terça-feira, 17 de setembro de 2024

26 - Cultura do Céu - Abençoados os misericordiosos!

 Abertura

Oração de cobertura 
Louvor
Oração por: 
Ofertório

Lanche 

Ministração

8 a 10 - Auditório 

6 e 7 - Sala 1

Favor observar a pontuação no Álbum das Crianças!!!

Caminhada pelas estrelas

No meio do álbum, existe um jogo de bônus que deve ser jogado à risca, todo domingo. Para cada conquista, a criança ganha as estrelinhas (fique atento e ajude-as a colar, seja justo e imparcial, ok?):

Leitura Bíblica da semana: 2 ⭐⭐

Levar visitantes: 3 ⭐⭐⭐ (cada visitante) 

Tarefa da Semana: 1 ⭐

Versículo decorado: 1 ⭐

Estar presente: 1 ⭐

Trouxer a Bíblia: 1 ⭐


MINISTRAÇÃO - Abençoados os misericordiosos! (Mateus 5.7; Lucas 10.25-37)

Cantem a música: A Bíblia (Diante do trono) - repetindo essa música todos os domingos, estamos ensinando as crianças sobre a ordem dos livros da Bíblia e também estamos as ensinando a amar a Palavra de Deus. Não deixe de fazer isso!

Atenção: Usar a TV para vídeos, figuras, etc. Usar também figuras para auditório.

Introdução: 

Comece a ministração mostrando algumas figuras de pessoas em situações difíceis. Pergunte para as crianças primeiramente o que elas sentem ao ver a figura. E após, pergunte o que elas fariam. (se quiser montar um varal, duplique as figuras e após a conversa, brinque com as crianças de jogo da memória).

1) Uma velhinha tentando atravessar uma rua cheia de carros com duas sacolas na mão. Pergunte primeiro o que elas sentem. Depois o que elas fariam, sinceramente.
2) Um mendigo pedindo dinheiro no semáforo.
3) Um família morando na rua.
4) Crianças no meio da guerra do Oriente Médio.
5) Um cachorro caído na calçada, aparentemente perdido e com sede.
6) Um irmão quebrando o brinquedo do outro irmão.
7) Um passarinho que caiu do ninho.
8) Um cadeirante com dificuldades de subir a calçada.
9) Uma pessoa caindo na rua.
10) Uma criança que não foi convidada para uma festa de aniversário.

Todas essas figuras mostram pessoas ou animais em situações difíceis. Como você se sente ao ver essas situações? E o que você faz quando isso acontece perto de você? Deus quer encontrar no coração dos cidadãos dos céus algo chamado Misericórdia.

O que é misericórdia? Misericórdia é um sentimento que nasce num bom coração. É se importar com o sofrimento das pessoas e estender a mão para ajudá-las.  É sofrer com o sofrimento dos outros. É se colocar no lugar das pessoas que estão passando dificuldades ao invés de ignorá-las. É ter paciência quando as pessoas erram conosco e perdoá-las ao invés de revidar o erro ou ferir as pessoas com palavras. 

Lá no Sermão da Montanha, Jesus ensinou aos seus seguidores: "Abençoados os misericordiosos, pois serão tratados com misericórdia". Sim, Jesus estava ensinando àquela multidão que, quem quisesse ter Jesus como Senhor e como Professor, deveria ser misericordioso para com todas as pessoas.

Par que seus discípulos entendessem melhor o que significa ter misericórdia, Jesus contou a eles uma linda história:

Um homem de Israel estava viajando para uma outra cidade. Ele viajava com seu cavalo bem tranquilo, em sua viagem. Mas no meio do caminho, foi atacado por ladrões! Eles roubaram tudo o que ele tinha, suas malas, seu dinheiro, seu cavalo. Ainda por cima deram uma surra nele e o deixaram caído na beira da estrada, parecia que estava morto. E agora, o que aconteceria com esse homem? Será que alguém ia ajudá-lo? 

Vinha vindo pelo caminho o importante sacerdote do Templo em Jerusalém. Era como se fosse o pastor daquela época, o chefe mais importante da Igreja. Ele andava tão rápido, com certeza tinha algum compromisso. Mas como sacerdote do templo, com certeza ele ia ter misericórdia do homem e ajudá-lo. Mas não! Quando viu o homem caído, atravessou para o outro lado da estrada e foi embora depressa, sem olhar para trás.

Depois sacerdote, desceu pela estrada um Levita. O levita também trabalhava no templo, ele era responsável pelo louvor do templo. Com certeza, por saber que Deus ama a misericórdia o levita iria ajudar o homem caído na beira da estrada. Quando chegou perto do homem até parou e deu uma olhadinha. Ele até deu uma empurrada com o pé para ver se ele se mexia. Porém, ele fez como o sacerdote! Foi embora sem ajudar o homem.

Muito tempo se passou, até que um Samaritano, estrangeiro que ninguém em Israel gostava, passou pela estrada. Mas os Samaritanos também não gostavam do povo de Israel. O mais esperado seria que o homem morresse na beira da estrada sem ninguém ajudá-lo, pois o Samaritano com certeza não ia socorrê-lo.

Mas foi exatamente o Samaritano quem ajudou aquele homem. Assim que o viu, o Samaritano teve misericórdia e aproximou-se dele. Ele lavou as suas feridas e colocou remédio nelas. Depois enfaixou cada uma delas. E então colocou-o em cima do seu cavalo e o levou para uma hospedaria. E lá terminou de cuidar do homem. Como se não bastasse, ainda deixou toda a conta paga!  

Quando terminou de contar a história, as pessoas estavam pensativas, com a cabeça baixa. Como é que pode dois homens tão importantes do templo não agirem com misericórdia para com aquele viajante? E logo o samaritano, que ninguém gostava e dava valor, logo ele que fez o que Deus queria? Pois Jesus contou essa história para ensinar que os mais importantes em seu reino, não são  aqueles que tem um título na Igreja, mas sim os que agem com as pessoas exatamente como Deus agiria, se estivesse no lugar delas.  

A Bíblia fala sobre a grande misericórdia de Deus:

"Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã. Lamentações de Jeremias 3.22,23

"Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso".  Lucas 6.36

"Deus, por ser rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, deu-nos a vida com Cristo". Efésios 2.4


Crianças, Deus é muito misericordioso. Querem uma prova disso?  Todos nós estávamos assim como o viajante, quase mortos. Mas não por causa dos ladrões e sim por causa dos nossos pecados. Sim, a consequência do pecado é a morte. Mas Deus, estava passando pela estrada e nos viu, assim naquela condição horrível. Ele não tinha a obrigação nenhuma de parar pois fizemos coisas horríveis contra Ele. Nossos pecados machucam tanto o coração de Deus! (Ezequiel 16.6).

Mas o Senhor parou e nos amou muito. Ele nos pegou no colo. Sarou nossas feridas. Curou a nossa vida. E ainda por cima, resolveu o problema dos nossos pecados, enviando Seu Filho Jesus, para morrer na cruz e com seu sangue, nos limpar de todo o nosso pecado. E ainda por cima, Ele nos deu a vida eterna. Uau! Que misericórdia maravilhosa, a do nosso Deus. Aleluia!

Todo cidadão do céu precisa aprender essa lição. Ser importante para Deus não é trabalhar na Igreja. Nem construir grandes prédios. Ou fazer uma música linda. Quem quer ser importante para Deus deve ter misericórdia e ajudar a quem precisa, mesmo se for o seu inimigo.

Uma coisa muito triste está acontecendo com os cidadãos da terra. Há tanta coisa ruim acontecendo no mundo, mas infelizmente as pessoas não são mais sensíveis aos problemas dos outros. Cada um fica só preocupado com a sua própria vida e seus compromissos. Quem aqui já assistiu na televisão ou ouviu uma história de uma pessoa que estava precisando de ajuda, mas ninguém ajudou, porque estavam filmando pra colocar nas redes sociais? Pois as pessoas do mundo agem assim, sem misericórdia.

Jesus disse assim: "Abençoados os misericordiosos, pois eles serão tratados com misericórdia". Sim, nós cidadãos dos céus temos o dever de ser misericordiosos com quem precisa. E Jesus mesmo disse que se formos misericordiosos, Deus sempre nos tratará com misericórdia, sim, Deus sempre nos ajudará com bondade quando estivermos passando por algum problema.

Sigamos essa jornada, olhando para os lados e caso for preciso, paremos no caminho para ajudar com misericórdia aqueles que precisam de ajuda, amém? 

Tempo de oração. Ore com as crianças declarando que todas elas serão como o Bom Samaritano. Peça a Deus para abrir os olhos espirituais das crianças para que elas sejam sensíveis às necessidades de quem precisa e estendam a mão para ajudar. Que Deus nunca nos deixe ficar insensíveis ao sofrimento das pessoas e encha o coração de cada uma delas com misericórdia. Terminem orando por pessoas que precisam da misericórdia de Deus e estão sofrendo no momento.

Figuras: 



















Minha jornada com Deus:



Versículo para decorar:



É cultura do Céu:



Tarefa da Semana:  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...