terça-feira, 17 de setembro de 2024

26 - Cultura do Céu - Abençoados os misericordiosos!

 Abertura

Oração de cobertura 
Louvor
Oração por: 
Ofertório

Lanche 

Ministração

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!

Caminhada pelas estrelas

No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):

Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐

Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante) 

Tarefa da Semana: 1 ⭐

Versículo decorado: 1 ⭐

Estar presente: 1 ⭐

Trouxer a Bíblia: 1 ⭐


MINISTRAÇÃO - Abençoados os misericordiosos! (Mateus 5.7; Lucas 10.25-37)

Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.

Introdução: 

Comece a ministração mostrando algumas figuras de pessoas em situações difíceis. Pergunte para as crianças primeiramente o que elas sentem ao ver a figura. E após, pergunte o que elas fariam. (se quiser montar um varal, duplique as figuras e após a conversa, brinque com as crianças de jogo da memória).

1) Uma velhinha tentando atravessar uma rua cheia de carros com duas sacolas na mão. Pergunte primeiro o que elas sentem. Depois o que elas fariam, sinceramente.
2) Um mendigo pedindo dinheiro no semáforo.
3) Um família morando na rua.
4) Crianças no meio da guerra do Oriente Médio.
5) Um cachorro caído na calçada, aparentemente perdido e com sede.
6) Um irmão quebrando o brinquedo do outro irmão.
7) Um passarinho que caiu do ninho.
8) Um cadeirante com dificuldades de subir a calçada.
9) Uma pessoa caindo na rua.
10) Uma criança que não foi convidada para uma festa de aniversário.

Todas essas figuras mostram pessoas ou animais em situações difíceis. Como você se sente ao ver essas situações? E o que você faz quando isso acontece perto de você? Deus quer encontrar no coração dos cidadãos dos céus algo chamado Misericórdia.

O que é misericórdia? Misericórdia é um sentimento que nasce num bom coração. É se importar com o sofrimento das pessoas e estender a mão para ajudá-las.  É sofrer com o sofrimento dos outros. É se colocar no lugar das pessoas que estão passando dificuldades ao invés de ignorá-las. É ter paciência quando as pessoas erram conosco e perdoá-las ao invés de revidar o erro ou ferir as pessoas com palavras. 

Lá no Sermão da Montanha, Jesus ensinou aos seus seguidores: "Abençoados os misericordiosos, pois serão tratados com misericórdia". Sim, Jesus estava ensinando àquela multidão que, quem quisesse ter Jesus como Senhor e como Professor, deveria ser misericordioso para com todas as pessoas.

Par que seus discípulos entendessem melhor o que significa ter misericórdia, Jesus contou a eles uma linda história:

Um homem de Israel estava viajando para uma outra cidade. Ele viajava com seu cavalo bem tranquilo, em sua viagem. Mas no meio do caminho, foi atacado por ladrões! Eles roubaram tudo o que ele tinha, suas malas, seu dinheiro, seu cavalo. Ainda por cima deram uma surra nele e o deixaram caído na beira da estrada, parecia que estava morto. E agora, o que aconteceria com esse homem? Será que alguém ia ajudá-lo? 

Vinha vindo pelo caminho o importante sacerdote do Templo em Jerusalém. Era como se fosse o pastor daquela época, o chefe mais importante da Igreja. Ele andava tão rápido, com certeza tinha algum compromisso. Mas como sacerdote do templo, com certeza ele ia ter misericórdia do homem e ajudá-lo. Mas não! Quando viu o homem caído, atravessou para o outro lado da estrada e foi embora depressa, sem olhar para trás.

Depois sacerdote, desceu pela estrada um Levita. O levita também trabalhava no templo, ele era responsável pelo louvor do templo. Com certeza, por saber que Deus ama a misericórdia o levita iria ajudar o homem caído na beira da estrada. Quando chegou perto do homem até parou e deu uma olhadinha. Ele até deu uma empurrada com o pé para ver se ele se mexia. Porém, ele fez como o sacerdote! Foi embora sem ajudar o homem.

Muito tempo se passou, até que um Samaritano, estrangeiro que ninguém em Israel gostava, passou pela estrada. Mas os Samaritanos também não gostavam do povo de Israel. O mais esperado seria que o homem morresse na beira da estrada sem ninguém ajudá-lo, pois o Samaritano com certeza não ia socorrê-lo.

Mas foi exatamente o Samaritano quem ajudou aquele homem. Assim que o viu, o Samaritano teve misericórdia e aproximou-se dele. Ele lavou as suas feridas e colocou remédio nelas. Depois enfaixou cada uma delas. E então colocou-o em cima do seu cavalo e o levou para uma hospedaria. E lá terminou de cuidar do homem. Como se não bastasse, ainda deixou toda a conta paga!  

Quando terminou de contar a história, as pessoas estavam pensativas, com a cabeça baixa. Como é que pode dois homens tão importantes do templo não agirem com misericórdia para com aquele viajante? E logo o samaritano, que ninguém gostava e dava valor, logo ele que fez o que Deus queria? Pois Jesus contou essa história para ensinar que os mais importantes em seu reino, não são  aqueles que tem um título na Igreja, mas sim os que agem com as pessoas exatamente como Deus agiria, se estivesse no lugar delas.  

A Bíblia fala sobre a grande misericórdia de Deus:

"Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã. Lamentações de Jeremias 3.22,23

"Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso".  Lucas 6.36

"Deus, por ser rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, deu-nos a vida com Cristo". Efésios 2.4


Crianças, Deus é muito misericordioso. Querem uma prova disso?  Todos nós estávamos assim como o viajante, quase mortos. Mas não por causa dos ladrões e sim por causa dos nossos pecados. Sim, a consequência do pecado é a morte. Mas Deus, estava passando pela estrada e nos viu, assim naquela condição horrível. Ele não tinha a obrigação nenhuma de parar pois fizemos coisas horríveis contra Ele. Nossos pecados machucam tanto o coração de Deus! (Ezequiel 16.6).

Mas o Senhor parou e nos amou muito. Ele nos pegou no colo. Sarou nossas feridas. Curou a nossa vida. E ainda por cima, resolveu o problema dos nossos pecados, enviando Seu Filho Jesus, para morrer na cruz e com seu sangue, nos limpar de todo o nosso pecado. E ainda por cima, Ele nos deu a vida eterna. Uau! Que misericórdia maravilhosa, a do nosso Deus. Aleluia!

Todo cidadão do céu precisa aprender essa lição. Ser importante para Deus não é trabalhar na Igreja. Nem construir grandes prédios. Ou fazer uma música linda. Quem quer ser importante para Deus deve ter misericórdia e ajudar a quem precisa, mesmo se for o seu inimigo.

Uma coisa muito triste está acontecendo com os cidadãos da terra. Há tanta coisa ruim acontecendo no mundo, mas infelizmente as pessoas não são mais sensíveis aos problemas dos outros. Cada um fica só preocupado com a sua própria vida e seus compromissos. Quem aqui já assistiu na televisão ou ouviu uma história de uma pessoa que estava precisando de ajuda, mas ninguém ajudou, porque estavam filmando pra colocar nas redes sociais? Pois as pessoas do mundo agem assim, sem misericórdia.

Jesus disse assim: "Abençoados os misericordiosos, pois eles serão tratados com misericórdia". Sim, nós cidadãos dos céus temos o dever de ser misericordiosos com quem precisa. E Jesus mesmo disse que se formos misericordiosos, Deus sempre nos tratará com misericórdia, sim, Deus sempre nos ajudará com bondade quando estivermos passando por algum problema.

Sigamos essa jornada, olhando para os lados e caso for preciso, paremos no caminho para ajudar com misericórdia aqueles que precisam de ajuda, amém? 

Tempo de oração. Ore com as crianças declarando que todas elas serão como o Bom Samaritano. Peça a Deus para abrir os olhos espirituais das crianças para que elas sejam sensíveis às necessidades de quem precisa e estendam a mão para ajudar. Que Deus nunca nos deixe ficar insensíveis ao sofrimento das pessoas e encha o coração de cada uma delas com misericórdia. Terminem orando por pessoas que precisam da misericórdia de Deus e estão sofrendo no momento.

Figuras: 



















Minha jornada com Deus:



Versículo para decorar:



É cultura do Céu:



Tarefa da Semana:  


quarta-feira, 11 de setembro de 2024

25 - Cultura do Céu: Abençoados os que tem fome e sede de justiça

 Abertura

Oração de cobertura 
Louvor
Oração por: 
Ofertório

Lanche 

Ministração

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!

Caminhada pelas estrelas

No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):

Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐

Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante) 

Tarefa da Semana: 1 ⭐

Versículo decorado: 1 ⭐

Estar presente: 1 ⭐

Trouxer a Bíblia: 1 ⭐


MINISTRAÇÃO - Abençoados os que tem fome e sede de justiça! (Mateus 5.6; Gênesis 19; 2 Pedro 2.7,8)

Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.

Introdução: 

(Sugestão sobre a história de Ló: chame as crianças e organize um teatro com elas após a ministração para consolidar a história).

Vamos conversar sobre o que acontece quando estamos com fome ou sede. Como nosso corpo reage? (deixe as crianças falarem). E você como fica? Mal humorado, irritado? E o que você faz? Com certeza você começa a chorar e diz: Manhêêêê estou com fome....estou com sede. E então você não sossega enquanto não mata sua fome ou sua sede. Isso não é verdade?

Fome e sede são sinais de que alguma coisa está faltando dentro do nosso corpo. E se elas não forem saciadas, logo o corpo ficará doente e pode morrer.  Assim como a gente fica incomodado quando tem fome e sede de comida e de bebida, Jesus ensinou no Sermão da Montanha, que seus discípulos devem ficar incomodados, muito incomodados quando vêem uma injustiça acontecendo. "Abençoados os que tem fome e sede de justiça, pois eles serão satisfeitos".  Mt 5.6

E o que é injustiça? É uma atitude feita por um homem ou mulher contra alguém. Uma má atitude.

Você comete injustiça quando faz ao contrário do que uma pessoa que é autoridade mandou você fazer. Por exemplo mentir, quebrar alguma coisa e colocar a culpa no outro, destruir o patrimônio (sua casa, sua escola)...Isso vale também para as leis que as autoridades, os governos das cidades estabelecem. Matar é cometer injustiça. Roubar, que seja uma borracha é cometer injustiça. 

Você comete injustiça quando cola na prova. Quando trapaceia no jogo, escondendo uma carta ou mentindo sobre um resultado. Ou planeja fazer uma maldade com um colega da escola só porque ele fez uma maldade com você.

Você comete injustiça quando trata uma criança melhor do que a outra, só porque ela tem mais dinheiro, mais brinquedos ou é mais popular. Ou quando maltrata pessoas mais velhas. Você comete injustiça quando maltrata os animais, seja um passarinho.

Isso são formas de injustiça que você pode praticar. Mas existem injustiças que acontecem no mundo. São as injustiças sociais. Alguns exemplos de injustiças sociais: 

Não ter o que comer. Existe muita gente no mundo que ainda passa fome. Sim tem crianças como você que comem fubá com água de manhã, de tarde e de noite. Porque seus pais não tem dinheiro para comprar comida. Isso se chama pobreza. Que também é uma injustiça. Os ricos comem muito e até jogam fora o que não serve mais. E os pobres muitas vezes tem que fuçar nos lixos para comer. Isso também é uma injustiça e deve incomodar muito o seu coração!

Além disso, existe também a guerra. Os homens fazem as guerras por causa das terras.Infelizmente é assim. Só que no meio das bombas, dos mísseis e metralhadoras, que mais sofre? É o povo que vive na terra. Por exemplo, atualmente temos uma guerra acontecendo em Israel e Gaza (2024). Tudo começou com um ataque dos terroristas em Israel e Israel revidou. Muita, muita gente já perdeu a vida nessa guerra que é por causa da terra. Crianças aos montes morreram, tanto do lado de Israel quanto do lado da Faixa de Gaza. 

Ló era sobrinho de Abraão. Quando Deus mandou Abraão deixar sua terra para trás e ir morar em Canaã, Ló foi junto. E os dois, suas famílias, empregados e rebanhos, passaram a morar juntos. Mas logo isso não deu certo, porque não havia pasto suficiente para os bois e ovelhas dos dois!

Então Abraão chamou Ló e disse para ele escolher para onde queria ir. Ló escolheu então a linda região de Sodoma. Lá havia ótimas pastagens. E a cidade era muito linda. Porém assim que foi morar lá, Ló descobriu que a cidade era horrível de se viver.

Ló era justo. Ele amava a Deus. Mas em Sodoma, os moradores eram terríveis. Eles praticavam todo tipo de injustiça. Eles bebiam álcool, tomavam drogas. Matavam, roubavam e zombavam de Deus. Eles eram violentos e havia briga todos os dias. Mentiam uns contra os outros. E não cuidavam dos pobres e das crianças sem pai nem mãe. E para piorar, homens tinham relações sexuais com outros homens.

Todos os dias Ló sofria com todas as injustiças que ele via lá em Sodoma. Ele não concordava com nada daquilo que acontecia lá. Se sentia incomodado e com certeza Ló orava ao Senhor para que Ele mudasse aquela situação e trouxesse justiça. (2 Pedro 2.7,8)

Até que um dia Deus trouxe justiça. Justiça significa agir para consertar uma coisa que está errada. Deus tem todo o poder e autoridade para fazer isso. E tem horas crianças, que a justiça de Deus é muito forte. A Bíblia diz que chegou até a presença de Deus os pecados gravíssimos que os moradores de Sodoma faziam. Como chegou? Através das orações de Ló! E Deus decidiu destruir Sodoma e a cidade que ficava ao lado, Gomorra.  (Gênesis 18.20).

Porque Ló era justo, Deus enviou dois anjos para tirar ele e sua família de lá. Eles chegaram na cidade e foram para a praça central. Ló não sabia quem eram aqueles homens, mas como era justo, os levou homens para passar a noite em sua casa. 

Mas os homens maus de Sodoma viram que os visitantes foram para a casa de Ló. Mais do que depressa, eles foram para lá, pois queriam ter relações sexuais com eles. Um coisa muito horrível. Ló tentou até conversar amigavelmente com os seus vizinhos, porém eles se tornaram muito agressivos. Por isso os anjos puxaram Ló para dentro de casa e fizeram todos aqueles homens ficar cegos imediatamente!

Então os anjos disseram a Ló o que ele estavam fazendo lá: "Ló, fuja dessa cidade imediatamente com sua esposa, suas filhas e seus genros. Nós estamos aqui para destruir completamente este lugar." Ló correu para falar com os homens que iam se casar com suas filhas, mas eles achavam que era uma brincadeira.

O dia já estava clareando quando os anjos repetiram mais uma vez para Ló: "Levante-se, pegue sua mulher e suas duas filhas, porque senão vocês vão morrer". Mas Ló estava em dúvida, não queria ir. Então crianças, os anjos puxaram Ló e sua família à força, e os levaram para fora da cidade, porque Deus teve misericórdia e amor para com eles.

A ordem dos anjos foi que eles não olhassem para trás, mas o que ouviam devia ser muito terrível. Grandes pedras de fogo começaram a cair do céu. E Somoda e Gomorra começaram a pegar fogo. Cientistas dizem que um meteoro gigante explodiu na atmosfera e fez cair grandes pedras de fogo naquela região. E tudo, absolutamente tudo foi devastado. Sessenta e cinco mil pessoas morreram naquela região. Verdadeiramente Deus estava muito, muito bravo e fez sua justiça de forma assustadora.

Ló e sua família foram salvos, menos a esposa teimosa de Ló. Curiosa, ela olhou para trás. E na mesma hora se transformou numa estátua de sal. Quando o dia amanheceu, já não havia mais Sodoma e Gomorra. Somente uma grande fumaça que subia da terra, como fumaça de uma grande fornalha.

A história de Ló deve ser um grande exemplo para todos nós. Como cidadãos dos céus não podemos ver injustiças acontecendo todas as horas no mundo, no nosso país, em nossa cidade, e na sua escola e simplesmente ficar parados, sem fazer nada. 

Sei que muitos atos de justiça não temos condições de fazer. Mas a primeira coisa a ser feita e todos podem fazer, assim como Ló fez é orar e orar até nosso clamor subir aos céus e Deus descer para trazer justiça. É importante saber que nem sempre acontecerá como aconteceu com Sodoma e Gomorra. Mas Deus sabe fazer do jeito certo e ele vai fazer.

O que a Bíblia nos ensina sobre justiça?

"Pois o Senhor ama quem pratica a justiça, e não abandona os seus fiéis". Salmo 37.28

"Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Lucas 18.7

"Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida. Mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo." Romanos 14.17

Jesus deu uma promessa maravilhosa para todo Cidadão do Céus. Primeiro ele disse que abençoaria todos os que se sentissem incomodados quando vissem a injustiça sendo praticada. E depois ele prometeu que todos os que sentirem fome e sede de justiça seriam satisfeitos. O que Jesus quis dizer com isso? Que quando Ele voltar ele se tornará o Governador de todos os países da terra. E o seu governo será um governo justo. Jesus vai estabelecer justiça na terra para sempre e nunca mais a injustiça acontecerá. Aleluia!

O cidadão do céu, além de se incomodar com a injustiça, tem a obrigação de fazer o que é justo, o que é certo. Sim, pois não adianta você ter fome e sede de justiça se pratica a injustiça. Se fizer isso, estará agindo como os cidadãos dos céus. Eles lutam sim por justiça e querem ver coisas certas acontecendo na terra. Mas são injustos, fazendo as mesmas coisas que os habitantes de Sodoma faziam. Podem ter certeza de que Deus também vai castigar esses injustos.

Start Kids, vamos seguir nessa jornada da vida, clamando e orando ao Senhor por toda injustiça que acontece na terra. E cuidando para que a nossa vida seja justa, como a de Ló. Amém?

Tempo de Oração:  Procure fotos de algumas injustiças que acontecem na cidade e na terra. Coisas atuais com crianças, nas nações. (por exemplo, o aborto é uma injustiça). E peçam perdão ao Senhor por cada injustiça que acontece na terra. Clamem juntos para que o Senhor tenha misericórdia e faça justiça, com amor. 

Figuras:











Minha Jornada com Deus: 


Versículo para decorar: 



É cultura do Céu:


Tarefa da Semana:



terça-feira, 3 de setembro de 2024

24 - Cultura do Céu: Abençoados os humildes!

 Abertura

Oração de cobertura 
Louvor
Oração por: 
Ofertório

Lanche 

Ministração

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!

Caminhada pelas estrelas

No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):

Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐

Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante) 

Tarefa da Semana: 1 ⭐

Versículo decorado: 1 ⭐

Estar presente: 1 ⭐

Trouxer a Bíblia: 1 ⭐


MINISTRAÇÃO - Abençoados os humildes! (Mateus 5.5, João 13.1-15; Marcos 10.42-45)

Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.

Introdução: 

Ministrador: Prepare 7 bexigas. Uma você vai encher na ilustração do começo. As outras seis, você usará no final, escreverá em cada uma delas as atitudes que um cidadão do céu humilde tem*.

Hoje vamos conversar sobre uma das qualidades mais importantes para quem deseja se comportar como cidadão do céu: A humildade. (Ministrador, leve uma bexiga para a sala de aula). Vamos pensar que você é essa bexiga. Então você acorda de manhã, toma seu café e vai para a escola. (enche a bexiga). Tem prova e claro que você estudou e vai se sair melhor que todos. E você fica bem cheio, se achando importante (encha mais). Depois vai fazer educação física e claro que você é o melhor jogador e vai fazer muitos gols. (encha mais) Então, dão para você a oportunidade de marcar um penalt? E você vai todo confiante e erra o penalt! (encha ao máximo)E seu time perde (encha até estourar). Como você reage? 

Você estoura machucando os outros com palavras ruins? Você vai embora chutando tudo o que vê pela frente? Você avança sobre o time vencedor para brigar com eles? Ou você dá murros em você mesmo, por ter perdido e diz que nunca mais vai jogar futebol?

Se você age assim em qualquer situação da sua vida, então você não é humilde. Ser humilde é entender que você não é um super homem, não vai conseguir fazer tudo o que quiser. E que nem tudo vai dar certo. Os humildes sabem reconhecer os seus limites e sabem admitir seus erros e suas fraquezas.

Jesus disse para a multidão, lá no Sermão da Montanha: "Abençoados os humildes, pois eles receberão a terra por herança".  E a maior lição de humildade, foi o próprio Jesus quem ensinou.

Jesus estava à mesa com seus discípulos. Esse era o último jantar antes de Jesus ser preso e condenado à cruz. Ah, Jesus tinha tanta coisa a mais para ensinar aos seus discípulos. Mas naquela noite ele queria ensinar sobre a humildade. Mas dessa vez Jesus não abriu a boca para falar nada.

Jesus se levantou da mesa, tirou a capa que vestia e amarrou uma tolha na cintura. "O que será que Jesus vai fazer?" Pensaram os seus discípulos! Então, Jesus derramou água numa bacia e começou a lavar os pés de cada um de seus discípulos e enxugá-los com a toalha que estava em sua cintura. O silêncio invadiu o lugar onde estavam. Só se podia ouvir o barulho da água lavando os pés de cada um dos seus discípulos.

Quando terminou de lavá-los, Jesus vestiu novamente a sua capa, sentou-se na mesa e então ele abriu a boca, dizendo: "Vocês estão entendendo o que eu fiz? Vocês me chamam de Mestre e de Senhor e eu sou mesmo. Se eu, sendo o Senhor e Mestre, fui humilde ao ponto de lavar os pés de vocês, da mesma forma vocês devem lavar os pés uns dos outros". (João 13.13-15).

Eu estou dando o exemplo para que, como eu fiz a vocês, vocês também façam com os outros. E nessa mesma noite, Jesus disse a eles: " Os cidadãos da terra competem uns com os outros para um ser mais importante e ter mais poder que o outro. Mas no meu Reino, o mais importante é aquele que serve aos outros. Porque eu mesmo não vim para ser servido, mas para servir e dar a minha vida para resgatar muitos". (Marcos 10.42-45)

Uau, que lição preciosa Jesus ensinou aos seus discípulos naquele dia! Naquele jantar, Jesus fez o trabalho que os empregados faziam. Eram os empregados que tinham a função de limpar os pés cheios de poeira dos visitantes. Mas Jesus tomou o lugar dos empregados e ensinou seus discípulos com seu exemplo. 

Jesus nos ensina ainda hoje. As pessoas da terra passam umas por cima das outras para conseguir uma posição importante, seja na escola, no trabalho e até mesmo dentro da família! Mas no Reino de Deus as coisas são bem diferentes: quem quer agradar a Deus precisa ser como Jesus, ser servo e servir às pessoas.

O que a Bíblia ensina sobre humildade?

"Embora esteja nas alturas, o Senhor olha para os humildes, e de longe reconhece os arrogantes". Salmo 138.6

"O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra". Provérbios 15.33

"Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor". Efésios 4.2

O cidadão do céu humilde tem as seguintes atitudes*: (utilize os balões e comente de acordo com o tempo, sobre cada um deles):

Ele sabe ouvir as outras pessoas. Isso significa que o cidadão do céu não é dono da verdade e nem se acha mais sábio que os outros. Ele sabe quando ficar calado e quando falar. Ele sabe ouvir e obedecer a voz das pessoas mais velhas que são autoridade sobre ele.

Ele reconhece seus erros. Sim, ninguém é perfeito. Nem mesmo os super heróis. Todos nós cometemos erros, pois somos humanos. O cidadão do céu reconhece quando faz coisa errada...E ele tem a humildade de sempre pedir desculpas para a pessoa que foi prejudicada pelo erro que ele fez. 

Ele pede ajuda. Sim! Todos nós precisamos de ajuda para fazer as coisas. Ninguém consegue fazer nada sozinho! Por isso a Igreja é um lugar onde todos os cidadãos dos céus ajudam uns aos outros. Ajudam quem está sofrendo, quem está sem dinheiro para comprar comida. Existem muitas pessoas que são orgulhosas e não sabem pedir ajuda quando precisam. E vivem em apuros por causa disso. Mas o cidadão do céu pede ajuda quando ele precisa de algo!

Ele está disposto a aprender. Jesus se sentava no monte e uma grande multidão ia atrás dele, para quê? As pessoas aprender mais com Jesus, porque Jesus era um Mestre. Da mesma forma eu e você precisamos estudar a Bíblia todos os dias e orar muito para aprender mais com Ele. Ah, precisamos também estar aqui no Start Kids, para aprender tudo aquilo que nossos ministros nos ensinam. E claro, praticar o que aprendemos! 

Não é tão fácil ser assim. Porém nós temos um grande exemplo para seguir diariamente. Jesus Cristo. Ele sabia que era o Filho de Deus. Lá no céu ele era . Mas aceitou abrir mão de tudo e se tornar como nós. Nem mesmo lá na cruz, sofrendo, Jesus gritou com Deus, brigando por causa de sua situação. Ele aguentou tudo quietinho, calado, em humildade. E foi por esse motivo, que hoje Jesus é dono de todas as coisas. Ele é dono de todo o mundo e assim que ele voltar, todos vão se ajoelhar diante Dele e reconhecer que Ele é o Rei. (Fp 2.4-10).

Jesus sabe direitinho quem é o cidadão do céu que é humilde. E quando ele se tornar Rei dessa terra, ele vai chamar todos os que são humildes e dar para cada um deles um país para governar. Do jeitinho que prometeu: "Abençoados os humildes, pois eles receberão a terra por herança". Aleluia!

Cidadãos dos céus, sigam sua jornada sendo humildes como Jesus! Mesmo que seja difícil, seja humilde e sirva aos outros. Porque Jesus, está vendo, e vai te recompensar!

Tempo de Oração: Convide o Senhor Jesus para tocar em cada criança nesse momento. Peça que Ele troque o coração de cada criança por um coração cheio de humildade. Peça ao Senhor Jesus que ajude nossas crianças a serem servas, a servirem umas às outras. E declare que a IBVN é um lugar de muitos servos, quem amam e cuidam uns dos outros. No final, peça que as crianças se abracem e digam umas às outras: "estou aqui para servir"!


Figuras: 












Minha jornada com Deus:  




Versículo para decorar:


É cultura do céu:

Tarefa da semana:






20 - Meu Tesouro Precioso: Deus fez um plano para mim

A BERTURA Oração de cobertura  Louvor  Oração (palavra de ofertório) - Ofertório / Divisão das faixas etárias O de Oferta:  Vocês sabiam que...