Abertura
Oração de cobertura
Louvor
Oração por:
Ofertório
Lanche
Ministração
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!
Caminhada pelas estrelas
No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):
Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐
Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante)
Tarefa da Semana: 1 ⭐
Versículo decorado: 1 ⭐
Estar presente: 1 ⭐
Trouxer a Bíblia: 1 ⭐
MINISTRAÇÃO - Abençoados os que tem fome e sede de justiça! (Mateus 5.6; Gênesis 19; 2 Pedro 2.7,8)
Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!
Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.
Introdução:
(Sugestão sobre a história de Ló: chame as crianças e organize um teatro com elas após a ministração para consolidar a história).
Vamos conversar sobre o que acontece quando estamos com fome ou sede. Como nosso corpo reage? (deixe as crianças falarem). E você como fica? Mal humorado, irritado? E o que você faz? Com certeza você começa a chorar e diz: Manhêêêê estou com fome....estou com sede. E então você não sossega enquanto não mata sua fome ou sua sede. Isso não é verdade?
Fome e sede são sinais de que alguma coisa está faltando dentro do nosso corpo. E se elas não forem saciadas, logo o corpo ficará doente e pode morrer. Assim como a gente fica incomodado quando tem fome e sede de comida e de bebida, Jesus ensinou no Sermão da Montanha, que seus discípulos devem ficar incomodados, muito incomodados quando vêem uma injustiça acontecendo. "Abençoados os que tem fome e sede de justiça, pois eles serão satisfeitos". Mt 5.6
E o que é injustiça? É uma atitude feita por um homem ou mulher contra alguém. Uma má atitude.
Você comete injustiça quando faz ao contrário do que uma pessoa que é autoridade mandou você fazer. Por exemplo mentir, quebrar alguma coisa e colocar a culpa no outro, destruir o patrimônio (sua casa, sua escola)...Isso vale também para as leis que as autoridades, os governos das cidades estabelecem. Matar é cometer injustiça. Roubar, que seja uma borracha é cometer injustiça.
Você comete injustiça quando cola na prova. Quando trapaceia no jogo, escondendo uma carta ou mentindo sobre um resultado. Ou planeja fazer uma maldade com um colega da escola só porque ele fez uma maldade com você.
Você comete injustiça quando trata uma criança melhor do que a outra, só porque ela tem mais dinheiro, mais brinquedos ou é mais popular. Ou quando maltrata pessoas mais velhas. Você comete injustiça quando maltrata os animais, seja um passarinho.
Isso são formas de injustiça que você pode praticar. Mas existem injustiças que acontecem no mundo. São as injustiças sociais. Alguns exemplos de injustiças sociais:
Não ter o que comer. Existe muita gente no mundo que ainda passa fome. Sim tem crianças como você que comem fubá com água de manhã, de tarde e de noite. Porque seus pais não tem dinheiro para comprar comida. Isso se chama pobreza. Que também é uma injustiça. Os ricos comem muito e até jogam fora o que não serve mais. E os pobres muitas vezes tem que fuçar nos lixos para comer. Isso também é uma injustiça e deve incomodar muito o seu coração!
Além disso, existe também a guerra. Os homens fazem as guerras por causa das terras.Infelizmente é assim. Só que no meio das bombas, dos mísseis e metralhadoras, que mais sofre? É o povo que vive na terra. Por exemplo, atualmente temos uma guerra acontecendo em Israel e Gaza (2024). Tudo começou com um ataque dos terroristas em Israel e Israel revidou. Muita, muita gente já perdeu a vida nessa guerra que é por causa da terra. Crianças aos montes morreram, tanto do lado de Israel quanto do lado da Faixa de Gaza.
Ló era sobrinho de Abraão. Quando Deus mandou Abraão deixar sua terra para trás e ir morar em Canaã, Ló foi junto. E os dois, suas famílias, empregados e rebanhos, passaram a morar juntos. Mas logo isso não deu certo, porque não havia pasto suficiente para os bois e ovelhas dos dois!
Então Abraão chamou Ló e disse para ele escolher para onde queria ir. Ló escolheu então a linda região de Sodoma. Lá havia ótimas pastagens. E a cidade era muito linda. Porém assim que foi morar lá, Ló descobriu que a cidade era horrível de se viver.
Ló era justo. Ele amava a Deus. Mas em Sodoma, os moradores eram terríveis. Eles praticavam todo tipo de injustiça. Eles bebiam álcool, tomavam drogas. Matavam, roubavam e zombavam de Deus. Eles eram violentos e havia briga todos os dias. Mentiam uns contra os outros. E não cuidavam dos pobres e das crianças sem pai nem mãe. E para piorar, homens tinham relações sexuais com outros homens.
Todos os dias Ló sofria com todas as injustiças que ele via lá em Sodoma. Ele não concordava com nada daquilo que acontecia lá. Se sentia incomodado e com certeza Ló orava ao Senhor para que Ele mudasse aquela situação e trouxesse justiça. (2 Pedro 2.7,8)
Até que um dia Deus trouxe justiça. Justiça significa agir para consertar uma coisa que está errada. Deus tem todo o poder e autoridade para fazer isso. E tem horas crianças, que a justiça de Deus é muito forte. A Bíblia diz que chegou até a presença de Deus os pecados gravíssimos que os moradores de Sodoma faziam. Como chegou? Através das orações de Ló! E Deus decidiu destruir Sodoma e a cidade que ficava ao lado, Gomorra. (Gênesis 18.20).
Porque Ló era justo, Deus enviou dois anjos para tirar ele e sua família de lá. Eles chegaram na cidade e foram para a praça central. Ló não sabia quem eram aqueles homens, mas como era justo, os levou homens para passar a noite em sua casa.
Mas os homens maus de Sodoma viram que os visitantes foram para a casa de Ló. Mais do que depressa, eles foram para lá, pois queriam ter relações sexuais com eles. Um coisa muito horrível. Ló tentou até conversar amigavelmente com os seus vizinhos, porém eles se tornaram muito agressivos. Por isso os anjos puxaram Ló para dentro de casa e fizeram todos aqueles homens ficar cegos imediatamente!
Então os anjos disseram a Ló o que ele estavam fazendo lá: "Ló, fuja dessa cidade imediatamente com sua esposa, suas filhas e seus genros. Nós estamos aqui para destruir completamente este lugar." Ló correu para falar com os homens que iam se casar com suas filhas, mas eles achavam que era uma brincadeira.
O dia já estava clareando quando os anjos repetiram mais uma vez para Ló: "Levante-se, pegue sua mulher e suas duas filhas, porque senão vocês vão morrer". Mas Ló estava em dúvida, não queria ir. Então crianças, os anjos puxaram Ló e sua família à força, e os levaram para fora da cidade, porque Deus teve misericórdia e amor para com eles.
A ordem dos anjos foi que eles não olhassem para trás, mas o que ouviam devia ser muito terrível. Grandes pedras de fogo começaram a cair do céu. E Somoda e Gomorra começaram a pegar fogo. Cientistas dizem que um meteoro gigante explodiu na atmosfera e fez cair grandes pedras de fogo naquela região. E tudo, absolutamente tudo foi devastado. Sessenta e cinco mil pessoas morreram naquela região. Verdadeiramente Deus estava muito, muito bravo e fez sua justiça de forma assustadora.
Ló e sua família foram salvos, menos a esposa teimosa de Ló. Curiosa, ela olhou para trás. E na mesma hora se transformou numa estátua de sal. Quando o dia amanheceu, já não havia mais Sodoma e Gomorra. Somente uma grande fumaça que subia da terra, como fumaça de uma grande fornalha.
A história de Ló deve ser um grande exemplo para todos nós. Como cidadãos dos céus não podemos ver injustiças acontecendo todas as horas no mundo, no nosso país, em nossa cidade, e na sua escola e simplesmente ficar parados, sem fazer nada.
Sei que muitos atos de justiça não temos condições de fazer. Mas a primeira coisa a ser feita e todos podem fazer, assim como Ló fez é orar e orar até nosso clamor subir aos céus e Deus descer para trazer justiça. É importante saber que nem sempre acontecerá como aconteceu com Sodoma e Gomorra. Mas Deus sabe fazer do jeito certo e ele vai fazer.
O que a Bíblia nos ensina sobre justiça?
"Pois o Senhor ama quem pratica a justiça, e não abandona os seus fiéis". Salmo 37.28
"Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Lucas 18.7
"Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida. Mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo." Romanos 14.17
Jesus deu uma promessa maravilhosa para todo Cidadão do Céus. Primeiro ele disse que abençoaria todos os que se sentissem incomodados quando vissem a injustiça sendo praticada. E depois ele prometeu que todos os que sentirem fome e sede de justiça seriam satisfeitos. O que Jesus quis dizer com isso? Que quando Ele voltar ele se tornará o Governador de todos os países da terra. E o seu governo será um governo justo. Jesus vai estabelecer justiça na terra para sempre e nunca mais a injustiça acontecerá. Aleluia!
O cidadão do céu, além de se incomodar com a injustiça, tem a obrigação de fazer o que é justo, o que é certo. Sim, pois não adianta você ter fome e sede de justiça se pratica a injustiça. Se fizer isso, estará agindo como os cidadãos dos céus. Eles lutam sim por justiça e querem ver coisas certas acontecendo na terra. Mas são injustos, fazendo as mesmas coisas que os habitantes de Sodoma faziam. Podem ter certeza de que Deus também vai castigar esses injustos.
Start Kids, vamos seguir nessa jornada da vida, clamando e orando ao Senhor por toda injustiça que acontece na terra. E cuidando para que a nossa vida seja justa, como a de Ló. Amém?
Tempo de Oração: Procure fotos de algumas injustiças que acontecem na cidade e na terra. Coisas atuais com crianças, nas nações. (por exemplo, o aborto é uma injustiça). E peçam perdão ao Senhor por cada injustiça que acontece na terra. Clamem juntos para que o Senhor tenha misericórdia e faça justiça, com amor.
Figuras:
Minha Jornada com Deus:
É cultura do Céu: