QUEBRA GELO (Bruno e Jéssica Bosso):
DEUS ACIMA DE TUDO
De onde vem todas as coisas? Vamos aprender juntos?
Material
- figuras impressas (já estarão disponíveis no local)
- painel para fixar as figuras
OBS: existe cinco grupos de figuras, cada um representando um tema.
Aplicação
Junto com as crianças, crie uma linha de evolução dos temas que serão representados pelo grupo de figuras.
Exemplo: homem -> mulher grávida -> bebês = DEUS criou todos eles, então devem ser colocado no topo da lista.
Alinhar os temas de forma vertical organizando os grupos em fileira da esquerda para direita.
Conclusão
Deus está acima de tudo o que somos e o que fazemos, e ainda, tudo o que comemos. Deus está acima de tudo! Não conseguimos explicar nada sem falar de Deus. Deus é mais importante que seu cachorro, que sua comida de todos os dias, que seus pais, afinal Ele criou tudo isso, e sem Ele não teríamos nada disso. Por isso, Deus merece tudo o que Ele quiser de nós.
MINISTRAÇÃO: Gênesis 22. 1-19
Quando Abraão tinha cem anos, Deus cumpriu a promessa que fez a ele. Deus deu a Abraão o que ele não tinha, um filho! Vocês podem imaginar a alegria de Abraão quando Isaque nasceu? Abraão e Sara ficaram radiantes de alegria e o coração deles bateu muito forte. Deus também se alegrou muito. Porque Deus fica feliz em realizar os nossos sonhos, você sabia? E Deus, quando promete alguma coisa para alguém, ele fica trabalhando até que essa promessa se cumpra.
Abraão e Sara agora podiam não só acreditar nas promessas de Deus. Agora eles estavam vendo a promessa de Deus. A promessa estava em seus braços. Isaque era tão lindo. Mas não tinha só a ver com Deus realizar o desejo do coração de Abraão e Sara. Tinha a ver com Deus realizar o desejo do coração dele mesmo. De ter um povo só dele. Que o amaria. E andaria perto Dele para sempre.
Será que Abraão amaria a Deus da mesma forma depois que Isaque nasceu? Porque às vezes a gente busca a Deus só por causa das coisas que a gente quer. E quando a gente recebe a bênção, o presente, a gente se afasta de Deus. E Deus precisaria saber se o coração de Abraão ficaria perto dele. Se Abraão não amaria mais Isaque do que o Senhor.
Então Deus fez Abraão passar por uma prova para ver qual nota ele tiraria. Se seria dez ou zero. Quando Isaque já era crescidinho Deus chamou Abraão e disse assim: "pega o seu filho Isaque e sobe até o monte Moriá. Você deve levar madeira para construir um altar para mim, e também o fogo". Abraão estava entendendo tudo porque ele estava acostumado a fazer altares para Deus. Mas em todos os altares ele oferecia um cordeirinho para Deus. E agora, o que iria oferecer? Deus disse para Abraão: "você não irá oferecer um cordeirinho. Irá oferecer seu filho no altar, como uma oferta queimada". Abraão assustou. Mas ele fez algo maravilhoso. Ele entendeu e obedeceu, ainda que custasse muito caro para ele.
Então, depois de três dias de viagem Abraão e Isaque chegaram ao Monte que Deus havia falado. No meio do caminho, Isaque perguntou: "Pai, estou vendo o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro?" Abraão só disse assim: "Deus mesmo vai providenciar o cordeiro, filho". Que homem de fé, não é mesmo? Ele andava tão perto de Deus, que sabia que Deus daria um jeito.
E então, Abraão construiu um altar, colocou a lenha. E amarrou Isaque. E deitou Isaque em cima do altar, em cima da lenha. E pegou a faca para sacrificar Isaque para Deus. Mas, Deus chamou Abraão e disse: "Abraão, Abraão! Não faça nada contra o seu filho! Agora eu sei que você me teme, porque você não me negou seu amado, seu único filho!". (11,12).
Então, Abraão ouviu um carneiro berrando. E olhou para trás e viu um carneiro preso pelo chifre numa árvores. Abraão então ofereceu o carneiro como sacrifício para Deus.
Então, Abraão chamou o Monte Moriá, de Yahweh Shamah que significa, o Senhor Proverá. Ali, Abraão conquistou o coração de Deus. E com certeza, a fé de Abraão inspirou o próprio Deus a não negar seu amado, seu único filho, Jesus! E Deus, disse falando em alta voz, do céu para Abraão: "Tenha certeza, Abraão, eu juro que, porque você fez esse gesto tão maravilhoso, não me negando seu filho amado, o seu único filho, eu te encherei de bênçãos. E a sua família será tão grande quanto as estrelas do céu e a areia do mar. E seus filhos, netos e bisnetos, e os filhos que virão depois deles, serão abençoados para sempre, em todos os países do mundo!" (16-18).
Encerramento: Que história linda e emocionante. Deus testou Abraão e ele foi aprovado. Deus viu que Abraão o amava mais que tudo. E isso ensina a vocês, crianças, que, se querem andar perto de Deus, devem colocá-lo acima de todas as coisas. Até acima do que vocês mais amam. O mundo está cheio de pessoas que dizem que amam a Deus, mas não fazem o que Ele manda. E não estão dispostos a abrir mão das coisas por Deus e pela Igreja. Mas com você não deve ser assim! Você deve amar a Deus muito e obedecer a Deus muito. E quando seus amigos, ou qualquer outra coisa nesse mundo, quiserem ocupar o primeiro no seu coração, você deve fazer como Abraão. Abrir mão de tudo por causa do Senhor, amém?
Deus abriu mão do seu único e amado filho para que você hoje fosse muito abençoado e abençoada. Para que você fosse feliz. Por isso, a melhor forma de você honrar e agradecer ao Senhor, é entregando a Ele a sua vida. Amém? Entregando a sua vida, os seus sonhos e decidindo servir a Jesus para sempre.
Ministrador: Ore com as crianças, declarando que elas querem ser como Abraão, confiando em Deus e entregando sempre o primeiro lugar das suas vidas para Ele. E faça, claro, o apelo, para as crianças entregarem as suas vidas para Jesus.
FIGURAS (freebibleimages):
VERSÍCULO:
MEDITAÇÃO:
ATIVIDADES 6 e 7:
ATIVIDADES 8 a 10:















Nenhum comentário:
Postar um comentário