28 - Quando Deus fala...Ele nos edifica! (Jeremias 1, 15.10-20)
Alguém sabe aqui quantas palavras falamos por dia? Bem, as mulheres falam mais palavras do que os homens. As mulheres falam vinte mil palavras por dia e os homens somente sete mil. Bem, será que isso é verdade, meninas e meninos? (deixe que as crianças comentem ou protestem...rs). Nossas palavras tem uma força muito grande, você sabia? Elas podem fazer mal ou fazer bem para quem as ouve. Quem aqui já se meteu em confusão por causa daquilo que falou?
Deus deu aos seres humanos o dom de falar. Isso é um presente muito especial do Senhor. Por isso, você precisa entender que o desejo de Deus é que você use as suas palavras para edificar. Edificar significa levantar uma construção alta e forte, é dela que vem a palavra Edifício. Por isso, as suas palavras devem sempre servir para fazer as pessoas crescerem fortes e inderrubáveis, como os edifícios, amém?
Hoje vamos aprender sobre um profeta de Deus muito especial, como
todos os outros que vocês já aprenderam aqui. Ele profetizou em
Israel durante quarenta anos da sua vida. Como vocês já aprenderam, os profetas
são homens e mulheres que Deus usa para transmitir a Sua mensagem. Você não
verá por aí profetas com uma capa especial, ou parecidos com super heróis,
porque profetas são pessoas como eu e você. E assim era Jeremias.
Jeremias tinha vinte anos de idade quando Deus o chamou. Ele era
apenas um jovem, que sonhava em estudar, trabalhar, casar e poder viajar para
vários países, como muitos de vocês já sonham com isso. Mas Deus tinha feito um
desenho para a vida de Jeremias. E esse desenho foi feito bem antes de Jeremias nascer. Por
isso, num certo dia, acredito que bem cedinho, logo depois de Jeremias acordar,
Deus o chamou. E disse assim para ele:
"Ei
Jeremias, acorde. Tenho algo para te falar. Antes mesmo que você nascesse, eu
te escolhi. Isso mesmo! Antes de você vir ao mundo, eu te separei para você
cumprir uma missão. Você será o meu profeta para as nações".
Naquela hora, Jeremias teve muito medo. Porque ele conhecia muito bem a vida e o sofrimento dos outros profetas. Eles eram perseguidos por falar com coragem a Palavra de Deus. Então Jeremias disse para Deus: "Senhor, eu nem sei falar direito. Sou muito jovem, não passou de uma criança!"
Mas
Deus disse a ele: "Não me diga que você é muito jovem. Você deve ir e
falar para todas as pessoas para as quais eu mandar você ir e falar. E nunca,
jamais tenha medo de falar minhas palavras para eles, porque Eu estou com você
para te proteger. Você será uma coluna de ferro, uma muralha de bronze diante
dos reis, líderes e do povo de Israel. Eles com certeza lutarão contra você,
mas nada poderão fazer, porque Eu mesmo estarei com você para te livrar. Não
tenha medo deles!" (Jeremias 1.17-19)
Então
aconteceu uma coisa muito especial. Deus estendeu a Sua mão, tocou na boca de Jeremias e disse: "Agora eu coloco as Minhas
palavras na sua boca. E eu estou dando poder para você. A sua palavra terá
tanto poder que poderá arrancar, despedaçar e destruir qualquer coisa que você
quiser. Mas a sua palavra, Jeremias, precisará ser usada também para edificar e plantar boas sementes".
Uau, que experiência maravilhosa Jeremias teve! Na verdade ele não se sentia nenhum pouco capaz e nem mesmo com coragem de falar para as pessoas sobre seus erros e pecados. Mas o que o Senhor fez? O Senhor Deus edificou Jeremias com as suas palavras. Foram as palavras do Senhor que construíram em Jeremias um homem corajoso, forte, que como uma muralha de ferro, não seria derrubado.
As
palavras que Deus disse a Jeremias foram muito importantes para que ele
entendesse qual a sua missão na terra e para que ele tivesse muita, muita
coragem, porque o que viria pela frente não seria fácil. Durante o seu
ministério, Jeremias foi ameaçado de morte por seus próprios amigos. Mas não
foi só isso. Por ser um profeta de Deus e falar a verdade, Jeremias foi
humilhado, maltratado, preso, torturado e quase morreu, quando o jogaram dentro de um poço. Seu corpo ficou atolado até a cintura, na lama.
Além disso, o tempo todo as pessoas não acreditavam em sua mensagem, dizendo que
era tudo mentira.
Jeremias passou por tanta coisa ruim, que chegou um tempo que ele queria desistir de ser profeta, vocês sabiam? Ele mesmo escreveu em seu livro o que estava acontecendo (15.10-16): "Ai de mim e pobre da minha mãe que me fez nascer! Pois eu sou um homem em guerra, lutando batalhas em toda a terra. Eu nunca fiz nada de errado na vida, mas todos me amaldiçoam. Ah, Senhor, lembra-te de mim, livra-me das pessoas que me perseguem. Pois por tua causa eu tenho sofrido muitas ofensas e humilhações. Mas quando o Senhor me deu as Suas Palavras, eu comi cada uma delas, como quem come uma comida saborosa. E agora, são elas que me dão força todos os dias, são a minha alegria e o meu ânimo, porque o Senhor me deu uma missão e eu pertenço ao Senhor".
Vejam crianças, que palavras maravilhosas Jeremias declarou. Ele disse que estava passando por muitas guerras, mas que o que dava forças para ele era a Palavra do Senhor. Aleluia!!! Jeremias aguentou tudo o que passou por causa das palavras do Senhor Deus. Sim, aquelas palavras que o Senhor deu para Jeremias, no começo do seu chamado, deram a ele poder e força para continuar firme na missão de ser profeta. E foram exatamente essas as palavras que o Senhor deu novamente a ele, quando ele pensou em desistir:
"Eu farei de você uma muralha de bronze diante desse povo. Eles lutarão contra você, mas não te vencerão jamais, porque Eu mesmo estarei com você para te livrar. Palavra do Senhor". (Jeremias 15.20).
Encerramento:
Crianças, durante a vida de vocês, vocês ouvirão muitas, muitas palavras. E várias delas terão poder para destruir a vida de vocês, estragar tudo aquilo que vocês sonham e quem vocês são. Infelizmente muitas palavras horríveis serão faladas por pessoas que vocês amam muito e que estão perto de você, como seus pais, professores, irmãos e amigos. Que tipo de palavras são essas? "Você não vale nada!" "Tudo o que você faz, não presta"! "Você nunca será inteligente"! "Deus nunca vai cumprir as promessas dele em sua vida!" "Quem você pensa que é? Você não é ninguém!" "Deus não ama você"!
Jeremias também ouviu palavras horríveis vindas de seus próprios irmãos. E ouviu palavras de ofensa vindas até mesmo do rei de Israel e dos líderes religiosos. Vocês pensam que essas palavras fizeram bem para Jeremias? Muito pelo contrário. Fizeram muito mal. Mas, qual era a palavra mais forte sobre a vida de Jeremias? Qual palavra? Sim! A Palavra de Deus! Não foi isso que ele escreveu? "As suas Palavras é que me alimentam e dão forças todos os dias. São elas que me trazem alegria". As palavras que Jeremias engoliu e deixaram fazer efeito, edificar a Sua vida, foram as Palavras do Senhor e não as palavras duras que ouviu.
Pois assim deve acontecer na sua vida. Mesmo ouvindo muitas palavras ruins, que machucam, é na Palavra de Deus que você deve acreditar e se apoiar. São as Palavras de Deus que você deve "engoli", colocar dentro de você. É a Palavra de Deus que deve te dar alegria sempre. Porque a palavra de Deus sempre vai trabalhar para construir coisas boas para você e um futuro maravilhoso, de paz e não de mal. (Jeremias 29.11).
Por fim, sabendo que as Palavras de Deus sempre edificam, que tipo de palavras devem vir da sua boca? Palavras que fazem mal para os seus pais? Palavras que humilham e ofendem seus amigos? Palavras que destroem seus irmãos? Crianças, que da boca de vocês só saiam palavras como a de Deus, que edifiquem pessoas e construam coisas boas na vida daqueles que estão perto de vocês, amém?
Para conversar com as crianças: Quais foram as palavras que Deus disse para Jeremias que o animaram? E que palavras o povo disse para Jeremias que o fizeram chorar muito? Porque Deus teve que falar duas vezes para Jeremias que ele era uma muralha de bronze?
Lição do dia: