quarta-feira, 26 de julho de 2023

19 - Com Deus ninguém pode!

 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio:  

Material necessário:  8 - frutas/verduras (sendo 4 pares diferentes). 1 caixa. 

Organização: Cortar a caixa pela metade igual a figura ao final*, colocar as três frutas na parte de baixo e deixar três frutas disponíveis.  

Execução:  A criança receberá 10 segundos para montar a sequência de frutas sem ver a sequência correta que estará visível apenas na parte de trás, quando for acertado a sequência o executor deverá mudar para a continuidade da atividade.

*as figuras estão no final da ministração

*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Israel Soares - O Exército de Cristo

https://www.youtube.com/watch?v=ZjsDwazy8Og


*Ofertório 

*Tempo de Oração - Você sabe quem são as pessoas que moram ao lado da sua casa? Mesmo que não saiba o nome deles, hoje é dia de orarmos por nossos vizinhos, para que Deus abençoe suas famílias e eles conheçam Jesus como Senhor e Salvador.
 
*Start Games:   

Material necessário:  1 - Folha de sulfite por criança/ 1 - Cartolina 

Organização: Desenhar e cortar 3 círculos grandes na cartolina, sendo o de maior ponto menor que os outros. (Identificar os círculos com cores e o valor de cada) 10,20 e 50. Organizar em duas equipes iguais, entregar as folhas de sulfite para as equipes, sendo uma folha por criança, as crianças receberão um tempo de 3 minutos para criar o seu avião. Colocar uma linha de partida e o alvo a uma distância razoável. 

Execução: De maneira intercalada cada equipe irá lançar o seu avião e quando atravessar o círculo o ponto deverá ser somado para a sua equipe. Vence a equipe que somar mais pontos dentro do tempo estipulado pelo executor.  Obs. Conservar os aviões e guardar para não gerar uma bagunça durante a aula e caso tenha sobra de tempo pode repetir a brincadeira.


*Divisão das Turmas 

Ministração  - Com Deus ninguém pode! ( I Samuel  5,6)

Deus ama muito o seu povo. Ele tem ciúmes de nós e fará de tudo para nos proteger. É por isso que cada soldado de Deus deve lutar sem medo! Porque temos um Deus que é chamado de Altíssimo, ou seja, Ele é mais poderoso do que qualquer pessoa, ou até mesmo demônio. Ele é mais poderoso do que qualquer situação ou poder da natureza. Nosso Deus é conhecido como El Shaddai, que significa o Deus Poderoso. Por mais que o inimigo me amendronte, Deus é maior, muito maior. Ele é mais poderoso do que qualquer pessoa, no céu, na terra ou embaixo da terra!

Israel teve por muito tempo um inimigo terrível. Era o povo filisteu. De tempos em tempos os filisteus reuniam seus soldados e atacavam alguma cidade de Israel. Às vezes os Israelitas venciam. Outras vezes, quem vencia era os filisteus, principalmente quando o povo de Israel desobedecia às ordens de Deus.

Numa das guerras, o exército de Israel caiu na besteira de levar a Arca da Aliança, o objeto mais sagrado do povo de Israel, para o meio do Acampamento. Quando os filisteus viram isso, ficaram com muito medo! Pois sabiam toda a história de como Deus livrou o seu povo do Egito, com as dez pragas e abrindo o mar vermelho. Eles lutaram com todas as forças e venceram!

E para se vingar, sabe o que fizeram? Levaram embora a Arca da Aliança, a Presença de Deus. Enquanto o povo de Israel ficou lá chorando, por causa da Arca da Aliança, os filisteus ficaram orgulhosos do seu feito. Eles agora tinham o Deus de Israel com eles. Então levaram a Arca da Aliança para Asdode, cidade onde estava o templo do deus dos filisteus, o deus Dagom. 

Mas coisas estranhas começaram a acontecer em Asdode. No primeiro dia, o deus Dagom caiu de cara no chão, bem na frente da  Arca da Aliança. E no segundo dia, quando eles se levantaram pela amanhã, aconteceu a mesma coisa. Mas no terceiro dia, aconteceu algo pior. Quando os filisteus se levantaram para adorar ao Dagom, a estátua dele estava no lugar, mas a cabeça e as mãos estavam cortadas e caídas no chão. O povo filisteu já devia desconfiar de que com Deus ninguém pode!

Mas, outras coisas estranhas começaram a acontecer na cidade. Várias feridas começaram aparecer no corpo das pessoas! Eram feridas que coçavam muito e cheiravam muito mal. Feridas de vários tamanhos e em todos os lugares do corpo, até mesmo no bumbum. Então os moradores de Asdode perceberam o que estava acontecendo: Deus estava castigando-os, por terem roubado a Arca da Aliança do seu lugar, que é com o povo de Israel.

Mais do que depressa eles foram chamar o comandante do exército dos filisteus que decidiram mandar a Arca do Deus de Israel para outra cidade dos filisteus, Gate! E lá se foi a Arca para Gate. Mas lá em Gate, as coisas complicaram. Além das feridas que apareceram em todos os moradores, apareceram também ratos, muitos ratos. A cidade ficou cheia deles! Além disso, as pessoas começaram a morrer, do nada. E os moradores foram chamar com comandante do exército, pois não queriam a arca lá. E depois de Gate levaram para Ecrom. Mas quando ela chegou em Ecrom, os moradores estavam desesperados. Nem pensar em deixar a Arca lá!

Foi aí que os filisteus decidiram devolver a Arca para o lugar dela, o templo de Deus, em Israel. Eles sabiam que Deus estava castigando-os por terem roubado a Arca, por isso, resolveram enviar junto com ela, uma oferta meio estranha...mas enviaram: 5 imagens de ouro das feridas que castigaram o povo e 5 imagens de ouro dos ratos que invadiram as cidades.

Depois, mandaram fazer uma carroça novinha em folha, e ela seria puxada por duas vacas com seus bezerrinhos. Nela colocaram a arca e um cofre com as ofertas. Eles disseram: Se as vacas forem sozinhas, em direção ao território de Israel, saberemos que esse castigo foi enviado pelo Deus de Israel. E assim as vacas fizeram, foram sozinhas até a primeira cidade do povo de Deus, sem se desviar para qualquer outro caminho.

Vocês podem imaginar a alegria do povo de Israel quando viu a presença de Deus voltando para casa? Deus também deve ter ficado muito feliz, pois agora estava com Seu Povo. Mais do que depressa, os sacerdotes desceram a Arca do Senhor e viram os objetos de ouro. Eles desmontaram a carroça, e fizeram uma grande fogueira. Nela, eles ofereceram as vacas como oferta queimada para Deus, como era costume naquela época. E assim, a Arca voltou para o seu lugar. E os filisteus aprenderam uma grande lição: Não mexam com Deus, nem com seus escolhidos!

Encerramento:

Você já aprendeu que somos Soldados do Exército de Deus. Já aprendeu que lutamos contra Satanás. Mas hoje você deve aprender e sair daqui com a seguinte verdade: Deus, o nosso Deus, que também é o Deus de Israel, tem mais poder que o diabo. Aliás, Ele é o Todo Poderoso Deus.  Ele é chamado de Yahweh Sebaoth, que significa, o Senhor dos Exércitos. 

Por isso, nunca dêem ao diabo mais poder do que ele tem. Nunca tenham medo dele nem do exército de demônios que lutam contra os cristãos. Eles tentam, mas não podem fazer nada contra Deus nem contra o povo Dele. O que aconteceu no templo de Dagom foi um sinal para os filisteus e para nós. Com Deus e com Seu povo, ninguém pode mexer. 

Outra coisa que você deve aprender é que essa guerra que lutamos já tem um vencedor, ou seja, já está vencida. E quem venceu a guerra que nem acabou ainda? O Senhor Jesus! Ele comprou a vitória sendo obediente até a morte na Cruz. Ele se entregou porque sabia que o seu sangue, o sangue do Filho Obediente, o sangue precioso, derrotaria os poderes do inferno ali mesmo na cruz. Então Satanás já está derrotado, pelo sangue de Jesus. Ele só continua agindo porque o próprio Deus permite que ele continue. Mas quando chegar a hora, Satanás e seus demônios serão derrotados de uma vez por todas.

Então, porque precisamos continuar lutando se a batalha já tem um vencedor? Por causa das pessoas que ainda não receberam Jesus como Senhor e Salvador das suas vidas. Sim, essas pessoas estão presas sem saber que estão presas. E cegas sem saber que estão cegas. Mas elas estão caminhando direto para o inferno. Se Jesus não for apresentado a elas, elas viverão para sempre uma vida longe de Deus. É por isso que os Soldados do Senhor Jesus devem continuar lutando e sem medo, devem apresentar o plano da Salvação através de Jesus para todos os que puderem.  Para salvar essas pessoas das mãos de Satanás.  

Amém, Soldado? Deus está conosco! Ninguém pode nos impedir de vencer. Sigam o plano e continuem apresentando Jesus para as pessoas!

Ministrador:  Hoje vocês vão somente agradecer e adorar a Deus por suas qualidades. Porque Ele é poderoso, porque é invencível, porque é o Senhor dos Exércitos, deixe que as crianças ajudem a dizer as qualidades de Deus. (escreva na lousa, se quiser). Faça o apelo para as crianças que ainda não receberam Jesus como Senhor e Salvador das suas vidas.

Versículo da Semana: 



Figuras Start Desafio/Start Games: 

  


Figuras:












Manual do Bom Soldado:



Você Sabia?



Usando a Espada do Espírito:



Tarefa da Semana:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...