Ministração - Vitorioso ou Derrotado? (Juízes 16)
Numa guerra existem vencedores e perdedores. O que leva alguém a vencer uma guerra? Deixe que as crianças digam. Todos os que lutam uma batalha, claro que lutam para vencer. Ninguém luta para perder ou sair derrotado. Mas como acontece em toda a guerra, tem os que saem vitoriosos e aqueles que saem perdendo, os derrotados. O que leva um exército à derrota? Ser derrotado é humilhante, não é mesmo?
Sansão nasceu para ser vitorioso. Antes mesmo dele nascer, foi escolhido pelo próprio Deus para ser um juiz de Israel, um libertador do povo das mãos dos terríveis filisteus. Sansão era um Nazireu, ou seja, tinha um voto com Deus de não beber bebida alcoólica e nunca se aproximar de um cadáver, de animal ou mesmo de gente. E o principal, não cortar o seu cabelo. E desse compromisso que tinha com Deus, de não cortar o cabelo, veio, pelo Espírito Santo, uma força incrível.
Sansão era um homem absurdamente forte. E com essa força, ele estava causando terror no acampamento dos filisteus. Por isso os Filisteus tentaram e tentaram descobrir qual a origem de sua força, mas não conseguiram. Então viram que Sansão tinha uma fraqueza. Sabem qual era a fraqueza de Sansão? Mulheres! Sim. Sansão andava por aí com várias mulheres. Chegou até a se casar com uma delas, mas os filisteus mataram essa mulher.
Mas agora Sansão se apaixonou por uma mulher chamada Dalila. Por isso os filisteus foram procurar Dalila e fizeram uma proposta: "Dalila, você vai ficar bem linda e cheirosa para Sansão. Vai oferecer um lindo jantar para ele. E então, você perguntará para ele de onde vem a sua grande força. Assim você poderá amarrá-lo e entregar para nós. Se você fizer isso, te daremos tanto dinheiro, que você poderá comprar uma casa para você e sua família, além de roupas e perfumes. O que você acha? (Jz 16.5).
Dalila aceitou no mesmo momento. E naquela noite, fez como os filisteus disseram. E após o jantar, ela perguntou para Sansão de onde vinha a sua extraordinária força. Sansão estava desconfiado, por isso enganou Dalila. Ele disse que se o amarrassem com sete tiras de couro novinhas, então ele ficaria fraco, como as pessoas normais. No outro dia, lá estava Dalila amarrando Sansão com as sete tiras de couro. Logo ela gritou para Sansão: Sansão, os filisteus estão chegando para te prender! Na mesma hora Sansão arrebentou as tiras de couro como se fossem fios de barbante!
Dalila não ficou muito feliz por ser enganada. E mais uma vez perguntou a Sansão de onde vinha a sua maravilhosa força. Sansão disse: "Se você me amarrar bem forte com cordas novinhas, que nunca foram usadas, eu seria tão fraco como uma pessoa normal". Pois Dalila logo arrumou um jeito de amarrar Sansão com cordas novinhas. E novamente ela chamou os filisteus. E quando eles apareceram, Sansão rompeu as cordas como se fossem linha de costura.
Mas Dalila não ia desistir. Ela reclamou com Sansão dizendo que ele não a amava, porque não estava dizendo a verdade para ele. E ela ficou insistindo com ele todos os dias e hora, até que Sansão se cansou. E contou para Dalila aquilo que não deveria ter contado. "Dalila, eu sou um Nazireu. Desde que nasci, nunca ninguém cortou o meu cabelo. Essa é a origem da minha força. Se o meu cabelo for rapado da minha cabeça, então eu ficarei fraco e indefeso como qualquer outro homem.
Ah, agora Dalila sabia a verdade. Ela mandou chamar todo o exército dos filisteus para que ficassem de prontidão. Dalila fez Sansão dormir e enquanto ele dormia, cortou todo o seu cabelo, deixando-o careca! Dalila viu a força de Sansão indo embora. E então, chamou os filisteus. Logo, Sansão acordou e pensou que ia se livrar deles, porém a sua força, a força do Espírito de Deus havia saído dele. Então os filisteus o prenderam. Furaram seus olhos. O amarraram com duas algemas de bronze. E o transformaram em seu escravo, fazendo-o girar uma roda de moinho. Porém, o cabelo da cabeça de Sansão começou a crescer rapidamente. E sua força começou a voltar. Mas os filisteus não se deram conta disso.
Eles fizeram uma grande festa para o ídolo que adoravam, o deus Dagom, para comemorar a captura de Sansão. E levaram Sansão para a festa, para caçoar dele e se divertirem com ele. Colocaram-no em pé, bem no meio das duas colunas do templo. Então Sansão pediu ao jovem que o guiava: "Coloque a minha mão nas colunas do templo, porque eu preciso me apoiar nelas". (Jz 16.26)
Crianças, o templo de Dagom estava lotado! Todos os líderes filisteus estavam ali. Os príncipes, o exército, o general, três mil pessoas. Todos se divertiam às custas de Sansão, agora fraco e cego. E então Sansão ergueu um clamor a Deus e orou: "Senhor, Eterno Deus! Eu te invoco te suplico, me dá forças só mais esta vez, para que eu cumpra a minha missão, que é me vingar dos filisteus, pelo que eles fizeram comigo". E Deus ouviu sua oração. Imediatamente Sansão forçou as duas colunas centrais do templo e as empurrou com toda a força. As colunas caíram e o templo desabou de uma só vez sobre todas as pessoas que ali estavam. Todos os filisteus morreram e também Sansão, que matou mais filisteus no momento da sua morte do que nos 20 anos que foi juiz.
Encerramento:
A história de Sansão é impressionante, não é mesmo? Um homem que, desde a barriga da sua mãe foi consagrado ao Senhor, morrendo dessa forma, humilhado e cego. Ele foi derrotado por causa de sua fraqueza. Apesar dele ter uma força extraordinária, sua atração por mulheres o fez cair numa armadilha. E foi exatamente com esse ponto fraco que os filisteus conseguiram roubar a sua unção e acabar com a sua vida.
Se Sansão tivesse buscado ajuda em Deus para se livrar do seu pecado e de fato ser consagrado, santo, no meio dos filisteus e do povo de Israel, então a sua história de fato teria sido bem diferente. Com a sua extraordinária força ele teria derrotado todos os filisteus, tirando-os da face da terra. Cumprindo com vitória a sua missão. Mas foi derrotado por seu pecado.
A Bíblia diz, crianças, que o diabo não está de brincadeira. Ele age exatamente como os inimigos filisteus agiam com o povo de Israel. Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. (I Pedro 5.8). O ladrão veio somente para matar, roubar e destruir. (João 10.10)
Satanás está andando ao redor de vocês, procurando somente uma fraqueza, para devorar vocês. Qual é o seu ponto fraco, ou seja, o pecado que você esconde, que pode abrir uma brecha para o diabo entrar para matar, roubar e destruir sua vida?
É a mentira, o seu ponto fraco? Você é desobediente aos seus pais e autoridades que estão sobre sua vida? É a preguiça, seu ponto fraco? A sujeira, a desorganização? A ira? A inveja, ciúmes, rebeldia? É o que você vê no celular ou Tv que é proibido? Qual o seu ponto fraco?
Saiba que o Espírito Santo de Deus é quem te dá e te dará força para vencer todas as batalhas que você tiver que passar. Porém, vejam o nome Dele: Espírito Santo. Sim, ele está dentro de nós e é muito, muito santo. Quando a gente deixa o pecado morar em nosso coração e governar a nossa vida, como Sansão deixou, então a verdade é que o Espírito Santo não fica conosco, crianças. Ele sai da nossa vida, como saiu da vida de Sansão, deixando-nos fracos e vulneráveis ao nosso inimigo, Satanás.
Amém, Soldado? Seja santo e siga o plano! Nada de ser derrotado por sua fraqueza!
Ministrador: Dê um tempo para que as crianças pensem no ponto fraco delas. Leve-as ao arrependimento, porque elas tem pecado contra Deus e contra o Seu Espírito que habita em nós. Declare com elas que vocês não querem perder a unção, nem a batalha, por causa dos seus pecados. Leve-as a pedirem perdão a Deus. Peça que Jesus purifique o coração de cada criança com o seu sangue e que o Espírito Santo dê forças para que cada um fique forte e santa, por toda a vida.
Versículo da Semana:
Figuras:
Manual do Bom Soldado:
Você sabia?
Usando a Espada do Espírito:
Tarefa da Semana:
Nenhum comentário:
Postar um comentário