terça-feira, 11 de abril de 2023

5 - Missão: Espiar a Terra!

Recepção

Lanche

Start Desafio:  Escolha o desafio. 

Imprima 4 figuras e cole na parede. Figura 1: Flexão + Abraço. Figura 2: Polichinelo + Abraço. Figura 3: Fazer continência + Abraço. Figura 4: Pular corda + Abraço.

A criança deve escolher o desafio que quer fazer antes de entrar no Auditório.

Oração de Abertura/Cobertura:

Música: O nosso General é Cristo (Quelly Silva)

https://www.youtube.com/watch?v=KlwdUZ0tb6s

Ofertório

Start Games: Salve quantos puder. 

Material necessário: Fita adesiva

Organização: Organize as crianças em duas equipes, cada equipe precisa de um líder. Com a fita adesiva faça 1 quadrado para cada equipe. As equipes vão receber um tempo X para colocar o máximo de crianças dentro do quadrado se cada equipe. O líder é o responsável por colocar e tirar as crianças do quadrado para organizar. Quando concluir o tempo deverá ser contado as crianças dentro do quadrado e a equipe com mais integrantes vence.

Divisão das Turmas 


*Ministração: Missão: Espiar a Terra!  (Números 13-15)

*Atenção ministro! Caso quiser, pode transformar essa ministração em um super teatro. Use sua criatividade!

Você sabem quais são as qualidades necessárias para se tornar o soldado de um grande exército? (deixe que as crianças opinem).  Encontrei na página do Exército Brasileiro na internet, as seguintes qualidades: 1) Precisa amar a pátria. 2) Precisa ter fé na missão que recebeu. 3) Precisa saber trabalhar em equipe, sempre pensando no bem estar de todos. 4) Precisa ser corajoso. 5) Precisa ser treinado. 6) Precisa ter amor à profissão.

Quantas características boas, não é mesmo? E para se fazer parte do Exército de Deus, o que é necessário? Bem, antes de aprender isso, vamos ver, com a história a seguir, o que faz uma pessoa ser desclassificada para fazer parte do Exército de Deus.

O povo de Israel, sob a liderança de Moisés, já estava andando há quarenta dias no deserto. Para onde iam? Para Canaã, terra que Deus prometeu dar para Abraão e toda a sua descendência, muito tempo antes. Um dia, Yahweh disse para Moisés: "Escolha doze homens que sejam fortes e corajosos, que sejam como príncipes no meio do povo. Dê a esses homens uma missão: eles devem entrar escondidos em Canaã, para espionar a terra. Eles vão espionar toda a cidade, vão ver se o povo que mora lá é forte ou fraco, se são muitos ou poucos, se a terra dá muito ou pouco fruto, se há florestas ou não. Vão, com muita coragem! Ah e tragam alguns frutos da terra!" (Nm 13.18-20)

E lá se foram os espiões: Samua, Safate, Igal, Palti, Gadiel, Gadi, Amiel, Setur, Nabi, Guel, Josué e Calebe. E fizeram como Deus mandou: entraram na cidade e espiaram tudinho. Anotaram o que viram e trouxeram frutos da terra, inclusive um cacho de uvas tão grande e comprido, que teve que ser carregado por dois espiões. Mas, os espiões também viram que em Canaã moravam homens muito mais altos do que qualquer outros na terra, gigantes conhecidos como Enaquins. Só de falar em gigantes você deve ter sentido um arrepio, não é mesmo?

E depois de quarenta dias de espionagem, os doze voltaram para contar o que haviam visto. Moisés e todo o povo estavam muito curiosos, por isso se reuniram para ouvir o relatório.  "A terra é exatamente como Deus disse, uma terra muito boa que dá leite e mel: vejam os produtos que trouxemos! Mas... o povo que mora lá é muito poderoso...eles moram em cidades com grandes e fortes muros....e lá tem gigantes gente!" 

Mas, ao invés de fazer o povo ficar animado, o relatório dos espias fez todo o povo é ficar apavorado. E o povo começou a reclamar de Deus e de Moisés: "Não podemos lutar contra esse povo, eles são mais fortes do que nós! A terra que fomos espiar vai nos devorar e diante dos gigantes que estavam lá, nós parecíamos é gafanhotos!".  (Nm 13.31)

Somente dois, dos doze homens tinham uma opinião diferente de todos, Josué e Calebe. Eles disseram: "Vamos em frente, com coragem e confiança em Deus. Vamos tomar posse da terra, é certo que venceremos!" Mas o povo não quis ouvir; eles gritaram e choraram dizendo que iam voltar para o Egito, que Deus os havia enganado. Até quiseram matar Moisés e Arão! Eles se esqueceram com muita facilidade o que o Senhor Deus havia feito por eles e isso entristeceu e muito o coração do Senhor! Mas Deus também ficou muito bravo. Ele ficou irado!! "Até quando este povo vai se recusar a acreditar em mim, apesar de todos os sinais que fiz? Moisés, eu vou matar esse povo todinho e vou criar um novo povo, mas poderoso e também mais legal, vindo de você".  (Nm 14.11). 

Moisés pediu por favor ao Senhor que não fizesse isso. Então o Senhor se acalmou e perdoou o povo. Mas não livrou ninguém das consequências do seu terrível comportamento: "Eu sou um Deus vivo e poderoso. Amo as pessoas mas se tem uma coisa que eu não tolero é a falta de fé e a reclamação. Todos vocês, que duvidaram do meu poder e reclamaram, todos estão banidos da terra de Canaã. Vocês que tem mais de 20 anos de idade vão morar no deserto por quarenta anos, e todos vocês vão morrer, mas seus filhos crescerão e entrarão na Terra Prometida" (Nm 14.37-33). 

Mesmo assim, alguns homens tomara um decisão horrível. Apesar de Moisés não ter deixado, agora eles queriam ir até Canaã. E foram. Mas dessa vez Deus não estava com eles, nem mesmo os protegeria. E eles foram atacados e mortos pelos moradores da terra.

Encerramento: 

Dez dos Doze espiões foram totalmente desclassificados por Deus. Eles não serviam para fazer parte do Seu poderoso Exército pois não tinham fé no poder de Deus. Mas dois deles, Josué e Calebe, foram aprovados por Deus! Eles foram os únicos homens com mais de vinte anos que não morreram no deserto! Eles participaram da conquista de Canaã! Não é maravilhoso? Eles tinham exatamente aquilo que Deus deseja em seus soldados: Fé em Deus e coragem.  Mesmo diante dos gigantes, Josué e Calebe acreditaram que Deus daria força e poder para eles conquistarem a terra. Eles sabiam que Deus, o nosso comandante não mente e jamais perde uma batalha. E que na verdade, com Deus na frente do Exército, os gigantes é quem seriam os gafanhotos. Aleluia!

Crianças, Deus está levantando soldados para lutar por Ele. Não somos soldados que usam roupas especiais, nem armas que matam pessoas. Somos soldados do Exército de Deus. E Ele quer que vocês lutem com fé e coragem para defender Seu poderoso Nome, o poder do Seu Filho e a Sua Palavra. Que vocês lutem para defender a Igreja e também seus pastores. Que num mundo, onde as pessoas estão cada vez mais distantes de Deus, vocês sejam soldados que andam junto Dele e obedecem à Sua voz.

Hoje não temos muitos gigantes na terra como antigamente. Mas temos muitos gigantes  espirituais, que são Satanás e seus demônios. Eles trabalham dia e noite na mente das pessoas, fazendo-as duvidar de que Deus existe. Ele entra nas escolas e faz os professores ensinarem coisas que são completamente diferentes daquilo que Deus criou.

Vocês precisam ser como Josué e Calebe. Enquanto muitos dizem que Deus não existe, que a Bíblia é uma mentira, que família é coisa do passado e tantas outras coisas que ferem o coração de Deus, você e eu vamos manter nossa fé e dizer para todas as crianças possíveis que Deus existe, é poderoso. E que seu filho Jesus morreu na cruz para salvar cada uma delas, para que elas também entrem no exército de Deus.

Amém? Bons soldados, sigam o plano. Vamos defender o nome de Deus?

Ministrador: Crianças, peçam perdão ao Senhor por ainda existirem tantas pessoas que duvidam que Ele existe e que tem poder. Peçam perdão por todos os homens e mulheres, jovens, adolescentes e até mesmo crianças, que pecam contra Deus, não confiam Nele e fazem coisas que ferem o seu coração. Agora, crianças, vamos declarar que somos uma geração como a de Josué e Calebe? Declare para Deus que você confia Nele e em Sua Palavra. Que confia no Seu poder. Declare que você o ama e será um soldado fiel que defenderá Deus, a Sua Palavra e Sua Igreja. Aleluia!


Versículo da Semana:





Figuras: (freebibleimages.org)





















Figurinhas:


Manual do Bom Soldado:




Você sabia?




Usando a Espada do Espírito:



Tarefa da Semana Filhos&Pais:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...