Ministração - Conquistando uma cidade para Deus. (I Cr 11.1-9; 15 e 16)
Quem aqui conhece Jerusalém? Jerusalém é uma das cidades mais famosas do mundo! É a capital de Israel e é uma das cidades mais antigas do mundo. Jerusalém é considerada uma cidade sagrada para os judeus, os cristãos e os muçulmanos, porque ali muitas coisas importantes da história do mundo aconteceram. Que tipo de coisas importantes? Ali, em Jerusalém, Abraão ofereceu Isaque como oferta para Deus. Também Jerusalém é o lugar onde Jesus Cristo se ofereceu como oferta ao Senhor, morrendo na Cruz. E Jerusalém é o lugar onde ele ressuscitou e subiu aos céus.
Hoje Jerusalém pertence, uma parte aos judeus e outra parte aos árabes, mas as guerras pela propriedade da cidade continuam até hoje, você sabia? Jerusalém já foi Durante a sua longa história, Jerusalém foi destruída pelo menos duas vezes, cercada 23 vezes, atacada 52 vezes e capturada e recapturada outras 44 vezes. Jerusalém foi o lugar onde Salomão construiu um lindo templo para Deus, mas infelizmente, hoje, no lugar do templo, há uma mesquita, que o local de oração dos adoradores do deus Alá. Esse templo tem um telhado de ouro, que pode ser visto em qualquer foto famosa de Jerusalém.
Jerusalém é uma cidade que vale muito a pena conhecer, muito mais do que a Disney! Que você ore e peça ao Senhor para te levar a Jerusalém! Jerusalém é muito, muito amada por Deus!
Quando o povo de Israel conquistou Canaã, expulsou várias tribos que moravam lá, por meio de muitas guerras. Quem aqui lembra qual foi a primeira cidade que o povo de Israel conquistou? Ela tinha grandes muralhas, que caíram pelo poder de Deus. Foi Jericó! E assim o povo foi conquistando cidade por cidade, conforme Deus prometeu a Abraão.
Mas houve uma cidade que o povo de Israel não conseguiu conquistar. O nome dessa cidade era Jerusalém. Era uma cidade fortificada, como Jericó. E suas muralhas eram tão fortes que ela ficou conhecida como Fortaleza de Sião. E Jerusalém era uma cidade tão protegida, que tinha uma fama entre todos os povos daquela época - Cidade inconquistável! Isso mesmo! Porque além da muralha, lá em Jerusalém moravam os jebuseus, povo com soldados fortes e treinados.
Mas Davi queria que essa cidade fosse a capital do seu reinado. Por isso, Davi juntou todos os seus soldados para entrarem em Jerusalém e expulsarem de lá os jebuseus. Os jebuseus, quando souberam disso, mandaram um recado para Davi que dizia: Você e seu exército jamais conseguirão entrar aqui, pois nossa cidade é inconquistável! Até os cegos e aleijados daqui são capazes de te impedir de entrar aqui! (2 Samuel 5.6-7).
Mas adivinhem? Lembra que o Senhor estava com Davi e dava a ele sucesso em todas as suas batalhas? Pois assim Deus também fez com Jerusalém. Davi e seus soldados entraram em Jerusalém e expulsaram de lá os jebuseus. Davi passou a morar em Jerusalém e ela passou a ser chamada de cidade de Davi. E ali, Davi construiu seu maravilhoso palácio. Mas, assim que terminou de fazer tudo, Davi sentiu que estava faltando algo! Estava faltando a Arca da Aliança, a presença de Deus naquele lugar.
Não adiantava nada Jerusalém ser fortificada. Nem mesmo adiantava o grande e famoso Davi ser rei dali se Deus não estivesse ali. E naquela época, Deus era representado pela Arca da Aliança. Era em frente à Arca da Aliança que as pessoas invocavam o nome de Deus, Yahweh. A Arca da Aliança estava guardada em outra cidade, Quiriate-Jearim há tempos, pois quando Saul era rei, ele não havia dado bola para a presença de Deus, só queria fazer o que havia em sua mente. Mas agora as coisas dariam muito certo. Porque Davi tinha um coração voltado para obedecer a Yahweh.
Mais do que depressa, Davi reuniu os melhores soldados de Israel, cerca de 30 mil homens, e também chamou os levitas e sacerdotes para buscarem a Arca da Aliança. Ele preparou tudo para que a Arca da Aliança fosse trazida com muito respeito, porque ele sabia que Deus precisa ser respeitado e tratado com muita honra. Além de fazer todos os preparativos para trazer a Arca da Aliança, Davi também mandou fazer para Deus uma Tenda, local onde a Arca seria colocada.
Davi fez com que os levitas trouxessem a Arca em seus ombros e a cada seis passos que eles davam, um boi era oferecido como oferta ao Senhor. Davi também ordenou que os músicos fossem tocando e cantando melodias alegres, em louvor a Deus. Dessa forma, com grande celebração Davi trouxe a Arca da Aliança para Israel. E ele mesmo amava tanto a Deus que estava vestido com uma roupa especial e diante do Senhor, dançava com todas as suas forças.
Vocês podem imaginar a alegria de todo o povo de Israel quando a Arca da Aliança entrou em Jerusalém? Logo ela foi colocada na Tenda que Davi havia preparado e muitas ofertas foram dadas ao Senhor. E Davi fez mais uma coisa. Ele ordenou que fosse oferecido ao Senhor, naquela tenda, cultos diários, com muita música de adoração e também orações ao Senhor. Todos os dias, de manhã e à tarde, sacrifícios eram oferecidos a Deus.
Agora não faltava mais nada! Jerusalém estava completa, tomada da presença de Deus. Mais tarde, Davi planejou fazer um templo bem lindo para Deus em Jerusalém e isso fez o Senhor ficar muito, muito feliz. Ele disse para Davi assim: "Eu tirei você das pastagens, onde cuidava das ovelhas, para que fosse o rei de minha nação, Israel. Eu andei com você por todos os lugares por onde você andou e destruí todos os seus inimigos. Agora você será tão conhecido e famoso como todos os homens mais importantes da história do mundo. E também o meu povo viverá seguro e em paz, nunca mais serão incomodados por seus inimigos. E quando sua vida chegar ao fim, Davi, eu vou escolher um dos seus filhos, eu mesmo estabelecerei o Reino Dele. Ele cuidará da minha casa e eu firmarei o trono dele para sempre!" (I Cr 17.7-14). Com essa promessa Deus não estava falando somente de Salomão, filho de Davi. Mas sim de Jesus, descendente de Davi, que reina para todo o sempre, amém!
Encerramento:
Quantos soldados do exército de Deus temos aqui? Como soldado de Deus, sua missão principal, é fazer exatamente como Davi: conquistar cidades para Deus. Isso mesmo! A cidade em que moramos, não está ocupada por inimigos como os filisteus, os jebuseus. Mas sim está ocupada por inimigos invisíveis, os demônios.
Se os seus olhos espirituais fossem abertos, você veria que em cada casa, em cada rua, bairro, cidade, nação e continente existem muitos demônios, muito bem organizados num exército do mal. Esse exército é invisível a nós, porém eles causam tantos problemas!
Dentro das famílias, eles fazem com que haja brigas, confusões e até morte. Fazem com quem pessoas cometam crimes como roubos e morte. Eles trabalham para manter as pessoas presas aos vícios como bebidas e drogas. Eles prendem as pessoas das cidades na adoração a deuses, que o Senhor tanto proibiu, chamada idolatria. Dia após dia o exército do mal trabalha contra Jesus e sua Igreja, usando pessoas para ensinar coisas que são contrárias à palavra de Deus.
É nossa missão, como soldados de Jesus, fazer como Davi fez: expulsar todos esses demônios que ocupam nossas cidades, usando uma arma muito poderosa, o nome de Jesus. Sim, Jesus mesmo deu o nome dele para usarmos como uma arma. Ele disse: "Em meu nome vocês expulsarão demônios". Marcos 16.17. Isso mesmo, todo soldado de Jesus pode usar o nome de Jesus para expulsar da sua casa, da sua escola, das ruas e das pessoas, os demônios que estão morando ali faz tempo. É só mandar sair, em nome de Jesus. Amém?
E logo depois que os demônios forem expulsos, então é hora do soldado de Deus trazer a presença do Senhor para esses lugares. E como se faz isso se hoje não temos a Arca da Aliança? Ah, crianças, a Arca da Aliança somos nós. Hoje nós temos a presença do Espírito Santo dentro de nós e assim como a Arca da Aliança representava a presença de Deus em um lugar, hoje, onde formos e o lugar onde estivermos, levamos a presença de Deus.
Isso é muito sério. Você precisa saber que onde vai, você representa ao Senhor, Yahweh e a sua presença, amém? Todos os lugares que você frequenta precisam ser abençoados e transformados com a presença de Deus que está na sua vida, assim como a cidade de Jerusalém foi abençoada com a presença de Deus e de Davi. E como você faz para abençoar um lugar? Fazendo como Davi fez. Celebrando todos os dias em sua casa um culto ao Senhor. Ouvindo músicas de adoração e louvor a Deus, como Davi fez. Orando todos os dias e se afastando de todo o tipo de mal.
Amém, soldados? Sigam o plano! Sejam como Davi! Vamos expulsar os invasores da nossa cidade e trazer a Sua poderosa presença para cá!
Ministrador:
Crianças, nossa luta não é contra
pessoas, mas contra demônios. Vamos fazer uma oração de guerra hoje. Levante as suas mãos
para qualquer lugar da cidade e vamos mandar os demônios de confusão, ódio,
roubo, brigas e idolatria saírem da nossa vida e da nossa casa! Você vê
algum problema na sua casa? Mande embora o espírito maligno que está causando
esse problema. Orem assim: Demônios que causam perturbação na minha vida, na minha
família e na minha casa, saiam agora em nome de Jesus! Em nome de Jesus eu
ordeno que vocês saiam de perto e nunca mais voltem. Em nome de Jesus. Eu
declaro que a bênção de Deus está sobre minha vida, família e minha casa. Agora vamos orar clamando pela presença de Deus em nossa casa?
Senhor, eu peço que a tua presença poderosa entre na minha vida, casa e
família, por favor, se a tua presença estiver lá, tudo ficará bem. Então em te
clamo, vem Senhor. Me ajude a trazer a tua presença todos os dias com louvores,
com oração e obediência, em nome de Jesus! Amém!
Versículo da Semana:
Figuras:
Nenhum comentário:
Postar um comentário