terça-feira, 27 de setembro de 2022

28 - Quando Deus fala...Ele nos edifica!

28 - Quando Deus fala...Ele nos edifica! (Jeremias 1, 15.10-20)

Alguém sabe aqui quantas palavras falamos por dia? Bem, as mulheres falam mais palavras do que os homens. As mulheres falam vinte mil palavras por dia e os homens somente sete mil. Bem, será que isso é verdade, meninas e meninos? (deixe que as crianças comentem ou protestem...rs). Nossas palavras tem uma força muito grande, você sabia? Elas podem fazer mal ou fazer bem para quem as ouve. Quem aqui já se meteu em confusão por causa daquilo que falou? 

Deus deu aos seres humanos o dom de falar. Isso é um presente muito especial do Senhor. Por isso, você precisa entender que o desejo de Deus é que você use as suas palavras para edificar. Edificar significa levantar uma construção alta e forte, é dela que vem a palavra Edifício. Por isso, as suas palavras devem sempre servir para fazer as pessoas crescerem fortes e inderrubáveis, como os edifícios, amém?

Hoje vamos aprender sobre um profeta de Deus muito especial, como todos os outros que vocês já aprenderam aqui. Ele profetizou em Israel durante quarenta anos da sua vida. Como vocês já aprenderam, os profetas são homens e mulheres que Deus usa para transmitir a Sua mensagem. Você não verá por aí profetas com uma capa especial, ou parecidos com super heróis, porque profetas são pessoas como eu e você. E assim era Jeremias.

Jeremias tinha vinte anos de idade quando Deus o chamou. Ele era apenas um jovem, que sonhava em estudar, trabalhar, casar e poder viajar para vários países, como muitos de vocês já sonham com isso. Mas Deus tinha feito um desenho para a vida de Jeremias. E esse desenho foi feito bem antes de Jeremias nascer. Por isso, num certo dia, acredito que bem cedinho, logo depois de Jeremias acordar, Deus o chamou. E disse assim para ele:

"Ei Jeremias, acorde. Tenho algo para te falar. Antes mesmo que você nascesse, eu te escolhi. Isso mesmo! Antes de você vir ao mundo, eu te separei para você cumprir uma missão. Você será o meu profeta para as nações".

Naquela hora, Jeremias teve muito medo. Porque ele conhecia muito bem a vida e o sofrimento dos outros profetas. Eles eram perseguidos por falar com coragem a Palavra de Deus. Então Jeremias disse para Deus: "Senhor, eu nem sei falar direito. Sou muito jovem, não passou de uma criança!"

Mas Deus disse a ele: "Não me diga que você é muito jovem. Você deve ir e falar para todas as pessoas para as quais eu mandar você ir e falar. E nunca, jamais tenha medo de falar minhas palavras para eles, porque Eu estou com você para te proteger. Você será uma coluna de ferro, uma muralha de bronze diante dos reis, líderes e do povo de Israel. Eles com certeza lutarão contra você, mas nada poderão fazer, porque Eu mesmo estarei com você para te livrar. Não tenha medo deles!" (Jeremias 1.17-19)

Então aconteceu uma coisa muito especial. Deus estendeu a Sua mão, tocou na boca de Jeremias e disse: "Agora eu coloco as Minhas palavras na sua boca. E eu estou dando poder para você. A sua palavra terá tanto poder que poderá arrancar, despedaçar e destruir qualquer coisa que você quiser. Mas a sua palavra, Jeremias, precisará ser usada também para edificar e plantar boas sementes".

Uau, que experiência maravilhosa Jeremias teve! Na verdade ele não se sentia nenhum pouco capaz e nem mesmo com coragem de falar para as pessoas sobre seus erros e pecados. Mas o que o Senhor fez? O Senhor Deus edificou Jeremias com as suas palavras. Foram as palavras do Senhor que construíram em Jeremias um homem corajoso, forte, que como uma muralha de ferro, não seria derrubado.

As palavras que Deus disse a Jeremias foram muito importantes para que ele entendesse qual a sua missão na terra e para que ele tivesse muita, muita coragem, porque o que viria pela frente não seria fácil. Durante o seu ministério, Jeremias foi ameaçado de morte por seus próprios amigos. Mas não foi só isso. Por ser um profeta de Deus e falar a verdade, Jeremias foi humilhado, maltratado, preso, torturado e quase morreu, quando o jogaram dentro de um poço. Seu corpo ficou atolado até a cintura, na lama. Além disso, o tempo todo as pessoas não acreditavam em sua mensagem, dizendo que era tudo mentira. 

Jeremias passou por tanta coisa ruim, que chegou um tempo que ele queria desistir de ser profeta, vocês sabiam? Ele mesmo escreveu em seu livro o que estava acontecendo (15.10-16): "Ai de mim e pobre da minha mãe que me fez nascer! Pois eu sou um homem em guerra, lutando batalhas em toda a terra. Eu nunca fiz nada de errado na vida, mas todos me amaldiçoam. Ah, Senhor, lembra-te de mim, livra-me das pessoas que me perseguem. Pois por tua causa eu tenho sofrido muitas ofensas e humilhações. Mas quando o Senhor me deu as Suas Palavras, eu comi cada uma delas, como quem come uma comida saborosa. E agora, são elas que me dão força todos os dias, são a minha alegria e o meu ânimo, porque o Senhor me deu uma missão e eu pertenço ao Senhor".

Vejam crianças, que palavras maravilhosas Jeremias declarou. Ele disse que estava passando por muitas guerras, mas que o que dava forças para ele era a Palavra do Senhor. Aleluia!!! Jeremias aguentou tudo o que passou por causa das palavras do Senhor Deus. Sim, aquelas palavras que o Senhor deu para Jeremias, no começo do seu chamado, deram a ele poder e força para continuar firme na missão de ser profeta. E foram exatamente essas as palavras que o Senhor deu novamente a ele, quando ele pensou em desistir:

"Eu farei de você uma muralha de bronze diante desse povo. Eles lutarão contra você, mas não te vencerão jamais, porque Eu mesmo estarei com você para te livrar. Palavra do Senhor".  (Jeremias 15.20).

Encerramento:

Crianças, durante a vida de vocês, vocês ouvirão muitas, muitas palavras. E várias delas terão poder para destruir a vida de vocês, estragar tudo aquilo que vocês sonham e quem vocês são. Infelizmente muitas palavras horríveis serão faladas por pessoas que vocês amam muito e que estão perto de você, como seus pais, professores, irmãos e amigos. Que tipo de palavras são essas? "Você não vale nada!" "Tudo o que você faz, não presta"! "Você nunca será inteligente"! "Deus nunca vai cumprir as promessas dele em sua vida!" "Quem você pensa que é? Você não é ninguém!" "Deus não ama você"! 

Jeremias também ouviu palavras horríveis vindas de seus próprios irmãos. E ouviu palavras de ofensa vindas até mesmo do rei de Israel e dos líderes religiosos. Vocês pensam que essas palavras fizeram bem para Jeremias? Muito pelo contrário. Fizeram muito mal. Mas, qual era a palavra mais forte sobre a vida de Jeremias? Qual palavra? Sim! A Palavra de Deus! Não foi isso que ele escreveu? "As suas Palavras é que me alimentam e dão forças todos os dias. São elas que me trazem alegria".  As palavras que Jeremias engoliu e deixaram fazer efeito, edificar a Sua vida, foram as Palavras do Senhor e não as palavras duras que ouviu.

Pois assim deve acontecer na sua vida. Mesmo ouvindo muitas palavras ruins, que machucam, é na Palavra de Deus que você deve acreditar e se apoiar. São as Palavras de Deus que você deve "engoli", colocar dentro de você. É a Palavra de Deus que deve te dar alegria sempre. Porque a palavra de Deus sempre vai trabalhar para construir coisas boas para você e um futuro maravilhoso, de paz e não de mal. (Jeremias 29.11).

Por fim, sabendo que as Palavras de Deus sempre edificam, que tipo de palavras devem vir da sua boca? Palavras que fazem mal para os seus pais? Palavras que humilham e ofendem seus amigos? Palavras que destroem seus irmãos? Crianças, que da boca de vocês só saiam palavras como a de Deus, que edifiquem pessoas e construam coisas boas na vida daqueles que estão perto de vocês, amém?

Para conversar com as crianças: Quais foram as palavras que Deus disse para Jeremias que o animaram? E que palavras o povo disse para Jeremias que o fizeram chorar muito? Porque Deus teve que falar duas vezes para Jeremias que ele era uma muralha de bronze?

 Figuras:









Lição do dia:



Leitura Bíblica:



Tarefa da Semana:



Você sabia:


Versículo Bíblico:



Quebra gelo:

https://ensinandocomdiversao.blogspot.com/2022/09/descubra-palavra-correta.html

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

27 - Quando Deus fala...não dê ouvidos ao inimigo!

 27 - Quando Deus fala...não dê ouvidos ao inimigo! (2 Reis 18.1-8; 13-37. 19.1-37).

A palavra ouvir, em hebraico é Shamah. Vamos repetir? Ela aparece 1085 vezes na Bíblia. Isso mesmo! Por 1085 vezes Deus diz para nós em Sua Palavra: Ouçam! E quando o Senhor nos diz para Ouvir, é porque o assunto é muito sério. Quando o Senhor diz Ouçam, ele não quer que o que Ele está dizendo entre por um ouvido e saia pelo outro. O desejo de Deus é que Ouçamos a Sua voz, entendamos o que Ele está falando e obedeçamos. Ouvir, entender e obedecer.

Todos nós ouvimos muitas palavras diariamente. E nem todas elas nos fazem bem! Quem aqui já ouviu uma palavra ruim na escola? (deixe que as crianças compartilhem). Uma zoação, um bullying, alguém que te humilhou, te ofendeu. Essas palavras te fizeram bem ou mal?  Pois quero te dizer que por toda a sua vida você ouvirá muitas palavras palavras boas e muitas palavras ruins.  E se você acreditar nas palavras ruins, será uma criança infeliz e doente.

Mas quero te dizer que todas as palavras de Deus são boas. E todas elas nos fazem bem, muito bem. Por isso você precisa orar todos os dias e dedicar um tempo para ouvir a voz de Deus, com muita calma. E dedicar um bom tempo para ouvir a Palavra de Deus. Porque Deus é bem maior do que qualquer pessoa nessa terra. E é a voz de Deus que deve ter mais força e poder em nossos ouvidos e nossas mentes. Amém?

Mesmo que você ouça muitas palavras ruins, não deixe que elas fiquem em seus ouvidos, nem mesmo entrem em seu coração. Porque a Palavra mais importante, aquela que você deve prestar atenção e aceitar como uma grande verdade é a Palavra de Deus. Você é o que a Bíblia diz que você é. A Bíblia é a Palavra de Deus. Então você é o que Deus diz que você é e será! Aleluia!

Durante o reinado dos reis de Israel, existiam alguns homens especiais que eram responsáveis por trazer a direção de Deus para que tudo desse certo em Israel. Eram os profetas! Então, era muito comum os reis mandarem buscar os profetas para ouvirem o que Deus tinha para dizer. Quando a palavra que vinha de Deus era boa, tudo bem. Mas muitas vezes o profeta tinha que ser bem corajoso, para falar na cara dos reis palavras duras, vindas de Deus, que avisavam que um castigo estava bem perto de acontecer. E isso porque muitos reis abandonaram ao Senhor Deus e ergueram imagens para ídolos em Israel.

Elias e Eliseu foram alguns desses profetas. E quando eles morreram, o Senhor levantou outros profetas para continuar trazendo Suas mensagens. Um desses profetas era Isaías. Isaías era funcionário no palácio, ele ajudava a cuidar da administração de Israel. Era até um emprego legal! Mas um dia, Deus apareceu para ele! Sim,  Isaías viu o Senhor assentado num alto trono, cercado de anjos que adoravam dizendo: "Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos. E toda a terra está cheia da Sua glória". Depois que Isaías viu o Senhor Deus, então ele ouviu o chamado para ser profeta. E o que Isaías respondeu? "Eis-me aqui, envia-me!" (Isaías 6.8).

Isaías foi um profeta muito especial, que trouxe recados de Deus durante 40 anos inteiros. E sabem o que é mais legal? Que eu e você podemos ler todas as palavras que o Senhor deu para Isaías num livro que leva o seu nome, o livro de Isaías, que está na Bíblia.  Para Isaías Deus contou o que ia fazer com Israel! Que viria um tempo de muito sofrimento pois inimigos invadiriam Israel e tomariam o trono. Mas Deus contou para Isaías, que depois de muito tempo, um rei subiria ao trono. E esse rei seria conhecido como o Príncipe da Paz, pois seu reinado seria de Justiça (Isaías 9). Sabem sobre quem Deus estava falando com Isaías? Sobre o seu filho Jesus Cristo. Isaías escreveu muitas coisas sobre Jesus, cerca de quatrocentos anos antes de Jesus nascer. Está em seu livro coisas que Isaías não viu acontecer, mas nós sabemos, porque estão escritas nos Evangelhos! 

No reinado do Rei Ezequias aconteceu uma coisa muito triste em Jerusalém. O rei da Assíria mandou seu poderoso exército cercar a cidade. Eles queriam destruir tudo o que havia em Jerusalém e levar os moradores da cidade como escravos para o seu país. Então, o rei da Assíria escreveu uma cartinha para o rei Ezequias. Nessa cartinha ele dizia assim:

"Ei, rei Ezequias. Você parece tão confiante, mas sei que é um fracote. Você está dizendo que confia em Yahweh, o Deus de vocês, mas você acha que Ele vai te dar poder para você vencer essa guerra? Seu exército não vale de nada e vocês todos morrerão caso tentarem lutar contra mim e meu exército".

O rei da Assíria mandou os soldados lerem bem alto para todo o povo, a parte que dizia assim:

"Ei, moradores de Jerusalém! Assim diz o rei da Assíria:  Não deixem que Ezequias engane vocês dizendo que vocês vão vencer essa guerra. E não acreditem nele quando ele diz para vocês confiarem em Yahweh,  o Deus de Israel! Deus não vai salvar vocês não! Façam um acordo comigo e aí sim vocês ficarão em paz! Porque deus nenhum livrou as pessoas do meu poderoso exército. E o Deus de vocês não vai livrar Jerusalém do meu poderoso exército!".

O rei Ezequias estava com muito medo. E o povo também estava assustado. Mesmo assim, depois que os soldados leram a carta cheia de ofensas, todos ficaram em silêncio. Porque o rei Ezequias havia ordenado que ninguém dissesse nada.

Mas o rei Ezequias fez algo. Mais do que depressa, ele trocou suas vestes de reis por roupas de pano de saco em sinal de tristeza. E Ezequias fugiu? Se trancou num esconderijo? Não! Ezequias fez duas coisas muito especiais.

A primeira coisa que ele fez foi ir diretamente para a Casa de Deus, levando a carta que o rei da Assíria havia escrito. Ezequias foi até o altar, abriu a carta e a leu para o Senhor, contando para Ele tudo o que o rei da Assíria havia falado. E orou pedindo ao Senhor para que ele fizesse alguma coisa para salvá-los desses inimigos, para que toda a terra soubesse que Ele era Deus.

E depois da oração, Ezequias mandou mais do que depressa contarem para o profeta Isaías o que estava acontecendo. Porque ele sabia que Deus mandaria uma resposta através do profeta. E mandou mesmo! Então Isaías entregou a resposta de Deus para o rei Ezequias. E a palavra de Deus dizia assim:

"Não tenham medo das palavras que vocês ouviram, nem dos xingamentos do rei da Assíria. Porque vocês não terão que lutar nessa batalha. Nem haverá batalha! O exército da Assíria não entrará nessa cidade de jeito nenhum, nem lançará uma flecha contra vocês. Eu farei acontecer algo em seu país e eles terão que se retirar correndo para resolver o problema. E lá, o rei da Assíria morrerá. Eu protegerei Jerusalém e a salvarei por amor de Mim e do meu servo Davi!" 

E o Senhor também mandou um recado para o rei da Assíria:

"Assim diz, Yahweh, o Deus de Israel: Você está ofendendo a minha cidade, rei da Assíria? Mas, é Jerusalém que olha para você com desprezo. Você tem noção de quem é que você está insultando e ofendendo? É o Deus todo poderoso, o Santo de Israel. Você fica cheio de orgulho achando que toda a sua conquista é por causa do seu poder e da sua força. Mas não é bem assim não. Essas coisas você conquistou porque eu deixei você conquistar. Mas eu te conheço, rei da Assíria e sei do seu ódio contra mim. Por causa das suas palavras, eu vou te castigar, vou colocar um anzol no seu nariz e um freio de cavalos na sua boca e você será obrigado a voltar para o seu país!

Todo esse texto pode ser encontrado também em Isaías 37.21-35. Você pode ler com as crianças, caso quiser.

Uau, depois que Ezequias e o povo ouviram essa boa palavra de Deus, vinda através do profeta Isaías, eles puderam respirar fundo e se acalmar. E confiar que a Palavra de Deus é mais poderosa do que a do inimigo.  E do jeito que Deus disse, aconteceu, crianças.  Aliás, aconteceu algo até mais poderoso. Deus enviou um anjo lá no acampamento do exército dos assírios e matou 185.000 mil guerreiros! Quando os soldados se levantaram de manhã, ficaram apavorados e fugiram. E também o rei da Assíria fugiu! Ele voltou para a sua cidade, exatamente como Deus disse e lá, foi morto por seus próprios filhos! Pois é, é assim que Deus faz acontecer com quem zomba dele e da sua Palavra.

Encerramento:

Que história maravilhosa aprendemos hoje! Naquela época, o inimigo, que trouxe palavras horríveis contra Deus e contra o povo de Deus, era o rei da Assíria. E ele se deu muito mal.  E hoje, quem é o nosso inimigo? Bem, nosso inimigo é Satanás, o diabo. E ele sabe que as palavras tem muito poder sobre nós. Por isso, ele dá um jeito de usar pessoas, isso mesmo, pessoas que às vezes você nem imagina, para:

1) Jogar palavras ruins sobre você. Isso mesmo! Você precisa tomar muito cuidado com as palavras que deixa entrar em seus ouvidos, e em seu coração. Fique esperto com palavras de ofensa contra Deus, contra a Igreja e contra você.  Não aceite essas palavras, rejeite-as. E caso precisar de ajuda, procure seus pais ou nós, porque vamos te ajudar a lidar com isso. Às vezes é muito difícil ouvir uma palavra ruim.  Ela nos derruba, nos faz sentir mal, sem valor. Uma palavra ruim pode até mesmo fazer você querer desistir da vida. Mas, tenho uma boa notícia para você. Essas palavras ruins são uma mentira! Isso mesmo. Tudo isso que você ouve e que te faz mal é mentira! E Satanás é mentiroso de carteirinha!  Mas Deus é verdadeiro! E você, deve procurar sempre ter a Palavra de Deus em sua mente e coração, porque isso será uma defesa em sua mente e coração.

2) Roubar a palavra de Deus em sua vida. Sim, o inimigo vai tentar plantar dúvida em seu coração, assim como rei da Assíria. "Não vale a pena confiar em Deus, Ele não tem poder". "Deus não existe!". "Esse negócio de Bíblia ser a palavra de Deus, é mentira. É um livro escrito por homens". "Ah, pra quê fazer tudo certinho e ser obediente? Isso não dá em nada?" "Eu nasci para sofrer, e nunca minha vida vai melhorar, Deus não se importa comigo". São essas e outras dúvidas que o inimigo tenta plantar em seu coração, usando muitas vezes, vozes das pessoas que você ama e confia. Então, mais uma vez, fique esperto.

E, ouça a voz dos profetas de hoje! Há muitos homens e mulheres que o Senhor está usando nessa época, para trazer as verdadeiras palavras de Deus e fazer vocês ficarem firmes e fortes, sem desanimar. Amém? E muitos desses profetas estão aqui mesmo no Start Kids, na IBVN. Então, acredite em nós!

Para conversar com as crianças.   O rei da Assíria estava falando a verdade sobre Deus? O que o rei da Assíria queria que o povo sentisse quando disse palavras de ofensa contra eles e contra Deus? Vocês acham que ficar em silêncio diante das ofensas foi uma boa ideia do povo de Israel?

Encerramento: Peça para as crianças colocarem as mãos eu seu ouvidos.  E ore para que Deus coloque um filtro em seus ouvidos, para que somente as palavras boas entrem e cheguem ao coração delas. Agora, peça para as crianças lembrarem quais palavras ruins já ouviram e com sua boca, em voz alta, declarar que estão cancelando essas palavras. Por exemplo: "Eu quero, em nome de Jesus, cancelar a palavra que ouvi que diz que eu sou burro, não presto para nada...". Leve-as a cancelarem e rejeitarem toda palavra ruim e maldita que ouviram, não importa de quem. Elas sabem o que ouviram, por isso é importante dar um tempo para que elas digam o que ouviram e rejeitem, cancelem, em nome de Jesus. E depois, você pode declarar com todas juntas, o que Deus diz que elas são: "Deus diz que eu sou amado, então sou amado..." "Deus diz que cuida de mim, então eu estou protegido". "Deus diz que eu sou precioso, então eu tenho muito valor". "Deus foi quem me criou, então eu sou feliz da maneira como Deus me fez". Essas e outras palavras você pode usar, de acordo com a orientação do Espírito Santo de Deus. Que Ele te abençoe e te conduza nesse momento especial. E que seja um tempo de cura para você também!


Figuras:















Lição do dia:


Leitura Bíblica:



Tarefa da Semana:




Você sabia?



Versículo para decorar:



quarta-feira, 14 de setembro de 2022

26 - Quando Deus fala...a lepra desaparece!

 Quando Deus fala...a lepra desaparece! ( 2 Reis 5)

Ministrador: Comece a ministração falando sobre a Lepra. Que tipo de doença ela é, se hoje ainda existem leprosos. Na época da Bíblia, uma pessoa leprosa deveria ficar afastada de todos os seus familiares pois a lepra é contagiosa. Todos poderiam ficar contaminados caso tocassem no leproso ou usassem suas coisas ou utensílios. 

Depois que Elias subiu ao céu num redemoinho, Eliseu se tornou o profeta de Israel. Ah, e que profeta Eliseu foi! O Senhor nosso Deus fez muitos milagres através da vida de Eliseu. Antes de Jesus, ele foi o profeta que mais fez milagres na Bíblia, porque sobre ele estava uma porção dobrada do poder que havia em Elias, exatamente como Eliseu pediu. 

Um homem chamado Naamã tinha um emprego muito importante. Ele era o chefe do exército do rei de um país chamado Síria. Ele era tão importante que as pessoas até se curvavam quando ele passava. Acontece que um dia, esse homem tão poderoso pegou lepra. Agora, ele mal saía de casa. Tinha que comer e dormir longe da sua família. Tinha que se enrolar em pedaços de tecido. E não podia mais comandar o exército do rei, pois se aparecesse no meio das pessoas, poderia transmitir a doença e contaminar todo mundo! 

Acontece que na casa de Naamã trabalhava uma menina. Ela era do povo de Israel e conhecia muito bem o profeta Eliseu. Por isso, disse à sua patroa, esposa de Naamã: "Se o meu senhor Naamã fosse até Israel procurar o profeta Eliseu, com certeza ele o curaria da sua lepra". (2 Reis 5.3). 

Naamã, mais do que depressa, pegou sua carruagem, seus cavalos e vários presentes como ouro, prata e roupas chiques, e foi até Israel, até a casa do profeta Eliseu. Mas tamanha foi a sua decepção quando, ao invés de ser recebido por Eliseu, foi recebido por Geazi, o seu empregado. E sabem o que Geazi falou para Naamã: "Para ser curado de sua lepra, você precisa ir até o rio Jordão e mergulhar nele sete vezes. Depois disso, sua pele ficará limpinha e sua lepra será curada". (2 Rs. 5.10).

Ah, naquele momento Naamã ficou muito bravo! Ele, o poderoso chefe do Exército da Síria fez uma longa viagem para conversar com o profeta e o profeta nem o recebeu! Além disso, mandou ele tomar banho naquele rio Jordão, que nem bonito era. Lá na sua terra, com certeza havia rios mais bonitos! Naamã já ia indo embora quando um dos seus empregados disse que ele deveria obedecer a ordem do profeta, já que a ordem não era nada difícil.

Assim, Naamã foi até o rio Jordão, conforme a ordem do profeta. E mergulhou sete vezes, conforme a ordem do profeta. Até que no começo, ele estava meio duvidoso, mas à medida em que ia se levantando de cada mergulho, ele podia notar que a sua pele ficava cada vez mais clara. E quando ele terminou o sétimo mergulho, um grande milagre aconteceu! A pele de Naamã se tornou limpa e curada, como a pele de um menino, um menino como os meninos daqui!

Antes, a pele de Naamã era cheia de feridas fundas, que cobriam o corpo todo. Agora a pele dele era como de um menino! Vocês podem imaginar como aquele chefe do exército se sentiu? Ele pulou de alegria, e voltou para a sua casa muito contente. Além disso, Naamã agora passou a acreditar em Deus, o Deus de Israel, o nosso Deus, como o único Deus verdadeiro em toda a terra.

Encerramento:

Naamã era doente e sua doença não tinha cura. Se nada acontecesse com Naamã, com certeza ele ficaria isolado de todos para sempre. Naamã foi milagrosamente curado, mas para isso ele precisou acreditar na palavra da menina que morava em sua casa, quando o mandou ir até o profeta. E também precisou acreditar na palavra do profeta Eliseu, quando o mandou ir mergulhar sete vezes no rio Jordão.  Vocês já imaginaram se Naamã não tivesse ido mergulhar no rio Jordão? Então ele teria voltado para a Síria sem o seu milagre. 

Crianças, olhem para a sua pele. Alguém aqui tem a pele cheia de manchas e feridas, como a de um leproso? Não! Porque graças a Deus, a lepra hoje existe ainda, mas é uma doença controlada.  Mas, infelizmente, podemos ter lepra em nosso coração. Talvez a sua pele esteja boa, mas seu coração esteja doente, com sentimentos ruins. E que tipo de lepra tem em nosso coração?

a) A lepra do orgulho. Uma criança orgulhosa acha que ela é melhor do que todos. Ela não aceita que ninguém seja melhor que ela. Aliás, quando aparece uma criança que é melhor nos estudos, nos esportes, nos games, então essa criança orgulhosa dá  um jeito de fazer maldades com a outra criança, tirando ela do caminho. Aliás, quando você faz bulliyng com uma criança não é porque você se acha melhor do que ela? Em nome de Jesus, você precisa ser humilde. Ser humilde não é ser bobo e aceitar que os outros pisem em você. Ser humilde é não se achar melhor do que os outros, nem inferior. É se considerar igual e também entender que precisamos uns dos outros para viver. Quem é orgulhoso, fica isolado como Naamã. E quem é orgulhoso, não mergulharia no Jordão, porque o rio era sujo. Mas quem é humilde, aceita a palavra do Senhor, aceita a disciplina dos pais e dos líderes e obedece, mesmo sem entender.

b) A lepra da insensibilidade. Um dos sintomas da lepra é a falta de sensibilidade nos dedos dos pés, das mãos e onde as feridas aparecem. O que é ser insensível? É não ligar mais para o sofrimento dos outros e para as dificuldades dos outros.  Você já viu uma criança machucando um animal, sem dó? Isso é insensibilidade, não ligar para a dor do animalzinho. Assim também podemos viver sem ter dó e sem ser sensível com nossos coleguinhas da escola que tem dificuldade em tirar notas boas ou tem deficiências.

Também a lepra no coração faz você não se importar nem fazer nada quando vê alguma criança mais fraca apanhar da mais forte, ou, quando você vê gente dormindo na rua e pensa: "bem feito para ele, só é um bêbado sujo".  Ou não se importar e nem orar por uma criança que você sabe que está doente. Quando somos curados da lepra, vemos tudo isso e ficamos tristes, porque Deus ama todas as pessoas e quer o bem delas. E nos enchemos do amor de Deus para ajudar essas pessoas que sofrem. Já pensou se o profeta Eliseu dissesse assim: "Bem feito para esse Naamã. Ele nem é do nosso país, então ele que morra com a sua lepra. Eu não vou entregar o milagre dele não".  Mas não foi assim que o profeta fez. Ele estava cheio do amor e da sensibilidade de Deus em seu coração. E vejam o que aconteceu! O milagre que Naamã viveu fez ele acreditar em Deus.

Assim, quando ajudamos os que precisam, quando sofremos com quem sofre, quando nos importamos com as pessoas, podemos mostrar o amor de Deus para elas. Assim elas vão reconhecer que o nosso Deus, é o único Deus verdadeiro que há na terra.

Hoje você precisa ser curado dessa lepra em seu coração. Porque Deus quer usar a sua vida com muito poder, até com mais poder do que usou o profeta Eliseu. E essa lepra pode te atrapalhar. Quem aqui quer ficar leproso? Eu não, nem você, não é mesmo? Então, você precisa acreditar no que os profetas de Deus estão falando. E quem são os profetas de Deus hoje? Nós, líderes, que estamos aqui na Igreja ensinando a você a Palavra de Deus. Há muita gente querendo que você continue com o coração leproso, ou seja, orgulhoso e insensível e com outras doenças espirituais. Porque dessa forma, você pode também contaminar outros. E aí, formar uma turma leprosa do mal na escola, na rua ou até mesmo na igreja. Misericórdia, não é mesmo? Deus está aqui nesse lugar e hoje quer curar você dessa lepra horrível.

Ministrador: Faça com que as crianças reflitam sobre atitudes que elas tem em casa, na escola, com os amigos da rua, com os pais, que revelem um coração orgulhoso e insensível. Faça você mesmo algumas perguntas que podem ajudá-las a identificar seus comportamentos com os comportamentos de quem é orgulhoso e insensível. Depois disso, leve as crianças a entenderem o quanto isso é pecado diante de Deus e o quanto isso pode impedir o Senhor de usar essas crianças. Então, leve as crianças a pedirem perdão por suas  atitudes. Por fim, declare que o sangue de Jesus está passando sobre as nossas crianças e curando-as de toda lepra que possa existir dentro delas. Se quiser, pode fazer um ato profético, simulando os sete mergulhos de Naamã. Será poderoso!


Figuras:




















Lição do Dia:







Leitura Bíblica:



Tarefa da Semana:



Você sabia?



Versículo para decorar:





20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...