Check in
Abertura - Oração de cobertura, Louvor e Ofertório!
Lanche e Volta para as salas de Aula.
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
MINISTRAÇÃO - Não terás outros deuses diante de mim! (Êxodo20.3, Mateus 19.16)
Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!
Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Auditório ainda usamos figuras de papel.
Introdução:
Ministro: prepare algumas figuras de coisas que são únicas no mundo inteiro e outras coisas que não são únicas, tem vários exemplares. Por exemplo: o sol (único), carro (vários), notas musicais (únicas), escola (várias), papai e mamãe, etc. Leve um espelho com cabo.
Vamos começar nossa ministração com uma brincadeira. Eu vou mostrar a vocês algumas figuras e vocês vão me dizer se no mundo, existe um só do que vou mostrar ou existem vários. Mostre as figuras e deixem as crianças dizerem se essas coisas são únicas ou se existem outras mais. Por fim, mostre o espelho para as crianças dizerem se elas são únicas ou se existem outras iguais no mundo.
A última coisa que vocês olharam foi o espelho e a pergunta que quero fazer a vocês é: existem alguma criança parecida com você em todo o mundo? A resposta é não! Então vocês podem dizer que são únicos. Não tem uma cópia de vocês em nenhum lugar desse planeta. Não há ninguém igual, que tenha a mesma voz, a mesma inteligência nem o mesmo comportamento. Isso não é maravilhoso?
O povo de Israel estava lá no Monte Sinai. Quem pode contar o que aconteceu lá no Monte Sinai? (ministro, estude a lição passada para poder relembrar os acontecimentos com as crianças). O povo ficou com muito, muito medo, mas Moisés disse que o Senhor Deus, Yahweh, estava se mostrando daquela forma porque queria que o Seu povo O respeitasse e obedecesse às Suas leis.
No meio daquele espetáculo assustador, Deus chamou Moisés para subir lá no alto do monte, no meio daquela nuvem cheia de raios e trovões. Será que Moisés ficou com medo? Não! Com todo o respeito ele subiu para se encontrar com Deus.
O que será que o Senhor queria? Passar para Moisés muitas instruções de como o povo dele deveria se comportar, daquele momento em diante. Afinal de contas, Yahweh era o Deus deles e eles eram o seu povo, o seu tesouro pessoal.
Deus então pegou duas tábuas grossas de pedra. E com seu próprio dedo, Ele escreveu os Dez Mandamentos. Ele começou assim: "Eu sou o Deus de vocês, meu nome é Yahweh. Fui eu quem tirou vocês do Egito, da terra da escravidão. E meu primeiro mandamento para vocês é: Não tenham outros deuses além de mim". (Êxodo 20. 1-3)
De cara, o primeiro mandamento de Deus foi: Eu sou único. Não tenham outros deuses além de mim. Lá no Egito havia muitos deuses de pedra, de barro, de madeira. E lá em Canaã, terra para onde eles estavam indo, também havia muitos deuses - as pessoas do Egito e de Canaã adoravam a esses deuses. Porém, o povo de Israel tinha que entender que Yahweh é o único Deus em todo o universo. Eles deveriam entender e escolher todos os dias adorar somente a Ele, mesmo que eles tivessem milhares de deuses à sua volta!
Esse foi o primeiro comportamento que o Senhor pediu ao seu povo: "não tenham em sua vida outros deuses além de mim. Nada nem ninguém pode se comparar a mim, Eu sou único!" Essa seria a diferença entre o povo de Israel e os outros povos. Eles seriam conhecidos como o povo de Yahweh, que adora ao Deus que é invisível, mas que é poderoso!
Na Bíblia existem muitos, muito versículos que falam sobre Deus ser único:
"Ouça ó, Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças". Deuteronômio 6.4
"Assim, todos os povos da terra saberão que o Senhor é Deus e que não há nenhum outro". I Reis 8.60.
"Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas. Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu". Isaías 46.9
"Antes de mim, nenhum deus se formou. E depois de mim, nenhum haverá". Isaías 43.10.
Certo dia, um jovem que tinha muito, muito dinheiro, foi procurar Jesus. Sabem o que ele queria? Ele queria saber que comportamento ele tinha que ter para ganhar a vida eterna. Jesus citou para ele alguns dos Dez Mandamentos que Deus havia escrito nas tábuas de pedra, lá no Sinai: "Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não minta, honra ao teu pai e tua mãe, ame ao teu próximo como a ti mesmo".
O jovem então disse para Jesus: "Eu tenho me comportando assim. A todos esses mandamentos eu tenho obedecido". Mas Jesus tinha algo mais a pedir para ele. "Se você quiser ser perfeito diante de Deus, vai e vende os seus bens e dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me".
Uau! Que pedido difícil Jesus estava fazendo, aos olhos daquele jovem. Vender tudo o que ele tinha? Mas ele gostava de ser rico. Na verdade, ele amava o dinheiro. O dinheiro era o deus dele. Então, o jovem, ao ouvir aquilo, foi embora, pois conseguiria obedecer em tudo, menos em largar o seu dinheiro, que naquele momento era o seu deus. Ele jamais conseguiria ser povo de Deus amando o dinheiro, pois o Senhor não seria o único em sua vida! "Ninguém pode servir a dois Senhores, foi o que Jesus disse - pois odiará a um e amará o outro. Se dedicará a um e desprezará o outro". Mateus 6.24
Os cidadãos da terra tem muitos, muitos deuses. Além dos ídolos, imagens que eles tem em suas casas e as adoram, eles também adoram outros deuses em seus corações. Assim como o jovem rico, eles adoram ao dinheiro. Eles também adoram os seus times de futebol. Adoram o celular, adoram seres humanos, adoram a si mesmos...sim os cidadãos dos céus adoram até a si mesmos...
Mas como eles podem adorar essas coisas? Como funciona isso? O ídolo deles é aquilo a quem eles dedicam tempo, dinheiro e muitas vezes matam e morrem por isso. Você já viu pessoas que matam outras por causa de seus times de futebol? E pessoas que não importam o quão doente estejam, continuam usando drogas? Sim, esses são os ídolos do coração. Eles roubam o lugar de Deus e dominam a vida de uma pessoa.
Com o cidadão do céu é diferente. Ele pode até gostar de um time, gostar de seu celular, dos seus brinquedos, do seu cachorrinho, mas isso jamais ocupará o lugar de Deus em sua vida. Para o cidadão do céu, Deus é único. E como Deus é único e ocupa o primeiro lugar, o cidadão do céu dedica bastante tempo para adorar a Deus e ter amizade com ele.
Deus é o único Senhor. Essa é uma verdade que mais cedo ou mais tarde todos terão que admitir. Não existe outro Deus...os ídolos são mentiras que Satanás inventou para roubar o coração das pessoas. Cidadão do Céu, você precisa sempre saber disso. Deus é o único. Nenhum outro é verdadeiro, somente Yahweh. Quem tem Deus como o seu único Senhor e salvador, também terá a Vida Eterna. Aleluia!
Nessa jornada, não desvie o seu coração para adorar ao dinheiro, nem ao celular, pessoas ou outra coisa. Siga a sua vida adorando somente a Deus e dedicando tempo para adorá-lo e amá-lo. Amém?
Ministro: Coloque uma música calma instrumental. Peça para as crianças, sentadas, imaginarem o Senhor Deus. Agora descreva como ele é. (você pode encontrar essa descrição em Isaías 6). Peça para as crianças imaginarem o Senhor sentado no trono, sendo adorado por anjos. Agora peça para as crianças, com os olhos fechados, adorarem ao Senhor Deus, aquele que está no trono. Declarando amor, dedicação, obediência. Declarando que ele é o único Deus da terra e também dos seus corações. Há de ser um tempo com muita manifestação de Deus. Prepare-se!
Figuras:
Minha Jornada com Deus:
Versículo para decorar: