quarta-feira, 19 de junho de 2024

14- Cultura do Céu - Um dia para descansar

 Check in

Abertura 

Oração de cobertura
Louvor
Oração por:
Ofertório

Lanche 

Ministração

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!

Caminhada pelas estrelas

No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):

Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐

Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante) 

Tarefa da Semana: 1 ⭐

Versículo decorado: 1 ⭐

Estar presente: 1 ⭐

Trouxer a Bíblia: 1 ⭐


MINISTRAÇÃO -  Um dia para descansar                                                                                                                           (Êxodo 20.8-11); (Êxodo 16)

Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.

Introdução:  

Quem aqui ama o dia em que não tem nada para fazer? O dia em que você pode acordar mais tarde, porque não precisa ir à escola, um dia em que geralmente você sai para brincar ou passear? 

Hoje vamos aprender uma nova palavra, em Hebraico, que é o idioma no qual o Antigo Testamento foi escrito. E tem tudo a ver com o dia em que você não faz nada (ou não deveria fazer). É a palavra é SHABBATH. Vamos repetir? Alguém sabe com qual palavra em português a palavra Shabbath se parece? Shabbath ou Sabath! Com a palavra Sábado! Sim, e é exatamente isso que a palavra Shabbath significa = sábado!

E o que é o Sábado? Deixe que as crianças digam. Depois você completa: Sábado é o sétimo dia da semana, ou seja, o último dia da semana.  E ele é considerado, desde muito tempo, como um dia de descanso. Ninguém aqui tem aula de sábado não é mesmo? Mas, de onde é que surgiu esse costume de sábado ser dia de descanso? Quem inventou isso? Foi Yahweh, o próprio Deus, você sabia?  

No Monte Sinai, Deus escreveu com seus próprios dedos as tábuas contendo Dez Mandamentos que seu povo deveria obedecer! 

No primeiro mandamento Deus disse. "Vocês não podem ter outros deuses em casa, pois EU Sou único. E fui eu quem tirou vocês do Egito, abrindo o mar vermelho. Então eu quero ser o único e ter o primeiro lugar na vida de vocês".  (Ex. 20.3)

No segundo mandamento, Deus disse: "Vocês não devem construir nenhuma imagem para vocês terem em suas casas para adorar. Nenhuma imagem mesmo! Nem de nada que exista na terra, nem de nada que exista no céu e nem mesmo no mar. Aliás, não é para nem mesmo fazer imagem minha, pois Eu, o Senhor, não posso ser colocado dentro de nenhum formato humano". (Ex. 20.4).

No terceiro mandamento Ele disse:  "Vocês não devem pronunciar o Meu Santo nome de forma desnecessária. Porque eu não deixarei sem castigo qualquer pessoa que usar meu nome em vão!" (Ex 20.7) 

Então o Senhor escreveu o quarto mandamento: "Vocês devem trabalhar seis dias da semana. Mas o sétimo dia será um dia de descanso. Nesse dia, vocês não vão fazer nenhum trabalho, nem vocês nem ninguém da casa de vocês, nem mesmo seus animais. Lembrem-se do Shabbath para santificá-lo". "Porque em seis dias, Eu o Senhor, fiz o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles, mas no sétimo dia descansei. Foi por esse motivo que Eu, o SENHOR, abençoei o Shabbath, sábado, e o separei para ser um dia santo".

Crianças, quando Deus dá uma ordem, ela deve ser obedecida, porque as ordens de Deus são para o nosso bem. Lá no Sinai, Deus disse ao povo de Israel que eles deveriam trabalhar seis dias e descansar um, que era o sétimo dia, o sábado.  E Ele, o próprio Deus, que é todo poderoso e não se cansa, até Ele, depois de criar o mundo, descansou do seu trabalho.E para quê Deus deu essa ordem? Porque o próprio Deus, que nos criou e criou o nosso corpo, sabia que de tempos em tempos, ele precisava parar para recarregar as energias. 

Sim, nosso corpo também é uma máquina e ele se cansa. Agora que vocês são pequenos, o corpo se cansa porque vocês vão para a escola, fazem exercícios, brincam, correm para cá e para lá e no final de tudo, vocês dizem: preciso descansar, pois estou cansado e podem descansar qualquer hora que quiserem, pois quem trabalha em casa são seus pais.  Porém mais tarde, quando vocês se tornarem adultos, vão precisar fazer o que todo adulto faz: trabalhar para poder ter o seu salário, para poder pagar suas contas, ter suas coisas e fazer coisas que gostam. E muitas vezes terão que trabalhar muito.

Além de trabalharem no seu emprego, também terão trabalho na Igreja, que é um lugar que tem bastante coisa para fazer. Trabalhar é muito bom, é uma bênção. Porém, não importa o quanto você trabalhe nos seis dias, no sétimo dia é necessário descansar.  Isso é uma ordem bem clara de Deus. 

Vamos ver o que o Senhor diz sobre o descanso na Bíblia?

"Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-Poderoso pode dizer ao Senhor: "Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio". Salmo 91.1

"Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros nem com aqueles que maquinam o mal." Salmo 37.7

Respondeu o Senhor: "Eu mesmo o acompanharei e lhe darei descanso". Êxodo 33.14

O povo estava acampado no deserto do Sinai há muito tempo. Lá no deserto não era como no Egito, que tinha pão e frutas fresquinhas a todo instante. Comer algo fresco era bem difícil. Então o povo foi brigar com Moisés. Eles queriam porque queriam comer pão. Chegaram até ao ponto de dizer que queriam voltar para o Egito, pois preferiam ser escravos e comer pão fresco do que ficar naquele deserto tão seco e poeirento. Um grande pecado contra Deus!

O povo foi falar com Moisés e Moisés foi falar com Deus. Deus então disse para o povo: "Eu vou dar pão para vocês. E esse pão não vai vir de nenhum padeiro e nem mesmo do Egito. Ele vai vir do céu! Amanhã cedinho vocês vão acordar e vão notar uma camada bem fina na areia de seus quintais.  Vocês recolherão todos os dias o quanto precisam para comer no mesmo dia.  Não tentem armazenar porções de um dia para o outro. Confiem em mim!" (Èxodo 16.4-5; 13-27)

E no outro dia, de manhã, lá estavam floquinhos iguais aos de neve, no chão do deserto. O povo chamou os floquinhos de Maná, que significa "O que é isso?", pois não tinham visto nada parecido. Então cada família recolheu uma quantidade suficiente para cada pessoa da família, naquele dia, pois quando o sol começava a aquecer o chão, os floquinhos derretiam.

A ordem de Deus era para que cada família pegasse o suficiente para comer naquele dia, e não guardasse para o outro. Isso é para que eles aprendessem a confiar que Deus sempre manda o que precisamos, na hora certa. Mas vocês acreditam que algumas famílias desobedeceram a Deus e a Moisés? Guardaram para o outro dia. E o que aconteceu?  No outro dia, o alimento criou bichos e começou a cheirar muito  mal. É isso que acontece quando desobedecemos ao Senhor!

Porém, para a sexta feira a ordem era diferente. Deus disse: "Somente na sexta feira, é que vocês recolherão uma porção para sexta e uma porção para o sábado, pois é Shabbath, dia separado para descansar". (Ex 16.23-26)  E assim o povo fez. Na sexta feira recolheram pão em dobro e sabem o que aconteceu? O pão criou bichos e cheirou mal? Não! Porque o Shabbath era um dia separado para o descanso e para Deus, por isso, no shabbath o pão não caía do céu. Isso não é incrível?

Hoje muita gente, até mesmo os cidadãos dos céus não respeitam esse quarto mandamento: Eles trabalham sete dias, de domingo a domingo. E não descansam nem no sábado e nem mesmo em nenhum outro dia. E se a semana tivesse oito dias eles também trabalhariam oito dias. A verdade é que isso é um grande pecado diante de Deus! Quem desobedece ao mandamento de descansar fica doente no corpo, com coceiras, batedeira no coração, os cabelos caem, tem agitação e ansiedade. Mas também adoece na mente: tem depressão, irritação, nervosismo, chora com facilidade e perdem a memória com facilidade.

Deus também estabeleceu o descanso para uma outra coisa: Ele quer passar mais tempo com a a gente! No Shabbath, podemos parar nossa correria e observar as coisas maravilhosas que Deus faz: o sol, as flores, o vento, o mar. Quando vemos tanta coisa linda, paramos para agradecer e aplaudir ao Senhor por Sua bondade, coisa que não podemos fazer quando estamos correndo para lá e para cá.  Isso agrada muito a Deus!!!

Quando descansamos no tempo estabelecido por Deus, somos muito abençoados. Deus faz grandes milagres por nós. Temos saúde e paz. E ficamos com muito mais energia pois estamos descansados. Crianças, quando vocês crescerem com certeza vão trabalhar e muito. Alguns vão estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Será bem cansativo. Por isso, nunca, nunca se esqueçam de trabalhar seis e parar um para descansar, obedecendo a esse mandamento de Deus! Vocês vão ver. Quando descansamos, Deus trabalha por nós. Mas quando desobedecemos as coisas começam a dar errado.

Os cidadãos da terra, trabalham e trabalham, sem parar. E ficam bem doentes por causa disso. E quando descansam, não fazem isso lembrando de Deus. Eles se lembram é deles mesmos e saem para beber e se divertir, e cometem pecados contra Deus. Eles também não sabem esperar em Deus, são apressados e acabam trazendo para as suas vidas grandes problemas.

Mas o cidadão do Céu, aquele que tem aliança com Yahweh, o Deus de Israel, esse o obedece em tudo, inclusive separando um dia inteirinho para descansar, olhar para Sua Criação e ter intimidade com ele. Por isso o cidadão do céu é  mais calmo e sabe esperar em Deus. Ele confia que na hora certa, como acontecia com o Maná, Deus vai mandar tudo o que ele precisa.

Nossa jornada será longa aqui na terra. Mas tudo vai dar certo e chegaremos em nosso destino cheios de energia e alegria, se obedecermos ao Senhor, fazendo o Shabbath e confiando Nele. Amém? 

Tempo de oração: Faça uma oração sincera com as crianças, pedindo ao Senhor para que nos ensine a descansar Nele. Peça ao Senhor que grave no coração dos pequenos o ensino sobre o Shabbath, o tempo de descanso tão necessário para nós. E digam juntos ao Senhor, que não serão como o povo de Israel que não confiou no seu cuidado, guardando o maná para o dia seguinte. Declarem que descansarão que Deus está cuidando de tudo e que nada de mal acontecerá.

Figuras:














Minha Jornada com Deus:



Versículo para Decorar:



É cultura do céu:



Tarefa da Semana:



quarta-feira, 12 de junho de 2024

13 - Cultura do Céu - O Nome de Deus é Sagrado!

 Check in

Abertura 

Oração de cobertura
Louvor
Oração por:
Ofertório

Lanche 

Ministração

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

MINISTRAÇÃO -  O nome de Deus é Sagrado!                                                                                                                (Êxodo 20.7; Êxodo 2.11-25; 3:1-15)

Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.

Introdução: 

O que é uma coisa sagrada? É algo separado, que deve ser respeitado e tratado com diferença. Um exemplo de uma coisa sagrada é a Bíblia. O que está escrito na capa de algumas Bíblias? Bíblia Sagrada, ou seja, não é um livro como qualquer outro que você lê. A Bíblia deve ser tratada com diferença e respeito pois ela é a Palavra de Deus. Além de objetos sagrados, existem também lugares sagrados. O exemplo de um lugar sagrado é a cidade de Jerusalém, conhecida como Cidade Santa. Outro lugar sagrado é o templo, que é um território separado para adorar a Deus, por isso precisa ser tratado com muito respeito. Mas hoje vamos aprender sobre um Nome muito sagrado, que deve ser tratado com respeito e cuidado. Esse nome é tão sagrado que os escritores de antigamente, quando iam escrevê-lo em seus livros, trocavam a pena com a qual escreviam por uma pena de ouro. Que nome sagrado é esse?

No Monte Sinai, Deus escreveu com seus próprios dedos as tábuas contendo Dez Mandamentos que seu povo deveria obedecer! 

No primeiro mandamento Deus disse. "Vocês não podem ter outros deuses em casa, pois EU Sou único. E fui eu quem tirou vocês do Egito, abrindo o mar vermelho. Então eu quero ser o único e ter o primeiro lugar na vida de vocês".  (Ex. 20.3)

No segundo mandamento, Deus disse: "Vocês não devem construir nenhuma imagem para vocês terem em suas casas para adorar. Nenhuma imagem mesmo! Nem de nada que exista na terra, nem de nada que exista no céu e nem mesmo no mar. Aliás, não é para nem mesmo fazer imagem minha, pois Eu, o Senhor, não posso ser colocado dentro de nenhum formato humano". (Ex. 20.4).

Então o Senhor escreveu o terceiro mandamento e disse para Moisés:  "Vocês não devem pronunciar o Meu Santo nome de forma desnecessária. Porque eu não deixarei sem castigo qualquer pessoa que usar meu nome em vão!" (Ex 20.7) 

Lá no Egito, onde o povo era escravo, havia muitos deuses e todos eles tinham nomes. Lá eles adoravam o Sol, que tinha o nome de Rá. E adoravam Osiris, o deus da morte e da vida. Eles davam adoração a Isis, pois acreditavam que esse deus é quem trazia os bebês. E adoravam até mesmo o céu, a quem chamavam de deus Horus. Quantos deuses, quantos nomes não é mesmo? 

Mas, vamos voltar um pouquinho no tempo, quando Moisés ainda era um príncipe no Egito. Quem aqui pode se lembrar como ele se tornou um príncipe no Egito, mesmo sendo do povo de Israel?  Moisés foi colocado num cestinho na beira do Rio Nilo. Sua mãe fez isso para que ele não fosse morto com as outras crianças de Israel, que Faraó mandou matar por ter medo de perder o trono para um rei do povo israelita.

E foi a filha do Faraó quem achou o cestinho com Moisés dentro. Ela o criou como se fosse seu filho e ensinou a ele o nome de todos os deuses do Egito. Porém, Moisés sabia que não era do Egito. Ele sabia que seu povo era o povo de Israel. E sabia que Israel tinha um deus, conhecido como o deus dos seus antepassados.

Quando Moisés já era adulto, foi visitar o lugar onde os israelitas estavam trabalhando. Ele viu o que acontecia com seus irmãos israelitas e como eram tratados! Ah, Moisés ficou muito bravo. Sabem o que ele fez? Quando ninguém estava vendo, ele matou um dos soldados que havia espancado o israelita e o escondeu na areia.

Mas o que ele não esperava é que fosse descoberto! Moisés teve muito medo de ser castigado e até mesmo morto por Faraó, o seu avô. Então, ele largou tudo o que tinha no Egito e fugiu para bem longe. Ele foi morar lá no deserto de Midiã e se tornou um pastor de ovelhas. Ele cuidava das ovelhas de seu sogro, Jetro.

Certo dia,  quando levava as ovelhas para se alimentarem, aconteceu uma coisa muito esquisita. Um arbusto estava pegando fogo!!! Até aí não tinha nada demais! Porém, Moisés estava no deserto, a planta estava seca, mas o fogo não se apagava nem mesmo destruía a planta.

Ele chegou mais perto para ver o que estava acontecendo. Foi então que ouviu uma voz mansa dizendo: "Moisés, Moisés!  Não se aproxime daqui, e tire as sandálias dos seus pés porque este lugar é terra sagrada! Eu Sou o Deus dos seus antepassados, Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Jacó. Eu tenho visto o que o Egito está fazendo com o meu povo. Como tem maltratado e deixado eles passarem fome. Mas eu ouvi o clamor deles por isso desci para livrá-los. Eu vou levá-los para uma boa terra, cheia de leite e mel". (Ex 3.4-8)

"Eu estou enviando você para essa missão. Você voltará para o Egito, vai falar com o Faraó e vai tirar o meu povo de lá.  Mas não tenha medo, eu estarei com você e farei grandes milagres para que isso aconteça. E a prova de que Sou Eu, o Deus verdadeiro, que estou falando com você, é que quando você tirar o povo do Egito, vocês prestarão culto para mim aqui mesmo nesse monte, o Sinai".

Moisés então disse: "Quando eu contar para o povo de Israel o que aconteceu aqui e que o Senhor me disse, eles vão querer saber o seu nome! Então, como o Senhor se chama? Qual é o seu nome?" (Ex. 3.13-15)

"Yahweh", esse é o meu nome, que quer dizer "Eu sou o que Sou". É isso que você deve dizer ao povo: "Yahweh, Eu sou o que Sou, o Deus de vossos antepassados me enviou até vocês". "Esse pois é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado, de geração em geração".

Ali Moisés conheceu o verdadeiro Deus. E foi de uma forma tão especial, não é mesmo? Agora Moisés conhecia de verdade o Deus dos seus antepassados, conhecia de ter conversado e sentido a sua presença. Moisés sabia que Deus não era como os deuses do Egito. Ele era a pessoa mais sagrada do universo. E Deus revelou para Moisés o que ainda não tinha revelado para ninguém, o seu nome, Yahweh, que significa "Eu Sou o que Sou", que quer dizer que Ele é o Senhor do tempo e da história. Ele nunca mudará nem nunca morrerá.  Criador e dono de tudo desde sempre e para sempre. Aleluia!

Assim que Moisés ouviu o nome Yahweh, o seu coração acelerou Porque o nome era muito, muito forte, muito poderoso. Quando Deus disse o seu nome, tudo em volta ficou em silêncio. Até as ovelhinhas que estavam ali ficaram caladas. E sabem o que Moisés fez? Mais do que depressa ele cobriu o rosto em respeito à presença de Deus. E passou a tratar com muito respeito o nome de Deus. Ele e todos os que vieram depois. 

Quando Deus mandou Moisés dizer para o seu povo não usar o nome dele à toa, sabia o que estava dizendo. Ele estava dizendo que só das pessoas dizerem o seu nome, o céu e a terra se agitariam. Os demônios ficariam paralisados. Os anjos do céu se ajoelhariam para O adorar. Por isso, jamais o nome dele deveria ser usado de maneira desnecessária. O nome Yahweh deveria ser usado com todo o respeito!

Vamos ver o que Deus diz na Bíblia sobre seu nome?

"Assim diz o Senhor, o seu redentor, que o formou no ventre: Eu sou o Senhor, que fiz todas as coisas, que sozinho estendi os céus, que espalhei a terra por mim mesmo". Isaías 44.24

"Desde os dias mais antigos, Eu Sou. Agindo eu, quem pode desfazer?" Isaías 43.13

"Farei o meu Santíssimo nome reconhecido no meio do meu povo Israel, e nunca mais permitirei que se profane o meu nome; e todas as nações saberão que Eu Sou Yahweh, o Santíssimo em Israel".  Ezequiel 39.7

Como os cidadãos da terra tratam Deus? Aqui no Brasil, Deus, o Deus de Israel, pai de Jesus Cristo é muito conhecido, de nome pelo menos. Todas as pessoas sabem quem ele é, porque somos um país cristão. Mas não é assim em outros países, principalmente dos países da ásia, de uma parte da África, do Egito. Eles adoram milhares de outros deuses, sem conhecer o Deus de Israel. Aqui no Brasil, mesmo sabendo quem é Deus, as pessoas não tem intimidade com ele. Não oram a Ele, nem respeitam o seu nome, como Ele ordenou. Na boca do cidadão do terra, o nome de Deus é sempre desonrado e usado para qualquer coisa. "Meu Deus" "Pelo amor de Deus" "Deus me livre" "Juro em nome de Deus" "Deus é mais" "Deus me defenderay". 

O povo usa esses termos e muitos outros sem qualquer temor.  Deus fica muito chateado com o seu nome sendo usado de maneira desnecessária todos os dias. Ele disse: "o meu nome é blasfemado (insultado, ofendido) o dia inteiro, sem cessar" Isaías 52.9

Mas o cidadão do céu se lembra todos os dias da Oração do Pai nosso que diz: " Pai nosso que está no Céu, Santificado seja o seu nome!". Sim, na oração que Jesus ensinou, o primeiro pedido é que o nome de Deus seja Santificado.  E como um cidadão do céu santifica o nome de Deus? Não usando o Seu nome em vão. O cidadão do céu sabe a força e o poder que tem o nome de Yahweh e trata esse nome com muito respeito, pois é um nome sagrado. O cidadão do céu não fica usando o nome de Deus para qualquer coisa ou em qualquer fraseComo você deve chamar o Senhor? De Deus ou Yahweh? Bem, não tem problema chamar por qualquer um, contanto que você tenha muito, muito respeito, pois esse é um nome sagrado.

Sigamos nossa jornada com muito respeito, vigiando nossa boca para não tomar o nome de Deus em vão e santificando o nome de Deus em tudo o que dissermos e fizermos, amém?

Tempo de oração: Comece o tempo de oração chamando o nome de Yahweh...e declare junto com as crianças palavras de adoração a esse nome, que é santo, que é digno, que é adorado. Reserve um tempo para as crianças declararem com suas próprias bocas amor a Yahweh. E terminem falando juntos a oração do Pai Nosso.

Figuras:














Minha jornada com Deus:




Versículo para decorar:





É cultura do céu:



Tarefa da Semana:



quarta-feira, 5 de junho de 2024

12 - Cultura do Céu - Não faça ídolos para você!

Check in 

Abertura - Oração de cobertura, Louvor e Ofertório!

Lanche e Volta para as salas de Aula. 

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

MINISTRAÇÃO -  Não faça nenhum ídolo!                                                                                                                        (Êxodo 20.3-5, Êxodo 32.1-29)

Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Auditório ainda usamos figuras de papel.

Introdução: 

Ministro: Não faça ídolos para você!

Lá no alto do Monte Sinai, o Senhor Deus deu para Moisés muitas, muitas instruções de como eles deveriam se comportar.  Vamos relembrar o que aconteceu lá no alto do Monte Sinai?  Faça um quiz com as crianças (recompense-as com algum presentinho):

Que sinais apareceram no Monte Sinai, quando Deus estava lá:
(   ) Relâmpagos, Granizo e Trovões   (   ) Relâmpagos, Fumaça e o som do Shofar
Quem foi o único homem que subiu no Sinai para conversar com Deus:
(   ) Moisés       (   ) Adão   (   ) Abraão
Quantos dias Moisés esteve lá em cima:   (   ) 12 dias     (   ) 40 dias    (   ) 40 anos
O que Deus deu para Moisés:  (  ) 5 pães e 2 peixes     (   ) 2 Tábuas de Pedra com instruções
Com que instrumento Deus escreveu as tábuas dos Dez Mandamentos?
(   ) seus dedos      (   ) caneta de ouro e safira    (   ) Não foi Deus, foi Moisés quem escreveu

O primeiro mandamento de Deus era em relação a Ele. "Vocês não podem ter outros deuses em casa, pois EU Sou único. E fui eu quem tirou vocês do Egito, abrindo o mar vermelho. Então eu quero ser o único e ter o primeiro lugar na vida de vocês". O que vocês acham que o povo disse? "Simmm!O Senhor será nosso único Deus". (Ex 19.8).

Então Deus escreveu com seu dedo o segundo mandamento: "Vocês não devem construir nenhuma imagem para vocês terem em suas casas para adorar. Nenhuma imagem mesmo! Nem de nada que exista na terra, nem de nada que exista no céu e nem mesmo no mar. Aliás, não é para nem mesmo fazer imagem minha, pois Eu, o Senhor, não posso ser colocado dentro de nenhum formato humano". (Ex. 20.4).

"Vocês também não se ajoelharão diante de nenhum ídolo e não darão ofertas a eles, nem mesmo farão cultos para eles, como os outros povos fazem com os seus deuses. E também não coloquem a sua esperança neles, dizendo que eles podem fazer algum milagre. Porque Eu, Yahweh, sou um Deus que tem ciúmes do meu povo, não vou dividir a minha glória e meu poder com ninguém". (Ex. 20.5). Deus disse isso e disse bem dito! Ele disse que se eles obedecessem, seriam abençoados, mas se não obedecessem, seriam castigados! (Ex. 20.5,6).

Na Bíblia podemos encontrar muitos versículos sobre essa ordem de Deus:

"Não se voltem para os ídolos nem façam para vocês deuses de metal. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês". Levítico 19.4

"Eu sou o Senhor; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória, nem a imagens o meu louvor". Isaías 42.8

"Maldito quem esculpir uma imagem ou fizer um ídolo fundido, obra de artesãos, detestável ao Senhor, e levantá-lo secretamente.  Todo o povo dirá: Amém!". Deuteronômio 27.15

Pois bem crianças! Moisés ficou lá no Monte por 40 dias recebendo todas as direções de Deus. Mas e lá embaixo, no acampamento do povo de Israel, o que será que estava acontecendo? Bem, o que estava acontecendo lá era muito terrível.

Enquanto Deus escrevia com seus dedos as tábuas dos Dez Mandamentos, o povo lá embaixo viu que Moisés estava demorando muito para voltar. Então eles foram até Arão, irmão de Moisés, que tinha ficado para tomar conta do povo. Eles disseram: "Arão, Moisés, o líder que nos tirou do Egito, sumiu. Ele deve ter morrido lá em cima no Sinai. Então, já que não temos nem Moisés, nem Deus, que tal fazermos um deus para nós?"

Arão também pensava assim. Que Deus e Moisés haviam sumido. Então pediu para cada pessoa dar um brinco, anel ou pulseira de ouro. E Arão fez estátua em forma de bezerro, com todo aquele ouro. Ele colocou no meio do acampamento e disse: "Essa é a figura do deus que nos tirou da terra do Egito, adorem a ela!".  Mais do que depressa, o povo começou a adorar ao bezerro. Eles fizeram festa, dançaram, levaram ofertas e adoraram ao deus bezerro, fazendo exatamente o que Deus estava dizendo para o povo não fazer.

Enquanto o povo fazia exatamente o que Deus disse para não fazer, Deus disse a Moisés: "Desce depressa, pois o povo, com muita facilidade e rapidez, desviou-se das ordens que eu dei! Eles fizeram um bezerro de ouro e estão adorando o bezerro, declarando que ele Sou Eu!" Vocês podem imaginar como Deus estava bravo? Mal havia começado a caminhada no deserto e eles já estavam fazendo uma coisas dessas!

"Esse povo é muito, muito teimoso" - disse Deus a Moisés. "Minha vontade é de acabar com eles, mandando fogo do céu"! Mas Moisés suplicou ao Senhor: "Se o Senhor fizer isso, então os egípcios e os outros povos, vão dizer que o Senhor é um Deus malvado. Que o Senhor os fez sair da terra do Egito para matá-los. Fique calmo, Senhor, e não castigues o povo, por favor!". Então Deus considerou o pedido de Moisés e não castigou o povo.

Mas quando Moisés desceu do Monte, trazendo nas duas mãos as placas de pedra escritas por Deus, e viu a estátua em forma de bezerro e o povo dançando em volta dela, ficou tão bravo que jogou as duas pedras no chão e elas se espatifaram. Ele foi até o bezerro e o destruiu no fogo. Depois, triturou-o até virar pó. Misturou na água do acampamento e fez o povo beber.

E depois, ele falou bem alto: Quem pertencer a Yahweh, venha até mim. Peguem a espada e matem todos aqueles que quebraram a lei de Deus adorando ao bezerro de ouro. No meio da multidão, somente os filhos de Levi foram até Moisés. E eles fizeram o que foi ordenado, mesmo que fosse difícil. E naquele dia três mil pessoas morreram. E o restante que não morreu, entendeu que, quando se tem aliança com Deus, precisa ter muito cuidado, porque Deus é amor, mas ele também fica muito, muito bravo quando somos teimosos.

Os cidadãos da terra, eles não tem nenhuma aliança com Deus. Não entregaram suas vidas a Jesus, nem mesmo se arrependeram dos seus pecados. Por isso eles fingem que essa ordem de Deus de não fazer imagens, não existe. Algumas religiões até substituiram esse versículo de Êxodo por outro. Porque eles não querem deixar de adorar a imagens: eles acreditam que essas imagens, esses santos, dão a eles a proteção, o dinheiro, a fama e até mesmo a salvação, que somente Jesus dá. 

E a regra do Senhor continua valendo: ele castiga todos os que adoram ídolos. Sim, em toda casa onde há idolatria há doenças, brigas, pobreza espiritual e coração endurecido. porque Deus detesta a idolatria.

Mas, você que é cidadão do Céu, jamais deve tentar colocar Deus dentro de uma imagem. Porque o nosso Deus é invisível, mas é bem verdadeiro. E não existe nenhuma imagem que possa representar o poder e grandeza Dele. Você também deve cuidar para que não exista nenhum bezerro de ouro dentro do seu coração. O que significa isso? Qualquer coisa que esteja no lugar de Deus em sua vida pode ser um bezerro de ouro. Uma pessoa, um animalzinho, dinheiro e o celular.  Qualquer coisa que ocupe em nosso coração o lugar que é somente de Deus é um bezerro de ouro. 

Cidadão dos Céus, vamos nos livrar dos bezerros de ouro do nosso coração? Nossa jornada é longa, mas será bem leve se não carregarmos nenhum ídolo em nosso coração!

Tempo de oração: Peça ao Senhor que mostre o coração de cada criança para ela mesma. E peça que o Senhor mostre se dentro dele há bezerros de ouro. Você ama mais o seu cachorrinho do que você ama a Deus? Você ama mais seus pais ou irmãos do que ama a Deus? Ama mais seu celular do que ama a Deus? Então esses são seus bezerros de ouro. Vamos quebrar esses bezerros de ouro agora! E termine o tempo oferecendo, junto com as crianças, o primeiro e o melhor lugar do coração de vocês ao Senhor, o Deus de Israel.

Figuras:















Minha Jornada com Deus:



Versículo para decorar:



É cultura do Céu:



Tarefa da Semana:



20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...