quinta-feira, 16 de novembro de 2023

34 - Exército dividido, exército banido!

 

 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio: 

Material necessário: 10 copos plásticos; 1 rolo de fita adesiva; Bolinhas de ping pong.

Organização: A atividade pode ser executada em equipes ou separando de 10 em 10 para tentar o arremeço e conforme os que acertarem irem progredindo até ficar 1 vencedor. Colar fita adesiva no fundo do copo deixando um pedaço para fora que deverá ser fixado ao chão e assim o copo ficará deitado com a boca para frente. 

Fazer uma linha de lançamento de 2 passos, a criança deverá lançar a bolinha pelo chão em direção ao copo e quando a bolinha entrar no copo ela irá virar o copo para cima que devido a fita colada em baixa irá levantar.

*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Nada é impossível - Quatro por um

*Ofertório

*Tempo de Oração:  Tenham um tempo de pedido de perdão por toda a idolatria que acontece na sua cidade. Orem para que o Senhor abra os olhos e os ouvidos dos moradores da cidade e eles reconheçam que Yahweh é o único Deus.


*Start Games:  

Material necessário: Copo plástico (1 para cada criança); Bolinha (1 para cada dupla) 

Organização: Formar 2 fileiras sendo uma de frente para a outra, entregar os copinhos e depois colocar uma bolinha nos copinhos da fileira A. 

Execução: A fileira A estará a 1 passo da fileira B. A fileira que esta com a bolinha irá lançar para a criança a sua frente que ao receber a bolinha dentro do copinho irá dar um passo para trás e assim sucessivamente até que reste apenas uma dupla vencedora da atividade.


Ministração  -   Exército Dividido, Exército banido! (2 Reis 15.17-22; 17:1-23 )

Vocês sabiam que um militar pode ser banido de um exército? Sim! E o que é ser banido? É ser expulso para nunca mais voltar! O que faz um soldado ser expulso de um exército? (deixe que as crianças contribuam, mas você precisa estar por dentro do assunto).Ser soldado não é para quem quer, mas sim para quem obedece ordens. Pessoas obedientes às regras do Comandante são consideradas dignas de permanecer no exército, mas os desobedientes...ah, eles são banidos.

Quando o povo de Israel se dividiu em dois reinos, as dez tribos do norte receberam o nome de Israel e as dez tribos do sul receberam o nome de Judá.  O reino de Israel teve  19 reis e uma rainha! O reino de Judá teve muitos reis que desobedeceram a Deus. Quem aqui pode se lembrar do pior pecado que os reis cometeram? (adorar aos ídolos no lugar de adorar a Deus). Mas também teve muitos reis que obedeceram a Deus e fizeram o que Ele aprova. Mas no reino de Israel, todos os reis, todos os reis foram maus e fizeram o que o Senhor reprova.

Deus avisou o povo, usando a vida dos profetas, que se eles não parassem de adorar aos ídolos e se voltasse de todo o coração para o Senhor, então eles seriam derrotados. Os exércitos inimigos os invadiriam, roubariam tudo o que eles tinham e os levaria como escravos para um país estranho. 

Por isso, quando Menaém era rei de Israel, aconteceu exatamente o que o Senhor prometeu. O rei da Assíria chamado Tiglate Pileser, com um enorme exército, cercou Israel para destruí-lo. Mas o rei Menaém deu ao rei uma quantia enorme de prata, por isso o exército da Assíria não invadiu Israel. Mas depois que Menaém morreu, o exército da Assíria voltou a cercar Israel e dessa vez fez um estrago! Os soldados invadiram muitas cidades de Israel e levaram o povo como escravos para a Assíria. 

E então, assumiu o trono de Israel o último rei, chamado Oséias. A situação em Israel estava muito, muito ruim. Todos estavam assustados e com medo. Será que Oséias, o último rei, se arrependeria e buscaria ao Senhor? Não, não mesmo. Ele continuou no mesmo erro dos outros reis - adorou muitas imagens e desobedeceu ao Senhor Deus.

Por esse motivo, aconteceu o pior. O exército assírio montou acampamento ao redor de Israel e ali ficou por três anos inteiros! Não entrava nada em Israel e as pessoas começaram a morrer de fome e de sede. Então, finalmente Oséias se entregou e entregou todo o Israel nas mãos do exército da Assíria. 

Todos os moradores de Israel, eles e tudo o que tinham, foram levados como prisioneiros! Sim, o reino de Israel, com todas as suas dez tribos deixou de existir completamente. Eles foram levados para a Assíria e por lá ficaram. E o rei da Assíria forçou o povo da Babilônia a ir morar nas terras do povo de Israel e assim terminou o Reino de Israel.

Encerramento:

Em II Reis 17.7 -23 lemos: Todas essas coisas tristes aconteceram porque os israelitas pecaram contra Yahweh. Eles construíram vários altares idólatras, ergueram colunas e postes para a adoração dos deuses dos povos de Canaã.  Deus chamou a atenção deles várias vezes, por meio dos profetas, chamando-os para o arrependimento, mas eles não deram ouvidos. Continuaram teimando em adorar outros deuses; até mesmo jogaram seus filhos no fogo como oferta para esses deuses. Foi muito terrível o que eles fizeram. Por esse motivo, Israel foi banido da sua própria terra e nunca mais voltou a habitá-la!

Cada um de vocês foi escolhido a dedo por Deus para fazer parte desse grande exército do Senhor, que vai derrotar o exército de Satanás e vai conquistar a cidade. Mas para que tudo dê certo e o Exército de Deus seja vitorioso, você precisa tomar muito cuidado para que um território muito especial não seja invadido pelo inimigo - o seu coração. Sim, é o seu coração que o inimigo está pensando em invadir! Porque ele quer roubar esse território do Senhor Deus.

A Bíblia nos ensina em Provérbios 4.23 que de tudo o que podemos vigiar, temos que vigiar e proteger o nosso coração, porque é dele que vem toda a nossa vida. Sim, você precisa vigiar para que seu coração não se torne dividido, como o coração de todos os reis de Israel. Todos eles foram alertados pelos profetas a não se desviarem de Deus nem da obediência a Ele. Mas, eles seguiram o exemplo dos países vizinhos e adoraram a ídolos.

Todos nós temos muitos amigos que não são cristãos.Seus amigos fazem coisas muito erradas e até mesmo convidam você para participar delas? Conte para nós, quais são os péssimos exemplos que você já viu seus amigos praticando ou convidando você para praticar.

É certo que, assim como os países vizinhos de Israel tinham muita influencia sobre o povo, seus amigos também terão muita influencia sobre você. E você precisa vigiar o seu coração para não seguir o exemplo deles.  Uma das ordens de Deus é que você o ame de todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças.

Não permita que o diabo entre em seu coração e o divida no meio. Era assim que o povo estava, dividido entre adorar a Deus e adorar aos ídolos. E foi exatamente isso, essa divisão que os fez serem derrotados pelo inimigo e banidos da sua terra.

E como bons soldados, precisamos amar a Deus com todo o nosso coração. Sim, porque, se amamos a Deus de todo o nosso coração, vamos obedecê-lo em tudo. Se amamos a Deus de todo o nosso coração, vamos dizer não a todo convite ou exemplo que possa nos fazer desobedecer ao Senhor. Se amamos a Deus, vamos vigiar para não deixar o inimigo invadir nosso coração. E se amamos a Deus, nunca perderemos um território, pelo contrário, vamos conquistar cada vez mais territórios para o Senhor.

Amém, soldados? Sigam o plano! Guardem bem o coração de vocês, não deixem que ele fique dividido entre Deus e seus amigos e...obedeçam ao Comandante em tudo. Vamos conquistar muitas vidas para Jesus!


Ministrador:   Como está o seu coração hoje? Ele é totalmente do Senhor? Coloque as crianças sentadas no chão. Peça ao Espírito Santo  que revele a elas que tipo de pecado o inimigo colocou em seu coração. Você pode usar exemplos: Se você desobedece seus pais, então seu coração está dividido. Se você fala palavrão, ele também está dividido. Se você é mentiroso...briguento, rebelde....então seu coração está dividido. Declarem: Senhor, eu peço perdão por não ter vigiado o meu coração. Me perdoa porque eu deixei o inimigo trazer para dentro dele....(o pecado da criança). Mas agora eu me arrependo e peço que o Senhor purifique meu coração com o sangue de Jesus. Eu expulso para fora todo o pecado. Eu não vou mais ter um coração dividido, pois não quero ser banido do seu exército. O meu coração é inteiramente seu, Senhor, em nome de Jesus. Amém.

Creia no poder do Espírito Santo para convencer as crianças e no poder do sangue de Jesus para purificá-las de toda a injustiça.


Salmo da Semana:





Figuras: (freebibleimages.org.br)














Manual do Bom Soldado:



Você sabia?





Usando a Espada do Espírito:



Tarefa para Pais e Filhos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...