ABERTURA
Louvor
8 a 10 - Auditório
6 e 7 - Sala 1
MINISTRAÇÃO - A Presença que me conforta (Mateus 26.36-46 e Lucas 22.39-46; Mateus 28.19,20)
Ministrador:
*Diga sempre para as crianças as referências bíblicas da ministração. Se quiser ler para as crianças alguns trechos ou pedir que elas leiam pequenos versículos, faça isso. É importante que elas saibam onde na Bíblia, podem encontrar a história ministrada".
Introdução:
Leve um grande urso de pelúcia para a sala de aula. Procure colocar um cheirinho gostoso. Deixe que cada criança abrace o urso e diga o que sentiu quando abraçou o urso.
Todos nós precisamos ser abraçados. É tão bom não é mesmo? Quando é gostoso receber um abraço? Sempre. Principalmente quando nos sentimos cansados. Com medo. Tristes. Ansiosos. Não tem nada melhor para nos acalmar do que sentir um abraço. Da mesma forma, você também precisa aprender a abraçar os outros. Porque da mesma forma que você gosta de ser abraçado, seu amigo, papai e mamãe também gostam. Dê um abraço de urso em pelo menos dois amigos aqui da Igreja.
Desenvolvimento:
Jesus estava muito ansioso. Ele sabia que uma coisa terrível estava para acontecer em sua vida. Sabem o que era? Jesus sabia que a sua morte estava chegando. E não era uma simples morte. Era a morte mais importante de todos os tempos. Ele mesmo estava entregando a vida dele em nosso lugar.
Para aguentar tanto peso, Jesus precisava orar. Ele foi com Pedro, Tiago e João (três dos seus Doze) até um lindo jardim, o Getsêmani. E foi lá para estar com Deus. Assim como Adão e Eva estavam no Jardim com Deus, Jesus também foi ao Jardim ficar com Deus. Não é lindo isso?
Adão e Eva, no Jardim do Éden desobedeceram. E foi no Jardim do Getsêmani que Jesus obedeceu. Ele sabia que sentiria muita dor. Que seria bem difícil. Que aguentaria nas costas todo o peso da cruz e também dos pecados do mundo todo. Seu coração estava cheio de angústia, tristeza, e pavor, que é um grande medo. Por isso, Jesus suou gotas de sangue. Segundo a medicina, isso só acontece quando a pessoa está debaixo de um sofrimento muito grande.
Jesus mandou seus discípulos ficarem acordados e foi para um lugar mais distante falar com Deus. Jesus colocou seu rosto no chão, em profundo respeito a Deus e orou: "Pai, se for possível, que este cálice de sofrimento seja tirado de mim. Mas eu quero a sua vontade, e não a minha!". Enquanto Jesus orava, os discípulos não aguentaram. Eles estavam com muito sono. E um a um, fecharam os olhos e...dormiram. Não ficaram fazendo companhia para Jesus naquele momento difícil.
Mas ali, no silêncio, enquanto todos dormiam, Jesus não estava sozinho. Deus estava com ele. E para que Jesus soubesse isso, Ele mandou um Anjo para estar ao seu lado. O que será que o Anjo fazia ali, ao lado de Jesus? (deixe que as crianças opinem). Com certeza o Anjo colocou seu braço nas costas de Jesus. Disse palavras boas e que deram coragem para Jesus e o ajudaram a ficar forte para cumprir a sua missão.
E mesmo sem dizer nada, o Anjo ficou ali ao lado de Jesus, para que ele não se sentisse sozinho naquele momento tão difícil, antes da cruz. Assim Jesus se sentiu confortado, sabendo que Deus jamais o abandonaria. Mesmo que ele não visse nada, mesmo que ele sentisse medo, Anjos do Senhor estariam sempre ao seu lado, em todos os momentos da Sua vida.
Aplicação:
Crianças, algumas lições tiramos dessa história bíblica.
A primeira é sobre a Oração. Jesus era um homem de oração. Em todos os momentos ele orava, seja feliz, triste, ansioso, Ele sempre falava com Deus. Ele sabia que somente orando a Deus conseguiria ficar forte, corajoso e aguentar toda a perseguição e sofrimento. É na oração que conversamos com Deus, contamos tudo o que acontece conosco e também ficamos em silêncio para ouvir a voz de Deus. Ele sempre tem palavras maravilhosas e confortadoras para falar conosco. Aleluia!
A segunda tem a ver com a Presença de Deus. Jesus, quando morreu na Cruz, além de carregar nossos pecados em suas costas, também fez algo maravilhoso. O caminho para chegarmos até Deus estava fechado, bloqueado. Mas foi Jesus quem abriu o caminho de volta para Deus. Por isso, nós podemos entrar na Presença de Deus, lá no Céu para conversar com Ele. Também temos a Presença de Deus conosco todos os dias, nos confortando!
E a terceira tem a ver com você. Jesus estava sozinho e para Ele, foi muito confortador saber que um Anjo de Deus estava ali com ele, dizendo boas palavras. Existem muitos amiguinhos seus que estão passando por algum medo ou tristeza. E Jesus espera que eu e você sejamos os anjos que estarão perto deles, para fazer companhia, para abraçar e dizer palavras boas e confortadoras. Por isso, quando você ver alguma criança chorando, ajude-a! Seja sensível, sem importe com ela! Se for conhecida, você pode abraçar e dizer palavras bem legais. Se você não conhecer, dê um tapinha nas costas e diga uma palavra legal, de ânimo e conforto.
Vamos declarar a promessa preciosa de Deus para nós?
"Disse Jesus: Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28.20 (não se esqueça de explicar o significado dessa promessa e também o significado das palavras e termos difíceis, por exemplo..o que é o fim dos tempos..)
Conclusão: (coloque a Música Meu Respirar (Vineyard ou Gabriela Rocha)
Estão aqui agora, algumas crianças que sentem a mesma coisa que Jesus sentia lá no Jardim do Getsêmani: medo, ansiedade, dor, pavor. Por alguma coisa que já aconteceu. Ou até mesmo porque pensa que alguma coisa pode acontecer. Chame as crianças à frente.
Peça para que elas repitam a oração:
"Senhor Jesus, eu entro agora no seu Jardim. Eu sei que o Senhor está aqui comigo nesse momento. Eu quero contar para o Senhor o que me deixa triste e com medo. (Dê oportunidade para que elas contem a Jesus, do modo delas, o que está acontecendo). Conto ao Senhor porque confio em Ti. Envia teu Anjo para me fortalecer e me confortar, para que eu seja como o Senhor, que eu fique forte e cheio de coragem para vencer esses meus medos. Assim como o Senhor venceu. Em nome de Jesus, eu entrego esses medos nas suas mãos agora, pois sei que o Senhor estará comigo para sempre. Em nome de Jesus, Amém".
"Pai, assim como Adão, eu também sou pecador. E reconheço que meus pecados me deixam sempre desprotegido e longe do Senhor. Por isso eu te peço. Por favor, me perdoe. Me limpe de todo o pecado. Eu prometo confiar em Jesus, seu Filho. Eu creio que Ele morreu por mim e que ele levou meus pecados sobre si quando morreu na cruz. Eu creio que Ele ressuscitou dentre os mortos. Eu entrego a minha vida para Jesus, agora. Obrigado por seu perdão e pela vida eterna. Me ajude a viver para ti. Em nome de Jesus, amém!"
Agora, ore com elas:
"Senhor, eu clamo que, da mesma forma que Jesus foi confortado pelo Anjo lá no Jardim do Getsêmani, o Anjo do Senhor venha tocar, abraçar, fortalecer, confortar essas crianças. Que o Senhor cubra cada uma delas com o sangue de Jesus, que elas sejam agora fortalecidas, que se tornem fortes para viver a vida nessa terra, sempre sabendo que não estão sozinhas, mas o Senhor está com elas. Em nome de Jesus, amém".
Ao final, peça que outras crianças dêem o abraço de URSO nessas crianças. Lembre-se, abraços curam. Abraços dados na Igreja, ainda mais.
Figuras:
Os Tesouros da Bíblia
Preciosas Promessas
Caça ao tesouro em família