quarta-feira, 29 de novembro de 2023

36 - Perder um território? Nunca!

 Check in - Identificação de Visitantes

*Lanche

*Start Desafio: 


*Oração de Abertura/Cobertura

*Música: Nada é impossível - Quatro por um

*Ofertório

*Tempo de Oração: Você já viu algum viciado em droga na cidade? Eles ficam nos semáforos pedindo ajuda, pois não conseguem trabalhar e nem mesmo voltar para casa. Eles usam drogas durante toda a noite, com o dinheiro que conseguem arrecadar. E quando não conseguem arrecadar, eles roubam as pessoas para poder se drogar.  Lá em São Paulo tem um lugar onde todos os viciados em droga ficam, chamado Cracolândia. É um lugar do Centro de São Paulo, muito sujo, onde essas pessoas ficam se drogando o tempo todo. Aqui na nossa cidade também tem lugares assim. Vamos orar para que o diabo solte essas pessoas e elas aceitem Jesus como Senhor?

Start Games 

Material necessário:  Uma mesa com furo ao meio ou se não tiver furo precisa fazer um quadrado ao centro.  Tampinhas de garrafa ou bolinhas pequenas de papel. 

Organização: Organizar em equipes de 10 crianças, colocar as tampinhas na mesa e cada criança terá uma chance de soprar a tampinha para o alvo e deverá ser intercalado entre as equipes, o ponto somente será contabilizado se a bolinha acerta o alvo.


Ministração  - Perder um território? Nunca! (2 Reis 25.1-13)

Crianças, quem aqui já jogou o jogo War? Como se joga esse jogo?(deixe que as crianças compartilhem). O Jogo War, é um jogo que, usando estratégias, você vai derrotando o inimigo e conquistando territórios. Bem, você sabia que na história do mundo isso aconteceu de verdade? Sim, alguns reis não ficavam felizes em ter somente a terra do seu país. Por isso eles formavam um grande exército e atacavam outras nações, mesmo que não fosse perto deles. Assim, eles iam conquistando territórios e aumentando o seu Império, que é um conjunto de povos e países que são governados por um único rei, ou Imperador. Na época da Bíblia, havia dois Impérios muito poderosos, com grandes exércitos, o Assírio e o Babilônio. E os dois queriam porque queriam conquistar Israel. Será que eles conseguiram?


Quando o povo de Israel entrou em Canaã, conforme a ordem de Deus, eles expulsaram os moradores de lá e agora a terra se tornou deles. Mas o Senhor avisou bem claramente o que vocês já aprenderam. Tudo iria bem se o povo obedecesse ao Senhor e adorasse somente a Ele. Mas, tudo foi muito mal. Os reis que reinaram em Israel abandonaram a Deus e adoraram às imagens. Por esse motivo Israel se dividiu em dois territórios, o Reino do Norte e o Reino do Sul. Agora, além deles terem dois territórios, eles tinham dois reis!

E infelizmente os reis que governaram sobre Israel não obedeceram ao Senhor.  Então, veio o Império da Assíria com seu exército e cercou a cidade de Samaria, até que todos se entregassem! Todos os E eles perderam todo aquele território que demoraram tanto para conquistar. Que triste não é mesmo?

Mas então sobrou o reino de Judá. Será que os reis de Judá, vendo o que aconteceu com o  reino de Israel, continuariam adorando aos ídolos? Será que eles continuariam fazendo o que o Senhor reprova, mesmo sabendo que poderiam perder o território?  

Sim, crianças, os reis de Judá também continuaram a fazer o que Deus reprova. Por isso, quando Zedequias assumiu o trono, o rei Nabucodonosor, rei do Império da Babilônia, e seu grande exército cercaram Jerusalém. Todo o povo que morava na cidade ficou trancado, sem ter como sair. E nada mais pôde entrar na cidade, principalmente a comida, que eles tanto precisavam. O rei da Babilônia não tinha nenhuma pressa. Ele queria que o rei Zedequias e todo o povo se rendessem ou eles iam morrer de fome.

E isso continuou durante três anos, até que os soldados de Judá quebraram uma parte do muro e fugiram escondidos, junto com o rei. Porém, o exército da Babilônia foi atrás deles e prendeu Zedequias. O exército da Babilônia era muito, muito violento. Eles mataram todos os filhos do rei na frente dele e depois cegaram seus olhos. O prenderam com grossas correntes de bronze e o levaram como escravo para a Babilônia.

E então, os soldados entraram em Jerusalém, a cidade tão especial para Deus. Agora todo o reino de Judá pertencia ao Império da Babilônia. Nenhum rei mais poderia governar, nem sobre Israel e nem sobre Judá.

E uma coisa muito triste aconteceu! Os soldados da Babilônia entraram no Templo do Senhor e colocaram fogo lá! Eles roubaram tudo o que tinha dentro do templo do Senhor, arrancaram todo o bronze e a prata e levaram embora tudo o que tinha de valor. Imaginem as pessoas vendo a sua igreja sendo destruída! Foi muito, muito triste!

Eles também queimaram todas as casas de Jerusalém. E derrubaram o muro que protegia a cidade. Todos os moradores de Jerusalém foram levados como escravos para a Babilônia. Nabucodonosor levou para a Babilônia todas as pessoas inteligentes, que podiam servir para alguma coisa, mas ele fez questão de deixar na cidade destruída o povo mais pobre e mais doente, que não teria como sobreviver.  E assim, como foi com o Reino do Norte, o Reino do Sul também perdeu o seu território. 

Agora, Israel já não poderia mais ter seus reis e nem mesmo seus exércitos. Eles perderam todo o seu território, conforme Deus havia avisado por muitos anos, através dos seus profetas. 


Encerramento:

Crianças, é importante que vocês saibam que agora mesmo há um Império dominando a nossa terra. E não é um império liderado por homens, mas sim por Satanás e seus demônios. Sim, esse Império conhecemos como Império das Trevas.

E eles também fazem guerras para conquistar territórios! Qual é o território que eles mais querem? Bem, em primeiro lugar eles querem conquistar o coração das pessoas, para que elas cometam muitos pecados e fiquem longe de Deus. 

Vocês sabiam que eles são muito organizados? E são um grande exército, formado para conquistar territórios também? Isso mesmo! Satanás e seus demônios querem controlar as pessoas, mas também querem controlar as ruas, os bairros, as cidades, os estados e os países.

E como eles fazem isso?  Fazendo as pessoas cometer pecados. E um dos pecados que abre a porta para Satanás conquistar uma cidade é exatamente o mesmo pecado que trouxe a queda de Israel! A idolatria! Sim, crianças, quando um país adora um ídolo que não é Yahweh, os demônios entram com tranquilidade no território e eles trazem com eles outras maldições como: assassinatos, tráfico de drogas, imoralidades na área sexual, pobreza, sujeira, 

Agora, é importante que você saiba que Deus também tem um Reino. E esse Reino é conhecido como Reino da Luz. E ele tem milhares e milhares de anjos, 2 vezes mais do que todos os demônios que existem. E esses anjos são anjos de guerra, que lutam sim nas regiões celestiais, para que esses demônios saiam dos territórios!

Porém, o Reino da Luz também tem um exército poderoso nessa terra. É o exército que eu e você fazemos parte. Sim, eu e você que somos de Jesus, fazemos parte do Exército de Deus. Somos soldados que lutam as guerras do Senhor! E qual é o nosso objetivo? Conquistar pessoas para o Senhor Jesus, tirando essas pessoas do Império das Trevas e colocando-as no Reino da Luz.

Sim, nossa Missão é falar de Jesus para todos os nossos amigos. Porque se eles receberem Jesus como Senhor, então conquistamos um território. Aí as crianças vão trazer as suas famílias e o Reino de Deus vai se ampliando. Quando uma família toda se entrega para Jesus, o território onde a família mora é ungido e passa a ser de Jesus!

Nossa Missão como Igreja, também é conquistar a nossa Cidade para Jesus. Como? Pregando o Evangelho através das células e do Start Kids. Também nos reunimos para orar em lugares da cidade, onde há criminalidade, pecados sendo cometidos. Assim a gente ora, pede perdão e manda o inimigo embora daquele lugar. Oramos por nossa cidade sempre, mandando o diabo sair. Assim, ele sai, as pessoas podem ouvir de Jesus e aceitar a salvação.

Amém Soldados? Sigam o plano. Essa é a nossa Missão, conquistar territórios para o Senhor amém? Eu e você não podemos ficar parados. Temos que fazer tudo o que for possível para trazer crianças para Jesus. Crianças e suas famílias.

Ministrador: Soldados de Jesus! Nunca, jamais, um soldado do Exército de Deus deve aceitar perder um território para o diabo. Isso é possível? Sim, se eu e você baixarmos a guarda.  Se a gente parar de lutar e conquistar vidas para Deus, então, o inimigo continuará com seu Império terrível, mantendo as pessoas longe de Deus e do seu Filho Jesus. Neste dia, vamos orar declarando bem alto que somos soldados do Exército de Deus e declarar que não vamos perder nenhum território, vamos conquistar as famílias, as ruas, as cidades e nosso Brasil para o Senhor Jesus! (ministrador, faça desse momento um momento de batalha pelo Reino de Deus, faça as crianças erguerem as mãos, declararem em voz alta essas verdades e darem um grito de guerra!)


Salmo da Semana:




Figuras:
















Manual do Bom Soldado:




Você sabia?




Usando a Espada do Espírito




Tarefa para Pais e Filhos





Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...