Quando Deus fala...Ele nos alimenta! ( I Reis 16.29-33; 17)
Alguém aqui pode me dizer qual é um dos alimentos mais consumidos no mundo? Com certeza hoje, antes de você vir aqui, você já consumiu esse alimento! Acertou quem disse o pão! Sim o pão é um alimento muito importante para nós, que serve para nos saciar e alimentar. Aliás, o pão é um alimento muito consumido em Israel, só que não é um pão parecido com o nosso, que é o francês..Ele é mais parecido com o rap10, só que beeem mais grosso. Desde o Egito, os pão fazia parte das principais refeições dos israelitas, você sabia? É com ele que as pessoas pegavam os alimentos no prato. Só mais uma pergunta: Quem é o país que mais come pão no mundo? É a Rússia! Cada habitante come cerca de dez quilos de pão por mês, o que dá um total de 200 pães por mês, ou 7 pães por dia! Uau!
Na época em que o povo de Israel conquistou a Terra Prometida, não havia nenhuma Bíblia circulando. Eles só tinham as leis, escritas nas tábuas de pedra por Moisés, e não tinham nada mais. O povo nem sabia falar com Deus e nem mesmo ouvir a Sua voz. Naquela época, cada um fazia o que bem entendia, mesmo sabendo que estava desagradando a Deus.
Foi por esse motivo que Deus escolheu alguns homens muito especiais para falar com eles e contar as coisas que estavam para acontecer. Homens para quem Deus mostrava as coisas erradas que o povo estava fazendo e esses homens deveriam levar recados de Deus para eles. Esses homens eram conhecidos como Profetas. Eles tinham a capacidade de ouvir com muita clareza a voz de Deus. E tinham a coragem de falar exatamente o que tinham ouvido. Vocês sabiam que quando um profeta chegava numa cidade ou num lugar, as pessoas ficavam com muito medo porque sabiam que ele trazia um importante e por vezes duro recado de Deus? Isso mesmo!
Depois dos israelitas terem conquistado a Terra de Canaã, o nome dessa terra foi mudado para Israel. Agora, Israel não era mais o nome de um povo e sim um país. E como todos os países em volta deles tinha um rei, então o povo quis também ter um rei. Deus não gostou muito da ideia, pois Ele era o Rei perfeito deles, mas o povo não quis saber não. Eles pediram um rei e Deus deu a eles um rei. O primeiro rei de Israel foi Saul. E o segundo rei de Israel foi Davi. Davi foi um rei maravilhoso, um homem segundo o coração de Deus, que o obedeceu! Mas depois que Davi morreu, outros reis ocuparam o trono de Israel. E nem todos eram obedientes a Deus como Davi. Muitos deles desobedeceram ao Senhor fazendo o que Ele reprova, ou seja, adorando a imagens e prestando culto a elas. Deus detestava e ainda detesta a idolatria. Mas muitos reis não estavam nem aí para o que o Senhor pensava e adoravam outros deuses sem ter temor a Ele.
Pois certo dia chegou ao trono um rei chamado Acabe. Ele foi um rei muito, muito terrível! Ele entrou para a lista dos piores reis de Israel. E sabem o que ele fez, crianças? Em primeiro lugar Acabe se casou com uma mulher que não era israelita. O seu nome era Jezabel. E Jezabel não adorava ao Deus de Israel. Ela adorava a uma estátua horrível, com cara de boi, chamada BAAL. E ela, a Jezabel, trouxe para Israel a adoração a esse deus. Acabe não falou nada, nem impediu a sua esposa de fazer isso. Muito pelo contrário, ele construiu um templo e um altar de adoração para o Baal e passou a adorá-lo junto com Jezabel. E o pior é que todo o povo também adorou a Baal junto com Acabe, exatamente como aconteceu com o bezerro de ouro lá no deserto. Muito, muito triste.
Vocês pensam que Deus aceitou isso como se nada estivesse acontecendo? Não mesmo! Ele ficou tão irado, tão irado com Acabe que tomou uma decisão. Israel seria castigado por esse tamanho pecado. Foi então que Deus chamou um profeta jovem chamado Elias. E mandou Elias entregar o seguinte recado a Acabe:
"Tão certo como o Deus de Israel está vivo, não cairá nenhuma chuva nos próximos anos. Só choverá novamente quando eu abrir a boca e falar". Isso era um recado de Deus! Por causa do pecado de Acabe, os céus de Israel seriam fechados e a chuva, tão importante para a vida, não cairia mais. As fontes se secariam, as colheitas se estragariam e as pessoas iam morrer de fome e sede!
Acabe ficou com muita raiva de Elias. Ele não aceitou as palavras do Profeta e claro que planejava matá-lo! Por isso o Senhor mandou Elias sair da cidade e ir para bem longe dali, num local que tinha um ribeiro, onde Elias poderia sobreviver. E para que Elias não morresse de fome, o Senhor cuidou dele. Crianças, todos os dias de manhã e de tarde, corvos traziam a refeição de Elias. Um pedaço bem grande de pão e uma bolota de carne. Isso aconteceu porque o Senhor cuidava e ainda cuida muito bem dos seus Profetas! Elias não ia morrer, por que o Senhor falou que Ele mesmo o alimentaria.
E então a palavra que o Senhor deu através de Elias começou a fazer efeito. Como não caía chuva, não houve plantação. E sem plantação, não havia mais comida para as pessoas, nem trigo para fazer pão. Logo o riacho do local onde Elias estava se secou também. E agora, o que Elias ia fazer? Bem, Deus sempre dá uma direção para os Profetas, eles nunca ficam perdidos.
E foi o que aconteceu com Elias. Deus o mandou sair dali e ir para uma cidade chamada Sarepta; lá, o Senhor disse que uma viúva cuidaria dele. Assim Elias foi para lá, como Deus disse. Assim que chegou na cidade, encontrou uma viúva apanhando lenha e pediu água a ela. E Elias também pediu pão, pois estava com fome! Mas, a viúva disse:
"Senhor, por causa da seca, eu e meu filho já não temos quase nada para comer, a não ser um punhadinho de farinha e um pouquinho de azeite. Eu estou aqui apanhando alguns gravetos para fazer uma panqueca para mim e para meu filho comermos, e logo depois morreremos de fome!".
Mas Elias tinha uma palavra do Senhor. Se Deus havia falado que aquela viúva cuidaria do Profeta, assim aconteceria. Porque quando Deus fala, Ele nos alimenta! Elias disse assim para a viúva:
"Não tenha medo! Vai até a sua casa e faz para mim, com essa farinha, um bolo pequeno. E depois, com essa farinha você também fara um bolo para você e para seu filho. Porque assim diz o Senhor, o Deus de Israel: a farinha da vasilha não se esgotará, e o azeite do seu vaso não jamais faltará, até o dia em que o Senhor fará chover novamente em Israel". (I Rs 17.13,14)
Vocês acham que a viúva de Sarepta acreditou na palavra do Profeta? Sim, ela acreditou, por isso fez o que Elias disse. E dessa forma, enquanto durou a seca, não faltou nem farinha na vasilha nem azeite no vaso da viúva e ela e seu filho sobreviveram com o pão milagroso! Tudo isso aconteceu de acordo com a Palavra que Deus falou por meio de Elias! E Elias pode ficar escondido e bem alimentado, durante o tempo que durou a seca em Israel.
Encerramento:
Crianças, Deus tem um carinho especial com aqueles que obedecem à Sua Palavra. Mas quando se trata das pessoas, para as quais Ele envia recados, os Profetas, Deus tem um carinho e cuidado dobrado! Elias obedeceu ao Senhor e deu aquela dura palavra para o terrível Acabe, mesmo correndo perigo de vida. Mas porque Elias obedeceu ao Senhor, dizendo exatamente o que Deus mandou dizer, o Senhor cuidou dele na época da seca, usando os corvos e a viúva de Sarepta!
Assim, sem formos obedientes ao Senhor e não tivermos vergonha nem medo de falar a Palavra que Ele mandar, então o Senhor sempre cuidará de nós e se for preciso, mandará corvos e viúvas para nos alimentar, amém? Que aqui, no Start Kids, Deus levante mais Profetas como Elias, crianças com as quais Deus possa conversar e contar o que está para fazer...Aleluia!
Na época dos reis ainda não existia a Bíblia, escrita e recheada com a Palavra de Deus. Mas hoje nós temos a Palavra de Deus em nossas mãos, a Bíblia! Todos nós temos uma, duas ou mais Bíblias em nossa casa. E Deus deixou a Bíblia para nós, exatamente para nos alimentar. Enquanto o pão alimenta o nosso estômago e não nos deixa morrer de fome, a Palavra de Deus alimenta o nosso espírito, que é o lugar onde mora o Espírito Santo de Deus. E ela também limpa a nossa mente, como uma vassoura muito poderosa, ela arranca os pensamentos do mal na nossa mente e coloca os pensamentos de Deus. Por isso, se você quiser ser uma criança forte e corajosa como Elias, alguém usado por Deus, e cheio de saúde na mente e no espírito, precisa ler a Bíblia todos os dias. Não é todos os dias enquanto você está no Start Kids, para ganhar estrelinhas ou um prêmio. Você deve ler a Bíblia todos os dias da sua vida, para se manter firme e alimentado.
Para conversar com as crianças: Como é que a pessoa fazia para saber se era Profeta? Hoje ainda temos Profetas, homens e mulheres de Deus que transmitem recados de Deus? Qual o trabalho de um Profeta hoje?
Ministrador: Vamos agradecer ao Senhor pela Palavra de Deus, que nos alimenta? Pegue a sua Bíblia, levante ela bem alto e agradeça ao Senhor pela Sua Palavra, pois é ela quem te faz forte em Deus e cheio do Espírito Santo. Agora prometa ao Senhor que você vai ler a Bíblia todos os dias da sua vida, enquanto é criança até ficar bem velhinho. Por fim, ore com as crianças da seguinte forma: "Senhor, eu sei que os Profetas são pessoas muito próximas do Senhor, são os servos que o Senhor usa para falar coisas que ninguém mais ouve e mostrar coisas que ninguém mais vê. Se for da sua vontade, me torne um Profeta nessa Geração; que Eu fale as Suas palavras e ajude muitas pessoas a te obedecer. Em nome de Jesus, amém!"
Figuras:




















Nenhum comentário:
Postar um comentário