quarta-feira, 24 de julho de 2024

19 - Cultura do Céu: Não darás falso testemunho contra o teu próximo!

Check in

Abertura 

Oração de cobertura
Louvor
Oração por:
Ofertório

Lanche 

Ministração

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!

Caminhada pelas estrelas

No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):

Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐

Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante) 

Tarefa da Semana: 1 ⭐

Versículo decorado: 1 ⭐

Estar presente: 1 ⭐

Trouxer a Bíblia: 1 ⭐


MINISTRAÇÃO -  Não darás falso testemunho contra o teu próximo (Êxodo 20.16; Tiago 3; I Reis 21.)

Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.

Introdução:  

Quem aqui sabe qual órgão do corpo é usado para falar? A língua! Nem sempre a gente se lembra que tem uma língua, mas ela é um dos membros mais importantes do corpo. Tiago, um discípulo de Jesus, escreveu em sua carta algumas coisas sobre a língua. (Ministrador dos maiores se for possível, organize as crianças em grupo dois grupos. Um dos grupos deve encontrar em Tiago capítulo 3 as bênçãos da língua. Deixe que eles escrevam na lousa. E o outro grupo, os estragos que a língua provoca. Para os pequenos, o ministro pode escrever na lousa ou projetar na tv as bênçãos e as maldições da língua).

E no nono mandamento, o Senhor deu uma ordem sobre a língua! Ele escreveu na Tábua da Lei:  "Diga ao meu povo que eles estão proibidos de dar falso testemunho contra qualquer pessoa!"  Ah, Deus queria que seu povo controlasse a sua língua para que ela falasse somente a verdade. Porque Deus é verdadeiro, Ele ama a verdade. Mas odeia quem fala mentira. Principalmente quem espalha mentiras sobre as pessoas. 

Nabote morava ao lado do palácio do Rei de Israel, Acabe. E lá em sua casa, ele plantou uma boa plantação de uvas. Todos os anos a plantação de uvas dava uvas grandes e doces. Acontece que o Rei Acabe era um péssimo rei. Ele não respeitava nem a Deus nem a ninguém. E agora ele queria por que queria o terreno de Nabote, para destruir a vinha e transformar numa horta! Mas, Nabote gostava muito de morar naquele terreno, pois ele era herança do seu pai. Por isso Nabote mandou dizer ao rei que não venderia o terreno nem mesmo para ele.

Ah, Acabe ficou muito irritado e contrariado. Ele nem quis comer naquele dia:"Como é que Nabote podia negar alguma coisa para o seu rei? Ele deveria é dar a vinha de graça!".  Jezabel, a esposa do rei também era maligna. Ela chegou perto de Acabe e perguntou porque ele estava daquele jeito. Quando Acabe contou a ela, Jezabel disse assim: "Não se preocupe meu rei. Aquele Nabote te enfrentou, mas eu vou dar um jeito nele".

Então, a rainha Jezabel escreveu cartas para todas as autoridades da cidade e assinou com o nome do seu marido. Nessas cartas ela escreveu uma grande mentira sobre Nabote. Disse a todos que Nabote tinha amaldiçoado ao rei e a Deus, por isso deveria ser julgado. Como a carta era assinada pelo rei, mais do que depressa, as autoridades chamaram Nabote para o tribunal. 

E Jezabel fez mais. Ela pagou para dois homens darem um falso testemunho contra Nabote. Esses dois mentirosos disseram que ouviram Nabote amaldiçoar a Deus e ao rei. E por causa desse falso testemunho de Jezabel e dos falsos homens, Nabote morreu apedrejado pelos líderes da cidade. E o rei Acabe pôde ficar com a vinha que ele tanto queria.

Deus ficou tão, tão irado com a atitude desses reis malignos, que mandou na hora um profeta ir até Acabe , que estava visitando a vinha que era de Nabote. E a palavra de Deus foi essa: "Você assassinou o seu próximo e ainda teve a cara de pau de tomar posse da propriedade que era dele? Pois assim eu determino: No lugar onde os cães lamberam o sangue de Nabote, lamberão igualmente o teu sangue, pois você vai morrer. E o mesmo acontecerá com Jezabel. Os cães também vão comê-la inteirinha. E sabe o que mais? Todas as pessoas da sua família que morrerem, serão comidas por cachorros!" (I Rs 21.18-24).

Ah crianças, fazer ou dizer maldades contra outras pessoas, deixa Deus muito, muito irado. E traz sérios castigos, como aconteceu com Acabe, Jezabel e sua família. Por isso, você cuidar muito bem da sua língua, vigiando para não falar falsidades de ninguém.

O que a Bíblia diz sobre quem usa a língua com falsidade?

"Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens darão conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois, por suas palavras, vocês serão absolvidos, e por elas, serão condenados". Mateus 12.36-37

"A falsa testemunha não ficará impune, e aquele que profere mentiras não sairá livre". Provérbios 19.5

"Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que Ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos". Provérbios 6.16

Os cidadãos da terra são como Acabe e Jezabel. Eles não pensam duas vezes em prejudicar pessoas espalhando falsidades sobre elas. Com certeza você já viu pessoas em sua escola usando a língua para espalhar mentiras e fofocas das pessoas que eles não gostam? E o famoso bullying - que é falar de forma maldosa contra uma criança?  Assim agem as pessoas do mundo, isso você pode ver também nos comentários das redes sociais que estão cheios de palavras maldosas. E eles não se importam se as palavras maldosas causam grande prejuízo para quem as recebe. 

Um cidadão do céu nunca vai usar a língua para prejudicar a vida de outra pessoa. Ele jamais vai: 

- Espalhar mentiras e fofocas a respeito qualquer pessoa. 
- Inventar histórias que prejudiquem alguém.
- Cometer exageros ao contar para alguém sobre outra pessoa.
- Mentirá para beneficiar um amigo que faz algo errado.
- Difamar alguém. (espalhar algo que suje a imagem de alguém!)

Da boca do cidadão do céu saem somente palavras que abençoam, fazem bem. Como a boca do cidadão do céu é a boca de Deus, ele fala somente a verdade. O cidadão do céu sabe que as palavras que dizemos são anotadas por Deus. Que cada cada palavra ruim e inútil que falamos é anotada no livro da vida que está no céu. Mas também o Senhor anota cada palavra boa e abençoadora que falamos. E um dia, quando Jesus voltar ele vai pedir para você explicar o porquê de cada palavra que saiu da sua boca. E você não ficará sem castigo, caso tenha usado a língua para fazer o mal.

Crianças, precisamos seguir a jornada com mãos limpas, coração puro e língua que abençoa, amém? Que ao caminhar pela jornada, você não faça ninguém tropeçar ou ficar doente por causa da sua língua! 

Tempo de oração: Peça que as crianças se ajoelhem e confessem para Deus com a sua boca, quais palavras horríveis tem usado contra as pessoas. Ministro, a criança precisa reconhecer com detalhes o que fez, se arrepender e pedir perdão. A você cabe, garantir que se a criança fez isso, ela será perdoada e purificada pelo sangue de Jesus. Faça isso no momento de oração. E decrete que da boca dos nossos Starts só sairão palavras abençoadoras.

Figuras:


















Minha jornada com Deus:



Versículo para decorar:



É cultura do Céu:


Tarefa da semana:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...