jericó estavam trancadas, por ordem do rei, ninguém saía nem entrava. Porque eles sabiam quem era o povo que estava dando voltas ao redor do muro. Era o povo do Deus de Israel. E se o poderoso Deus de Israel havia prometido Canaã para o Seu povo, então, Ele mesmo faria um milagre e daria um jeito dos soldados invadirem a cidade.
No primeiro dia, os sacerdotes e os soldados deram uma volta em silêncio, exatamente com Deus disse a Josué. (Ministrador: se você quiser, poderá encenar esse momento com as crianças). E depois voltaram ao acampamento dos israelitas. No segundo dia, aconteceu a mesma coisa. E assim foi no terceiro, no quarto, no quinto e no sexto dia. Todos os dias E então veio o sétimo dia. Dessa vez, Deus ordenou que eles fizessem diferente! E eles seguiram a ordem de Deus.
No sétimo dia, os soldados e os sacerdotes deram sete voltas em volta da cidade. E então, no final da sétima volta, os sacerdotes tocaram o shofar e Josué deu uma ordem. Ele disse ao povo: Gritem! O Senhor entregou a vocês a cidade! E todo o povo deu um forte grito de guerra!
Naquele mesmo momento, a terra começou a tremer. Mas não era um terremoto. Eram as muralhas de Jericó sendo abaladas pelo poder de Deus! E toda a muralha de Jericó, ela todinha,grande e muito forte, toda ela veio ao chão. Vocês podem imaginar o barulho que fez quando o povo gritou? E quando as muralhas caíram? Foi algo muito, muito espantoso para todos! De fato os moradores de Jericó viram que Deus lutava por seu povo! Assim que as muralhas caíram, segundo a ordem de Deus, os soldados puderam entrar na cidade e conquistá-la completamente. E essa foi a maravilhosa história da entrada do povo na Terra Prometida. E então, pouco a pouco o povo de Israel foi expulsando os moradores de Canaã e tomando posse dessa terra tão especial. Eles moram lá até hoje, na Terra Santa, conhecida como Israel.
Encerramento:
Que sucesso foi a conquista de Jericó! E isso só foi possível porque Josué obedeceu direitinho ao que Deus ordenou. Do jeito que Deus mandou fazer, Josué fez. Mesmo que parecesse ridículo o povo dar voltas em torno de Jericó, Josué fez exatamente como Deus mandou. E foi por isso que Deus apoiou e deu a vitória a Josué - porque Ele seguiu a ordem do Senhor.
Quando Deus chamou Moisés, Ele entregou a Ele a ao povo os Seus mandamentos. E disse que as suas ordens deveriam ser obedecidas à risca. Porque a obediência às ordens do Senhor faria com que muitas bênçãos viessem sobre eles, mas também faria com que Deus os protegesse de toda a maldição da terra. Quando Deus chamou Josué, foi a mesma coisa. Ele disse que Josué só seria bem sucedido em sua missão, se ele obedecesse à Palavra do Senhor, sem se desviar nem para o lado direito nem para o lado esquerdo.
Hoje Deus chama você também! Ele deseja que você seja um líder exatamente como Josué! Um líder que conquiste cidades inteiras para Jesus. E isso não vai acontecer por meio da guerra, soldados e um exército, como foi naquela época. Mas vamos conquistar uma cidade inteira, falando de Jesus para nossos amiguinhos. E depois para seus pais. E depois para a família inteira. E as famílias vão chamar os vizinhos. E assim, pouco a pouco, toda a cidade será ganha para Jesus. E satanás e seus demônios terão que sair dela!!
Mas atenção: isso só dará certo se você fizer exatamente como Moisés e como Josué: seguir exatamente o que Deus mandou em Sua Palavra. Se você obedecer cada ordem que o Senhor deixou escrita para cada parte da sua vida, então, será muito abençoado. E terá sucesso em todas as missões para as quais Deus chamar você.
Para conversar com as crianças: A qual exército pertencia o homem com o qual Josué se encontrou? Quem vocês acham que era esse homem? Porque a cidade de Jericó tinha muros? O que foi que fez com que as muralhas de Jericó fossem ao chão? O que é meditar na Palavra de Deus?
Ministrador: Ore com as crianças, fazendo-as repetir que querem ser como Moisés e Josué. Que querem ajudar o Senhor na missão de ganhar muitas vidas para Jesus e conquistar cidades inteiras para Ele. Peçam que o Senhor as ajude a obedecer fielmente a todas as ordens que o Senhor deu em Sua Palavra.
Figuras:



















Nenhum comentário:
Postar um comentário