Quando Deus fala...seja discípulo! (I Reis 19.19-21; 2 Reis 2.1-15)
Vamos conversar hoje sobre uma palavra muito conhecida aqui na Igreja. Que talvez você conheça de ouvir falar, mas não saiba o verdadeiro significado dela. Vamos falar sobre a palavra DISCÍPULO. O que significa a palavra discípulo? Discípulo significa aprendiz, ou seja, alguém que anda com um mestre = professor, para aprender desse professor coisas boas. Por isso, o discípulo é alguém que caminha junto de alguém que sabe mais do que ele, o seu mestre. Que o respeita, que ouve a sua sua voz, obedece ao que ele manda e imita os seus ensinos. Conte para nós, você já tem um discipulador ou líder aqui na Igreja? Incentive as crianças a conversarem com seus pais e escolherem, desde já, um líder com quem vão andar juntos por toda a vida.
Elias foi um profeta muito especial. E também corajoso, pois foi o porta voz de Deus numa época bem difícil, onde as pessoas não queriam mais saber de obedecer a Deus e aos Seus mandamentos. Um tempo muito parecido com o tempo que vivemos hoje. Naquela época, assim como hoje, as pessoas se esqueceram de Deus e adoraram a vários ídolos.
Depois daquela super batalha no Monte Carmelo contra os profetas de Baal, Elias ficou bem cansado. Por esse motivo, o Senhor disse para Elias que ele deveria chamar alguém para ser seu discípulo. Alguém que andaria com ele, o ajudaria. Alguém que Elias ensinaria a ser profeta, a ouvir a voz de Deus e também a falar tudo o que Deus queria para o povo. Esse alguém, o próprio Deus já tinha escolhido: um jovem chamado Eliseu.
Bem, e quem era Eliseu? Será que ele era alguém importante naquela época? Ou alguém inteligente, ou rico? Não, não mesmo! Porque Deus, quando vai escolher alguém, ele não escolhe essa pessoa por ter mais dinheiro, mais inteligência ou mais beleza. Ele escolhe essa pessoa por ter um coração pronto para ouvir a voz do Senhor e a obedecer às coisas que Ele manda fazer, mesmo que sejam bem esquisitas. Elias não tinha muita coisa, ele era somente um simples lavrador. Um lavrador, naquela época, era alguém que plantava sementes na terra, a regava e depois fazia a colheita. E como naquele tempo não havia tratores, o trabalho que Eliseu fazia era com a ajuda de bois. Eram os bois que puxavam o arado, um instrumento usado para fazer um buraco bem largo e longo na terra, onde depois seriam colocadas as sementes.
Quando Eliseu chegou, Elias estava usando doze duplas de bois para fazer esses buracos na terra. E ele estava usando a última dupla de bois para fazer o último buraco na terra. Eliseu sabia que Elias era um profeta, mas não sabia exatamente o que ele ia fazer. Então Elias chegou bem perto de Eliseu e não disse nada, somente jogou o seu manto em cima de Eliseu. Ah, Eliseu entendeu bem o que Elias queria. Aquela atitude de jogar a capa significava que Eliseu deveria deixar tudo e seguir Elias, sendo um discípulo do profeta!
Vocês acham que Eliseu aceitou? Claro que sim! Na mesma hora, Eliseu foi até em casa, deu um abraço em seu pai e em sua mãe. Depois pegou dois bois e os matou. E usou o arado para fazer um churrasco com os bois, um churrasco para toda a cidade. Com essa atitude, Eliseu estava deixando a sua vida para trás e agora se tornaria um discípulo fiel de Elias! Eliseu grudou em Elias e não soltou mais. Estava aprendendo tudo o que podia, pois sabia que um dia Elias morreria e então ele ocuparia o seu lugar.
Então chegou o dia disso acontecer. Certo dia, Elias disse que precisava ir até Betel onde havia uma escola de profetas, mas ele iria sozinho. Eliseu temia que Elias ia deixá-lo, por isso disse que iria junto e jamais soltaria seu mestre. Quando chegaram em Betel, os discípulos da escola foram falar com Eliseu uma coisa todos estavam comentando: "Você sabia que hoje Deus vai levar seu mestre para o céu, separando ele de você?" Eliseu respondeu preocupado: "Eu sei, mas fechem a boca, não toquem nesse assunto comigo". (2 Rs 2.3). Eliseu estava preocupado com essa informação, porque logo ele seria profeta no lugar de Elias. E seria uma responsabilidade muito grande.
Depois disso, Elias disse que precisava ir para Jericó. E mais uma vez Eliseu disse que iria com ele e não o soltaria. E de novo, os discípulos da escola que havia em Jericó disseram a Eliseu: "Você sabe que hoje o Senhor vai levar Elias embora para o céu, não sabe? Elias mesmo nos disse". E Eliseu, mais uma vez respondeu: "Eu sei, mas não me falem mais sobre isso, não toquem nesse assunto!".
Agora Elias disse que iria para o rio Jordão. Eliseu foi para o Jordão junto com Elias. Quando chegaram ao Jordão, algo muito especial aconteceu. Elias bateu com seu manto no rio e ele se abriu! Quando atravessaram o rio a seco, Elias disse a Eliseu: "Pede-me o que você quiser, porque chegou a hora de nos separarmos!". Enfim havia chegado a hora de Elias ir para o céu e Eliseu estava com medo! Ele sabia que precisaria de muita coragem e força para assumir o lugar de Elias.
Eliseu pediu: "Eu quero que você deixe para mim, como herança, uma porção duplicada do seu poder espiritual. Eu quero ter o dobro de poder que você tem" (2 Reis 2.9). Imaginem, crianças, Eliseu com duas vezes mais poder do que Elias tinha? Isso seria muito necessário e importante. Elias disse para Eliseu que ele havia pedido algo muito difícil.Mas, se Eliseu visse Elias sendo levado para o céu, então Deus havia dado o que ele havia pedido. E, se Eliseu não visse Elias subindo, então o pedido havia sido negado.
Pois, enquanto estavam caminhando e conversando, de repente, um cavalo de fogo, puxado por cavalos em chamas, separou Elias e Eliseu. E Eliseu viu quando Elias subiu aos céus num redemoinho. Uau! Que arrepiante essa história! Assim que viu tudo isso, Eliseu deu um grito de tristeza e rasgou suas vestes em sinal de luto. E logo depois pegou o manto de Elias, que tinha caído do céu e parou às margens do rio Jordão. Então, bateu com o manto no rio e disse bem alto: "Onde está o Deus de Elias?". Na mesma hora, as águas do rio se separaram novamente e Eliseu atravessou o rio sem molhar os pés.
Quando os discípulos da Escola viram o que aconteceu, disseram: "Agora o poder espiritual de Elias está sobre Eliseu!" E se inclinaram em sinal de respeito a ele. Eliseu se tornou o novo profeta de Israel. E por ter sido um discípulo excelente, Eliseu ganhou duas vezes mais do poder de Deus que o profeta Elias tinha!
Encerramento:
Certo dia, alguém também chegou perto de alguns homens e os chamou. Ele simplesmente disse: "Sigam-me! E eu os farei pescadores de homens" (Mateus 4.19). Quem foi essa pessoa? Foi Jesus. Ele chamou pessoas como Eliseu era. Simples, sem nenhuma coisa especial, mas pessoas com o coração disposto a obedecer. Jesus chamou esses Doze discípulos para andar perto Dele e os ensinou a ouvirem e obedecerem a Deus. Foi isso o que Jesus fez. Jesus levou três desses discípulos, Pedro, Tiago e João até o alto de um monte. E ali, Jesus mostrou para eles como verdadeiramente era: o Seu rosto brilhou como o sol e as Suas roupas ficaram da cor de um relâmpago. E de repente, dois grandes profetas apareceram e começaram a conversar com Jesus. Duas pessoas muito especiais, que acabamos de estudar sobre elas: Moisés e...Elias! Isso mesmo! Elias, que viveu milhares de anos antes de Jesus conversando com ele! Isso só Deus mesmo pode fazer. Ali, naquele monte, os três começaram a conversar. (Mateus 17). Até que, de repente, todos pararam de conversar e veio uma voz muito forte do céu, a voz de Deus, que disse: "Esse é o meu filho amado que me dá muita alegria. Ouçam o que Ele diz!"
Que dia especial foi esse! Pois ser discípulo de Jesus é algo muito, muito especial Hoje Jesus chama você para ser discípulo dele. Ele quer ser seu Senhor, Salvador e ensinar você a ouvir a voz de Deus e a obedecer os seus mandamentos. Mais do que isso! Jesus quer ser tão íntimo de você, a ponto de mostrar quem verdadeiramente Ele é. Quem aqui aceita receber Jesus como Senhor, Salvador e Discipulador? Se você aceitar, verá e fará grandes coisas, como Elias e Eliseu fizeram. Quando Deus fala...seja discípulo, amém? E Deus está falando isso agora, nesse momento.
Para conversar com as crianças? Eliseu passava o tempo todo com Elias. Vamos pensar no que os dois faziam juntos? Hoje falamos sobre uma Escola de Profetas: o que eles aprendiam nessa escola? Como Elias ficou sabendo que ele ia subir para o céu exatamente naquele dia?
Ministrador: Ore com as crianças que quiserem entregar as suas vidas para Jesus e aceitarem o chamado de serem seus discípulos. Depois dessa oração, converse com as crianças: Ter um mestre que te leve para perto de Deus e te ensine a ouvir a Deus é um grande presente! Por isso, aqui na Igreja, temos muitos discipuladores parecidos com Jesus, que tem a missão de levar cada um de vocês para perto de Jesus Cristo. Vamos agradecer a Deus pela vida dos nossos Apóstolos e pastores, porque eles nos ensinam a amar ao Senhor e a obedecê-lo? Agora, quando acabar essa aula, vá correndo até eles e dê um grande abraço!
Figuras:
Lição do dia:
























Nenhum comentário:
Postar um comentário