terça-feira, 31 de outubro de 2023

32 - Abençoe os seus inimigos!

 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio: 

Material necessário: Bolinhas (pode ser de papel, ping pong ou de piscina); 4 caixas ou baldes (ou similar).

Organização: Colocar as caixas nos 4 cantos da sala de aula e a criança deverá ir ao centro da sala e lançar sua bolinha, porém deverá fechar os olhos e girar 4 vezes antes de arremessar mantendo os olhos fechados. (Caso perceber que a atividade esta tomando muito tempo pode adaptar)

*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Nada é impossível - Quatro por um

*Ofertório

*Tempo de Oração:  Vamos orar para Jesus voltar logo e acabar com todas as guerras do mundo? Maranata é uma palavra na língua aramaica que significa: Vem, Senhor Jesus! Vamos dizer juntos Maranata, vem Senhor Jesus?


*Start Games:  

Material necessário: Pratinhos de festa (pequenos); Bolinha ping pong

Organização: Separar em 2 equipes e colocar em fileira, cada criança receberá 1 pratinho e no primeiro da fileira será colocado uma quantidade de bolinhas (quantas couberem) 

Execução: A criança deverá passar as bolinhas para a proxima de sua equipe sem deixar cair, se cair deverá voltar e repetir o processo do ponto da queda, as bolinhas devem fazer o percurso de ida e volta e vence a equipe de concluir primeiro. 

Obs. Caso queria dificultar, pode colocar uma distância de 1 passo entre as crianças ou até mesmo colocar uma sentada e outra em pé na fileira dando mais desafio na atividade.


Ministração  - Abençoe os seus inimigos!  (2 Reis 5. 1-19)

Vamos conversar um pouco sobre a Guerra. O que é uma Guerra? Guerra é uma briga armada entre exércitos! E porque esses exércitos fazem guerra? Bem, por vários motivos: por causa da religião, por causa da política, por causa dos territórios. As guerras acontecem desde o começo do mundo, você sabia?  E os mais fortes e mais bem armados sempre acabam vencendo.  Porém essas guerras, apesar de ser uma disputa de forças onde há um vencedor e um perdedor, na verdade só há perdedores.  E quem são os perdedores? Os chamados civis, ou seja, as pessoas comuns, que não são soldados nem estão lutando na guerra. Esses são os que morrem, os que perdem as casas, os que passam fome, frio e sede. Converse com as crianças sobre os resultados da guerar entre os Israelenses e os terroristas do Hamas. E o que está acontecendo com a população.

Um dia, o exército da Síria, com seu corajoso general Naamã, entrou em Israel. Eles entraram com seus carros de guerra, com seus muitos soldados e acabaram com o país. Além de levar tudo de valor que o povo tinha, os soldados de Naamã levaram para a Síria muitos reféns, entre eles uma menina de mais ou menos dez anos de idade. Vocês podem imaginar o medo que essa menina passou? Inimigos entraram em seu país, destruíram tudo e até quem sabe mataram seus pais! E depois disso tudo a menina ainda foi levada para trabalhar na casa de Naamã, como escrava.

Pois um dia Naamã ficou muito doente. Ele pegou uma doença que deixa a pele cheia de manchas e feridas. Uma doença que faz a ponta dos dedos e do nariz ficar podre e cair. Essa doença chama-se Lepra. Agora o poderoso General não podia mais lutar as guerras à frente do Exército da Síria. Ele tinha que ficar em casa, isolado num quarto, sozinho, pois a lepra é muito contagiosa.  Como vocês acham que a menina de Israel se sentiu? Ela poderia ter ficado com raiva de Naamã e desejado que ele nunca fosse curado da lepra, pois afinal de contas, Naamã fez muito mal a ela!

Ela até podia ter desejado a morte de Naamã, mas não foi isso que  fez. Aquela menina escrava se lembrou de que em seu país, havia um profeta de Deus chamado Eliseu. Esse era um homem de Deus muito especial, que fazia milagres. Então a menina disse para Naamã ir até Israel, porque com certeza Naamã iria curá-lo.

Naamã foi até o rei da Síria e pediu autorização para entrar em Israel. Então o rei da Síria escreveu uma carta para o rei de Israel dizendo que não queria guerra, ele só queria que Naamã entrasse em Israel para se encontrar com o profeta Eliseu e receber a cura em nome do Deus de Israel. Mas não foi bem isso que o rei de Israel entendeu! Ele ficou muito irritado! Porque achava que o rei da Síria queria mesmo é um motivo para entrar em guerra com ele! 

Mas o profeta Eliseu sabia que não era bem isso. Yahweh, o Deus de Israel, queria mostrar o seu poder para Naamã e para toda a Síria. Assim, o rei de Israel deixou Naamã ir até a casa do profeta Eliseu. 

E lá se foi Naamã para a casa de Eliseu, esperando ser recebido com muita festa. Mas para a sua surpesa, Eliseu, nem apareceu na porta. Ele mandou foi um recado, dizendo para Naamã se lavar sete vezes rio Jordão e então ele seria curado.  Naamã nem queria aceitar! Onde já seu viu? Além do profeta não recebê-lo pessoalmente, ainda o mandou tomar banho naquele rio feio e pequeno, o rio Jordão? E ele já estava quase voltando para a Síria, quando os soldados que o acompanhavam insistiram para que Naamã fosse até o rio Jordão se banhar, obedecendo à voz do profeta!

Então Naamã aceitou. Ele foi até o rio Jordão e mergulhou sete vezes, uma após a outra. E ao sair da água, no sétimo mergulho, Naamã foi completamente curado da lepra! A sua pele se tornou limpinha, como a pele de um menino! Vocês podem imaginar a alegria de Naamã? Agora ele não tinha mais lepra!

Pois Naamã rapidamente voltou para agradecer ao profeta Eliseu e declarou: Agora eu sei que em toda a terra não existe um deus verdadeiro, a não ser o Deus de Israel.  Naamã ficou tão agradecido e impressionado com a cura, que naquele dia tomou uma decisão: ele nunca mais adoraria outro deus a não ser Yahweh, o Deus de Israel. Ele até levou duas mulas carregadas com a terra de Israel, para em seu país, oferecer sacrifícios para Deus. E com certeza levou um bom presente para a menina de Israel que o indicou ao profeta. Na verdade a Bíblia não conta, mas eu tenho certeza de que ela foi devolvida para o seu povo.

Encerramento:  

Que maravilhosa atitude aquela menina de Israel teve, não é mesmo? Ela abençoou o seu inimigo. E não era o que Naamã era dela? Ele era o chefe do Exército que atacou seu país e matou muita gente do seu povo. Não foi o homem que a arrancou de seu país e a levou para trabalhar como escrava em sua casa? 

O mais certo a se fazer era deixar o terrível Naamã morrer de lepra, isolado de todos. Porém aquela menina de Israel mostrou o quanto o  coração dela era igual ao coração do Deus de Israel. O sofrimento não fez com que ela ficasse cheia de raiva e de mágoa. Ela estava mesmo é com dó do sofrimento de Naamã, mesmo que ele fosse seu inimigo. E o abençoou, indicando o caminho da cura.

A Bíblia diz em Efésios 6.12 que estamos numa guerra espiritual, como você já aprendeu. E a nossa guerra não é contra pessoas, mas sim contra Satanás e seus demônios. E estes trabalham sem parar, colocando maldade no coração das pessoas, para que elas guerreiem umas contra as outras.

Então, você precisa entender que: "Aquele menino que faz bullying contra você não é seu inimigo, ele é apenas um instrumento de satanás para fazer maldades com você". "Aquela menina da rua ou da escola, que te xinga e estraga suas coisas, puxa seu cabelo, na verdade está sendo influenciada por Satanás a fazer essas coisas". Sim, Satanás fica o tempo todo "atiçando" as pessoas para que elas façam somente o mal.

E o que você deve fazer com essas pessoas? Se vingar? Devolver o mal com o mal, o bullying com o bullying, a agressão com agressão? Não! Essas coisas não devem ser feitas com os soldados do grande exército de Deus.  Os soldados de Jesus Cristo obedecem exatamente ao que Jesus mandou fazer em Mateus 5.34: Amem os seus inimigos e orem pelos que te perseguem. Difícil não é mesmo? Mas se Jesus mandou, temos que obedecer e por essa obediência, Jesus mesmo vai nos recompensar. É assim que agem os filhos de Deus.

Mesmo que seja muito, muito difícil amar e orar por quem te persegue, obedeça ao Senhor. Deus vai agir e quem sabe aquela criança que te persegue não será seu discípulo e passará a servir ao Deus de Israel? Aconteceu com a menina escrava e  com o General inimigo, Naamã. E se você fizer como Jesus disse, então poderá acontecer com você também.  Amém, soldados? Sigam o plano. Sigam orando e abençoando os seus inimigos,  mesmo que seja muito difícil.

Ministrador:   Como soldados de Jesus, faça as crianças fazerem um juramento com a mão erguida: Senhor Jesus, eu juro que, a partir de agora, mesmo que seja muito difícil, vou abençoar os meus inimigos e orar por eles. Sim, eu quero te obedecer em tudo e até nessa ordem que o Senhor me dá. Após isso, peça para que as crianças se lembrem de alguém que tem feito maldade para elas! Agora junto com elas, declare: Eu quero nesse momento, Senhor Jesus, abençoar o (a)... por ter feito...... Eu o abençoo e peço que o Senhor mude a vida dele e que ele se torne discípulo de Jesus. Em teu nome eu peço, amém!


Salmo da Semana: 




Figuras:












 



Manual do Bom Soldado:



Você sabia?



Usando a Espada do Espírito:



Tarefa da Semana:



terça-feira, 17 de outubro de 2023

31 - Uma Guerra Espiritual

 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio: 

Material necessário:  Bolinhas de ping pong ou papel (1 por dupla).

Organização: Orientar as crianças a se organizarem em duplas (definia 1 minuto) para eles procurarem sua dupla, se necessário o executor deve ajudar. 

Execução: A dupla deverá segurar a bolinha usando apenas 1 dos dedos da mão, se a bolinha cair a dupla é eliminada, vence a dupla que ainda tiver a bolinha segura ao final do tempo. 

Obs: Como o objetivo é ficar apenas uma dupla eles pode derrubar a bolinha dos outros e assim a brincadeira irá virar uma batalha.


*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Nada é impossível - 4 por 1

https://www.youtube.com/watch?v=8jqhvdgOfG4&list=RD8jqhvdgOfG4&start_radio=1&t=134s

*Ofertório

*Tempo de Oração:  Fale um pouco sobre o Halloween pras crianças. Ore para que cada dia mais as crianças entendam a relação entre o Halloween e o Reino das Trevas. Declarem que o Halloween não fará parte da cultura brasileira!

*Start Games:  

Material necessário: 10 copos plásticos, 1 rolo de fita adesiva (fita crepe, para não manchar o chão), bolinhas de ping pong.

Organização:  A atividade pode ser executada em equipes ou separando de 10 em 10 para tentar o arremesso e conforme os que acertarem irem progredindo até ficar 1 vencedor.  Colar fita adesiva no fundo do copo deixando um pedaço para fora que deverá ser fixado ao chão e assim o copo ficará deitado com a boca para frente.  Fazer uma linha de lançamento de 2 passos, a criança deverá lançar a bolinha pelo chão em direção ao copo e quando a bolinha entrar no copo ela irá virar o copo para cima que devido a fita colada em baixa irá levantar.


Ministração  - Uma Guerra Espiritual (I Reis 16.29-33; 17.1; 18.1,2, 17-46)

Como é o uniforme militar? Quais cores ele tem? Alguém sabe porque o uniforme militar tem aquelas cores e para quê elas servem? Sim, o uniforme do soldado é camuflado para confundir o inimigo. Sim, o uniforme camuflado ajuda o soldado a ficar completamente invisível.  Mas existem alguns soldados que nem precisam usar uniforme camuflado para ficarem invisíveis, pois eles são invisíveis. E nesse exato momento eles estão travando uma batalha chamada Guerra Espiritual. O profeta Elias não era nem militar, mas ele travou uma batalha espiritual. Vamos aprender?

Acabe foi um rei de Israel. E ele conseguiu ocupar o lugar de Jeroboão, de pior rei da história de Israel. Foi isso mesmo que a Bíblia disse sobre ele:  Acabe, filho de Onri, fez o que era mau aos olhos do Senhor, pior que todos os reis antes dele. Ele não se preocupou em cometer os mesmos erros de Jeroboão e até fez coisas piores... I Reis 16.30,31

Sabem o que Acabe fez de tão horrível? Bem, ele se casou com uma rainha estrangeira chamada Jezabel. Jezabel era terrivelmente malvada. Além de adorar a um ídolo chamado Baal, Jezabel mandou matar a maioria dos profetas de Yahweh, porque ela tinha raiva deles.  E mandou colocar no lugar desses profetas, os falsos profetas de Baal, que eram mentirosos e não falavam a verdade. Acabe viu tudo isso e não fez nada. Aliás, ele estava tão cego espiritualmente que concordava com tudo o que Jezabel fazia. E ele mesmo passou a adorar ao ídolo Baal. Até mesmo construiu um templo e um altar para ele e ainda por cima fez todo o povo de Israel adorar a Baal. Quanta coisa horrível estava acontecendo em Israel naqueles dias!

Mas o pior estava para acontecer. Deus ficou tão, tão bravo como que estava acontecendo que mandou o profeta Elias dar um aviso para Acabe:  "Acabe, tão certo como Yahweh existe e está vivo, não choverá mais, a não ser quando eu disser para chover. A partir de agora haverá uma grande seca em Israel!" I Rs 17.1. 

Ah, Acabe ficou muito bravo com Elias, que começou a procurá-lo em todo o Israel para matá-lo. Mas ele havia se escondido muito bem. E se passaram três anos inteirinhos sem cair uma gota de chuva em Israel. Nem chuva, nem neve, nem orvalho,  nada. Os céus estavam fechados por causa do pecado de Acabe e Jezabel. Isso fez com que os rios secassem e as plantas que serviam de alimento morressem. E as pessoas começaram a morrer de fome também.

Então, Deus mandou Elias ir até Acabe.  E a ordem era para Acabe reunir todo o povo num local, o Monte Carmelo. E Acabe também deveria chamar os 450 profetas que adoravam o ídolo Baal e mais os 400 profetas que adoravam o ídolo Aserá.  E assim Acabe fez.

Quando aquela multidão estava reunida lá no Monte Carmelo, Elias gritou: "Ei povo de Israel? Até quando vocês vão ficar oscilando de um lado para outro? Se Yahweh é Deus, então vocês devem segui-lo. Mas se Baal é Deus, então é ele quem vocês devem adorar. Mas agora eu vou mostrar para vocês quem é o verdadeiro Deus de Israel, quem é que manda!".

Elias mandou que fossem trazidos dois filhotes de bois. Os profetas deveriam construir um altar e colocar o boi em cima dele. Elias também faria a mesma coisa. Só que ninguém iria acender o fogo. Sabem por que? Porque o Deus que enviasse o fogo para o altar, esse é que seria o Deus a ser adorado em Israel.

E assim foi. Os 850 profetas fizeram tudo certinho. Cortaram o boi e o colocaram em cima do altar. E começaram a gritar para Baal mandar fogo. Eles gritaram, gritaram e gritaram....fizeram isso por horas. E nada de fogo, nem mesmo voz ou resposta. Ninguém atendeu àquela invocação.

Então chegou a vez de Elias. Ele escolheu um altar que havia sido destruído e o reconstruiu com doze pedras. Depois cavou um buraco ao redor de todo o altar. Então colocou o boi no altar e...derramou sobre ele doze enormes vasos de água, de forma que o boi, a madeira e o altar ficaram encharcados.  E então Elias simplesmente orou:"Ò Yahweh, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que todo o povo saiba que somente o Senhor é Deus em Israel e o coração do povo volte a te adorar". Assim que terminou de fazer a oração, caiu fogo de Yahweh do céu e queimou tudinho, o sacrifício, as pedras, o chão em volta e toda a água que se acumulava no chão.

Então naquele momento o povo todo colocou o rosto no chão e disseram: Somente Yahweh é Deus! Somente Yahweh é Deus!  E logo depois dessa guerra, onde o Senhor teve a vitória, Elias subiu no lugar mais alto do Monte Carmelo, agora para orar. E ele clamou e clamou, até que uma pequena nuvem apareceu no céu. Logo aquela nuvem se tornou enorme e o céu se escureceu completamente. E uma grande chuva caiu em Israel!

Encerramento:  

Nos dias do rei Acabe, não havia nenhum inimigo tentando invadir Israel. Nem os filisteus, nem os amalequitas, ninguém mesmo. Estava tudo aparente calmo, só que não. Estava acontecendo uma guerra espiritual naquele lugar. O inimigo invisível Satanás estava em ação, tentando afastar as pessoas da adoração de Yahweh. E ele estava usando a rainha Jezabel para desviar seu marido Acabe e o povo da adoração a Deus. Ela estava matando os profetas que ensinavam o povo a adorar a Deus. E estava levando todos a adorarem um ídolo, que na verdade é um demônio, chamado Baal.

Ah, Satanás estava bem incomodado com Elias, porque ele era servo de Deus. Ele fez com que Jezabel tentasse matar Elias, mas nada aconteceu porque Deus cuidou dele. Pois é assim que o inimigo age até hoje. Ele trabalha dia e noite, juntamente com seus demônios para desviar as pessoas da terra da adoração ao verdadeiro Deus, Yahweh. Vejam quantas pessoas adoram deuses e ídolos e até morrem e matam por causa deles?

Mas Satanás também age como Jezabel agiu. Ele quer impedir que os soldados do Exército de Deus continuem desviando as pessoas da adoração aos ídolos e voltando a adorar ao verdadeiro Deus. E para isso, ele faz todos os tipos de ameaça, para nos colocar medo e nos fazer recuar. E vocês sabem muito bem como Elias venceu a guerra espiritual, não é mesmo? Com o joelho no chão e muita oração! Vamos repetir? Com o joelho no chão e muita oração!

A Bíblia diz em Efésios 6:12 que a nossa luta não é contra soldados que tem corpo, mas sim contra os governadores do mundo de trevas, contra forças espirituais da maldade, que estão guerreando em regiões do céu. 

Sim! Nossa luta é contra os poderes invisíveis das trevas. Sim, Satanás faz de tudo para nos tirar da guerra. Mas Sim, Deus luta por nós. Sim, Deus nos dará a vitória e se preciso for, enviará fogo dos céus para derrotar o inimigo, mostrando o Seu poder diante de todos os ídolos. Exatamente como fez com Elias.

Amém,  Soldados? Diante dessa guerra espiritual, siga o plano. Não tenha medo do inimigo invisível. Deus está conosco e nos dará a vitória.

Ministrador:   Quando o fogo caiu do céu e queimou todo o sacrifício de Elias, todo o povo gritou bem forte: Só Yahweh, o Eterno é Deus. Só o Senhor é Deus. Vamos fazer essa declaração bem forte, sete vezes?


Salmo da Semana: 



Figuras: 





















Manual do Bom Soldado:





Você sabia?



Usando a Espada do Espírito:




Tarefa para Pais e Filhos:






Foto da Gincana:



quarta-feira, 11 de outubro de 2023

30 - Fechem as brechas, soldados!

  Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio: 

Material necessário:  Fita adesiva. Bolinha de ping pong. Uma caixa ou cesto 

Organização: Cada criança deverá lançar a bolinha (pingando) com o objetivo de acertar a caixa que deverá estar a uma boa distância.  Como obstáculo, usando a fita adesiva, você irá montar uma barreira colando a fita entre duas cadeiras formando uma espécie de muro invisível com cola, se a bolinha chegar ao muro que estará de frente a caixa irá bater ou colar nas fitas.  Obs. O muro de obstáculo pode ser feito de barbante também, o objetivo é ter uma parede que impeça o lançamento e faça com que a criança ping a bolinha com estratégia.


*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Meu amigo Espírito Santo

https://www.youtube.com/watch?v=5oLsa8ctJV4&list=RD5oLsa8ctJV4&start_radio=1

*Ofertório

*Tempo de Oração:  Conte para as crianças sobre o que está acontecendo em Israel. Orem juntos para que haja paz em Israel.

*Start Games:  

Material necessário: 10 cabides. 1 pedaço de barbante por criança (30cm).

Organização:  2 equipes em fila Indiana, distanciar um braço de cada criança da fila, todos devem ficar com os pés fixos devendo somente girar o corpo para receber e passar o cabide para o próximo da frente. 

Regras: Não pode soltar as mãos do barbante.Se cair o cabide esse deve voltar ao começo.

https://www.instagram.com/reel/Cw73-dNN7SE/?igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D


Ministração  - Fechem as brechas, soldados! (I Reis 11, 12, 14)

Quem sabe o que é uma brecha? Brecha é uma abertura em qualquer lugar, que permite que alguém ou algo entre. Por exemplo, quem aqui tem pet, se for no banheiro e deixar uma brechinha (espacinho) da porta aberta o pet vai entrar. Ou com certeza na sua casa, mamãe já deixou uma brecha na janela e a chuva entrou por ela, molhando tudo. 

Para um exército, ter uma brecha é muito perigoso. Porque por essa brecha, o inimigo pode entrar e causar um grande estrago. Nesse mesmo momento, está acontecendo uma guerra em Israel (10 de outubro de 2023). O Hamas, grupo terrorista que mora numa região vizinha à Israel entrou em Israel e matou várias pessoas. Sabem como? Por uma brecha. Sim! Um morador foi entrar no seu condomínio e eles aproveitaram a oportunidade. Por isso, para se proteger de qualquer perigo, a melhor coisa é fechar as brechas.

Depois de reinar por 40 anos, Davi morreu bem velhinho. E no lugar dele, assumiu o trono seu filho, Salomão. Será que Salomão agiu que nem Davi e foi fiel a Deus o tempo todo? No começo sim. Salomão construiu o Templo do Senhor de forma maravilhosa. E em resposta, Deus apareceu para ele duas vezes e deu muitas riquezas e sabedoria. Mas depois disso tudo, Salomão pisou na bola. Ele se casou com muitas esposas, pois naquela época um homem podia se casar com mais mulheres. Mas havia uma ordem clara de Deus: nenhum homem podia se casar com mulheres estrangeiras, ou seja, de outros países.

Sabem por que? Porque os povos estrangeiros eram idólatras, ou seja, adoravam deuses de ferro, de barro e ofereciam sacrifícios a esses deuses. E o Senhor, lá em Êxodo 20 disse assim: Se vocês quiserem ser meu povo, protegido e guardado, não podem adorar a outros deuses. Nem se curvar a eles, nem ter imagens deles. Eu sou o Senhor o Deus de vocês. Único e verdadeiro (Ex 20.1,2). E o Senhor ainda disse: se vocês se casarem com mulheres estrangeiras, elas levarão vocês a me trocarem pelos deuses delas e vocês me abandonarão!

Salomão, no começo foi bem obediente. Mas depois se casou com tantas mulheres estrangeiras, que elas estragaram seu coração. E Salomão já não adorava mais a Deus. Agora ele adorava aos deuses de suas esposas, construía altares para eles e oferecia sacrifícios. Por esse motivo, Deus ficou muito irado com Salomão! Ele ficou tão bravo que tomou uma decisão: "Eu vou tirar 10 tribos do povo de Israel das mãos da família de Davi e vou dar para um homem que não tem nada a ver com Davi, nem mesmo é filho de Salomão. Na verdade eu vou deixar somente 2 tribos de Israel com os descendentes de Davi. Mas o restante ficará na mão de outro homem".  (I Reis 11.9-13).

A desobediência de Salomão fez com que ele perdesse a sua paz. Isso mesmo. Se antes Salomão vivia em paz, depois dessa desobediência, vários inimigos se levantaram contra ele e lhe causaram muitos problemas. Mas o pior deles foi Jeroboão.

Jeroboão era um empregado de confiança de Salomão. E sabem o que aconteceu? Jeroboão se revoltou contra o rei!  Ele saiu de Jerusalém e foi para o Egito. Lá,  um profeta chamado Aías foi procurar Jeroboão. Ele pegou a sua capa, picou em dez pedaços e disse que Jeroboão seria o rei de uma grande parte de Israel. E se ele fosse obediente a Deus e fizesse o que Ele aprova, então os filhos de Jeroboão também poderiam reinar para sempre em Israel. Uau! Que promessa maravilhosa, não é mesmo?

Mas, quando Salomão morreu, seu filho, chamado Roboão passou a reinar em Israel. Mas ele era um rei  muito mal. Fez coisas que o Senhor reprovava e continuou a adorar imagens como seu pai, Salomão. Por isso, uma grande parte do povo de Israel foi logo procurar Jeroboão para que ele se tornasse rei de todo Israel.

E logo Jeroboão voltou para Israel. Assim, o povo o tornou rei sobre todo o Israel. E somente as pessoas que faziam parte da tribo de Judá e Benjamim preferiram seguir Roboão, como rei. Vocês podem imaginar o que aconteceu com a nação de Israel? (mostre no mapa). Ela ficou dividida em duas. A parte governada por Jeroboão ficou conhecida como Reino do Norte. E a parte governada por Roboão ficou conhecida como Reino do Sul.

Assim que se tornou rei, Jeroboão logo se esqueceu do que o profeta Aías havia dito, de que ele deveria obedecer a Deus e fazer o que Deus aprova. Ele abriu uma brecha bem grande em sua vida e reinado. E qual brecha foi? A mesma de Salomão - a idolatria.

Mas Jeroboão fez algo pior. Ele mandou construir dois grandes bezerros de ouro. Colocou um na cidade de Dã e outro em Betel e disse a todo povo: "Dá muito trabalho vocês viajarem longe, para Jerusalém, para adorar a Deus no templo. A partir de agora, vocês vão adorar o Bezerro de Ouro. Ele é o deus que vocês devem adorar. Ele fez com que as pessoas se esquecem de Deus e passassem a adorar o bezerro de ouro, igual o povo fez quando estava lá no monte Sinai.

Deus ficou muito irado com a desobediência de Jeroboão. Ele mandou o profeta Aías falar assim para ele: "Eu tirei você do serviço do palácio e te dei o trono, mas você está fazendo pior do que todos os reis que viveram antes de você. Você fez ídolos de metal. Você provocou a minha ira e deu as costas para mim. Por isso, trarei desgraça sobre a sua família. Seu filho ficará doente e morrerá. E ele será o único que será enterrado, pois todos os outros morrerão pela guerra, no meio do campo".  (I Reis 14.7-10)

Ah, que palavra dura Jeroboão recebeu! Mal havia recebido o trono e já o perdeu, por causa da brecha da idolatria. Jeroboão reinou em Israel 22 anos e depois morreu. Nadabe, seu filho, reinou por somente dois anos e foi morto, ele e toda a famiília de Jeroboão, por uma pessoa do seu próprio reino. Que triste fim para Jeroboão e sua casa!

Encerramento: 

Quanta história triste aconteceu em Israel depois que Davi morreu, não é mesmo? Era para Israel viver em paz e união, se todos os reis fossem como Davi e obedecessem ao Senhor Deus. Mas Israel se tornou um reino dividido. E demorou muito tempo para que Israel se tornasse um país unido novamente. Sabem quantos anos demorou? 2800 anos. Israel só voltou a ser um país e voltar para a sua terra em 1948 depois de Cristo. E mesmo assim, eles vivem cercados de inimigos que os odeiam. Até hoje fazem guerra contra o povo de Deus.

Isso tudo aconteceu por causa de uma grande brecha aberta por Salomão e por muitos dos reis que vieram depois dele. Que brecha foi essa? A idolatria.   Deus mesmo avisou que se eles adorassem outros deuses, um rei seria levantado para governar, que não seria da família de Davi, e sim um rei que eles nunca haviam ouvido falar.  (Dt 28.36).

Assim como o inimigo invade um local e destrói outro exército através das brechas, Satanás e seu exército maligno tem a missão de entrar no campo dos soldados de Deus para roubar, matar e destruí-los, enfraquecendo assim o poder do Senhor Jesus. E ele entra exatamente pelas brechas abertas.

Como Soldados de Deus, precisamos identificar todas as brechas abertas em nossa vida e também em nossa Igreja. E o que são essas brechas? Qualquer pecado que você deixa entrar em seu coração e continua a praticar, mesmo sabendo que é errado, é uma brecha por onde Satanás entra. 

E que brechas um soldado poderia ter? Gálatas 5.19-21 nos fala das obras da carne, ou as atitudes que abrem brechas na nossa vida: "imoralidade sexual, impureza, ações indecentes, a idolatria (adoração a ídolos), bruxaria, inimizades, as brigas, ciúmes, acessos de raiva, ambição egoísta, desunião, divisões, invejas, bebedeiras, farras e coisas parecidas com essas". (ministro explique cada uma delas, rapidamente e com clareza).

Crianças, é sério. Satanás não está brincando e procura soldados de Deus para destruir. E, se encontrar brechas, ele pode sim tocar em vocês. Por isso, hoje é dia de vocês fecharem essas brechas. Qual o caminho? I João 1.9 ensina o caminho: "Se vocês confessarem os seus pecados, Deus é fiel e justo para perdoar vocês e os limparem de toda a injustiça que o pecado traz". Uau, tão simples!

Identifiquem os seus pecados. Confessem-os a Deus. Arrependam-se e decida nunca mais praticar. Aí o Senhor mesmo vai vir, cobrir você com o sangue de Jesus. Para que o inimigo não entre na sua vida e não cause estragos, a melhor coisa a se fazer é fechar as brechas.

Amém, soldados? Vamos fechar as brechas e acabar com o ataque invasor de Satanás. Sigam o plano! 

Ministrador:   Leve as crianças a identificarem as brechas que estão em suas vidas. Faça desse momento um momento calmo. O que o Espírito Santo disser para você sobre as possíveis brechas na vida delas você pode dizer. E reforce que isso é pecado. Pergunte quem quer fechar a brecha. Faça o apelo, chame-os ao altar (frente). E tenha um maravilhoso tempo de arrependimento dos pecados, com as crianças, sempre orando em primeira pessoa. Deus, eu peço perdão...sei que é errado, eu me arrependo. E no final orem declarando o sangue de Jesus sobre nossas crianças e sobre a Igreja.

Salmo da Semana: 


Figuras:

 














Manual do Bom Soldado:





Você sabia?





Manual do Bom Soldado



Tarefa para Pais e Filhos




20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...