Check in
Abertura
Louvor
Lanche
Ministração
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!
Caminhada pelas estrelas
No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):
Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐
Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante)
Tarefa da Semana: 1 ⭐
Versículo decorado: 1 ⭐
Estar presente: 1 ⭐
Trouxer a Bíblia: 1 ⭐
MINISTRAÇÃO - Um dia para descansar (Êxodo 20.8-11); (Êxodo 16)
Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!
Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.
Introdução:
Quem aqui ama o dia em que não tem nada para fazer? O dia em que você pode acordar mais tarde, porque não precisa ir à escola, um dia em que geralmente você sai para brincar ou passear?
Hoje vamos aprender uma nova palavra, em Hebraico, que é o idioma no qual o Antigo Testamento foi escrito. E tem tudo a ver com o dia em que você não faz nada (ou não deveria fazer). É a palavra é SHABBATH. Vamos repetir? Alguém sabe com qual palavra em português a palavra Shabbath se parece? Shabbath ou Sabath! Com a palavra Sábado! Sim, e é exatamente isso que a palavra Shabbath significa = sábado!
E o que é o Sábado? Deixe que as crianças digam. Depois você completa: Sábado é o sétimo dia da semana, ou seja, o último dia da semana. E ele é considerado, desde muito tempo, como um dia de descanso. Ninguém aqui tem aula de sábado não é mesmo? Mas, de onde é que surgiu esse costume de sábado ser dia de descanso? Quem inventou isso? Foi Yahweh, o próprio Deus, você sabia?
No Monte Sinai, Deus escreveu com seus próprios dedos as tábuas contendo Dez Mandamentos que seu povo deveria obedecer!
No segundo mandamento, Deus disse: "Vocês não devem construir nenhuma imagem para vocês terem em suas casas para adorar. Nenhuma imagem mesmo! Nem de nada que exista na terra, nem de nada que exista no céu e nem mesmo no mar. Aliás, não é para nem mesmo fazer imagem minha, pois Eu, o Senhor, não posso ser colocado dentro de nenhum formato humano". (Ex. 20.4).
No terceiro mandamento Ele disse: "Vocês não devem pronunciar o Meu Santo nome de forma desnecessária. Porque eu não deixarei sem castigo qualquer pessoa que usar meu nome em vão!" (Ex 20.7)
Então o Senhor escreveu o quarto mandamento: "Vocês devem trabalhar seis dias da semana. Mas o sétimo dia será um dia de descanso. Nesse dia, vocês não vão fazer nenhum trabalho, nem vocês nem ninguém da casa de vocês, nem mesmo seus animais. Lembrem-se do Shabbath para santificá-lo". "Porque em seis dias, Eu o Senhor, fiz o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles, mas no sétimo dia descansei. Foi por esse motivo que Eu, o SENHOR, abençoei o Shabbath, sábado, e o separei para ser um dia santo".
Crianças, quando Deus dá uma ordem, ela deve ser obedecida, porque as ordens de Deus são para o nosso bem. Lá no Sinai, Deus disse ao povo de Israel que eles deveriam trabalhar seis dias e descansar um, que era o sétimo dia, o sábado. E Ele, o próprio Deus, que é todo poderoso e não se cansa, até Ele, depois de criar o mundo, descansou do seu trabalho.E para quê Deus deu essa ordem? Porque o próprio Deus, que nos criou e criou o nosso corpo, sabia que de tempos em tempos, ele precisava parar para recarregar as energias.
Sim, nosso corpo também é uma máquina e ele se cansa. Agora que vocês são pequenos, o corpo se cansa porque vocês vão para a escola, fazem exercícios, brincam, correm para cá e para lá e no final de tudo, vocês dizem: preciso descansar, pois estou cansado e podem descansar qualquer hora que quiserem, pois quem trabalha em casa são seus pais. Porém mais tarde, quando vocês se tornarem adultos, vão precisar fazer o que todo adulto faz: trabalhar para poder ter o seu salário, para poder pagar suas contas, ter suas coisas e fazer coisas que gostam. E muitas vezes terão que trabalhar muito.
Além de trabalharem no seu emprego, também terão trabalho na Igreja, que é um lugar que tem bastante coisa para fazer. Trabalhar é muito bom, é uma bênção. Porém, não importa o quanto você trabalhe nos seis dias, no sétimo dia é necessário descansar. Isso é uma ordem bem clara de Deus.
Vamos ver o que o Senhor diz sobre o descanso na Bíblia?
"Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-Poderoso pode dizer ao Senhor: "Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio". Salmo 91.1
"Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros nem com aqueles que maquinam o mal." Salmo 37.7
Respondeu o Senhor: "Eu mesmo o acompanharei e lhe darei descanso". Êxodo 33.14
O povo estava acampado no deserto do Sinai há muito tempo. Lá no deserto não era como no Egito, que tinha pão e frutas fresquinhas a todo instante. Comer algo fresco era bem difícil. Então o povo foi brigar com Moisés. Eles queriam porque queriam comer pão. Chegaram até ao ponto de dizer que queriam voltar para o Egito, pois preferiam ser escravos e comer pão fresco do que ficar naquele deserto tão seco e poeirento. Um grande pecado contra Deus!
O povo foi falar com Moisés e Moisés foi falar com Deus. Deus então disse para o povo: "Eu vou dar pão para vocês. E esse pão não vai vir de nenhum padeiro e nem mesmo do Egito. Ele vai vir do céu! Amanhã cedinho vocês vão acordar e vão notar uma camada bem fina na areia de seus quintais. Vocês recolherão todos os dias o quanto precisam para comer no mesmo dia. Não tentem armazenar porções de um dia para o outro. Confiem em mim!" (Èxodo 16.4-5; 13-27)
E no outro dia, de manhã, lá estavam floquinhos iguais aos de neve, no chão do deserto. O povo chamou os floquinhos de Maná, que significa "O que é isso?", pois não tinham visto nada parecido. Então cada família recolheu uma quantidade suficiente para cada pessoa da família, naquele dia, pois quando o sol começava a aquecer o chão, os floquinhos derretiam.
A ordem de Deus era para que cada família pegasse o suficiente para comer naquele dia, e não guardasse para o outro. Isso é para que eles aprendessem a confiar que Deus sempre manda o que precisamos, na hora certa. Mas vocês acreditam que algumas famílias desobedeceram a Deus e a Moisés? Guardaram para o outro dia. E o que aconteceu? No outro dia, o alimento criou bichos e começou a cheirar muito mal. É isso que acontece quando desobedecemos ao Senhor!
Porém, para a sexta feira a ordem era diferente. Deus disse: "Somente na sexta feira, é que vocês recolherão uma porção para sexta e uma porção para o sábado, pois é Shabbath, dia separado para descansar". (Ex 16.23-26) E assim o povo fez. Na sexta feira recolheram pão em dobro e sabem o que aconteceu? O pão criou bichos e cheirou mal? Não! Porque o Shabbath era um dia separado para o descanso e para Deus, por isso, no shabbath o pão não caía do céu. Isso não é incrível?
Hoje muita gente, até mesmo os cidadãos dos céus não respeitam esse quarto mandamento: Eles trabalham sete dias, de domingo a domingo. E não descansam nem no sábado e nem mesmo em nenhum outro dia. E se a semana tivesse oito dias eles também trabalhariam oito dias. A verdade é que isso é um grande pecado diante de Deus! Quem desobedece ao mandamento de descansar fica doente no corpo, com coceiras, batedeira no coração, os cabelos caem, tem agitação e ansiedade. Mas também adoece na mente: tem depressão, irritação, nervosismo, chora com facilidade e perdem a memória com facilidade.
Deus também estabeleceu o descanso para uma outra coisa: Ele quer passar mais tempo com a a gente! No Shabbath, podemos parar nossa correria e observar as coisas maravilhosas que Deus faz: o sol, as flores, o vento, o mar. Quando vemos tanta coisa linda, paramos para agradecer e aplaudir ao Senhor por Sua bondade, coisa que não podemos fazer quando estamos correndo para lá e para cá. Isso agrada muito a Deus!!!
Quando descansamos no tempo estabelecido por Deus, somos muito abençoados. Deus faz grandes milagres por nós. Temos saúde e paz. E ficamos com muito mais energia pois estamos descansados. Crianças, quando vocês crescerem com certeza vão trabalhar e muito. Alguns vão estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Será bem cansativo. Por isso, nunca, nunca se esqueçam de trabalhar seis e parar um para descansar, obedecendo a esse mandamento de Deus! Vocês vão ver. Quando descansamos, Deus trabalha por nós. Mas quando desobedecemos as coisas começam a dar errado.
Os cidadãos da terra, trabalham e trabalham, sem parar. E ficam bem doentes por causa disso. E quando descansam, não fazem isso lembrando de Deus. Eles se lembram é deles mesmos e saem para beber e se divertir, e cometem pecados contra Deus. Eles também não sabem esperar em Deus, são apressados e acabam trazendo para as suas vidas grandes problemas.
Mas o cidadão do Céu, aquele que tem aliança com Yahweh, o Deus de Israel, esse o obedece em tudo, inclusive separando um dia inteirinho para descansar, olhar para Sua Criação e ter intimidade com ele. Por isso o cidadão do céu é mais calmo e sabe esperar em Deus. Ele confia que na hora certa, como acontecia com o Maná, Deus vai mandar tudo o que ele precisa.
Nossa jornada será longa aqui na terra. Mas tudo vai dar certo e chegaremos em nosso destino cheios de energia e alegria, se obedecermos ao Senhor, fazendo o Shabbath e confiando Nele. Amém?
Tempo de oração: Faça uma oração sincera com as crianças, pedindo ao Senhor para que nos ensine a descansar Nele. Peça ao Senhor que grave no coração dos pequenos o ensino sobre o Shabbath, o tempo de descanso tão necessário para nós. E digam juntos ao Senhor, que não serão como o povo de Israel que não confiou no seu cuidado, guardando o maná para o dia seguinte. Declarem que descansarão que Deus está cuidando de tudo e que nada de mal acontecerá.
Figuras:
Minha Jornada com Deus:
Versículo para Decorar:
É cultura do céu:
Tarefa da Semana: