A TORRE DE BABEL (Gênesis 11.1-9)
QUEBRA GELO (por Bruno Bosso)
Torre de copos! ( TORRE DE BABEL)
Material para aplicação
- Copos descartáveis (pegar no almoxarifado da Igreja e devolver os não utilizados)
- Duas mesas ou bancos da casa.
Objetivo: empilhar o torre mais alta de copos possível em equipe.
Execução: Entregar um copo para cada criança e desafiá-las a construírem sozinhas, sem nenhuma ajuda, uma torre de copos em cima da mesa.
Regras: Cada criança vai colocar o copo no lugar que achar melhor, e as demais podem opinar, mas a execução e o local será definido por cada uma. Caso tenha mais de 20 crianças recomendo dividir a equipe em 2 e deixá-las competirem para ver qual equipe faz a torre mais alta dentro de 5 minutos.
Objetivo da aula: Mostrar que uma obra precisa de ajuda, apoio e parceria. Em nossa história de hoje vamos falar sobre a TORRE DE BABEL, onde o objetivo dos construtores era provar a grandeza humana desrespeitando a DEUS; por isso Deus mudou a língua deles fazendo com que não entendessem mais uns aos outros.
Em nossa atividade hoje vocês puderam falar uns com os outros e assim conseguiram construir a torre. Agora, se cada um falasse em outra língua imagine como ia ser difícil?
MINISTRAÇÃO:
A Torre de Babel: Gênesis 11.1-9
Depois que Noé e sua família saíram da Arca, novamente a terra começou a encher-se de pessoas. E em todo o mundo, todos falavam o mesmo idioma!
Era para isso ser muito, muito bom! Mas, na verdade não foi bom não. Eles se juntaram para fazer o mal e se afastar de Deus! As pessoas daquela época encontraram um lugar bem bonito, um lugar plano, onde poderiam construir casas para morar. E Ninrode, neto de Noé, construiu uma cidade chamada Babel.
Mas Ninrode era orgulhoso. Ele queria fazer uma construção que fizesse seu nome ser famoso para sempre. Ele queria construir uma torre alta, tão alta que chegaria até o céu. Enquanto Noé construiu um altar para Deus, eles queriam construir um altar para si mesmos. Assim, ele e os moradores de Babel ficariam famosos e seriam lembrados para sempre! Ele ficava pensando nessa ideia dia e noite.
Mas como fazer então? Naquele lugar não havia pedras grandes boas o suficiente para isso. Mas Ninrode não perdeu tempo não. Ele e os outros moradores da cidade, começaram a fazer tijolos e mais tijolos. E assim começaram a construir a torre. Primeiro cavaram fundo e colocaram uma base para aguentar o peso da altura da torre. Depois começaram a empilhar os tijolos e colar uns nos outros com piche (o material que cobre as nossas ruas). A torre a cada dia ia ficando mais e mais alta. Era a famosa torre de Babel!
Deus desceu para ver o que é que os homens estavam fazendo. E Ele viu que o que estava no coração deles não era bom. Que eles estavam unidos para fazer o mal. E que depois dessa torre, eles fariam outros e outros projetos para ficarem cada vez mais famosos. E nunca mais dependeriam de Deus para nada. Fariam tudo sozinhos, sem confiar em Deus.
Então Deus resolveu acabar com essa bagunça, espalhando as pessoas daquele lugar. Sabem como Ele fez? Mandou um vento poderoso? Não! Fez um terremoto sacudir a terra para desmoronar a torre? Não, não mesmo. Matou todos os homens naquele lugar? Também não!
Deus, muito inteligente que é, fez uma coisa totalmente nova e diferente! Deus confundiu a linguagem deles! Sim! De repente, cada homem e cada mulher da cidade, já não conseguia entender o que o outro falava! Cada um estava falando num idioma diferente, que eles nunca haviam falado!
E isso foi o que fez a construção da torre de Babel parar. Agora eles não falavam mais a mesma língua e começaram a brigar uns com os outros. Depois de um tempo, as pessoas que falavam o mesmo idioma se juntaram e foram morar em outros lugares da terra, bem longe de Babel. E nunca mais voltaram a construir a torre. E aquela cidade ficou conhecida não pela torre, mas pelo lugar onde Deus confundiu a linguagem de todo o mundo!
Conclusão: Que história interessante, não é mesmo? Essa história nos ensina algumas lições muito preciosas:
A primeira lição é que, nunca devemos ser orgulhosos e achar que somos importantes sem Deus, como Ninrode e os moradores de Babel achavam. Isso mesmo! Eu e você precisamos depender de Deus para tudo e nunca achar que somos maiores do que Ele. Eu não sei que tipo de pessoas vocês serão no futuro. Estão aqui alguns engenheiros, médicos, construtores, pedreiros, motoristas, técnicos de informática. Vocês serão muito abençoados se andarem bem perto de Deus. Mas se fizerem qualquer coisa longe dele, que não seja para Ele, então a confusão com certeza entrará na vida de vocês como entrou em Babel. Então, façam tudo para Deus e andem bem perto Dele. Ele abençoará vocês!
A segunda lição é que quando as pessoas estão unidas, elas tem muita força. Isso mesmo. Na cidade de Babel, os moradores se uniram para fazer um grande projeto longe de Deus. Eles queriam é que o nome deles fosse lembrado para sempre. Se Deus não tivesse descido e espalhado aquele povo, logo eles fariam mais uma, duas, três torres e seriam cada vez mais poderosos e orgulhosos. Então, desde já aprenda a andar junto com pessoas que fazem o bem e não o mal. Aprenda a andar com amigos que não usam a inteligência para ferir as pessoas, que não usam da inteligência para pecar contra Deus. Se você perceber que seus amigos estão se juntando para fazer maldades ou para usar coisas que não pode, ou para fazer planos que prejudicam aos outros, então saia desses grupos e fuja dessas amizades, certo? O lugar mais legal e seguro para você fazer amigos é a Igreja. Isso mesmo! A Igreja é o grupo de pessoas que se une para amar a Deus e fazer coisas maravilhosas para o próximo em nome de Jesus! E é esse o tipo de ajuntamento que Deus sempre abençoará, nunca fará como fez com a Torre de Babel. A Torre de Babel, Deus espalha, mas a Igreja, Ele tem prazer em ajuntar.
Ministrador: Ore com as crianças pedindo para o Senhor tirar todo o orgulho do coração deles. Que eles não sejam como Ninrode, que construiu uma torre alta para que seu próprio nome fosse honrado. Que eles sempre honrem o nome do Senhor e façam tudo para Ele.
Figuras: (freebibleimages.org)
Meditação:









Nenhum comentário:
Postar um comentário