quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Start Kids nas Férias - Questão 6 - Você já esteve no lugar onde surgem os ventos?

Abertura - Oração  

Música: Tudo foi criado por Deus - Aline Barros

https://www.youtube.com/watch?v=uV3gIjo1e2A

Ofertório

Versículo tema: A cada semana vamos aprender um versículo do lindo louvor escrito pelo Apóstolo Paulo em Romanos 11.33-36: Versão NVT

Semana 1 - "Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! 

Semana 2 - É impossível entendermos as suas decisões e os seus caminhos!

Semana 3 - Pois quem conhece os pensamentos do Senhor?

Semana 4 - Quem sabe o suficiente para ser o seu conselheiro?

Semana 5 - Quem lhe deu primeiro alguma coisa, para que ele precise depois retribuir?

Semana 6 - Pois todas as coisas vêm Dele, existem por meio Dele  e são para Ele.

Semana 7 - A Ele seja toda a glória para sempre! Amém!

Observação: A cada domingo deve-se ensinar o versículo novo. O ministro deve repetir várias vezes os versículos anteriores e acrescentar o novo, de forma que último domingo, as crianças saibam falar o texto todo.

Ministração: Questão 6 - Jó 38.24 - Você já esteve no lugar onde surgem os ventos?

Jó era um homem muito rico, o mais rico do país em que morava. Ele era honesto, justo, bom e temia a Deus. Porém, um dia Deus permitiu que Jó passasse por um sofrimento muito grande. Seus bois e camelos foram roubados. Seus empregados, assassinados. Um raio caiu do céu e matou toas as suas ovelhas. E sabem o que mais? Um tornado derrubou a casa onde seus filhos estavam e a casa desabou, todos morreram. Você aguentaria passar por tudo isso?  Deus permitiu que tudo isso acontecesse na vida de Jó porque queria que Jó O conhecesse de perto, que Jó fosse amigo Dele e confiasse Nele, mesmo que tudo estivesse tão confuso e destruído. 

Deus foi até onde Jó estava, e do meio de um redemoinho, fez várias perguntas para ele: "Onde você estava quando eu criei o mundo?". "Quem colocou limites no mar, de forma que ele não invade a terra?" "Você sabe onde moram a luz e as trevas?" "Você já visitou os depósitos onde eu guardo a neve e o granizo?" "Você é capaz de fazer os relâmpagos riscarem o céu?". 

E hoje vamos conhecer a sexta pergunta que Deus fez para Jó. Alguma coisa importante Deus queria que Jó aprendesse!

"Você já esteve no lugar onde surgem os ventos?". Jó 38.24 (Bíblia Viva)

Com certeza, nos dias de calor, ter um ventinho soprando é muito agradável, não é mesmo? Mesmo sendo invisível, podemos sentir o vento em nosso corpo e também quando ele balança as árvores e as roupas. Mas você sabe de onde surgem os ventos?

Bem, vamos aprender agora sobre os ventos. Mas vamos relembrar algumas coisas importantes. Primeira coisa, a terra é redonda. E ela está em rotação, ou seja, girando em torno dela mesma (use o globo terrestre).  E ela, mesmo que você não veja, está cheia de ar, que é a atmosfera, que torna possível a vida na terra.

O calor do sol aquece a terra. O ar, em contato com esse calor fica quente e sobe para as partes mais altas da atmosfera, dando lugar ao ar mais frio, que fica por baixo. Mas logo esse ar se esquenta também e sobe. E é esse movimento do ar que forma os ventos.

Você sabia que a rotação da terra ajuda o ar da atmosfera se movimentar? Então, o ar se movimenta dos lugares mais altos para o lugares mais baixos da terra. Dos lugares mais quentes para os mais frios e dos lugares mais frios para os mais quentes, num movimento frequente. Claro que é meio difícil a gente imaginar isso, pois estamos falando de algo gigante, que envolve todo o nosso planeta, algo que só mesmo a mão de Deus poderia fazer. Dependendo do clima e da região por onde esses ventos passam, eles podem ser somente uma brisa suave ou podem ser fortes e destruidores.

Quais tipos de ventos existem? (líder, providencie imagens em JPG para colocar na TV)

- Brisa - são ventos que sopram do mar para o continente durante o dia, e do continente para o mar durante a noite.

- Monções - acontecem na Àsia e não no Brasil. Ventos que sopram do mar para o continente entre julho e agosto, trazendo muita, muita chuva e provocando grandes alagamentos. (os doze meninos da Tailândia, ficaram presos na caverna que foram visitar por causa de uma enchente provocada pelas monções).

- Ventos Alísios - Ventos úmidos que vem do polo sul e do polo norte, em direção ao centro da terra (linha do Equador - mostre no globo). E os contra alísios, são ventos secos que sopram da linha do Equador para os países tropicais, ou seja, que ficam abaixo dela.

Furacões, Ciclones e Tufão - Todos esses acontecimentos meteorológicos são iguais: tempestades que se formam no mar e trazem ventos muito violentos, que sopram em forma de um gigantesco círculo, que podem ser vistos somente do espaço. E porque eles tem nomes diferentes? Por causa da região onde eles acontecem. No Oceano Pacífico perto da Índia (mostre no globo), eles são chamados de Ciclones. E no Oceano Pacífico perto do Japão, são chamados de Tufões. Quando esses ventos ocorrem no Oceano Atlântico, perto dos Estados Unidos, se chamam Furacões. 

- Tornados.  São ventos que podem girar numa velocidade maior do que um trem-bala, ou seja 400 a 500 km por hora. Diferente dos Furacões, os Tornados se formam no céu e tocam o solo. Começam como um pequeno funil, que depois vai se alargando e sugando o que estiver em seu caminho. Quem aqui sabe mais alguma coisa sobre os Tornados? No Brasil acontecem Tornados? Sim! E Furacões? Raramente, porque as águas do mar brasileiro não criam condições para os furacões.

Como Deus faz tudo perfeito, os ventos não existem só para "soprar" sobre a terra, trazendo frescor ou destruição. Deus criou os ventos com uma utilidade! A principal função dos ventos é levar o ar fresco dos Polos para as regiões mais quentes da terra, que estão na linha do Equador. E levar o ar quente dessas regiões para os Polos, para que eles não fiquem tão frios. Os ventos também servem para levar umidade para diversas regiões do planeta, criando as nuvens que trazem chuva para regiões secas. Outra coisa legal que os ventos fazem é transportar as sementes das árvores para outros lugares, fazendo com que as espécies se multipliquem.

Vocês se lembram de onde foi que o Senhor conversou com Jó? Foi do meio de um...redemoinho! E o que é um redemoinho, alguém sabe? Assim como os furacões e tornados, os redemoinhos são uma coluna de vento que gira de forma muito rápida, mas que não causam estragos. Uma coisa muito interessante que acontece em todos esses fenômenos, é que, enquanto a laterais dessa coluna de vento giram muito rápido, o inverso acontece no centro delas, que chamamos de olho do tornado, do furacão o mesmo do redemoinho. No centro dos tornados, furacões e redemoinhos não há ventania, nem tempestade, nem destruição. Há calmaria e muita paz!

Vejam que incrível! Deus falou com Jó do meio do redemoinho para ensinar mais algumas lições para Jó. Naquele momento,  a vida de Jó estava arrasada, como acontece quando ventos fortes passam por um lugar. Tudo havia sido destruído. Jó só podia ver a ventania do tornado naquele momento de tristeza. Mas Deus, do lugar de paz e calmaria, queria que Jó soubesse que Deus estava ali com ele, no meio da sua dor.  E que Jó deveria sair das beiradas do redemoinho e entrar no meio dele, no lugar de tranquilidade e paz, que é onde Deus habita.

Encerramento:

Um grande profeta de Deus chamado Elias também passou por uma situação muito difícil. A rainha Jezabel mandou um recado dizendo que iria matá-lo em menos de 24 horas. Elias teve muito medo e viajou por quarenta dias e quarenta noites para fugir de Jezabel e se esconder em uma caverna. Mas lá na caverna, Deus foi atrás de Elias, conversar com ele. E como foi que Deus chegou? Primeiro veio um forte vento, um tornado...mas Deus não estava no tornado. Depois aconteceu um grande terremoto, mas Deus não estava no terremoto. Depois veio um fogo muito grande, mas Deus também não estava no fogo. E por fim, veio uma brisa tão gostosa... e Deus falou com voz mansa e delicada com o profeta e trouxe ânimo para ele . 

Da mesma forma Deus foi atrás de Jó, e falou com ele do olho do redemoinho, do lugar calmo. Isso porque Deus é Deus de paz e não de confusão. Ali, do meio do redemoinho, Deus estava chamando Jó para perto Dele. Mesmo que naquele momento a vida de Jó estivesse muito agitada, Deus queria que Jó atravessasse esse momento confiando Nele, e acreditando que o Senhor o levaria para o lugar tranquilo onde Ele habita.

Crianças, vocês são muito pequenas e tem uma vida inteira pela frente. Com certeza vocês terão que enfrentar muitos redemoinhos, furacões e tornados. Bem, não se preocupem, porque não será assim tão difícil como foi no caso de Jó. Mas, no mundo teremos aflições e dificuldades. Como Jó, a primeira reação nossa será questionar o agir de Deus e até mesmo nos afastarmos Dele.

Mas, não é isso que Deus deseja de vocês. Quando diante de vocês estiver um redemoinho, por favor, não fujam nem desanimem. Passem pelo sofrimento com fé e confiança, pois Deus estará no meio Dele, trazendo paz para vocês, amém? Deus nunca deixará vocês nem os abandonará, não importa o que acontecer. Ele sempre estará com vocês trazendo paz e calma. Continuem firmes, pois se ficarem firmes, Deus mesmo levará vocês para um lugar tranquilo e cheio de bênção, como aconteceu no final, com Jó. Creiam no que está escrito em Tiago 5.11

"Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia".

Ministrador: Coloque as crianças sentadas no chão. Faça elas se acalmarem, pode até colocar uma música suave, instrumental. Agora, juntos agradeçam ao Senhor Deus por ser um Deus de paz e trazer paz aos corações, mesmo em momentos de muita ventania. Peça para as crianças ficarem quietas mais um instante e ore para que Deus diga em seus ouvidos, uma Palavra que revele quem Ele é. Ex: Eu Sou Amor...Eu Sou Paz. Deixe que as crianças compartilhem o que ouviram.


Versículo parte 6: 


O que vou observar: 






Pista 6- A/ B / C







Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...