quinta-feira, 12 de novembro de 2020

LONGE OU PERTO? Abraão e Sara!



QUEBRA GELO (Bruno e Jéssica Bosso): Plano perfeito

Deus tem um plano perfeito para todos nós, hoje vamos brincar de acertar o alvo e para isso fazer precisar planejar. 

Itens necessários: Bolinhas que estão na casa, Uma cartolina (qualquer cor), Suporte para a cartolina ficar aberta e de frente para as crianças (recomendo pretender com fita usando duas cadeiras) 

Montagem

  • Fazer círculos na cartolina de 15 cm (4 círculos ou quantos couber). 
  • Identificar os círculos com 3 cores diferentes. 
  • Prender a cartolina de frente para as crianças e a uma distância razoável para acertarem ao alvo. 
  • Colocar o saco com as bolinhas e deixar eles escolherem 1 de qualquer cor. 




Execução: Organizar uma fila e cada criança vai lançar a bolinha para acertar o círculo.  Antes de atirar no círculo ela deve dizer o seu plano (qual bolinha irá lançar e em qual cor do círculo irá acertar).

Conclusão: Hoje escolhemos um alvo e uma bolinha. Assim como fizemos um plano de qual bolinha vamos escolher e qual alvo acertar e esse foi o nosso plano perfeito, Deus também tem planos para todos nós e esse plano é perfeito para nossa a vida. Ele nos escolheu e tem a salvação para as nossas vidas e isso é o plano perfeito!


MINISTRAÇÃO: Gênesis 17. 1-16; 18.1-15; 21.1-6.

Deus e Abrão se tornaram muito amigos. Onde Abrão ia, construía um altar (lugar alto, feito com pedras) e ali oferecia um cordeirinho queimado para o Senhor. Deus estava muito feliz por ter escolhido Abrão para fazer dele um grande povo. E sabem por quê? Não porque Abrão construía um altar para Deus, mas porque Abrão confiava em tudo o que Deus falava e era obediente às suas ordens.

Quem aqui se lembra da promessa que Deus faz para Abrão? (deixe que as crianças respondam). Deus prometeu para Abrão que daria para ele um filho. Mesmo que ele fosse velho. Mesmo que sua esposa Sarai não pudesse ter filhos. Deus prometeu que daria um filho. E Deus sempre cumpre as suas promessas. Então, não importa o tempo que fosse, Deus daria para Abrão e Sarai um filho.

Quando Abrão tinha 99 anos, Deus fez algo muito especial. O Senhor apareceu para Abrão e disse assim: "Eu Sou El Shaddai, o Deus todo poderoso. Anda na minha presença e seja obediente! Hoje estou fazendo uma aliança com você, Abrão. Eu vou te abençoar muito! E você será o patriarca, de uma grande, imensa família, tão grande que haverá nessa família reis e rainhas, e até países serão formados com os seus descendentes! Eu cuidarei de você e a terra de Canaã, que você mora hoje. Mas você precisa fazer a sua parte. Você vai me obedecer em tudo e vai ensinar os seus descendentes a me obedecerem" (Gn. 17.1-9).

Então, Deus trocou o nome de Abrão! Isso mesmo! Deus acrescentou no nome de Abrão mais uma letra...Agora Abrão não se chamaria mais Abrão. Ele se chamaria Abraão, que significa, "Pai de muitas nações". E Deus trocou o nome de Sarai também! A esposa de Abraão não se chamaria mais Sarai, mas sim Sara, que significa "Princesa". Porque agora, bem depressa, Sara seria mãe de um menino! Abraão então se ajoelhou na presença de Deus e começou a sorrir de tanta alegria. Pois ele e Sara, mesmo sendo velhos, seriam pais!

Certo dia, Abraão estava sentado na frente da sua tenda, pois ele não morava numa casa e sim numa grande tenda, então ele viu chegando três homens que ele não conhecia. Abraão sabia que esses homens não eram pessoas comuns. Ele sabia que esses homens eram anjos vindos do céu, para trazer um recado. Então, Abraão correu para preparar uma comida para esses três visitantes. Ele pediu que Sara fizesse pães fresquinhos e também um assado especial com um bezerrinho.  E serviu todas essas coisas gostosas para os visitantes do céu. E então, quando os visitantes terminaram de comer, perguntaram para Abraão: "Onde está Sara, a sua mulher?" Abraão disse que ela estava na tenda! Então o anjo disse para Abraão: "Daqui exatamente a um ano, nós viremos visitar você novamente e então Sara terá um filho". (18.10).

Sara estava escondida na tenda, ouvindo tudo. Ela era velha, muito velha. E era estéril, ou seja, nunca tinha engravidado. Como é que ela teria um filho? Abraão também era muito velho.  E sabem o que Sara fez? Ela riu! Mas não de alegria. Ela riu, duvidando de que a palavra de Deus era verdadeira.

Naquela mesma hora, Deus disse através dos visitantes do céu: "Porque Sara está rindo? Porque ela está duvidando? Acaso existe algo que seja maravilhoso e milagroso demais para Deus? Na primavera do ano que vem vamos voltar e Sara terá um filho!

E então, doze meses depois, exatamente como Deus havia dito para Abraão e Sara, aconteceu o milagre! "O Senhor Deus visitou Sara, como dissera, e fez por ela como prometera! Sara engravidou e deu um filho a Abraão, exatamente no tempo que Deus tinha marcado. E ao filho que nasceu, Abraão deu o nome de Isaque, que significa "riso". Abraão tinha cem anos quando nasceu seu filho Isaque e Sara tinha 90 anos! E então Sara disse: "Deus me deu um grande motivo para sorrir, e todos os que souberem dessa história se alegrarão muito comigo". (Gn. 21.1-6).

Uau! Que história maravilhosa! Agora Abraão e Sara já não precisavam mais esperar e esperar pelo filho prometido. Agora Abraão e Sara tinham um bebê. Deus deu um filho a eles quando eles eram bem velhos. Porque Deus tinha um plano para Abraão e para Sara. Deus também tinha um plano para Isaque. E Deus também tem um plano maravilhoso para você.

CONCLUSÃO:  O que eu e você podemos aprender com essa história? Em primeiro lugar, você precisa aprender que, quando Deus tem um plano, nada poderá impedi-lo de fazer esse plano acontecer. Deus tinha um plano para Abraão e Sara: a família deles seria tão grande que nela teria muitas pessoas importantes, inclusive reis. Abraão e Sara não podiam ter filhos. Mas Deus fez um milagre. Ele deu poder para Abraão e Sara gerarem um filho, o filho prometido, Isaque. E foi na família de Abraão, muito, muito tempo depois, que nasceu um rei muito poderoso. Ele nasceu numa manjedoura. E Ele salvou o povo dos seus pecados. Qual o nome desse Rei? O Rei Jesus! Aleluia! Jesus é descendente de Abraão, você sabia? Deus queria muito que Jesus, seu filho, nascesse numa família especial. E Abraão, por ser obediente e ser amigo de Deus, foi o escolhido. Então, Deus também tem um plano para a sua vida. Um plano bom e maravilhoso. E Ele fará muitos milagres em sua vida para que esse plano aconteça. Você só precisa ser como Abraão: Ande na presença de Deus e obedeça a Ele!

Em segundo lugar, você precisa aprender que Deus é um Deus de alianças.  E o que significa isso? Na época de Abraão existiam muitos homens e mulheres na terra. Mas, assim como, quando você crescer, vai escolher uma pessoa especial para fazer parte da sua vida para sempre, Deus escolheu Abraão para fazer parte da vida dele. E escolheu Abraão para dar para ele uma bênção especial e um tratamento diferenciado. Mas uma aliança é feita com duas pessoas, não com uma só. A parte de Deus seria cuidar de Abraão e fazer dele um pai de multidões. E a parte de Abraão seria obedecer a Deus, à Sua Palavra e ensinar isso aos seus descendentes. Abraão cumpriu direitinho a sua parte. E Deus também cumpriu a Dele. Fez de Abraão, o pai de Isaque, Jacó, José, Davi, Salomão e....Jesus. 

Hoje Deus quer fazer uma aliança com você também. Ele quer fazer de você uma criança abençoada e diferenciada na terra. E para que essa aliança aconteça, você precisa entregar a sua vida toda para Jesus Cristo, o filho de Deus ser o Salvador e o Senhor dela. Você aceita fazer essa aliança com Deus hoje?

Ministrador: Faça o apelo e espere que as crianças voluntariamente aceitem. Faça como no culto da Igreja, chame a criança para vir para a "frente" para perto de você. E ore com elas a oração da decisão: 

“Pai, em nome de Jesus, eu declaro que creio no que Jesus morreu na cruz para me salvar. Por isso, eu te peço perdão pelos meus pecados e que o mesmo sangue que foi derramado na cruz do Calvário venha a cobrir toda a minha vida e me limpar de todo pecado e injustiça. Eu confesso Jesus como meu único Senhor e Salvador e recebo o teu Espírito Santo em meu coração para que, a partir de hoje, eu seja uma bênção, como Abraão foi. Escreve o meu nome no Livro da Vida e me faz um participante da tua herança. Me ajude a ser obediente e fiel à aliança com o Senhor. Em nome de Jesus, Amém!"


FIGURAS (freebibleimages.org):













VERSÍCULO:



MEDITAÇÃO:



ATIVIDADES 6 e 7 anos:




ATIVIDADES 8 a 10 anos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

35 - Meu Tesouro Precioso: Eu sou o Seu Tesouro Precioso!

A BERTURA Oração de cobertura /  Louvor   O de Oração:  O natal está chegando, e para ganhar o presente que você tanto deseja, o que precisa...