quarta-feira, 14 de setembro de 2022

26 - Quando Deus fala...a lepra desaparece!

 Quando Deus fala...a lepra desaparece! ( 2 Reis 5)

Ministrador: Comece a ministração falando sobre a Lepra. Que tipo de doença ela é, se hoje ainda existem leprosos. Na época da Bíblia, uma pessoa leprosa deveria ficar afastada de todos os seus familiares pois a lepra é contagiosa. Todos poderiam ficar contaminados caso tocassem no leproso ou usassem suas coisas ou utensílios. 

Depois que Elias subiu ao céu num redemoinho, Eliseu se tornou o profeta de Israel. Ah, e que profeta Eliseu foi! O Senhor nosso Deus fez muitos milagres através da vida de Eliseu. Antes de Jesus, ele foi o profeta que mais fez milagres na Bíblia, porque sobre ele estava uma porção dobrada do poder que havia em Elias, exatamente como Eliseu pediu. 

Um homem chamado Naamã tinha um emprego muito importante. Ele era o chefe do exército do rei de um país chamado Síria. Ele era tão importante que as pessoas até se curvavam quando ele passava. Acontece que um dia, esse homem tão poderoso pegou lepra. Agora, ele mal saía de casa. Tinha que comer e dormir longe da sua família. Tinha que se enrolar em pedaços de tecido. E não podia mais comandar o exército do rei, pois se aparecesse no meio das pessoas, poderia transmitir a doença e contaminar todo mundo! 

Acontece que na casa de Naamã trabalhava uma menina. Ela era do povo de Israel e conhecia muito bem o profeta Eliseu. Por isso, disse à sua patroa, esposa de Naamã: "Se o meu senhor Naamã fosse até Israel procurar o profeta Eliseu, com certeza ele o curaria da sua lepra". (2 Reis 5.3). 

Naamã, mais do que depressa, pegou sua carruagem, seus cavalos e vários presentes como ouro, prata e roupas chiques, e foi até Israel, até a casa do profeta Eliseu. Mas tamanha foi a sua decepção quando, ao invés de ser recebido por Eliseu, foi recebido por Geazi, o seu empregado. E sabem o que Geazi falou para Naamã: "Para ser curado de sua lepra, você precisa ir até o rio Jordão e mergulhar nele sete vezes. Depois disso, sua pele ficará limpinha e sua lepra será curada". (2 Rs. 5.10).

Ah, naquele momento Naamã ficou muito bravo! Ele, o poderoso chefe do Exército da Síria fez uma longa viagem para conversar com o profeta e o profeta nem o recebeu! Além disso, mandou ele tomar banho naquele rio Jordão, que nem bonito era. Lá na sua terra, com certeza havia rios mais bonitos! Naamã já ia indo embora quando um dos seus empregados disse que ele deveria obedecer a ordem do profeta, já que a ordem não era nada difícil.

Assim, Naamã foi até o rio Jordão, conforme a ordem do profeta. E mergulhou sete vezes, conforme a ordem do profeta. Até que no começo, ele estava meio duvidoso, mas à medida em que ia se levantando de cada mergulho, ele podia notar que a sua pele ficava cada vez mais clara. E quando ele terminou o sétimo mergulho, um grande milagre aconteceu! A pele de Naamã se tornou limpa e curada, como a pele de um menino, um menino como os meninos daqui!

Antes, a pele de Naamã era cheia de feridas fundas, que cobriam o corpo todo. Agora a pele dele era como de um menino! Vocês podem imaginar como aquele chefe do exército se sentiu? Ele pulou de alegria, e voltou para a sua casa muito contente. Além disso, Naamã agora passou a acreditar em Deus, o Deus de Israel, o nosso Deus, como o único Deus verdadeiro em toda a terra.

Encerramento:

Naamã era doente e sua doença não tinha cura. Se nada acontecesse com Naamã, com certeza ele ficaria isolado de todos para sempre. Naamã foi milagrosamente curado, mas para isso ele precisou acreditar na palavra da menina que morava em sua casa, quando o mandou ir até o profeta. E também precisou acreditar na palavra do profeta Eliseu, quando o mandou ir mergulhar sete vezes no rio Jordão.  Vocês já imaginaram se Naamã não tivesse ido mergulhar no rio Jordão? Então ele teria voltado para a Síria sem o seu milagre. 

Crianças, olhem para a sua pele. Alguém aqui tem a pele cheia de manchas e feridas, como a de um leproso? Não! Porque graças a Deus, a lepra hoje existe ainda, mas é uma doença controlada.  Mas, infelizmente, podemos ter lepra em nosso coração. Talvez a sua pele esteja boa, mas seu coração esteja doente, com sentimentos ruins. E que tipo de lepra tem em nosso coração?

a) A lepra do orgulho. Uma criança orgulhosa acha que ela é melhor do que todos. Ela não aceita que ninguém seja melhor que ela. Aliás, quando aparece uma criança que é melhor nos estudos, nos esportes, nos games, então essa criança orgulhosa dá  um jeito de fazer maldades com a outra criança, tirando ela do caminho. Aliás, quando você faz bulliyng com uma criança não é porque você se acha melhor do que ela? Em nome de Jesus, você precisa ser humilde. Ser humilde não é ser bobo e aceitar que os outros pisem em você. Ser humilde é não se achar melhor do que os outros, nem inferior. É se considerar igual e também entender que precisamos uns dos outros para viver. Quem é orgulhoso, fica isolado como Naamã. E quem é orgulhoso, não mergulharia no Jordão, porque o rio era sujo. Mas quem é humilde, aceita a palavra do Senhor, aceita a disciplina dos pais e dos líderes e obedece, mesmo sem entender.

b) A lepra da insensibilidade. Um dos sintomas da lepra é a falta de sensibilidade nos dedos dos pés, das mãos e onde as feridas aparecem. O que é ser insensível? É não ligar mais para o sofrimento dos outros e para as dificuldades dos outros.  Você já viu uma criança machucando um animal, sem dó? Isso é insensibilidade, não ligar para a dor do animalzinho. Assim também podemos viver sem ter dó e sem ser sensível com nossos coleguinhas da escola que tem dificuldade em tirar notas boas ou tem deficiências.

Também a lepra no coração faz você não se importar nem fazer nada quando vê alguma criança mais fraca apanhar da mais forte, ou, quando você vê gente dormindo na rua e pensa: "bem feito para ele, só é um bêbado sujo".  Ou não se importar e nem orar por uma criança que você sabe que está doente. Quando somos curados da lepra, vemos tudo isso e ficamos tristes, porque Deus ama todas as pessoas e quer o bem delas. E nos enchemos do amor de Deus para ajudar essas pessoas que sofrem. Já pensou se o profeta Eliseu dissesse assim: "Bem feito para esse Naamã. Ele nem é do nosso país, então ele que morra com a sua lepra. Eu não vou entregar o milagre dele não".  Mas não foi assim que o profeta fez. Ele estava cheio do amor e da sensibilidade de Deus em seu coração. E vejam o que aconteceu! O milagre que Naamã viveu fez ele acreditar em Deus.

Assim, quando ajudamos os que precisam, quando sofremos com quem sofre, quando nos importamos com as pessoas, podemos mostrar o amor de Deus para elas. Assim elas vão reconhecer que o nosso Deus, é o único Deus verdadeiro que há na terra.

Hoje você precisa ser curado dessa lepra em seu coração. Porque Deus quer usar a sua vida com muito poder, até com mais poder do que usou o profeta Eliseu. E essa lepra pode te atrapalhar. Quem aqui quer ficar leproso? Eu não, nem você, não é mesmo? Então, você precisa acreditar no que os profetas de Deus estão falando. E quem são os profetas de Deus hoje? Nós, líderes, que estamos aqui na Igreja ensinando a você a Palavra de Deus. Há muita gente querendo que você continue com o coração leproso, ou seja, orgulhoso e insensível e com outras doenças espirituais. Porque dessa forma, você pode também contaminar outros. E aí, formar uma turma leprosa do mal na escola, na rua ou até mesmo na igreja. Misericórdia, não é mesmo? Deus está aqui nesse lugar e hoje quer curar você dessa lepra horrível.

Ministrador: Faça com que as crianças reflitam sobre atitudes que elas tem em casa, na escola, com os amigos da rua, com os pais, que revelem um coração orgulhoso e insensível. Faça você mesmo algumas perguntas que podem ajudá-las a identificar seus comportamentos com os comportamentos de quem é orgulhoso e insensível. Depois disso, leve as crianças a entenderem o quanto isso é pecado diante de Deus e o quanto isso pode impedir o Senhor de usar essas crianças. Então, leve as crianças a pedirem perdão por suas  atitudes. Por fim, declare que o sangue de Jesus está passando sobre as nossas crianças e curando-as de toda lepra que possa existir dentro delas. Se quiser, pode fazer um ato profético, simulando os sete mergulhos de Naamã. Será poderoso!


Figuras:




















Lição do Dia:







Leitura Bíblica:



Tarefa da Semana:



Você sabia?



Versículo para decorar:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...