Check in - Identificação de Visitantes
*Lanche
*Start Desafio:
Material necessário: Lápis de cor (1 lápis por criança). Uma garrafa pet (garrafa de refrigerante).
Organização:Colocar a garrafa a 1 metro de distância e fazer uma linha de lançamento.
Execução: A criança deverá ir até a linha de lançamento e antes de lançar o lápis para acertar dentro da garrafa, deverá falar uma verdade. A brincadeira é que, se ele acertar dentro da garrafa o lápis o que ele disse é verdade e se errar é mentira: reforçar que é uma brincadeira.
*Oração de Abertura/Cobertura
*Música: Armadura do Cristão
https://www.youtube.com/watch?v=aemn-9ne7zo
*Ofertório
*Tempo de Oração: Vamos orar pelo Brasil? Ore pelo presidente do Brasil e sua família. Ore também pelo prefeito da sua cidade e sua família. Que eles recebam Jesus como Senhor e Salvador das suas vidas.
*Start Games:
Material necessário: Copos descartáveis (1 para cada criança). Uma música agitada.
Organização: Remover todas as cadeiras da área da atividade. Todas as crianças vão receber um copo e colocar o copo na cabeça com a boca do copo virada para baixo.
Execução: O executor colocará a música e dentro do tempo, as crianças deverão andar pela sala de aula livremente. Vence a atividade a criança que tiver o copo na cabeça ao final da música. Para derrubar o copo a criança deverá dar um tapa no copo, ou soprar e quando o o copo sair ela sai do jogo. Obs. Orientar a tomarem cuidado para não bater forte e não pode tocar na outra criança, só vale toque no copo. Para melhor execução é recomendado usar copo descartável grande
Ministração - Um guerreiro leal (I Samuel 24.1-22; 26.1-25; 27.1)
Você sabe que tipo de comportamento tem uma pessoa Leal? Não é Legal, é Leal! O Leal é honesto. Ele nunca passará ninguém para trás, nem se vingará de uma pessoa. Ele cumpre os seus compromissos. Se ele pega emprestado, devolve. Se diz que vai pagar, paga. O Leal é fiel. Ou seja, cumpre tudo o que promete e nunca vai abandonar os seus amigos, mesmo que eles estejam em apuros! O leal respeita os princípios, as leis de Deus e não as quebra, mesmo estando debaixo de grande perseguição.
Davi estava em apuros! Desde que fugiu do palácio, ele não tinha mais sossego pois Saul estava em seu encalço. Ele foi morar na Caverna de Adulão e lá 400 homens foram apoiá-lo! Mas nem ali Davi teve sossego. Saul juntou o seu grande exército lá foi atrás de Davi. Porém, Deus nunca deixou Saul pegá-lo, porque Davi era seu escolhido e Deus sempre o protegeria. Além do mais, Davi tinha um coração enorme. O que qualquer pessoa faria com um homem que o persegue? Com certeza se vingaria e procuraria matar essa pessoa. Mas Davi não, ele era um homem leal. Jamais tocaria num escolhido de Deus.
Dessa vez Davi se escondeu nas montanhas do deserto. E lá estava ele escondido bem no fundo da caverna quando, Saul entrou lá para fazer suas necessidades! Será que Davi pensou: "Chegou a minha hora, vou me vingar desse rei que me persegue e logo tomar seu lugar"? Será que Davi pensou isso? Até mesmo os seus próprios soldados disseram: "Davi, hoje é o dia sobre o qual o Senhor te prometeu: Entregarei o seu inimigo nas suas mãos, e faça o que você quiser com ele!" (I Sm 24.4).
Davi se levantou, pegou a sua espada e em silêncio foi até onde Saul estava. E então ele fez algo surpreendente! Cortou uma pontinha do manto real de Saul e logo voltou para o fundo da caverna. Ele disse aos seus guerreiros: "Que Yahweh me livre de me vingar do meu rei! Eu não vou levantar minha mão contra ele, afinal de contas, ele é o rei ungido pelo Senhor!".
Ali Davi mostrou o seu coração. Ele jamais faria qualquer coisa contra Saul. Assim que o rei deixou a caverna, Davi também saiu. E ele gritou bem alto e se ajoelhou diante de Saul dizendo: "Senhor, meu rei! Porque o senhor acredita no que as pessoas falam, que eu quero te fazer mal? O senhor acabou de ver que eu tive uma oportunidade de matá-lo, quando entrou na caverna que estava escondido, mas eu disse aos meus soldados que jamais tocaria naquele que é ungido do Senhor. Veja a prova disso: tenho aqui um pedaço do seu manto em minha mão. Então, veja que não há maldade nem crime em mim e eu não farei nada contra o senhor, mesmo que me persiga e queira me matar!"
Naquela hora, Saul começou a chorar. Ele disse para Davi: "De fato você é mais justo do que eu, porque retribuiu o mal que eu tenho feito a você com bondade. Ninguém pouparia o seu inimigo se estivesse perto dele, mas você me poupou. Que Deus te recompense por todo o bem que me fez. Agora eu tenho certeza de que você será o novo rei de Israel e que será um ótimo rei!
Porém, passou algum tempo e Saul se esqueceu completamente do que Davi havia feito. Mais uma fez a maldade entrou sem seu coração e ele novamente se levantou para perseguir Davi, com três mil soldados. Dessa vez Saul estava acampado numa estrada, e dormia tranquilamente em sua tenda.
Então, sem demora, Davi foi até onde Saul estava. Será que o coração de Davi havia mudado? Agora ele tinha mais uma vez a oportunidade de matar Saul. Ele entrou na pontinha dos pés onde Saul estava dormindo. Então, um dos soldados que estava com ele disse: "Deus entregou o teu inimigo nas tuas mãos. Deixa que eu encrave Saul no chão com a sua própria lança!". Mas Davi disse: "Se eu fizer qualquer coisa contra o ungido do Senhor, serei castigado pelo próprio Deus. Então, não vou me precipitar. Quando chegar a hora de Saul morrer, Deus mesmo vai feri-lo e não eu. Nunca, jamais estenderei a minha mão contra o ungido do Senhor".
Davi pegou a lança de Saul e a sua botija de água e saiu do acampamento. Nenhum dos três mil soldados de Saul viu Davi e seu soldado, nem os ouviu. Todos dormiam pesadamente, pois Deus mesmo colocou um sono muito profundo deles. E Davi acordou Saul com um grito bem alto! "Ei rei Saul, mais uma vez eu tive a oportunidade de matar você, mas não o fiz. Veja, estou com sua lança e com a sua botija de água. Porque você teima em me perseguir, se eu não fiz nada contra você? Veja, eu nem tenho um exército como o seu! Sou como uma pulga no deserto! Então pare de me perseguir!"
Davi também disse para Saul: "Deus mesmo vai retribuir a cada um que for justo e leal. Eu tive mais uma vez a oportunidade de te matar e não fiz nada para me vingar, por isso, que Deus proteja a minha vida e me livre de toda a angústia"!
Mais uma vez Saul ficou muito envergonhado. E mais uma vez abençoou Davi dizendo: "Eu abençoo você, meu filho! Com certeza você terá sucesso em todas as batalhas e tudo o que colocar a mão terá vitória!". Logo Saul voltou para a sua casa e Davi voltou a se esconder. Mas Davi bem sabia que logo Saul voltaria a ser o mesmo e voltaria a persegui-lo. Ele não desistiria de matá-lo. Por isso, mais do que depressa, foi se esconder bem longe, lá na terra dos filisteus, bem na terra de Golias, o gigante que ele matou.
Encerramento:
Crianças, Deus deseja que cada soldado do seu grande exército tenha essa mesma qualidade de Davi, que é a lealdade. Ele ama encontrar lealdade em seu coração. Sim, o Senhor ama olhar para o seu coração e ver que nele há a disposição para:
Devolver o que você pegou emprestado, mesmo que seu amigo tenha esquecido de cobrar.
Pagar as coisas que você comprou e prometeu que ia pagar.
Não pegar nada que tem pertence.
Ser leal com seus amigos, e não um traíra. Tem criança que muda de time quando o time está perdendo. Pois é...assim também quando aparece uma "amizade" mais legal, que tem mais vantagem, o outro amigo é abandonado facilmente. Isso não é coisa de quem é leal.
Também aprenda a ficar do lado dos seus amigos quando eles estiverem passando por alguma dificuldade, ou doença. E defenda-os quando estiverem sendo ameaçados.
Seja leal à sua Pátria. Nada de ficar falando mal do Brasil, país onde você nasceu para outras pessoas. Ore por sua nação todos os dias.
Por fim, há a lealdade que havia no coração de Davi, que tanto chamou a atenção de Deus, que é aprender a respeitar a toda autoridade que Deus colocou sobre a sua vida, que são: Pai, Mãe, Pastor, Professor, etc. Com certeza vocês devem ver em sua casa e na escola, péssimos exemplos sobre respeitar autoridade.
Quem aqui já viu um aluno desrespeitando o professor, que é a autoridade dentro da sala de aula? E você, quantas vezes desrespeitou seus pais com palavras e atitudes? Davi tinha dentro do seu coração a lei de Deus escrita lá em Êxodo 20.12: Honra a teu pai e a tua mãe para que se prolonguem os seus dias na terra que Deus te dá. Saul era sogro de Davi e também rei de Israel. Ele era uma autoridade muito importante sobre a vida de Davi. Foi ele quem promoveu Davi para o exército, de forma que Davi ficou famoso. E mesmo quando Saul se voltou contra Davi, ele jamais deixou de ser leal a essa lei de Deus. Nunca, jamais faria qualquer coisa para ferir Saul, o rei escolhido de Deus.
Mesmo que Davi tivesse a promessa que seria rei de Israel, ele mesmo disse ao seu soldado, que quando chegasse o tempo, o próprio Senhor faria Davi se sentar no trono, sem que Davi levantasse a mão para tocar em Saul.
Vale muito a pena você ser leal como Davi foi. Vale a pena você caminhar por essa caminho de lealdade, porque é isso que Deus espera dos seus guerreiros mais valentes. Se você for um soldado leal, acontecerá com você exatamente o que Davi disse que aconteceria com ele: Deus protegerá a sua vida e te livrará de todo sofrimento! E você terá uma vida longa, cheia de muitas bênçãos, como Deus mesmo disse em Êxodo 20.12.
Ministrador: Peça para as crianças fecharem os olhos. Agora peça que elas olhem para dentro do seu coração. Será que elas encontrarão sinais de deslealdade? Que não cumpre as leis, que é falsa, trai seus amigos e os deixa na mão, não cumpre suas palavras e desonra as autoridades? Agora junto com elas peça perdão ao Senhor por toda a deslealdade. Peça ao Senhor Jesus que lave com Seu sangue o coração das crianças, não deixando nenhum traço de deslealdade. Declare com elas que elas são guerreiros como Davi, com o coração cheio de lealdade, que vão confiar no Senhor e esperar que ele faça as coisas no tempo certo. No final, abençoe as crianças com a declaração que Saul fez a Davi: Eu abençoo você, meu filho! Com certeza você terá sucesso em todas as batalhas e tudo o que colocar a mão terá vitória! (I Samuel 26.25)
Versículo da Semana:
Você sabia?
Usando a espada do Espírito:
Tarefa para pais e filhos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário