terça-feira, 28 de maio de 2024

11 - Cultura do Céu - Não terás outros deuses diante de mim

 Check in 

Abertura - Oração de cobertura, Louvor e Ofertório!

Lanche e Volta para as salas de Aula. 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

MINISTRAÇÃO - Não terás outros deuses diante de mim!                                                                                           (Êxodo20.3, Mateus 19.16)

Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Auditório ainda usamos figuras de papel.

Introdução: 

Ministro: prepare algumas figuras de coisas que são únicas no mundo inteiro e outras coisas que não são únicas, tem vários exemplares. Por exemplo: o sol (único), carro (vários), notas musicais (únicas), escola (várias), papai e mamãe, etc. Leve um espelho com cabo.

Vamos começar nossa ministração com uma brincadeira. Eu vou mostrar a vocês algumas figuras e vocês vão me dizer se no mundo, existe um só do que vou mostrar ou existem vários. Mostre as figuras e deixem as crianças dizerem se essas coisas são únicas ou se existem outras mais. Por fim, mostre o espelho para as crianças dizerem se elas são únicas ou se existem outras iguais no mundo.

A última coisa que vocês olharam foi o espelho e a pergunta que quero fazer a vocês é: existem alguma criança parecida com você em todo o mundo? A resposta é não! Então vocês podem dizer que são únicos. Não tem uma cópia de vocês em nenhum lugar desse planeta. Não há ninguém igual, que tenha a mesma voz, a mesma inteligência nem o mesmo comportamento. Isso não é maravilhoso?

O povo de Israel estava lá no Monte Sinai. Quem pode contar o que aconteceu lá no Monte Sinai? (ministro,  estude a lição passada para poder relembrar os acontecimentos com as crianças). O povo ficou com muito, muito medo, mas Moisés disse que o Senhor Deus, Yahweh, estava se mostrando daquela forma porque queria que o Seu povo O respeitasse e obedecesse às Suas leis.

No meio daquele espetáculo assustador, Deus chamou Moisés para subir lá no alto do monte, no meio daquela nuvem cheia de raios e trovões. Será que Moisés ficou com medo? Não! Com todo o respeito ele subiu para se encontrar com Deus. 

O que será que o Senhor queria? Passar para Moisés muitas instruções de como o povo dele deveria se comportar, daquele momento em diante. Afinal de contas, Yahweh era o Deus deles e eles eram o seu povo, o seu tesouro pessoal.

Deus então pegou duas tábuas grossas de pedra. E com seu próprio dedo, Ele escreveu os Dez Mandamentos. Ele começou assim: "Eu sou o Deus de vocês, meu nome é Yahweh. Fui eu quem tirou vocês do Egito, da terra da escravidão. E meu primeiro mandamento para vocês é: Não tenham outros deuses além de mim". (Êxodo 20. 1-3)

De cara, o primeiro mandamento de Deus foi: Eu sou único. Não tenham outros deuses além de mim. Lá no Egito havia muitos deuses de pedra, de barro, de madeira. E lá em Canaã, terra para onde eles estavam indo, também havia muitos deuses - as pessoas do Egito e de Canaã adoravam a esses deuses.  Porém, o povo de Israel tinha que entender que Yahweh é o único Deus em todo o universo. Eles deveriam entender e escolher todos os dias adorar somente a Ele, mesmo que eles tivessem milhares de deuses à sua volta!

Esse foi o primeiro comportamento que o Senhor pediu ao seu povo: "não tenham em sua vida outros deuses além de mim. Nada nem ninguém pode se comparar a mim, Eu sou único!" Essa seria a diferença entre o povo de Israel e os outros povos. Eles seriam conhecidos como o povo de Yahweh, que adora ao Deus que é invisível, mas que é poderoso!

Na Bíblia existem muitos, muito versículos que falam sobre Deus ser único:

"Ouça ó, Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças". Deuteronômio 6.4

"Assim, todos os povos da terra saberão que o Senhor é Deus e que não há nenhum outro". I Reis 8.60.

"Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas. Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu". Isaías 46.9

"Antes de mim, nenhum deus se formou. E depois de mim, nenhum haverá". Isaías 43.10.

Certo dia, um jovem que tinha muito, muito dinheiro, foi procurar Jesus. Sabem o que ele queria? Ele queria saber que comportamento ele tinha que ter para ganhar a vida eterna. Jesus citou para ele alguns dos Dez Mandamentos que Deus havia escrito nas tábuas de pedra, lá no Sinai: "Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não minta, honra ao teu pai e tua mãe, ame ao teu próximo como a ti mesmo". 

O jovem então disse para Jesus: "Eu tenho me comportando assim. A todos esses mandamentos eu tenho obedecido". Mas Jesus tinha algo mais a pedir para ele. "Se você quiser ser perfeito diante de Deus, vai e vende os seus bens e dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me".

Uau! Que pedido difícil Jesus estava fazendo, aos olhos daquele jovem. Vender tudo o que ele tinha? Mas ele gostava de ser rico. Na verdade, ele amava o dinheiro. O dinheiro era o deus dele. Então, o jovem, ao ouvir aquilo, foi embora, pois conseguiria obedecer em tudo, menos em largar o seu dinheiro, que naquele momento era o seu deus. Ele jamais conseguiria ser povo de Deus amando o dinheiro, pois o Senhor não seria o único em sua vida! "Ninguém pode servir a dois Senhores, foi o que Jesus disse - pois odiará a um e amará o outro. Se dedicará a um e desprezará o outro". Mateus 6.24

Os cidadãos da terra tem muitos, muitos deuses. Além dos ídolos, imagens que eles tem em suas casas e as adoram, eles também adoram outros deuses em seus corações. Assim como o jovem rico, eles adoram ao dinheiro. Eles também adoram os seus times de futebol. Adoram o celular, adoram seres humanos, adoram a si mesmos...sim os cidadãos dos céus adoram até a si mesmos...

Mas como eles podem adorar essas coisas? Como funciona isso? O ídolo deles é aquilo a quem eles dedicam tempo, dinheiro e muitas vezes matam e morrem por isso. Você já viu pessoas que matam outras por causa de seus times de futebol? E pessoas que não importam o quão doente estejam, continuam usando drogas? Sim, esses são os ídolos do coração. Eles roubam o lugar de Deus e dominam a vida de uma pessoa.

Com o cidadão do céu é diferente. Ele pode até gostar de um time, gostar de seu celular, dos seus brinquedos, do seu cachorrinho, mas isso jamais ocupará o lugar de Deus em sua vida. Para o cidadão do céu, Deus é único. E como Deus é único e ocupa o primeiro lugar, o cidadão do céu dedica bastante tempo para adorar a Deus e ter amizade com ele.

Deus é o único Senhor. Essa é uma verdade que mais cedo ou mais tarde todos terão que admitir. Não existe outro Deus...os ídolos são mentiras que Satanás inventou para roubar o coração das pessoas. Cidadão do Céu, você precisa sempre saber disso. Deus é o único. Nenhum outro é verdadeiro, somente Yahweh. Quem tem Deus como o seu único Senhor e salvador, também terá a Vida Eterna. Aleluia!

Nessa jornada, não desvie o seu coração para adorar ao dinheiro, nem ao celular, pessoas ou outra coisa. Siga a sua vida adorando somente a Deus e dedicando tempo para adorá-lo e amá-lo. Amém?

Ministro: Coloque uma música calma instrumental. Peça para as crianças, sentadas, imaginarem o Senhor Deus. Agora descreva como ele é. (você pode encontrar essa descrição em Isaías 6). Peça para as crianças imaginarem o Senhor sentado no trono, sendo adorado por anjos. Agora peça para as crianças, com os olhos fechados, adorarem ao Senhor Deus, aquele que está no trono. Declarando amor, dedicação, obediência. Declarando que ele é o único Deus da terra e também dos seus corações. Há de ser um tempo com muita manifestação de Deus. Prepare-se!

Figuras:













Minha Jornada com Deus:


Versículo para decorar:



É cultura do Céu:



 Tarefa da Semana:



terça-feira, 21 de maio de 2024

10 - Cultura do Céu - As leis de Deus

Check in 

Abertura - Oração de cobertura, Louvor e Ofertório!

Lanche e Volta para as salas de Aula. 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

MINISTRAÇÃO -  As leis de Deus                                                                                                                                         (Êxodo 13-14; 19.1-25, 20.18-)

Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Auditório ainda usamos figuras de papel.

Introdução: 

Hoje você aprenderá sobre uma coisa que há em praticamente todos os lugares. Tem em casa, tem na Escola, tem na cidade, tem na Igreja, tem no céu e tem na terra. O que será? Quem se habilita a adivinhar? Acho que ninguém vai acertar!

São as Leis!!! O que são Leis? São regras estabelecidas por uma autoridade (pessoa que tem o direito de mandar) para manter a ordem num lugar, para proteger as pessoas. E também para garantir que o que é justo e certo seja feito. Uau!

Então vamos lá, quero ver quem vai me ajudar a responder. Uma lei dentro de casa....(deixe que as crianças respondam). Uma lei da Escola. Uma da cidade. E uma lei da Igreja ou do Star Kids? (essa, por exemplo, quem chegar 15 minutos atrasado não entra no Start). E uma lei do céu? (pode ser do sol e da lua, governando o dia e a noite). Agora uma lei da terra (tudo o que você plantar você vai colher). Muito bem, agora vamos aprender sobre as Leis de Deus.

Quando Deus tirou o povo do Egito, quem lembra o que aconteceu? Deus mandou que o povo celebrasse a Páscoa. E disse assim: " Vocês não são mais o povo do Egito, nem Faraó é o chefe de vocês. E nem mesmo os deuses do Egito são os deuses de vocês. Agora eu sou o Deus de vocês. Eu vou cuidar de vocês, vou protegê-los. E vocês serão o meu povo. O povo de Israel. E vocês terão uma linda terra, preparada para vocês, a terra de Canaã".

Assim que o povo de Israel saiu do Egito, Deus abriu o mar vermelho para eles, de forma assombrosa. Eles puderam passar com os pés sequinhos pelo meio do mar. Além disso, outro milagre foi que, Deus fechou o mar em cima do exército de Faraó e todos eles morreram! Deus fez o que prometeu! Ele cuidou e ainda cuida do Seu povo.

Então, Deus mandou Moisés levou o povo a um lugar muito especial, que ficava no meio do deserto. O monte Sinai. Ali o povo deveria ficar acampado. Então Moisés subiu o monte Sinai, lá bem no alto. Ali ele foi se encontrar com Deus. 

Deus disse para Moisés, lá no alto do Monte: "Diga a todo o povo: vocês viram o que eu fiz acontecer com os egípcios e como eu os livrei e os trouxe até mim com asas de águia. Agora, se você e todo o povo ouvirem a minha voz e obedecerem às minhas ordens, vocês serão o meu tesouro pessoal, serão o meu povo escolhido e preferido.  Serão meu povo santo, uma nação separada".  Moisés disse ao povo tudo o que Deus mandou ele dizer. E o povo, será que aceitou? "Sim, disseram eles todos! Tudo o que Deus mandou, nós faremos!"

Deus disse a Moisés que apareceria ao povo no alto do Monte Sinai. E que o povo deveria se preparar para esse grande dia, colocando roupas bem limpinhas! Também o povo não deveria subir no monte, nem mesmo colocar a mão nele! Somente quando o shofar tocasse, o povo poderia se aproximar do monte, mas enquanto isso, não. Deus estabeleceu essas leis, e o povo obedeceu.

Então, de manhã bem cedinho, uma coisa estranha começou a acontecer no alto do monte Sinai. Trovões bem fortes começaram a ecoar no céu. Logo depois vieram os relâmpagos! E uma nuvem muito grossa cobriu o alto da montanha. De repente, um shofar começou a tocar bem alto lá em cima da montanha! Então Moisés levou o povo para se encontrar com Deus no pé da montanha.

O Monte Sinai ficou coberto de uma fumaça muito grossa, pois Yahweh desceu sobre ele! E todo o monte agora estava coberto de fogo, como uma fornalha. E a montanha tremia com muita força! O som da trombeta foi aumentando pouco a pouco. Moisés falava com Deus e Deus fala com ele. Vocês podem imaginar como foi aquilo?

O povo todo estava tremendo de medo, de tão forte que era tudo o que estava acontecendo. Eles viram tudo aquilo e queriam mesmo é fugir, cada um para a sua tenda. O povo disse a Moisés: "Moisés, vimos Deus falar com você e como Ele é poderoso! Mas queremos que você fale conosco, pois se Deus falar conosco, nós vamos morrer!".

Mas Moisés disse para o povo não ter medo. Deus não iria matá-los. Deus mostrou todo o seu poder para o povo, para que as pessoas vissem que Deus não era qualquer deus, como os fracos deuses do Egito. Deus queria que as pessoas tivessem conhecimento de quem era o Deus delas, e com quem elas estavam lidando. Deus queria que o Seu povo O respeitasse e tivesse temor, um respeito muito profundo. E esse temor deveria fazer o povo fugir do pecado e obedecer às leis de Deus.

Crianças, Deus é muito poderoso. Lá no Sinai, o Senhor disse que havia escolhido Israel para ser os eu tesouro pessoal. A sua nação preferida e protegida. E lá no Sinai, Deus deu as Suas Leis, como vamos aprender a partir da semana que vem. Como nação preferida, o povo teria que obedecer aos mandamentos do Senhor, para que tudo desse certo na vida deles. Se eles obedecessem, Deus mesmo garantiria que toda justiça fosse feita para eles.

Naquela época, somente, o povo de Israel era o povo protegido e preferido. Mas depois, Deus mesmo decidiu chamar de todos os países, pessoas para fazer parte do Seu povo.  Sim, todas as pessoas do mundo tem a oportunidade de fazer parte do povo de Deus. E como isso é possível?  Isso é possível por causa do Filho, Jesus Cristo. Ele veio à terra, foi obediente até a morte na cruz. Jesus foi obediente à todas as leis de Deus. Ele obedeceu ao Seu Pai em tudo. Até na hora de se sacrificar por nós, aceitando morrer na cruz. Todos aqueles que acreditam que Jesus se sacrificou na cruz e decidem fazer de Jesus o Seu Salvador e Senhor, se tornam povo de Deus e passam a ser seus escolhidos e protegidos. Cidadãos dos céus.

O que a Bíblia diz sobre isso:

Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Êxodo 19.5

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. I Pedro 2.9

Foi Ele quem se deu a si mesmo por nós, a fim de nos livrar de toda maldade e de nos purificar, fazendo de nós um povo que pertence somente a Ele e que se dedica a fazer o bem. Tito 2.14

É tão bom ser povo de Deus! É tão maravilhoso fazer parte do seu povo! Ele nos protege, nos guarda e nos sustenta. Mas, assim como foi com o povo de Israel, não é diferente conosco. Existem leis que nós, como povo de Deus precisamos obedecer. E que leis são essas? São as leis de Deus. Naquele dia, no Sinai, Deus mesmo estabeleceu algumas leis. E logo depois, Deus estabeleceu mais outras leis, dando os Dez Mandamentos.

E porque Deus fez isso? Simplesmente porque quer nos abençoar. Se obedecermos aos seus mandamentos e às suas leis, virá de Deus tudo o que precisamos para ter uma vida abençoada. E o mais importante, Deus mesmo fará justiça para nós. 

Preste atenção: os cidadãos da terra precisam obedecer às leis da terra para que tudo vá bem com eles! Se eles não obedecerem, pagam multas, vão presos. Mas vocês acham que eles se importam com as leis do céu?  De jeito nenhum. Apesar de conhecerem as leis de Deus, saberem que elas existem e precisam ser obedecidas, eles não se importam. Muitas vezes, eles desobedecem porque querem! 

Porém, os cidadãos dos céus tem uma grande responsabilidade. Nós, como povo de Deus, temos a obrigação de obedecer às leis de Deus simplesmente porque somos o Seu povo. Mas também temos obrigação de obedecer às leis dos homens. As Leis de casa, da Escola, da Cidade, da Igreja, todas as leis que existem e são para trazer justiça e paz. Que você seja um exemplo para os seus familiares, amigos e até para quem não o conhece. E que você aprenda a dizer não para seus amigos que fazer você quebrar as regras. Por quê? Simplesmente porque você é povo de Deus.

Há uma longa jornada pela frente. Sem obediência, o foguete da vida de vocês não tem força para subir até os céus. Ele nem vai sair da terra e se sair, ele cairá.   Obedeçam às leis de Deus e vocês farão a jornada com sucesso!

Tempo de oração: Existem crianças que ainda não fazem parte do povo de Deus, aqui mesmo, no Start Kids. E elas não podem ir embora sem se tornarem povo da Aliança. Obedecer aos mandamentos de Deus é fácil, diante de tudo o que Ele fez por nós. Então faça o apelo e leve até Jesus, crianças que ainda não são salvas. Depois disso, agradeçam a Deus por fazerem parte do Seu povo. E façam como o povo de Israel, no Sinai. Digam juntos: Senhor, nós vamos obedecer às suas leis!

Figuras:













Minha jornada com Deus:



Versículo para decorar:


É Cultura do Céu:




Tarefa da Semana:





quarta-feira, 15 de maio de 2024

9 - Cultura do Céu - Jesus está voltando!

Check in 

Abertura - Oração de cobertura, Louvor e Ofertório!

Lanche e Volta para as salas de Aula. 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

MINISTRAÇÃO -  Jesus está voltando!                                                                                                                               (Mateus 24 e 25)

Cantem a música: Os Livros da Bíblia (3 Palavrinhas)

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Auditório ainda usamos figuras de papel.

Introdução: 

Já aconteceu com você, de papai e mamãe fazerem uma viagem sem você? Como foi a despedida? O que eles disseram para você? Como foi a sua espera? E o que aconteceu quando eles voltaram?  

Bem, com certeza eles disseram que iam voltar logo e que iam trazer um presente para você. E você ficou esperando, contando os dias de quando eles voltariam. Até o cachorrinho ou o gatinho ficaram esperando pela volta deles, não é verdade? Mas me diga, quando papai e mamãe dizem que vão viajar, eles podem até demorar, mas você sabe que eles vão voltar!  E se eles disseram que vão voltar, com certeza voltarão.

Jesus estava conversando com seus discípulos sobre as coisas que aconteceriam no futuro. Ele contou para eles que os judeus o prenderiam e o prenderiam na cruz. E ele contou que ele morreria na cruz, mas não porque os judeus queriam. Mas porque Ele mesmo queria fazer a vontade do Seu Pai - morrer na cruz por nós. Jesus também disse para os discípulos não ficarem tristes. Porque logo ele voltaria a viver. E disse mais para eles: Eu vou preparar um lugar para vocês. E não se preocupem! Eu vou, mas logo voltarei.

Quando Jesus disse essas coisas, os discípulos ficaram tristes e depois felizes. Ah, Jesus vai morrer, mas vai ressuscitar. Ele vai subir para os céus, mas vai voltar! Os discípulos confiavam muito em Jesus e sabiam que Jesus estava falando a verdade. 

"Que sinais acontecerão antes do Senhor Jesus voltar?" perguntaram eles, com curiosidade! Jesus então respondeu: "Vocês ouvirão falar de guerras. País se levantará contra país. Eles vão lutar uns contra os outros, por vários motivos, mas não se desesperem, esse é o começo do fim. Depois, haverá fome e terremoto em vários lugares do mundo. E depois todos os cristãos do mundo serão perseguidos como gatos perseguem ratos. Mas também surgirão pessoas dizendo que são Eu, pessoas dizendo que são Cristo. Muitos vão seguir esses falsos Cristos e serão enganados".

"Também a maldade das pessoas vai aumentar e muito: pessoas enganarão as outras, trairão uns aos outros e terão ódio dos outros. Vão matar e roubar ainda mais. E por causa disso, o amor das pessoas vai esfriar. Elas não terão mais esperança de que algo bom vai acontecer. Essa época vai ser muito difícil para todos os que estiverem na terra, vai ser a época mais difícil da história do mundo, desde que ele foi criado. Mas esses dias serão bem curtos, por causa dos Eleitos por mim. Senão eles não aguentarão".

"Então, imediatamente, o sol vai escurecer e a lua também. Tudo ficará escuro. E um grande, grande clarão no céu vai aparecer. Sou eu, discípulos queridos, Eu voltarei! Assim como o relâmpago que brilha na escuridão do céu, todas as pessoas verão o meu poder e a minha glória, quando Eu estiver chegando nas nuvens do céu". 

Os discípulos de Jesus, primeiro ficaram com medo. Pois as coisas que Jesus estava falando eram muito difíceis de se ouvir. Mas depois eles ficaram mais tranquilos, pois tudo isso seria a preparação para uma coisa maravilhosa que acontecerá, a volta de Jesus para a terra! 

Jesus disse para os discípulos que quando ele vier nas nuvens, ele virá com seus anjos e eles tocarão bem forte o shofar (trombeta feita com chifre de carneiro). E eles mesmo vão reunir, de todos os países, todos os que pertencem ao Senhor.  Mesmo esse sendo tempo difícil, vai depois se tornar um tempo muito maravilhoso. Sabem por quê? Porque Jesus vai descer para reinar na terra. Ele será o único governador desse mundo. Tudo vai ficar debaixo do seu governo. Ele vai transformar a terra num lugar maravilhoso, sem tristeza, nem lágrimas, nem morte, nem dor. E nós viveremos em paz para sempre!

Vamos ver o que a Bíblia diz sobre a volta de Jesus? Na verdade, foi o próprio Jesus que disse essas coisas:

"Então se verá o Filho do homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. E Ele enviará seus anjos e reunirá seus eleitos dos quatro ventos, dos confins da terra até os confins do céu". Marcos 13.27

"Na casa do meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu teria dito a vocês. Vou preparar lugar para vocês. E, quando eu for e preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver". João 14.2,3

"Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez". Apocalipse 22.12

Depois de contar essas coisas para os discípulos, Jesus contou para eles uma história: 

(ao invés de contar a história, pode passar o vídeo da história: 

https://www.youtube.com/watch?v=THx5OY0vc70

Uma grande festa de casamento estava para acontecer. O noivo convidou dez mulheres para serem suas damas de honra. Essas mulheres, deviam estar, segundo o convite, numa certa hora à beira do caminho, para receber o noivo. O sinal que mostraria para o noivo que elas estavam prontas para o casamento, seria esse: todas deveriam estar com lamparinas acesas. Assim elas receberiam o noivo e o acompanhariam para a grande festa de casamento.

Cinco damas de honra eram espertas e se prepararam para esse momento. Elas pensaram em tudo: nas roupas, no cabelo e também em suas lamparinas. E se o noivo atrasasse? Com certeza as lamparinas iam se apagar. Por isso as cinco damas de honra levaram azeite extra para manter a lamparina sempre acesa. 

Mas as outra cinco não estavam nem aí. Elas pensaram mais na roupa, no cabelo e em ficarem bem bonitas, mas se esqueceram do azeite reserva. Ah, elas dariam um jeitinho caso o noivo chegassem. Com certeza o noivo era bonzinho e deixaria que elas entrassem.

E lá foram das dez damas de honra para a beira da estrada. Elas esperaram e esperaram e nada do noivo chegar. E esperaram mais e mais e nada do noivo chegar. Ficaram cansadas e se sentaram. E depois todas elas dormiram um sono gostoso e pesado. Mas lá para meia noite, alguém gritou: o noivo está chegando, todas as damas devem vir ao seu encontro!

Todas as damas de honra acordaram com o grito do homem. E viram que o azeite de suas lamparinas havia acabado! Mais do que depressa, as cinco damas que estavam preparadas colocaram azeite e acenderam suas lamparinas. Mas as que não ligaram para isso, agora não tinham nem azeite, nem luz. 

Mais do que depressa, elas foram pedir para as outras cinco um pouco de azeite. Mas se elas dessem do seu azeite, ficariam sem. Então as cinco que não tinham azeite correram para tentar comprar azeite no mercado. E bem nessa hora o noivo chegou. O noivo chamou as cinco que estavam preparadas e elas entraram, com seus vestidos e lamparinas, na festa! E a porta foi fechada, pois quem pertencia ao casamento já estava lá dentro.

Bem mais tarde, chegaram as cinco damas de honra. Agora elas tinham o azeite. Mas a porta da festa já estava trancada. Elas até gritaram e pediram para o noivo abrir a porta, mas ele disse: "Os meus convidados tinham azeite e já estão comigo aqui dentro. Eu não conheço vocês. Vocês não poderão entrar". 

 "Coitada das damas de honra" - você pode pensar. Porém, o noivo avisou e avisou muitas vezes, de diversas formas, que suas damas de honra deveriam estar preparadas, com a lâmpada acesa. Mas elas não vigiaram e não puderam entrar. Essa é a verdade.

Jesus disse para seus discípulos: Eu voltarei como um ladrão. Ninguém sabe quando o ladrão vai tentar entrar numa casa, por isso todos se preparam. Da mesma forma, vocês também precisam estar preparados, esperando a minha volta. Fiquem alertas! Vigiem. Porque o Filho do homem virá no momento em que vocês menos esperam. É isso, essa é a verdade. E Jesus não está brincando quando diz que muitos ficarão de fora!

Os cidadãos da terra são como as cinco damas de honra que não estão nem aí para a volta de Jesus. Eles estão mais preocupados em ganhar dinheiro, construir lindas casas, fazer boas viagens e ficar famosos. Eles vivem suas vidas mais preocupados com as coisas deste mundo do que com os sinais sobre a vinda de Jesus. Eles estão dormindo, como as cinco damas de honra. Dormindo e sem azeite.

Mas os cidadãos dos céus, ah, eles estão bem alertas. Eles vigiam os acontecimentos do mundo pois sabem que isso são sinais da volta de Jesus e que Jesus pode voltar a qualquer momento. Por isso, eles tomam duas atitudes: primeiro, eles guardam azeite. O que significa guardar azeite? Significa ter uma vida de amizade com Deus: orar todos os dias, adorar todos os dias, ler a Bíblia. Obedecer ao Senhor. E procurar viver uma vida sem pecado. Isso é o que garante o azeite da sua lâmpada e a sua entrada na festa. Em segundo lugar, eles espalham para todos os que podem a boa notícia de que Jesus está voltando, e quer perdoar e salvar a todos os homens. Sim, Jesus quer que todos participem da sua feta de casamento!

Cidadão dos Céus, é muito importante que nós sigamos nossa jornada de olhos bem abertos: olhando para os sinais da volta de Jesus e enchendo nossas lamparinas com óleo amém? E sigamos a jornada, trazendo muitos amigos e amiguinhas para a Igreja, para o Reino de Deus.

Tempo de Oração. "Senhor Jesus, os sinais que mostram que o Senhor está voltando estão acontecendo. Eu ouço falar de guerras, terremotos e coisas esquisitas acontecendo. Por isso quero te pedir que o Senhor me deixe de olhos bem abertos. Eu quero ficar acordado e alerta para que meu azeite não se acabe. Me ajude a viver uma vida de amizade com o Senhor e obediência às Suas ordens. Eu quero ter sempre minha lamparina acesa! E Jesus, Maranata (vem, Senhor Jesus), te esperamos sem medo, com muita alegria. Amém. 


Figuras:





















Minha jornada com Deus:


Versículo para decorar:



É cultura do céu:



Tarefa para pais e filhos:



Start Desafio:

20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...