quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Start Kids nas Férias - Questão 7 - Quem dá entendimento à mente?

 Abertura - Oração  

Música: Tudo foi criado por Deus - Aline Barros

https://www.youtube.com/watch?v=uV3gIjo1e2A

Ofertório

Versículo tema: A cada semana vamos aprender um versículo do lindo louvor escrito pelo Apóstolo Paulo em Romanos 11.33-36: Versão NVT

Semana 1 - "Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! 

Semana 2 - É impossível entendermos as suas decisões e os seus caminhos!

Semana 3 - Pois quem conhece os pensamentos do Senhor?

Semana 4 - Quem sabe o suficiente para ser o seu conselheiro?

Semana 5 - Quem lhe deu primeiro alguma coisa, para que ele precise depois retribuir?

Semana 6 - Pois todas as coisas vêm Dele, existem por meio Dele  e são para Ele.

Semana 7 - A Ele seja toda a glória para sempre! Amém!

Observação: Hoje o ministro ensinará o último versículo e também vai repetir o texto todo. Será que alguma criança conseguiu decorar? Verifique e anote o nome para depois recompensar essa criança.

Ministração: Questão 7 - Jó 38.36 - Quem dá entendimento à mente?

Jó, como vocês já sabem, passou por uma grande provação. Qual foi ela? E qual foi a atitude de Jó quando passava por essa situação? (deixe que as crianças respondam). Durante todo o seu sofrimento, Jó não ficou sozinho. Quatro amigos seus vieram dar apoio para ele e tentar conversar com Jó, fazendo ele entender o que estava acontecendo. Mas Jó não aceitou nenhuma das palavras deles. Ele achava que Deus estava sendo injusto com ele, que era tão perfeito e bom. Por isso, três dos amigos desistiram de falar com Jó. Mas um amigo, chamado Eliú, que havia ficado calado durante todo o tempo decidiu falar.

Ele estava tão bravo com Jó! Sabem por quê? Por causa das palavras que Jó disse contra Deus: "O que eu ganho se eu abandonar o meu pecado?" Que vantagem tenho eu de ser santo, se Deus vai me castigar?" (Jó 35.3). Vejam que palavras horríveis de desprezo Jó falava contra Deus, ao ponto de Eliú dizer: "Jó não sabe o que diz. Ele está revoltado....faz gestos de desprezo e multiplica suas palavras contra Deus". (Jó 34.35,37). Mas até Eliú não conseguiu convencer Jó de que Deus estava no controle e tinha uma saída para essa situação.

Então, chegou o momento do próprio Deus abrir a boca. E foi do meio de um redemoinho, ou tornado, ou tufão, apareceu para Jó para colocar um ponto final naquela falação.

"Onde você estava quando eu criei o mundo?". "Quem colocou limites no mar, de forma que ele não invade a terra?" "Você sabe onde moram a luz e as trevas?" "Você já visitou os depósitos onde eu guardo a neve e o granizo?" "Você é capaz de fazer os relâmpagos riscarem o céu?".  "E os ventos, você já esteve no lugar onde eles surgem?". Foram as perguntas que o Senhor fez para Jó.

E Deus fez mais uma pergunta: "Já que você sabe tanto, pode me dizer quem dá entendimento à mento do homem?" ( Jó 38.36). Será que o sábio Jó, que falava tanto, saberia dizer como funciona a mente do ser humano?

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que o ser humano é totalmente diferente de todos os outros animais. Todos os outro animais foram criados pelo Senhor, de acordo com a Sua vontade. Mas o homem, foi criado de forma diferente: ele foi feito à imagem e semelhança de Deus. Ou seja, nós somos parecidos com Deus, não fisicamente, claro, mas na capacidade de pensar, ter vontade e sentimentos. Não é incrível? Nenhuma criação no universo pense, sente e tem capacidade para criar as coisas, como o ser humano. E tudo isso acontece num lugar chamado cérebro. Vamos aprender algumas coisas sobre ele?

- O Cérebro é o órgão mais importante de todo o corpo humano. Ele é muito mais avançado e completo do que o melhor computador que existe no mundo. Nenhum órgão do corpo funciona de maneira tão perfeita e inteligente do que o cérebro! Se existe um órgão que comanda todo o corpo, não é o coração, mas sim o cérebro.

- O Cérebro não sente dor, você sabia? Os médicos, quando precisam operar o cérebro de alguém, nem usam anestesia.

- O Cérebro humano tem dois lados diferentes, chamados de hemisférios. E é muito legal saber que, a parte direita do cérebro comanda todos os movimentos da parte esquerda do corpo e a parte esquerda comanda todos os movimentos da parte direita.

- O Cérebro das mulheres é dez por cento menor que o dos homens, isso não significa que as mulheres sejam menos inteligentes, é uma questão da estrutura física. Por outro lado, as mulheres tem muito mais neurônios, isso faz com que elas sejam capazes de fazer várias coisas ao mesmo tempo.

- Qual é o período do dia em que o cérebro mais trabalha? Durante a noite, enquanto você dorme, o cérebro trabalha, colocando em ordem as informações que você recebeu durante o dia.

- Qual é o QI (quociente de inteligência que avalia a capacidade mental das pessoas) mais alto do mundo? É 210 e pertence a um Coreano chamado Kin- Ung. Ele está registrado no Guiness Book como o homem mais inteligente do mundo!

- O Cérebro é composto por bilhões de células especiais chamadas neurônios , que emitem pequenos impulsos elétricos. São esses neurônios que controlam praticamente tudo em nosso corpo, desde os movimentos até coisas que nem sabemos direito como funcionam, como os pensamentos, sentimentos, imaginação, idéias e vontades. Isso mesmo, enquanto você está aqui aprendendo, os neurônios estão se comunicando uns com os outros para te ajudar a ouvir, ver, entender a informação, guardar em lugares específicos do cérebro e até formular respostas para as perguntas que fazemos aqui.

Vejam que interessante:



O cérebro é dividido em diferentes regiões, cada uma com uma tarefa, para que o funcionamento do seu corpo e da sua mente seja perfeito: os lobos cerebrais. A parte  azul envolve tarefas que envolvem o que você sente, sua capacidade de prestar atenção as coisas, sua capacidade de ser organizado e a sua fala. A tarefa da parte verde é memorizar o que você vê e ouve e armazenar no cérebro. A parte rosa é responsável pelos cálculos de matemática, pela escrita, e  também em te dar orientação  de esquerda e direita, tempo e espaço. A parte roxa liga aquilo que você vê com aquilo que você ouve, ou seja, fornece imagem e som. E por fim, a parte laranja serve para se comunicar com os órgãos internos e é ela quem transmite para o corpo a sensação de calor, frio ou dor. Não é maravilhoso?

Ok, você já aprendeu sobre a parte física do cérebro. Mas, agora precisa saber que dentro do cérebro mora a mente da gente. A palavra mente significa pensar, saber, entender. É como se fosse um celular ou um computador, onde impulsos elétricos fazem com quem a gente tenha sentimentos, pensamentos, imaginações, memórias e vontades. E o tempo todo chegam informações à nossa mente, vindas dos nossos olhos, ouvidos, das células sensíveis do nosso corpo como a pele, que fazem com que os neurônios se organizem para formar o pensamento e depois uma reação. (use um exemplo, com a sua criatividade). Isso acontece em segundos.

- Por fim, você precisa entender que, se o seu cérebro não funcionar bem, você pode ficar impedido de pensar direito, de prestar atenção nas coisas, de sentir direito e até mesmo de se movimentar. Então, vamos cuidar bem do seu cérebro evitando algumas coisas que matam os neurônios lentamente? 

E o que pode matar seus neurônios? 1) Excesso de açúcar (exemplifique alimentos). Pesquisas já comprovaram que o hábito de comer doces interfere diretamente no funcionamento do cérebro, resultando em um monte de consequências negativas, como uma memória ruim, dificuldades para aprender coisas novas, propensão à depressão e uma série de outras coisas nada agradáveis. 2)  A poluição: os gases lançados na atmosfera, interferem no processo do corpo de levar oxigênio até o seu cérebro. Por isso é necessário, de vez em quando sair da cidade grande e viajar até lugares onde o ar é puro, como o campo ou o mar, para melhorar o funcionamento do cérebro e do pulmão. 3) Não dormir ou dormir tarde. O cérebro precisa desse tempo de descanso do corpo para se recompor do estresse do dia a dia. Por isso você precisa dormir pelo menos oito horas por dia. 4) Comidas gordurosas: as comidas gordurosas são pobres em vitaminas que nutrem o seu cérebro. Elas se acumulam em forma de gordura no corpo, deixando ele pesado e não contribuem nada para uma mente saudável. Quando você se alimenta com comidas gordurosas, o funcionamento do seu cérebro fica lento, quase parando. 5)Ficar sem almoçar (fazendo só um lanchinho):  isso prejudica demais o cérebro, pois ele precisa de todos os nutrientes que estão no arroz, feijão, carne, legumes e saladas, para funcionar muito bem. Com um almoço bem balanceado, o cérebro se enche de energia, fica mais alerta e isso melhora a sua concentração e memória.

Encerramento:

Você é a obra mais espetacular que Deus poderia ter feito. O funcionamento tão perfeito e detalhado do seu cérebro mostra como Deus é grandioso e perfeito. E Ele deu de presente para você essas capacidades que antes de criar o homem, só Ele tinha. Mas é importante que você saiba que a sua mente, é só um pedacinho da mente de Deus. Isso mesmo.  Acima de você existe uma mente muito mais perfeita, trabalhando perfeitamente agora mesmo para que tudo dê certo em sua vida e também na história do mundo.

Nossa capacidade e inteligência não conseguirão nunca entender a mente do Senhor. Foi isso que Ele disse: "Meus pensamentos são muito diferentes dos seus”, diz o Senhor,“e meus caminhos vão muito além de seus caminhos. Pois, assim como os céus são mais altos que a terra, meus caminhos são mais altos que seus caminhos, e meus pensamentos, mais altos que seus pensamentos". Isaías 55.8,9

Por isso, sempre que acontecer em sua vida algo que fuja do seu entendimento, somente confie na mente de Deus. Ao invés de se revoltar, questionar ou desistir de viver, confie e espere em Deus. Ele tem pensamentos mais altos do que os seus! E no tempo certo ele mesmo vai completar, de forma perfeita o quebra cabeça da sua vida.

Isso Jó não conseguia entender. Ele falou e falou que Deus era injusto com ele e não sabia o que estava fazendo. Foi por isso que Deus apareceu para Jó e o fez refletir em Seu poder.  Ele disse: "Será que você, que está brigando comigo, que sou o Todo Poderoso, o dono de tudo o que existe, será que você tem mais alguma coisa para falar contra mim, você que acha que é inteligente? Eu quero que você me responda!" (Jó 40.2,3).

Mas agora Jó não tinha mais nada para falar. Ele estava bem humilde. Então reconheceu que havia falado demais, contra o Senhor e Seu poder, contra a sua inteligência e sua mente: "Eu sei que o Senhor é quem manda em tudo e todas as suas idéias e planos acontecerão. Eu falei, Senhor, de assuntos que não entendia e não tive nenhuma sabedoria para falar do Senhor. E eu fiz isso porque não te conhecia de perto...só tinha ouvido falar sobre o Senhor, mas agora eu consigo te ver. Eu me arrependo por tudo o que disse e gostaria de pedir perdão ao Senhor!" (Jó 42.2-6)

Será que o Senhor perdoou Jó, crianças? Ou será que um redemoinho o levou para longe? A Bíblia não diz claramente. Só está registrado no final do seu livro, o que aconteceu com Jó:

"Deus abençoou Jó com duas vezes mais do que ele tinha antes. A sua vida foi abençoada com muito mais do que ele tinha no começo. Ele teve 14 mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de boi e mil jumentos. E ele teve sete filhos e três filhas, muito inteligentes e lindas".  Depois que aconteceu tudo aquilo com Jó, ele viveu mais 140 anos e pode conhecer seus trinetos, ou seja, os filhos de seus netos.  Não é maravilhoso? E até hoje a história de Jó nos abençoa muito, nos ensinando a confiar na mente de Deus, que sempre será maravilhosa e perfeita.

Ministrador:  Leve as crianças a fazerem com Jó, pedirem perdão por palavras ruins e por atitudes que fizeram contra Ele. Peça para o Senhor ajudar as crianças a conhecer Deus por andarem com ele. Peça ao Senhor para revelar a Sua mente à mente das crianças: os seus pensamentos, a sua vontade e os planos que Deus tem para cada uma delas. E declare com as crianças a confiança na inteligência de Deus para levar essas crianças a um lugar bom e de paz, como fez na vida de Jó.

Versículo parte 7: 




Figuras complementares:














Pista 7 e caça ao tesouro:

Hoje não teremos atividades relativas ao assunto. O tempo restante será usado para a caça ao tesouro. Atenção ministrador, junte as crianças de acordo com as cores dos cards que elas receberam. Entregue a última pista para que elas decifrem juntas. A partir, siga as dicas do Bruno Bosso.




Resposta de todas as questões:

PISTA A - 1 a 7 - Laranja

Dia 1 – Sou um corpo gelado e gosto de viajar pelo sistema solar. Quando chego perto do sol começo a liberar gases e isso cria em mim uma cauda. Sou? Cometa. * na primeira lição está invertido com a pista 1 B

Dia 2 – Sou o lugar mais profundo do mar. Estou localizada no oceano pacífico. Somente 3 humanos me conhecem. Sou? Fossa das Marianas

Dia 3 – No universo, tenho luz própria. Sou um coletivo de estrelas. Você me vê nos céus do Brasil. Tenho formato de cruz. Sou? Cruzeiro do Sul.

Dia 4 – Sou um bloco de gelo que flutua no oceano. Sou composto de água doce. Somente uma parte do meu corpo aparece, o resto fica submerso. Sou? Iceberg

Dia 5 – Sou uma nuvem que provoca tempestades. Tenho a forma de uma grande montanha. De mim vem os raios, granizo e até o tornado! Sou? Cumulunimbus

Dia 6 – tenho o formato de uma torre e possuo hélices nas minha ponta. Com a força do vento eu trituro grãos e sementes duros. Sou? Moinho de vento.

Dia 7 - Sou um alimento que todos gostam muito. Você me come todos os dias. Se me consumir em excesso, posso trazer problemas de memória e dificuldade de aprender coisas novas. Sou? Açúcar.

Juntando todas as letras, o tesouro do grupo laranja estará no Cozinha.

PISTA B - 1 a 7 - VERDE

Dia 1 – Sou um dos continentes da terra. No meu território, a vegetação mais comum é a savana. Meu clima é árido, mas o maior rio do mundo está aqui. Sou? Africa.

Dia 2 – Sou uma das plantas mais antigas do oceano, sozinha, produzo mais da metade do oxigênio que respiramos. Sou a Alga.

Dia 3 – Nesse processo, as plantas utilizam a energia solar para se alimentar e produzir oxigênio. Sou a fotossíntese.

4 – Sou um continente coberto de gelo . Meus habitantes são pinguins. Minha temperatura média é menos sessenta graus. Sou a Antardida.

5 – Sou um raio que não nasce nas nuvens. Eu sou criado quando partículas de cinzas se chocam umas com as outras. Sou um dos raios mais assustadores e incríveis de se ver. Sou Raio Vulcanico

Dia 6 – Sou provocada por ventos que sopram com muita força trazendo nuvens carregadas de chuva do mar para a terra. Sou um fenômeno que acontece nos países asiáticos. Sou? Monção

Dia 7 – Estou presente em alimentos muito gostosos como salgadinhos, lanches e outras coisas fritas. Não possuo nenhuma vitamina, por isso, comer alimentos onde estou, fará seu cérebro ficar bem lento. Sou? Gordura.

Juntando todas as letras, o tesouro do grupo verde estará no Aliança (Auditório).

PISTA C - 1 a 7 - AZUL

Dia 1 – Você não pode me ver, mas graças a mim, tudo o que há na terra não sai voando. Não existo no espaço, é por isso que os satélites não caem. Sou? Gravidade

Dia 2 – Sou o maior animal dos mares. Peso 103 toneladas  e meu tamanho é de 33 metros. Me alimento de pequenos camarões chamados Kril. Sou?  Baleia Azul.

Dia 3 – Sou uma massa que vive no espaço. Meu campo gravitacional é tão grande, que nada escapa de mim, nem mesmo a luz. Sou?  buraco negro.

4 – Quando uma grande quantidade de neve se desprende da montanha, eu aconteço.  Com a minha força posso arrastar alpinistas. Sou? avalanche.

5 – Graças a mim, o Brasil é o país onde mais caem raios no mundo. Se estou no ar, nuvens de tempestades são formadas com mais facilidade. Sou causada pela queima de combustível. Sou? Poluição.

6 – Sou um transporte marítimo que usa a força do vento para percorrer grandes distâncias. A caravela que Cabral usou para atravessar o oceano e chegar ao Brasil é um exemplo de mim. Sou? Embarcação à Vela.

7 – Eu preciso que você me dê  8 horas do seu dia, para que você fique cheio de energia e animado. É nessas horas que eu aproveito para renovar as células do seu cérebro, tirar o cansaço e prepará-lo para o dia seguinte. Sou? Sono.


Juntando todas as letras, o tesouro do grupo azul estará no Auditório restauração, atrás de uma flâmula de Geração.

CAÇA AO TESOURO

Serão necessários 3 executores para a atividade:
Líder verde 
Líder azul 
Líder laranja 

1-Organizar as crianças em suas equipes de acordo com a maioria da cor de cards (pistas) que ela tem. 
OBS: Pode ser que tenha criança que nem sabe o que está acontecendo, então você precisa fazer uma breve explicação sobre a caça ao tesouro. 
2- Coloque na lousa as palavras de cada equipe (igual jogo da forca) não escreva as letras é apenas um guia para ajudar as crianças. Deixe que as crianças descubram a palavra de sua equipe. 
3-Após formarem a palavra, junto do líder da equipe, as crianças deverão ir até o local descoberto.
4-Chegando no local, as crianças precisam encontrar o tesouro (uma caixa cheia de coisas gostosas).
ATENÇÃO! Terá um papel colado em cima da tampa da caixa, elas só poderão abrir a caixa se encontrarem a palavra que está no envelope que se encontra dentro do livro de Jó. Esta é a chave para abrir o tesouro.  
O EXECUTOR PRECISA RETER A CAIXA ATÉ ELAS ENCONTRAREM A CHAVE PARA ABRIR O TESOURO. (quando uma das crianças encontrar estão liberados para abrir)

IMPORTANTE! Não deixe as crianças usarem celular, eles devem procurar na Bíblia (delas) a palavra e TODOS DEVEM PARTICIPAR. 

CHAVE PARA ABRIR O TESOURO: JUMENTO

LOCAL DO ESCONDERIJO:
Equipe Laranja: palavra-chave – COZINHA/ esconderijo: FORNO
Equipe Verde: palavra-chave – ALIANÇA/ esconderijo: auditório aliança = DENTRO DO BANCO DO PIANO OU ARMÁRIO DA MESA DE SOM. 
Equipe Azul: palavra-chave – GERAÇÃO/ esconderijo: auditório restauração = DENTRO DO ARMÁRIO.






quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Start Kids nas Férias - Questão 6 - Você já esteve no lugar onde surgem os ventos?

Abertura - Oração  

Música: Tudo foi criado por Deus - Aline Barros

https://www.youtube.com/watch?v=uV3gIjo1e2A

Ofertório

Versículo tema: A cada semana vamos aprender um versículo do lindo louvor escrito pelo Apóstolo Paulo em Romanos 11.33-36: Versão NVT

Semana 1 - "Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! 

Semana 2 - É impossível entendermos as suas decisões e os seus caminhos!

Semana 3 - Pois quem conhece os pensamentos do Senhor?

Semana 4 - Quem sabe o suficiente para ser o seu conselheiro?

Semana 5 - Quem lhe deu primeiro alguma coisa, para que ele precise depois retribuir?

Semana 6 - Pois todas as coisas vêm Dele, existem por meio Dele  e são para Ele.

Semana 7 - A Ele seja toda a glória para sempre! Amém!

Observação: A cada domingo deve-se ensinar o versículo novo. O ministro deve repetir várias vezes os versículos anteriores e acrescentar o novo, de forma que último domingo, as crianças saibam falar o texto todo.

Ministração: Questão 6 - Jó 38.24 - Você já esteve no lugar onde surgem os ventos?

Jó era um homem muito rico, o mais rico do país em que morava. Ele era honesto, justo, bom e temia a Deus. Porém, um dia Deus permitiu que Jó passasse por um sofrimento muito grande. Seus bois e camelos foram roubados. Seus empregados, assassinados. Um raio caiu do céu e matou toas as suas ovelhas. E sabem o que mais? Um tornado derrubou a casa onde seus filhos estavam e a casa desabou, todos morreram. Você aguentaria passar por tudo isso?  Deus permitiu que tudo isso acontecesse na vida de Jó porque queria que Jó O conhecesse de perto, que Jó fosse amigo Dele e confiasse Nele, mesmo que tudo estivesse tão confuso e destruído. 

Deus foi até onde Jó estava, e do meio de um redemoinho, fez várias perguntas para ele: "Onde você estava quando eu criei o mundo?". "Quem colocou limites no mar, de forma que ele não invade a terra?" "Você sabe onde moram a luz e as trevas?" "Você já visitou os depósitos onde eu guardo a neve e o granizo?" "Você é capaz de fazer os relâmpagos riscarem o céu?". 

E hoje vamos conhecer a sexta pergunta que Deus fez para Jó. Alguma coisa importante Deus queria que Jó aprendesse!

"Você já esteve no lugar onde surgem os ventos?". Jó 38.24 (Bíblia Viva)

Com certeza, nos dias de calor, ter um ventinho soprando é muito agradável, não é mesmo? Mesmo sendo invisível, podemos sentir o vento em nosso corpo e também quando ele balança as árvores e as roupas. Mas você sabe de onde surgem os ventos?

Bem, vamos aprender agora sobre os ventos. Mas vamos relembrar algumas coisas importantes. Primeira coisa, a terra é redonda. E ela está em rotação, ou seja, girando em torno dela mesma (use o globo terrestre).  E ela, mesmo que você não veja, está cheia de ar, que é a atmosfera, que torna possível a vida na terra.

O calor do sol aquece a terra. O ar, em contato com esse calor fica quente e sobe para as partes mais altas da atmosfera, dando lugar ao ar mais frio, que fica por baixo. Mas logo esse ar se esquenta também e sobe. E é esse movimento do ar que forma os ventos.

Você sabia que a rotação da terra ajuda o ar da atmosfera se movimentar? Então, o ar se movimenta dos lugares mais altos para o lugares mais baixos da terra. Dos lugares mais quentes para os mais frios e dos lugares mais frios para os mais quentes, num movimento frequente. Claro que é meio difícil a gente imaginar isso, pois estamos falando de algo gigante, que envolve todo o nosso planeta, algo que só mesmo a mão de Deus poderia fazer. Dependendo do clima e da região por onde esses ventos passam, eles podem ser somente uma brisa suave ou podem ser fortes e destruidores.

Quais tipos de ventos existem? (líder, providencie imagens em JPG para colocar na TV)

- Brisa - são ventos que sopram do mar para o continente durante o dia, e do continente para o mar durante a noite.

- Monções - acontecem na Àsia e não no Brasil. Ventos que sopram do mar para o continente entre julho e agosto, trazendo muita, muita chuva e provocando grandes alagamentos. (os doze meninos da Tailândia, ficaram presos na caverna que foram visitar por causa de uma enchente provocada pelas monções).

- Ventos Alísios - Ventos úmidos que vem do polo sul e do polo norte, em direção ao centro da terra (linha do Equador - mostre no globo). E os contra alísios, são ventos secos que sopram da linha do Equador para os países tropicais, ou seja, que ficam abaixo dela.

Furacões, Ciclones e Tufão - Todos esses acontecimentos meteorológicos são iguais: tempestades que se formam no mar e trazem ventos muito violentos, que sopram em forma de um gigantesco círculo, que podem ser vistos somente do espaço. E porque eles tem nomes diferentes? Por causa da região onde eles acontecem. No Oceano Pacífico perto da Índia (mostre no globo), eles são chamados de Ciclones. E no Oceano Pacífico perto do Japão, são chamados de Tufões. Quando esses ventos ocorrem no Oceano Atlântico, perto dos Estados Unidos, se chamam Furacões. 

- Tornados.  São ventos que podem girar numa velocidade maior do que um trem-bala, ou seja 400 a 500 km por hora. Diferente dos Furacões, os Tornados se formam no céu e tocam o solo. Começam como um pequeno funil, que depois vai se alargando e sugando o que estiver em seu caminho. Quem aqui sabe mais alguma coisa sobre os Tornados? No Brasil acontecem Tornados? Sim! E Furacões? Raramente, porque as águas do mar brasileiro não criam condições para os furacões.

Como Deus faz tudo perfeito, os ventos não existem só para "soprar" sobre a terra, trazendo frescor ou destruição. Deus criou os ventos com uma utilidade! A principal função dos ventos é levar o ar fresco dos Polos para as regiões mais quentes da terra, que estão na linha do Equador. E levar o ar quente dessas regiões para os Polos, para que eles não fiquem tão frios. Os ventos também servem para levar umidade para diversas regiões do planeta, criando as nuvens que trazem chuva para regiões secas. Outra coisa legal que os ventos fazem é transportar as sementes das árvores para outros lugares, fazendo com que as espécies se multipliquem.

Vocês se lembram de onde foi que o Senhor conversou com Jó? Foi do meio de um...redemoinho! E o que é um redemoinho, alguém sabe? Assim como os furacões e tornados, os redemoinhos são uma coluna de vento que gira de forma muito rápida, mas que não causam estragos. Uma coisa muito interessante que acontece em todos esses fenômenos, é que, enquanto a laterais dessa coluna de vento giram muito rápido, o inverso acontece no centro delas, que chamamos de olho do tornado, do furacão o mesmo do redemoinho. No centro dos tornados, furacões e redemoinhos não há ventania, nem tempestade, nem destruição. Há calmaria e muita paz!

Vejam que incrível! Deus falou com Jó do meio do redemoinho para ensinar mais algumas lições para Jó. Naquele momento,  a vida de Jó estava arrasada, como acontece quando ventos fortes passam por um lugar. Tudo havia sido destruído. Jó só podia ver a ventania do tornado naquele momento de tristeza. Mas Deus, do lugar de paz e calmaria, queria que Jó soubesse que Deus estava ali com ele, no meio da sua dor.  E que Jó deveria sair das beiradas do redemoinho e entrar no meio dele, no lugar de tranquilidade e paz, que é onde Deus habita.

Encerramento:

Um grande profeta de Deus chamado Elias também passou por uma situação muito difícil. A rainha Jezabel mandou um recado dizendo que iria matá-lo em menos de 24 horas. Elias teve muito medo e viajou por quarenta dias e quarenta noites para fugir de Jezabel e se esconder em uma caverna. Mas lá na caverna, Deus foi atrás de Elias, conversar com ele. E como foi que Deus chegou? Primeiro veio um forte vento, um tornado...mas Deus não estava no tornado. Depois aconteceu um grande terremoto, mas Deus não estava no terremoto. Depois veio um fogo muito grande, mas Deus também não estava no fogo. E por fim, veio uma brisa tão gostosa... e Deus falou com voz mansa e delicada com o profeta e trouxe ânimo para ele . 

Da mesma forma Deus foi atrás de Jó, e falou com ele do olho do redemoinho, do lugar calmo. Isso porque Deus é Deus de paz e não de confusão. Ali, do meio do redemoinho, Deus estava chamando Jó para perto Dele. Mesmo que naquele momento a vida de Jó estivesse muito agitada, Deus queria que Jó atravessasse esse momento confiando Nele, e acreditando que o Senhor o levaria para o lugar tranquilo onde Ele habita.

Crianças, vocês são muito pequenas e tem uma vida inteira pela frente. Com certeza vocês terão que enfrentar muitos redemoinhos, furacões e tornados. Bem, não se preocupem, porque não será assim tão difícil como foi no caso de Jó. Mas, no mundo teremos aflições e dificuldades. Como Jó, a primeira reação nossa será questionar o agir de Deus e até mesmo nos afastarmos Dele.

Mas, não é isso que Deus deseja de vocês. Quando diante de vocês estiver um redemoinho, por favor, não fujam nem desanimem. Passem pelo sofrimento com fé e confiança, pois Deus estará no meio Dele, trazendo paz para vocês, amém? Deus nunca deixará vocês nem os abandonará, não importa o que acontecer. Ele sempre estará com vocês trazendo paz e calma. Continuem firmes, pois se ficarem firmes, Deus mesmo levará vocês para um lugar tranquilo e cheio de bênção, como aconteceu no final, com Jó. Creiam no que está escrito em Tiago 5.11

"Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia".

Ministrador: Coloque as crianças sentadas no chão. Faça elas se acalmarem, pode até colocar uma música suave, instrumental. Agora, juntos agradeçam ao Senhor Deus por ser um Deus de paz e trazer paz aos corações, mesmo em momentos de muita ventania. Peça para as crianças ficarem quietas mais um instante e ore para que Deus diga em seus ouvidos, uma Palavra que revele quem Ele é. Ex: Eu Sou Amor...Eu Sou Paz. Deixe que as crianças compartilhem o que ouviram.


Versículo parte 6: 


O que vou observar: 






Pista 6- A/ B / C







quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Start Kids nas Férias - Questão 5 - Você é capaz de fazer os relâmpagos riscarem o céu?

Abertura - Oração  

Música: Tudo foi criado por Deus - Aline Barros

https://www.youtube.com/watch?v=uV3gIjo1e2A

Ofertório

Versículo tema: A cada semana vamos aprender um versículo do lindo louvor escrito pelo Apóstolo Paulo em Romanos 11.33-36: Versão NVT

Semana 1 - "Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! 

Semana 2 - É impossível entendermos as suas decisões e os seus caminhos!

Semana 3 - Pois quem conhece os pensamentos do Senhor?

Semana 4 - Quem sabe o suficiente para ser o seu conselheiro?

Semana 5 - Quem lhe deu primeiro alguma coisa, para que ele precise depois retribuir?

Semana 6 - Pois todas as coisas vêm Dele, existem por meio Dele  e são para Ele.

Semana 7 - A Ele seja toda a glória para sempre! Amém!

Observação: A cada domingo deve-se ensinar o versículo novo. O ministro deve repetir várias vezes os versículos anteriores e acrescentar o novo, de forma que último domingo, as crianças saibam falar o texto todo.


Ministração: Questão 5 - Jó 38.24 - Você é capaz de fazer os relâmpagos riscarem o Céu?

Jó era um homem muito rico, o mais rico do país em que morava. Ele tinha 7 mil ovelhas, 3 mil camelos, 1000 bois e 500 jumentos. Calculando, ele tinha mais ou menos 105 milhões de reais somente em rebanhos! Vocês podem acreditar nisso? E um monte de empregados para cuidar disso tudo. 

Ele era honesto, justo, bom e temia a Deus. Um dia, Satanás disse para Deus: "Jó te ama, porque o Senhor deu riquezas para ele. Tire tudo dele e Ele irá te amaldiçoar e  te abandonar" (Jó 1.9-11). Deus então permitiu que Jó passasse por um sofrimento muito grande. Ele perdeu seus filhos, seus servos, e toda a sua riqueza. E até mesmo a sua saúde. Será que Jó abandonou ou amaldiçoou Deus? 

Não, ele não fez isso. Mas...Jó começou a fazer perguntas para Deus: "Porque estou passando por isso, se sou um homem bom?" "Porque coisas ruins acontecem com pessoas boas? Os homens malvados vivem bem, e nada de ruim acontece com eles".

Diante de tantas perguntas, do meio de um furacão,  Deus disse para Jó: "As suas palavras só mostram que você não sabe nada sobre mim. Quem é você para colocar em dúvida a minha sabedoria? Agora prepare-se, porque eu vou fazer algumas perguntas para você e quero ver se você pode me responder!" (Jó 38.1-3). 

A primeira pergunta que Deus fez para Jó foi: "Onde você estava quando eu criei o mundo?"A segunda pergunta foi: "Quem colocou limites no mar, de forma que ele não invade a terra?" A terceira pergunta que Deus fez foi: "Você sabe onde moram a luz e as trevas?" A quarta pergunta foi: "Você já visitou os depósitos onde eu guardo a neve e o granizo? . Dê oportunidade para as crianças compartilharem sobre o que aprenderam nas lições passadas, respondendo às perguntas que Deus fez para Jó.

E hoje vamos à quinta pergunta que Deus fez para Jó. Será que ele saberia responder? E você?

"Você é capaz de fazer os relâmpagos riscarem o Céu?". Jó 38.24 (Bíblia Viva)

Quem aqui gosta de observar os relâmpagos? Bem, na verdade penso que a maioria de vocês tem medo dos relâmpagos, não é mesmo? Porque você tem medo dos relâmpagos? O que os relâmpagos pode fazer de mal para os seres humanos? Vamos seguir nessa aventura de descobrir  de onde vem os relâmpagos e raios, essa maravilhosa criação de Deus.

Bem, vamos começar do começo, ou seja, das nuvens. As nuvens são aglomerados de gotas de água ou gelo que ficam suspensas na atmosfera (no alto do céu). Só que lá em cima, essas gotinhas de água não ficam paradas, elas ficam em movimento, se chocando entre si. Esse choque produz sabem o quê? Energia elétrica! Sim!!!! O movimento das águas faz a nuvem ficar carregada de energia, como se fosse uma pilha gigante.

Quando a nuvem fica bem cheia de carga elétrica, ela precisa descarregar em algum lugar....então surgem os clarões de luz azul,  que são os relâmpagos - descargas elétricas liberadas no ar.  A maioria dos relâmpagos acontecem dentro das nuvens, mas muitos deles também percorrem o ar, formando aqueles riscos no céu, que são ao mesmo tempo assustadores e maravilhosos!

Vamos aprender algumas curiosidades sobre os relâmpagos?

 Um relâmpago médio libera uma energia suficiente para manter uma lâmpada acesa por três meses seguidos!

- No Brasil, acontecem cerca de 70 milhões de relâmpagos por ano!

- Você sabia que o raio vem de um relâmpago? O ar entre as nuvens e a terra impede que a descarga elétrica caia na terra. Mas, existem momentos em que o campo elétrico é tão forte, que a descarga é lançada da nuvem. Quando ela está se aproximando da terra, uma descarga elétrica sobre da terra para encontrá-la. Aí, elas se unem formando aquele risco poderoso e muito quente, que se chama raio. O raio é cinco vezes mais quente que a superfície do sol.

- O Brasil é o país onde mais caem raios no mundo! As cidades brasileiras onde mais caem raios são Granja e Santa Quitéria, no Ceará (cerca de 7 mil raios por ano!). 

- Um raio pode cair diversas vezes no mesmo lugar. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro é atingido por 6 raios por ano. E a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, recebe 600 descargas de raio por ano.

-  Logo depois do relâmpago vem o trovão. Ele acontece porque essa corrente elétrica que sai das nuvens, esquenta e movimenta o ar de maneira tão rápida, que gera um estrondo muito alto. É assim que o trovão é gerado! 

- Podemos observar a luz do raio no mesmo momento em que ele cai. Já o som do raio, o trovão, demora um bom tempo, pois sua velocidade é menor que a da luz. Quer saber a distância em que caiu um raio? Basta contar os segundos entre a luz do raio e trovão e dividir por três. Por exemplo, entre a luz de um raio e o barulho, foram 6 segundos. Eu divido 6 por 3, então fico sabendo que o raio caiu a 2 quilômetros da minha casa.

Acompanhar de perto uma tempestade cheia de raios e trovões é maravilhoso! Porém é muito perigoso! Você precisa tomar cuidado nesses temporais, pois as descargas elétricas são tão quentes que podem matar várias pessoas ao mesmo tempo. Que tipo de cuidados você precisa ter quando olhar para o céu e ver uma tempestade chegando?

- Evite usar qualquer aparelho conectado na tomada: celular, secador, ferro, chuveiro, você pode tomar um choque, pois a corrente elétrica do raio pode percorrer a fiação.

- Permaneça dentro de casa ou procure um lugar coberto. Evite ficar em locais abertos como campos de futebol, piscinas, praias ou lugares altos. Nunca se abrigue embaixo de uma árvore ou numa barraca.

- A água salgada é um grande condutor de eletricidade. A eletricidade de um raio pode percorrer cerca de 5 quilômetros. Por esse motivo, você deve sair da água quando estiver chegando uma tempestade.

- Se estiver fora de casa, não encoste a mão em cercas de arame, fios ou objetos metálicos, nem mexa com água (porque eles são condutores de eletricidade).

Todos os anos morrem 24 mil pessoas no mundo, por causa de raios e relâmpagos. Mas, você sabia que raios não podem derrubar aviões?

Ahhh, agora você já como é que Deus faz os relâmpagos riscarem o céu! Não é maravilhoso e ao mesmo tempo assustador? Quando olhamos para os relâmpagos, nosso primeiro sentimento é o medo. Sim, porque o clarão é muito forte, mas também sentimos medo por causa dos trovões. Mais do que medo, Deus quer que você olhe para essas coisas e sinta temor. Temor é bem diferente de medo. Por exemplo, quem tem medo da chuva, todas as vezes que vê uma tempestade chegando ou ouve um trovão, corre para se esconder e não sai do lugar até que tudo tenha passado. Mas temor é diferente: é um sentimento que não te faz fugir, nem se esconder, mas sim, chegar perto com todo o respeito. Quem tem temor da chuva e dos relâmpagos, não se esconde nem fica com medo, mas tem respeito, ou seja, sabe apreciar a chuva, mas sabe que tem os seus limites: que não pode ficar em lugar aberto, nem usar coisas ligadas na tomada...entenderam a diferença de ter medo e ter temor?

Deus, quando retirou seu povo do Egito, fez com que a primeira parada deles fosse no Monte Sinai. E ali no Monte Sinai, Deus mostrou todo o Seu poder para o povo. Sabem de que maneira? Com raios e relâmpagos muito poderosos! Quando o povo viu aqueles raios e relâmpagos, teve medo e quis fugir de Deus (Ex 20.18). Mas Moisés, que já conhecia Deus de perto disse: "Não tenham medo! Deus veio para testar vocês. Ele está fazendo essas coisas para que vocês tenham humilde respeito a Ele e não pequem". Êxodo 20.20.

Encerramento: 

Quando Deus retirou o seu povo do Egito, também fez com que eles passassem por alguns testes. Isso Ele fez para ver se dentro do coração deles havia alguma rebeldia ou até mesmo falta de respeito por Ele. Lá no deserto faltou água, comida, vieram doenças, mas Deus nunca, nunca deixou de estar perto Deles e fazer milagres quando Eles mais precisavam. Mesmo assim, vocês sabem que o povo foi rebelde, desobediente e um grupo até tentou voltar para o Egito. Por isso, o deserto deles se prolongou por quarenta anos.

Da mesma forma Deus também fez com que Jó passasse por esse teste tão difícil, pois queria saber se de fato Jó o amava por causa que ele era rico e tudo estava indo tão bem. Mas Jó, ao invés de se aproximar de Deus, ele ficou chateado e começou a questionar o motivo pelo qual Deus estava fazendo aquilo. 

Jó, durante a sua prova, aprendeu que, assim como os relâmpagos riscam o céu, Deus também havia determinado o caminho certinho para a sua vida. Mesmo que naquele momento tudo estivesse muito difícil, logo o próprio Senhor faria em sua vida um grande milagre. O que Ele nunca podia fazer era deixar de amar e respeitar ao Senhor. Vejam o que Jó escreveu:

"Quando Deus estipulou as leis para a chuva e caminhos para as tempestades trovejantes com seus relâmpagos, ele declarou: No amor respeitoso ao Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento". Jó 28.28. Uau! O próprio Jó disse que revemos ter com o Senhor um amor respeitoso, ou seja, amá-lo, mas também respeitar  e obedecer às Suas leis. 

Você precisa entender que Deus também determinou um caminho para você, assim como os relâmpagos riscam o céu. E nem sempre esse caminho será fácil; todos nós passamos por dificuldades e testes na vida. Existem momentos em que você vai chorar e até pensar que Deus te abandonou. O que você nunca deve fazer, durante esses testes, é se afastar de Deus e ficar chateado com Ele, ou até mesmo dizer palavras duras contra o Ele. Continue amando e respeitando o Seu Pai do Céu. E, mesmo que em seu caminho passem muitas tempestades, Deus mesmo te levará por um caminho de milagres, onde no final, tudo ficará bem.


Ministrador: Agradeça, com as crianças, ao Senhor, por ter riscado o caminho de cada uma delas. Faça-as declarar que sempre que virem os relâmpagos nos céus, confiarão nos planos de Deus para a vida delas. Ore pedindo que o Senhor encha o coração delas de temor e respeito por Ele, e que, ao invés delas se afastarem de Deus durante as dificuldades, que elas se aproximem e sejam amigas Dele.


Versículo parte 5: 



O que vou observar: 





Pista 5- A/ B / C







20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...