quinta-feira, 5 de novembro de 2020

LONGE OU PERTO? ABRÃO

QUEBRA GELO (Bruno Bosso)

Ouvir e saber entender (Abraão) 

Em nossa história de hoje vamos apreender a ouvir e entender as orientações de Deus. Usando o espaço limitado pela fita vamos colocar uma criança com os olhos vendados  no centro e dividir as restantes em duas equipes. 

Objetivo: Através de orientação fazer com que a criança vendada encontre a caixa com vários itens dentro e acertar qual o item é (gritado) pelas equipes e levar o item até o aplicador. 

Aplicação: A criança vendada não faz parte de nenhuma das equipe e não pode saber quais são as equipes. 

Posicionar as duas equipes uma de cada lado. 

Preparar uma caixa de sapato ou outra caixa e colocar dentro vários itens (mínimo 10). 

Itens sortidos e não pontiagudos e que as crianças conheçam de preferência. 

Preparar fichas com os nomes dos itens e cada equipe vai tirar 2 fichas (todos os itens tem ficha para o sorteio) e precisa orientar a criança vendada a encontrar a caixa, abrir e procurar o item. (Sem falar o nome do item) 

*como são duas equipes a dinâmica vai ficar bem agitada e as duas passando orientação ao mesmo tempo a criança vendada vai precisar ouvir e diferenciar as vozes para acertar e terminarem a atividade. 

Conclusão: Na nossa atividade aprendemos a ter atenção e ouvir atentamente às orientações e a vida com Deus é assim temos que ouvir a voz Dele e seguir as suas orientações sempre.
 

DEUS CHAMA ABRÃO - Gênesis 11. 29-32; 12.1-9; 13.14-18; 15.1-4 

Abrão era filho de Terá e descendente de Noé. Terá e sua família moravam em Ur, pertinho de Babel. Mas um dia, Terá decidiu que ia mudar-se para uma terra melhor que a que eles moravam, chamada Canaã. E levou com ele sua esposa, seu neto chamado Ló e seu Abrão.  Abrão já era casado,  sua esposa chamava-se Sarai. Mas eles ainda não tinham filhos porque Sarai era estéril, ou seja, não importa o que ela fizesse, ela não conseguia engravidar.

Então lá se foram Abrão, Sarai, seu sobrinho Ló e seu pai Terá rumo a Canaã. Mas eles não chegaram em Canaã não. Eles pararam no meio do caminho, numa cidade chamada Harã. E foi em Harã que Abrão ficou morando até a morte de seu pai.

Um certo dia, Abrão ouviu Deus chamando-o. Deus queria falar e Abrão então ouviu tudo. Deus disse para Abrão: "Você vai se mudar da casa que você mora, e vai deixar seus parentes, pois eu quero que você vá morar numa terra que Eu vou te mostrar. Eu quero fazer de você um grande, grande povo. Eu quero te abençoar e fazer de você uma bênção! Todas as famílias da terra serão abençoadas por causa de você!".

Uau, que promessa poderosa! Deus assumiu o compromisso com Abraão de abençoá-lo e ainda de dar muitos filhos para ele, que não podia ter filhos!

Sabem quantos anos Abrão tinha quando Deus falou com ele? 75 anos de idade. Já era bem velhinho né? Então Abrão fez exatamente como o Senhor Deus disse. Ele imediatamente saiu de Harã com Sarai e levou sua esposa, todos os seus bens e também o seu sobrinho Ló. Ele não sabia o caminho. Mas o Senhor Deus estava bem perto Dele, mostrando o caminho que deveria seguir.

Abrão viajou e viajou e chegou sabem onde? Em Canaã! Isso mesmo. Ele foi exatamente para onde seu pai queria ir no começo. Ele encontrou uma grande árvore na cidade de Siquém e ficou morando ali, em tendas. Então, Deus apareceu novamente para ele e confirmou a promessa: "Eu vou dar esta terra, onde você está, para a sua descendência" (os filhos, netos, bisnetos). Ah, Abrão ficou tão feliz e agradecido a Deus. E naquela árvore ele construiu um altar dedicado a Deus.

Abrão gostava tanto de Deus, que, em todos os lugares por onde passava, construía altares de adoração a Ele. Então, Deus apareceu mais uma vez para Abrão e disse:

"Erga a cabeça e olhe toda essa terra, esse lugar onde você está. Olhe para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente. Toda essa terra que você está vendo agora, até onde seus olhos conseguem alcançar, eu darei para você e para os seus filhos. E você terá muitos filhos e netos e muitos bisnetos. Assim também como é impossível contar os grãos de poeira da terra, também será impossível contar o número dos teus descendentes!"

Abrão ficou morando na cidade de Hebrom. Ali ele armou as suas tendas e como de costume, construiu um lindo altar para Deus. Então, Deus falou com Abrão pela terceira vez, agora foi numa visão. Abrão estava em sua tenda, quando de repente, Deus apareceu para ele e disse: "Não tenha medo Abrão.  Eu vou proteger você sempre. E ainda vou te dar uma grande recompensa".

Mas dessa vez Abrão falou algo para Deus que incomodava o seu coração. Algo que o fazia triste. Abrão disse: "Deus, eu confio em ti. Eu te amo. Eu ando junto com o Senhor. E o Senhor me disse que vai me dar uma grande recompensa. Mas, o que me importa eu ganhar uma grande recompensa, um presente legal, se eu continuo sem filhos? Quem é que vai ficar com toda a minha herança? O Senhor não cumpriu a sua promessa, não me deu filhos ainda. E quem vai ser meu herdeiro é um menino chamado Eliézer, que é filho do meu empregado".

Mas Deus teve paciência com Abrão e disse: "Não será Eliézer o seu herdeiro, mas será um filho gerado por você mesmo. Ele nascerá na barriga da sua esposa Sarai, que hoje não pode ter filhos. Mas ela vai ficar grávida e vocês terão um filho de vocês dois". 

Deus levou Abrão para fora da sua tenda. E ali pediu para Abrão olhar para o céu. O Senhor perguntou: "Abrão, quantas estrelas existem no céu agora? Você consegue contar? São muitas, não é mesmo? São incontáveis. Assim será a sua descendência. Eu sou o Deus todo poderoso. Eu tirei você de Ur, para te dar essa terra como herança".

Ah, isso bastou. Abrão não precisava mais de prova nenhuma. Agora o seu coração estava bem calmo. Abrão confiou em Deus de todo o seu coração. Ele sabia que Deus, o seu Deus, faria o que prometeu. Logo ele teria um filho, e uma grande descendência. Abrão creu em Deus, isso fez Deus amar muito a Abrão e perdoar os seus pecados.

Conclusão: Essa primeira parte da história de Abrão é muito linda. É uma história de fé. Sabem por quê? Porque Abrão confiou em Deus sem ter nada e sem ver nada. Deus mandou Abrão deixar a sua terra e seus parentes. Qualquer pessoa que sai de mudança para outro lugar, sabe para onde está indo. Mas Abrão não sabia. Ele confiou em Deus e seguiu seus passos. Abrão também recebeu de Deus a certeza de que seria pai. Mas ele era bem velho e Sarai, não podia ter filhos. Mesmo assim, Abrão confiou em Deus e seguiu seus passos bem de perto. E mesmo que foi muito difícil esperar. Muito difícil acreditar que teria uma recompensa. Abrão continuou confiando. Continuou erguendo altares para Deus, o seu Senhor e amigo.Uau, isso que é confiar em Deus! Isso é fé! E Deus se agradou muito de Abraão. A amizade entre os dois foi crescendo e crescendo. E até o nome de Abrão Deus mudou. De Abrão, para Abraão. Mas isso você aprenderá a semana que vem!

Encerramento: Deus quer que você confie e acredite Nele de todo o seu coração, mesmo que você não veja. E Ele quer que você continue andando perto dele, mesmo que Deus não responda de imediato a sua oração ou mesmo que coisas tristes aconteçam. Amém? E que você siga o exemplo de Abrão sempre adorando a Deus e sendo agradecido. 

Ministrador: ore com as crianças declarando que vocês acreditam em Deus e confiam Nele mesmo que não O vejam. E peça ao Senhor para vocês serem obedientes e amigos de Deus como Abrão era.


FIGURAS (free bible images):
















VERSÍCULO: 




MEDITAÇÃO:




ATIVIDADES 6  e 7:




ATIVIDADES 8 a 10:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...