Ministração - Fechem as brechas, soldados! (I Reis 11, 12, 14)
Quem sabe o que é uma brecha? Brecha é uma abertura em qualquer lugar, que permite que alguém ou algo entre. Por exemplo, quem aqui tem pet, se for no banheiro e deixar uma brechinha (espacinho) da porta aberta o pet vai entrar. Ou com certeza na sua casa, mamãe já deixou uma brecha na janela e a chuva entrou por ela, molhando tudo.
Para um exército, ter uma brecha é muito perigoso. Porque por essa brecha, o inimigo pode entrar e causar um grande estrago. Nesse mesmo momento, está acontecendo uma guerra em Israel (10 de outubro de 2023). O Hamas, grupo terrorista que mora numa região vizinha à Israel entrou em Israel e matou várias pessoas. Sabem como? Por uma brecha. Sim! Um morador foi entrar no seu condomínio e eles aproveitaram a oportunidade. Por isso, para se proteger de qualquer perigo, a melhor coisa é fechar as brechas.
Depois de reinar por 40 anos, Davi morreu bem velhinho. E no lugar dele, assumiu o trono seu filho, Salomão. Será que Salomão agiu que nem Davi e foi fiel a Deus o tempo todo? No começo sim. Salomão construiu o Templo do Senhor de forma maravilhosa. E em resposta, Deus apareceu para ele duas vezes e deu muitas riquezas e sabedoria. Mas depois disso tudo, Salomão pisou na bola. Ele se casou com muitas esposas, pois naquela época um homem podia se casar com mais mulheres. Mas havia uma ordem clara de Deus: nenhum homem podia se casar com mulheres estrangeiras, ou seja, de outros países.
Sabem por que? Porque os povos estrangeiros eram idólatras, ou seja, adoravam deuses de ferro, de barro e ofereciam sacrifícios a esses deuses. E o Senhor, lá em Êxodo 20 disse assim: Se vocês quiserem ser meu povo, protegido e guardado, não podem adorar a outros deuses. Nem se curvar a eles, nem ter imagens deles. Eu sou o Senhor o Deus de vocês. Único e verdadeiro (Ex 20.1,2). E o Senhor ainda disse: se vocês se casarem com mulheres estrangeiras, elas levarão vocês a me trocarem pelos deuses delas e vocês me abandonarão!
Salomão, no começo foi bem obediente. Mas depois se casou com tantas mulheres estrangeiras, que elas estragaram seu coração. E Salomão já não adorava mais a Deus. Agora ele adorava aos deuses de suas esposas, construía altares para eles e oferecia sacrifícios. Por esse motivo, Deus ficou muito irado com Salomão! Ele ficou tão bravo que tomou uma decisão: "Eu vou tirar 10 tribos do povo de Israel das mãos da família de Davi e vou dar para um homem que não tem nada a ver com Davi, nem mesmo é filho de Salomão. Na verdade eu vou deixar somente 2 tribos de Israel com os descendentes de Davi. Mas o restante ficará na mão de outro homem". (I Reis 11.9-13).
A desobediência de Salomão fez com que ele perdesse a sua paz. Isso mesmo. Se antes Salomão vivia em paz, depois dessa desobediência, vários inimigos se levantaram contra ele e lhe causaram muitos problemas. Mas o pior deles foi Jeroboão.
Jeroboão era um empregado de confiança de Salomão. E sabem o que aconteceu? Jeroboão se revoltou contra o rei! Ele saiu de Jerusalém e foi para o Egito. Lá, um profeta chamado Aías foi procurar Jeroboão. Ele pegou a sua capa, picou em dez pedaços e disse que Jeroboão seria o rei de uma grande parte de Israel. E se ele fosse obediente a Deus e fizesse o que Ele aprova, então os filhos de Jeroboão também poderiam reinar para sempre em Israel. Uau! Que promessa maravilhosa, não é mesmo?
Mas, quando Salomão morreu, seu filho, chamado Roboão passou a reinar em Israel. Mas ele era um rei muito mal. Fez coisas que o Senhor reprovava e continuou a adorar imagens como seu pai, Salomão. Por isso, uma grande parte do povo de Israel foi logo procurar Jeroboão para que ele se tornasse rei de todo Israel.
E logo Jeroboão voltou para Israel. Assim, o povo o tornou rei sobre todo o Israel. E somente as pessoas que faziam parte da tribo de Judá e Benjamim preferiram seguir Roboão, como rei. Vocês podem imaginar o que aconteceu com a nação de Israel? (mostre no mapa). Ela ficou dividida em duas. A parte governada por Jeroboão ficou conhecida como Reino do Norte. E a parte governada por Roboão ficou conhecida como Reino do Sul.
Assim que se tornou rei, Jeroboão logo se esqueceu do que o profeta Aías havia dito, de que ele deveria obedecer a Deus e fazer o que Deus aprova. Ele abriu uma brecha bem grande em sua vida e reinado. E qual brecha foi? A mesma de Salomão - a idolatria.
Mas Jeroboão fez algo pior. Ele mandou construir dois grandes bezerros de ouro. Colocou um na cidade de Dã e outro em Betel e disse a todo povo: "Dá muito trabalho vocês viajarem longe, para Jerusalém, para adorar a Deus no templo. A partir de agora, vocês vão adorar o Bezerro de Ouro. Ele é o deus que vocês devem adorar. Ele fez com que as pessoas se esquecem de Deus e passassem a adorar o bezerro de ouro, igual o povo fez quando estava lá no monte Sinai.
Deus ficou muito irado com a desobediência de Jeroboão. Ele mandou o profeta Aías falar assim para ele: "Eu tirei você do serviço do palácio e te dei o trono, mas você está fazendo pior do que todos os reis que viveram antes de você. Você fez ídolos de metal. Você provocou a minha ira e deu as costas para mim. Por isso, trarei desgraça sobre a sua família. Seu filho ficará doente e morrerá. E ele será o único que será enterrado, pois todos os outros morrerão pela guerra, no meio do campo". (I Reis 14.7-10)
Ah, que palavra dura Jeroboão recebeu! Mal havia recebido o trono e já o perdeu, por causa da brecha da idolatria. Jeroboão reinou em Israel 22 anos e depois morreu. Nadabe, seu filho, reinou por somente dois anos e foi morto, ele e toda a famiília de Jeroboão, por uma pessoa do seu próprio reino. Que triste fim para Jeroboão e sua casa!
Encerramento:
Quanta história triste aconteceu em Israel depois que Davi morreu, não é mesmo? Era para Israel viver em paz e união, se todos os reis fossem como Davi e obedecessem ao Senhor Deus. Mas Israel se tornou um reino dividido. E demorou muito tempo para que Israel se tornasse um país unido novamente. Sabem quantos anos demorou? 2800 anos. Israel só voltou a ser um país e voltar para a sua terra em 1948 depois de Cristo. E mesmo assim, eles vivem cercados de inimigos que os odeiam. Até hoje fazem guerra contra o povo de Deus.
Isso tudo aconteceu por causa de uma grande brecha aberta por Salomão e por muitos dos reis que vieram depois dele. Que brecha foi essa? A idolatria. Deus mesmo avisou que se eles adorassem outros deuses, um rei seria levantado para governar, que não seria da família de Davi, e sim um rei que eles nunca haviam ouvido falar. (Dt 28.36).
Assim como o inimigo invade um local e destrói outro exército através das brechas, Satanás e seu exército maligno tem a missão de entrar no campo dos soldados de Deus para roubar, matar e destruí-los, enfraquecendo assim o poder do Senhor Jesus. E ele entra exatamente pelas brechas abertas.
Como Soldados de Deus, precisamos identificar todas as brechas abertas em nossa vida e também em nossa Igreja. E o que são essas brechas? Qualquer pecado que você deixa entrar em seu coração e continua a praticar, mesmo sabendo que é errado, é uma brecha por onde Satanás entra.
E que brechas um soldado poderia ter? Gálatas 5.19-21 nos fala das obras da carne, ou as atitudes que abrem brechas na nossa vida: "imoralidade sexual, impureza, ações indecentes, a idolatria (adoração a ídolos), bruxaria, inimizades, as brigas, ciúmes, acessos de raiva, ambição egoísta, desunião, divisões, invejas, bebedeiras, farras e coisas parecidas com essas". (ministro explique cada uma delas, rapidamente e com clareza).
Crianças, é sério. Satanás não está brincando e procura soldados de Deus para destruir. E, se encontrar brechas, ele pode sim tocar em vocês. Por isso, hoje é dia de vocês fecharem essas brechas. Qual o caminho? I João 1.9 ensina o caminho: "Se vocês confessarem os seus pecados, Deus é fiel e justo para perdoar vocês e os limparem de toda a injustiça que o pecado traz". Uau, tão simples!
Identifiquem os seus pecados. Confessem-os a Deus. Arrependam-se e decida nunca mais praticar. Aí o Senhor mesmo vai vir, cobrir você com o sangue de Jesus. Para que o inimigo não entre na sua vida e não cause estragos, a melhor coisa a se fazer é fechar as brechas.
Amém, soldados? Vamos fechar as brechas e acabar com o ataque invasor de Satanás. Sigam o plano!
Ministrador: Leve as crianças a identificarem as brechas que estão em suas vidas. Faça desse momento um momento calmo. O que o Espírito Santo disser para você sobre as possíveis brechas na vida delas você pode dizer. E reforce que isso é pecado. Pergunte quem quer fechar a brecha. Faça o apelo, chame-os ao altar (frente). E tenha um maravilhoso tempo de arrependimento dos pecados, com as crianças, sempre orando em primeira pessoa. Deus, eu peço perdão...sei que é errado, eu me arrependo. E no final orem declarando o sangue de Jesus sobre nossas crianças e sobre a Igreja.
Salmo da Semana: